terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioMUNICÍPIOSSALVADOR5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) começa...

5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) começa nesta quarta (17) – Secretaria de Comunicação

Foto: Divulgação

A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) será iniciada nesta quarta-feira (17) no Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador, a partir das 18h30. A cerimônia de abertura contará com uma ação institucional com as idealizadoras e produtoras do festival, a exibição de curtas-metragens, além de performances musicais. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla (https://linktr.ee/ingressosmimb/).

A cantora Rachel Reis, conhecida pela indicação ao Grammy Latino em 2023, será uma das atrações da abertura, assim como a DJ Nai Kiese, que promete agitar a pista de dança com um set diversificado, incluindo ritmos como Raggamuffin, Afrobeat, Kuduro, Hip-Hop e Funk. Neste primeiro dia de programação, também serão exibidos dois curtas-metragens: “A Menina que Queria Voar”, dirigido por Tais Amordivino, e “Sèt Lam”, dirigido por Vincent Fontano.

Para Daiane Rosário, idealizadora e diretora do festival, a 5ª edição da MIMB representa a “consolidação de um trabalho árduo, feito com muita sensibilidade a partir de uma demanda que nosso povo tem, que é se ver e se sentir representado”. Ainda segundo ela, o cinema “conecta esse universo, não só com sua linguagem lúdica, mas de uma forma séria e comprometida com a comunidade”.

“Já está sendo uma edição grandiosa. Tanto no formato virtual, que já se encerrou, como no formato presencial que está acontecendo agora e será celebrado durante o evento”, acrescentou Daiane.

O evento, que irá continuar até o dia 27 deste mês, é patrocinado pelo projeto Salcine, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cujo objetivo principal é desenvolver núcleos de produção, criação e economia do mercado de audiovisual soteropolitano.

“Compreendemos o audiovisual como uma potência econômica que movimenta diversas cadeias, e impulsionar o acesso dos nossos realizadores ao grande mercado é também uma forma de tornar o audiovisual soteropolitano cada vez mais maduro. Consequentemente, aquecendo ainda mais nossa economia”, destacou Milena Anjos, coordenadora de Audiovisual da Secult.

Os interessados podem conferir a programação completa através do site oficial (https://www.mimb.com.br/programacao2024/).

Matérias relacionadas