Por ANTONIO MASCARENHAS
Dentre as atrações oferecidas aos munícipes e visitantes, na Feira de Caxixis 2025, em Nazaré das Farinhas, a Feira Afro Bahia está sendo realizada com grande destaque, fortalecendo a valorização da cultura afro-brasileira e o empreendedorismo local.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Nazaré (gestão Benon-Rodrigo), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias SEPROMI (Promoção da Igualdade Racial) e SETRE (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), conta ainda com a parceria de entidades como a própria Feira Afro Bahia, Cesol (Centro Público de Economia Solidária) e MOVAE, BAHIAGÁS, reunindo expositores e empreendedores que representam a diversidade e a riqueza da identidade cultural baiana.
Durante o evento, o público pode conferir uma variedade de produtos artesanais, além de apresentações culturais que exaltam a ancestralidade e a resistência do povo negro. A presença da Feira Afro Bahia dentro da Feira de Caxixis amplia os espaços de visibilidade e fortalecimento da economia criativa, proporcionando geração de renda e valorização da história e tradições afrodescendentes.
A união de esforços entre poder público e sociedade civil reforça o compromisso com políticas de inclusão e o reconhecimento da importância dos saberes e fazeres afro-brasileiros para o desenvolvimento local.
Instaladas sob um amplo toldo junto ao Prédio dos Arcos, centro, em Nazaré, a FEIRA AFRO BAHIA, tem sido o “point” àqueles que prestigiam detentores de talentos distintos, nos diversos segmentos artístico-culturais.
Presente no evento, Francisca Bonfim que faz parte da coordenação da SEPROMI, no tocante ao fomento ao empreendedorismo negro, em entrevista à Tvsaj, discorreu sobre a importância dessa participação na Feira de Caxixis e acerca da linha de crédito à população afro e as condições para acesso a esse benefício.
MESTRE DOS OLEIROS
Participando da Feira de Caxixis, mais uma vez, o Mestre Penso. Ele que com toda experiência auferida ao longo da vida, em, Maroagoipinho (considerado maior polo cerâmico da América Latina), em Aratuípe, mostrou o porque da importância da Feira de Caxixis, iniciativa a jovens que possam dar continuidade a esse trabalho nas olarias do município. Ao seu lado, Aline, representante da AAMON (Associação dos artesãos de Maragojipinho).