sábado, abril 19, 2025
InícioMUNICÍPIOSNAZARÉ DAS FARINHASFeira de Caxixis inclui artesanatos de origem e valoriza raízes ancestrais: NAZARÉ...

Feira de Caxixis inclui artesanatos de origem e valoriza raízes ancestrais: NAZARÉ DAS FARINHAS

C

Por RAFAEL LOPES

Com mais de dois séculos de tradição, a Feira de Caxixis figura entre as principais expressões da cultura popular da Bahia. O evento começa nesta quinta-feira (17) e segue até domingo (20), em Nazaré, no Recôncavo Baiano, reunindo em sua maioria artesanatos de origem cerâmica. A novidade para a edição de 2025 é a Feira Artesanato da Bahia, integrando a programação do evento com peças que valorizam a ancestralidade e cultura do Estado.

Além das tradicionais cerâmicas de Maragogipinho, habitualmente presentes na Feira, este ano o público poderá adquirir outras peças feitas a partir de uma diversidade de técnicas artesanais. Na Feira Artesanato da Bahia, serão comercializados também produtos em madeira, moda artesanal adulto e infantil e produtos vindos das regiões do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul.

Como parte da programação da Feira de Caxixis, a Feira do Artesanato da Bahia conta com o fomento da Secretaria de Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê, que executa o projeto “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda”. A ação também tem como parceira a Associação Fábrica Cultural, através do programa Artesanato da Bahia.

“É motivo de muito orgulho para a CFA e a Setre participar pela primeira vez da Feira de Caxixis em Nazaré. Essa que é uma das feiras mais antigas do Brasil e carrega consigo a força da cerâmica de Maragogipinho e de toda a região. Então, nossas saudações à organização, à Prefeitura e o agradecimento por nos ter convidado para participar desse evento que é referência”, destaca o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.

Atraindo público visitantes de diversas partes do estado e do país, a Feira de Caxixis reúne, principalmente, artesãos de Maragogipinho – distrito de Aratuípe – reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâ
https://www.instagram.com/p/DIkUYSKgx2p/?igsh=MWt5ZzdmeWQ1dmNueA==

Fotos:Ricardo Filho, Setre/GovBA

Matérias relacionadas