Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Dicas de SAÚDE

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DIMPINO, produtor rural, cacaicultor em Ubaíra, Vale do Jiquiriça-BA, reide já há alguns anos, no clube dos 100, em S.A.Jesus, onde mantém uma horta vertical, alimentada por um sistema de irrigação artesanal de gotejamento. Egresso de Itabuna-BA, Dimpino veio para Santo Antonio de Jesus com sua esposa e, em aqui chegando, sempre procurou estar inserido em acontecimentos que tivessem por escopo o desenvolvimento da agricultura familiar.

Entusiasta no que concerne a uma agricultura, deveras produtiva, ele é um dos defensores do cultivo de produtos orgânicos. 
Assevera que a ingestão de alimentos que não sejam contaminados por agrotóxicos contribuem de forma significativa para uma vida mais longa. Convidados para comparecermos em sua casa para verificação, "in loco" desse seu cultivo domiciliar, ouvimos deles os procedimentos que ali desenvolve. Aproveitando o ensejo, questionamos sobre a diferença entre irrigação por gotejamento e hidroponia.
É a Tvsaj apoiando iniciativas que tenham por fito o empreendedorismo, a saúde.

Alface, cebolinha, quentinho, couve, cebola, alface, manga, pimenta, morango,plantas medicinais e, até, espécie de cacau são cultivados por Dimpino que, além de confeccionar seus equipamentos (adquire válvulas, tubos, válvulas, tubete, etc), realiza controle de densidade pluviométrica. Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DR. MAURO DIASrenomado oftalmologista, atuando na Clínica Oftalmo Sensorial, em Santo Antonio de Jesus e Amargosa, em entrevista exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre benefícios do uso de lentes de contato, uma das vertentes para correções visuais e, por extensão, possibilidade de mais conforto e estética aos seus usuários. Segundo ele, as lentes não apenas substituem óculos, mas oferecem possibilidade de correções de ametropias. Em algumas situações, o uso de lentes de contato é obrigatório, principalmente em casos de ametropia (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) ou anisotropia (diferença de graus acentuada nos olhos) ou os pacientes detentores ceratocone (doença em que a córnea fica meio torta)

Reporta-se à importância do uso de lentes no que concerne à auto-estima dos pacientes. Segundo ele, as pessoas se sentem mais felizes  no momneto em que não usam óculos. Assevera que hoje, existem vários tipos de lentes de contato. Frisa a  grande busca da indústria oftalmológica em torno do desenvolvimento de produtos que propiciassem maior oxigenação da córnea. Para tanto, o desenvolvimento de lentes gelatinosas. A qualidade das lentes e a intensidade de uso é preponderante para melhor oxigenação da córnea, sem prejuízo para os olhos.

Os pacientes que se utilizam de lentes de contato têm que ser bem orientados. Recomenda que, em que pese lentes de grande capacidade de oxigenação, as pessoas não procurem dormir com elas, mesmo porque, em que pese a qualidade desses instrumentos, sempre há redução de oxigenação e, a longo prazo, pode prejudicar a córnea. Além disso, é imperiosa a necessidade de higienização. As lentes de silicone-hidrogel são as mais indicadas, todavia, ele recomenda que pacientes possam retirá-las antes de dormirem.

Argumenta que o uso indiscrimando de lentes, adquiridas, inclusive, em camelôs, podem levar as pessoas a casos de cegueira. Úlceras perfuradas podem provocar infecções que atingirão o fundo dos olhos e por extensão, o cérebro. Para cada tipo de paciente, receitas específicas em que indicam graus, curvatura, etc. Entrevista, Antonio Mascarenhas. Imagens e edição, Julio Mascarenhas

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Problemas visuais acometem uma substancial fatia da população em diversos rincões do planeta e, principalmente, em países do terceiro mundo onde as condições educacionais e financeiras contribuem de forma substancial para o agravamento de um quadro que tem como consequência a queda da qualidade de vida. Situação que acaba prejudicando desempenho nas atividades laborais, esportivas e culturais.

Em entrevista exclusiva à TVSAJ (www.tvsaj.com.br), Dr. MAURO DIAS, oftalmologista e empresário, atuando através da Clínica Oftalmo SENSORIAL, com sede na Av Barros e Almeida, 635 (Tel. 3631-7238), em S.A.Jesus e na Rua Rio Branco, 11, (Tel 75-3634-3860), Amargosa, falou sobre MIOPIA, HIPERMETROPIA e ASTIGMATISMO, oportunidade em que se reportou aos sintomas e formas de tratamento.

PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES DE TRÂNSITO

Grande parte dos acidentes de trânsito está, insofismavelmente, ligada a questões de deficiências visuais. Muitos condutores de veículos, mesmo tendo obtido habilitações, não se preocupam em efetuar visitas aos profissionais de ofalmologia e, em razão desse "desleixo", acabam se envolvendo em acidentes e, em muitos deles, fatais. Dr. Mauro se reporta, com muita propriedade sobre esse tipo de procedimento. APARELHAMENTO LOGÍSTICO-OPERACIONAL E POLITICA DE ATENDIMENTO

Além de todo um aparelhamento logístico operacional (equipamentos com tecnologia avançada) e condições confortáveis propiciadas nas sedes em apreço, o que tem contribuído de forma relevante para a performance dos serviços de qualidade, ali praticados, é, sem sombra de dúvidas, a capacitação, auferida através da participação  em seminários e congressos, a presteza do atendimento por parte de todos os profissionais envolvidos.Imagens e ediçãok Julio Mascarenhas. Entrevista, Antonio Mascarenhas (wwwtvsaj.com.br)


Enquete


PodCast