segunda-feira, maio 20, 2024
InícioMUNICÍPIOSSALVADOR2º ENCONTRO PARA CUIDADORES DE PORTADORES DE ALZHEIMER ACONTECE GRATUITAMENTE EM SALVADOR

2º ENCONTRO PARA CUIDADORES DE PORTADORES DE ALZHEIMER ACONTECE GRATUITAMENTE EM SALVADOR

A Doença de Alzheimer consiste na perda gradual da memória e acomete, em geral, pessoas em fases mais avançadas da vida, com 70 ou 80 anos, por exemplo. Quando a enfermidade progride, compromete também a cognição e as funções motoras, nesse momento o portador da patologia necessita de cuidados mais próximos, tanto da família quanto de um profissional competente. A fim de capacitar cuidadores de pessoas com Alzheimer, a Núcleo de Neurologia da Bahia (NNB) promove, dia 31 de agosto, gratuitamente, o 2º Encontro para Cuidadores de Portadores de Alzheimer, no Auditório do Empresarial Centenário, das 8h às 12h. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail administracao@nnbahia.com.br ou pelos telefones (71) 99723-0945 e (71) 3203-3501.

Nesta edição, o curso vai ser oferecido por Carla Menezes, mestra em Neurociências, Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia, além de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e enfermeiros. De acordo com a médica Carla, a capacitação é direcionada a cuidadores técnicos e não técnicos. “Os profissionais técnicos são pessoas, geralmente, em formação em enfermagem e outras áreas paramédicas. Os cuidadores não-técnicos são familiares, não necessariamente da área de saúde, que acabam sendo instituídos como tal, diante da necessidade”, ressalta a médica.

Para a médica da Núcleo de Neurologia da Bahia, a informação e a criação de uma rede de apoio para pessoas que convivam diariamente com a doença são importantes para que os cuidados sejam potencializados e estratégias de melhor abordagem ao paciente possam ser traçadas, de acordo com a necessidade de cada um. “Sintomas muito difíceis de serem compreendidos, principalmente, aqueles que são psiquiátricos e com grave alteração de memória, podem comprometer a autonomia desse indivíduo”, reforça Carla Menezes

Matérias relacionadas