Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Agricultura e Meio Ambiente

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que diferencia as performances das administrações municipais, nos diversos rincões deste país, de dimensões continentais, além das atuações dos prefeitos e vices é, indubitavelmente, as iniciativaas dos seus secretários que são, "a priori", aqueles que, diretamente, lidam na "ponta do iceberg" com  demandas que brotam a partir de segmentos da sociedade. Acontece que muitos desses auxiliares, "aqui ou acolá" não esboçam iniciativa próprias, a ponto de "literalmente",  impulsionar as gestões das quais fazem parte. 

Não é o que acontece em Jaguaripe onde, todos estão alinhados às premissas estabelecidas na administração Hunaldo Costa/Pepezinho. E um desses exemplos é, justamente, Carlos Silveira, titular da pasta de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Uma pasta com poucos recursos mas, que dentro do possivel, à luz da criatividade e iniciativa, vem fazendo diferença.

Seja na pormoção de eventos esportivos, seja através do fomento as ações que dão asas a toda uma cultura, toda uma arte que brota do seio da população, bem como aos procedimentos que aguçam, dentro do possivel, o turismo, no município, mostra ousadia ao organizar, ao lado dos titulares de outras pastas, a mega estrutura do rodeio (a nível  que acontece em Barretos-SP). Nessa entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ele fala um pouco dessa performance. Fotos, imagens, entrevsita, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho trouxe para a Vila do Palma uma super estrutura para realização do Rodeio na Vila do Plama. Ginetes experientes do sul do pais, acostumados a se apresentaram nos rodeios de Barretos,mostraram destreza sobre o lombo dos animais. Imagens dos instantes finais das apresentações da primeira noitada, nessa sexta-feira, 22. Com as arquibancadas literalmente tomadas, o público já aquecia as turbinas para participação da primeira noite do arraia, nessa comunidade. Eventos realizados numa iniciativa da admiistração municipal, uma ralização da Secretaria de Turismo, cultura Esportes e lazer, pasa coordenada por Carlos Silveira.Dentre as personalidades presentes, Hunaldo (refieto), Pepezinho (vice); secretários José Vidal (Infraestrutura), Carlos Silveira (Turismo...) e Zete (Administração); ex-prefeitos Nai e Arandas; vereadores Célia Cavalcante, Robson, Lió e Negão.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

  1. Pronunciamentos dos vereadores ADÉ (presidente da Câmara), ADILSON e de REINEVALDO (Secretário de Meio Ambiente), em Jaguaripe, quando da inauguração da UBS da Ilha da Ajuda, nesse município. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Evento em que o prefeito, vice, deputados, promoveram a entrega desse equipamento e uma ambulância 0 km para a população. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 
Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MILTON DA CONCEIÇÃO (CEPLAC/Serex), proferiu palestra sob a temática "Modernização na Cacauicultura", no seminário MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, de iniciativa da Secretaria de Agricultura do município de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de FÁTIMA DO BENFICA. Uma iniciativa que tem por escopo não apenas a diversificação na agricultura no município mas, também, a geração de emprego e renda. 

Encontro que contou, em regime de parceira, com participação dos representantes das entidades CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABRIEL, SETAF e BANCO DO NORDESTE. Ele que, em sua fala, no evento, dentre outros aspectos, discorreu sobre os principais tipos de clone, a tendência inerente a sua utilização, objetivando a redução de custos e maior produtividade.Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com. br).

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO  MASCARENHAS

LUIZ VICENTE, representante da COOABRIEL (Cooperativa Agrária de São Gabriel-ES), foi um dos representantes das entidades que, em regime de parceria, participaram do SEMINÁRIO A MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, realizado-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus. Ele que, na oportunidade, proferiu a palestra sobre "Prospecção  de novos entrantes no café; Análise de Solo e Folha". Evento de inciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, com parceria da CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, B. DO NORDESTE, COOABRIEL e SETAF. 

Em entrevista, exclusiva à Tvsaj, falou sobre a parceria logísitico-operacional que a COOABRIEL ostenta com a BARRY CALLEBAUT; como está o fomento para plantios de cacau e café; discorreu sobre os diversos tipos de solo; pirncipais procedimentos para reposição de nlutrientes do solo, nos plantios de café e cacau, dentre outros aspectos enfocados na palestra. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura de Agricultura e Meio Ambiente em Santo Antonio de Jesus, protagonizou a iniciativa de realizar, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, neste município,o SEMINÁRIO A MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, num evento que, além dos produtores,contou com representantes das entidades que, junto com a Secretaria, atuam em parceria nesse projeto, a exemplo de CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABBRIEL, SETAF  e BANCO DO NORDESTE

Fátima, em entrevista exclusiva à Tvsaj, explana sobre a importância desse projeto que tem por escopo oferecer ao produtor, conhecimentos que possam contribuir, não apenas para a diversificação da produção mas, sobretudo, lucratividade. E a cultura cacaueira, é, indubitavelmente, a bola da vez na região que, infelizmente, já vem sofrendo há bastante tempo com a queda de produção de citros e mandioca.

SÃO JOÃO

Questionada sobre como serão desenvolvidas as festividades juninas no espaço da Feira Livre, conforme anunciou o chefe do executivo municipal, ela não saiu pela tangente. CONFIRA. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

IVAN COSTA, integrante da CEPLAC/Serex, sediada em Itabuna, marcou presença, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que ministrou palestra sob a temática "Alta Produtividade na Cacauicultura". Detentor de bastante conhecimento naessa área, ele, de forma humorada, todavia incisiva, discorreu sobre a realidade do plantio de cacau em diversas regiões do Estado, ao mesmo tempo em que versou sobre enxertias, tipos de clones, plantio a pleno sol, plantio com sombreamento e o que deve ser feito para que haja menos perdas e, por consequência, maior lucratividade no plantio de cacau. Confira. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, em parceria com CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABBRIEL, SETAF  e BANCO DO NORDESTE. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BENITO GAMA, deputado federal, presidente do PTB na Bahai e vice a nível nacional, participou, na manhã desse domingo, 29, de uma reunião com as lideranças convidadas para uma reunião no Posto Grande Vale, em Laje. Dentre elas, Bento Farias, presidente do PTB no município, Lúcia da Saúde (vereadora), ex-vereador Titio, Crlos Móveis. Na oportunidade, ao lado de Laíssa Gama (presidente do PTB em Salvador e presidente no PTB Mulher na Bahia, discorreu sobre os propósitos do partido para o município e, aproveitando o ensejo, sobre sua pré-candidatura ao legislativo federal, de maneira que, em logrando êxito, possa canalizar benefícios para o povo lajense. Ele que tanto já realizou durante a gestão municipal do saudoso prefeito Raimundo Almeida.

Logo em seguida, o parlamentar, ao lado dessas lideranças dirigiu-se ao Distrito de Engenheiro Pontes, onde foi recebido, no placo,, pelo prefeito BInho de Mota, Secretária Katia Andrade e outras personalidades. A comitiva teve oportunidade de assistir ao desfile das raínhas e apresentações de escolas. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele falou sobre esses encontros, bem como sucessão estadual e o que espera do PTB em Laje. Veja todas as fotos no link FOTOS, no top do site. 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCAARENHAS

BENTO FARIAS, liderança politico-partidária e comunitária na comunidade do Sobradinho, e Presidente do PTB em LAJE-BA, no Vale do Jirquiriça, recebeu, ao lado de outras lideranças, na manhã desse domingo, 29, a visita do Deputado Federal BENITO GAMA (Presidente estadual do PTB e vice-presidente da sigla a nível nacional). Ele que, ao lado da presidente do PTB na Bahia (Laíssa Gama e Carlos Vascolcelos (tesoureiro do partido),reuniram-se com as representatividades que se fizeram presentes, dentre elas, a Vereadora Lúcia da Saúde, Carlos Móveis, ex-vereador Titio. 

Logo após a reunião partidária a comitiva dirigiu-se ao Distrito de Engenheiro Pontes onde foi recebida em pleno palco pelo prefeito Binho da Mota, Secretária Kátia Andrade e outras personalidades que ali se encontravam para assistir o desfile das raínhas, na Festa do Agricultor, diante de uma praça onde se concentrava um destacável público. Fotos, imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FEIRANTES e EMPRESÁRIOS, presentes na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, na manhã desse domingo, em Dom Macedo Costa, em depoimentos à Tvsaj, tiveram oportunidade de enaltecer a iniciativa da administração pública municipal sob a égide de Guito da Saúde/Sinhorzinho e sobre o que tudo isso significa para a geração de renda para essa importante vertente da economia local. Uma iniciativa pioneira na região e que, sem sombra de dúvidas, servirá de insperação em outros munnicípios. Produtos eventualmente não comercializados por parte dos produtores rurais cadastrados, são adquiridos para a merenda escolar, através do PNAE. Imagens, entrevistas, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARA BORGES, Secretária de Meio Ambiente e Desenvilvimento Rural, na administração Guito da Saúde/Sinhorzinho, em Dom Macedo Costa, presente da Feira de Agricultura Familiar (permanente), teve a oprtunidade de, pelo terceiro domingo consecutivo, notar participação de mais produtores rurais comercializando seus produtos nas barracas instaladas e, por consequência, número cada vez mais crescente de consumidores. Em entrevista à Tvsaj, mostrou-se regozijada diante dos esforços de sua pasta e de todas secretarias que, direta e indiretamente, vem contribuindo para o sucesso desse empreendimento. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO DA SÁUDE, prefeito municipal de Dom Macedo Costa, realizou a 1a. Feira de Agricultura Familiar no município, num evento que contou com presencás dos deputados estaduais Bira corôa,  e Zé Neto, bem como Jerônimo Rodrigues, Secretário estadual de Agricutura, vereadores, secretários municipais e lideranças do município e região. Segundo ele, na grade de São João serão valorizados artistas locais e da região. Falando sobre à situação vivenciada pelo ex-presidente Lula, afirma que Posiciona-se, de forma contundente contra a pris'~ao do ex-presidente Lula. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO DA SAÚDE, prefeito municipal de Dom Macedo Costa, regozija-se em ter realizado a 1a. Feira de Agricultura Familiar no município e pelo fato de ter realizado esse antigo anseio.Em sua fala, garantiu que a feira funcionará sempre aos domingos, dando oportudiade aos produtores em mais um espaço para ampliar sua renda. Destacou presenças dos deputados Bra Coroa e Zé Neto, bem como secretário estadual Jerônimo Rodrigues, vereadores, secretários municpais e liderancás locais e da região, na manhã do último domingo, 08

.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JERÔNIMO RODRIGUES, Secretário de Agricultura Estadual, marcou presença nesse domingo, 08, em Dom Macedo Costa, quando do lançamento da Feira de Agricultura Familiar, protagonizada pela gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho, deputados estaduais Bira Corôa e Zé Neto, vereadores, secretários e lideranças do município e região. Em sua fala, o secretário que disponibilizou 30 barracas para exposição dos produtores rurais do município, prometeu "sentar na mesa" com a gestão municipal no sentido de ouvir outros pelitos direcionados à agricultura e abastecimento. Imagens, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DUDA SANCHES, vereador em Salvador, 2o. mandato, é, insofismavelmente, um dos nomes mais atuantes na egrégia casa legislativa da capital do Estado. Presente, na manhã desse domingo, 08, na Comundiade do Mutum, prestigiou  a Feira de saúde e Cidadania, realizada pelo Projeto Caravana da Saúde, protagonizado pelo Deputado Alan Sanches que o realiza já há quinze anos em diversos municípios de sau base e em bairros da capital. 

Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, o vereador fala sobre a importânca desse evento, assim como tece considerações inerentes à desistência de ACM NETO à tão poropalada candidatura ao Governo do estado nas eleições de outubro próximo. Retrucou quando questionado se essa desistência seria uma demonstração de fraqueza da oposição na corrida em direção ao "palacio de Ondina" Imagens, entrevsita, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOSELITO MOTTA, pesquisador da EMBRAPA, especialista em mandioca e fruticultura, é, indubitavelmente, autoridade com relação à mandiocultura na Bahia e no mundo, já que tem participado de diversas palestras nos diversos rincões deste e demais paises. Presente no Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, com apoio da  Agricultura de Santo Antonio de Jesus, e participação de outras entidades com SDR, SEBRAE, BANCO DO NORDESTE, CAR, Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira e produtores rurais, proferiu  palestra audiovisual inerente a essa esfera produtiva. 

Em sua fala, destacou as alternativas oferecidas com os produtos extraídos da mandioca, e a necessidade de agregação de valor, à luz da criatividade e utilização de processos tecnológicos. Começou sua fala discorrendo sobre o  rudimentar processo de cultivo e processamento da mandioca. Falou, também, sobre a necessidade de um trabalho coletivo, irmanado, através da participação em associações, de maneira que se evite a ação do atravessador que chega ditando preços. Prosseguindo, mostrou  a utilização dos diversos insumos extraídos da mandioca e o universo de produtos decorentes de sua utilização.Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FLÁVIO ALMEIDA, Presidente do IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), protagonizou, na manhã dessa quarta-feira, 04, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, a realização do Seminário de Mandiocultura, num evento que contou com participação de representantes do SEBRAE, EMBRAPA, SDR, CAR, Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira e apoio da Secretaria Municipal de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de Fátima do benfica. 

Evento que contou com a palestra do Joselito Motta, renomado pesquisador da EMBRAPA, especialista em mandioca e fruticultura. Flávio, em seu pronunciamento, realóu o apoio da defensoria pública no que concerne à regularização de associações comunitarias rurais. Defendeu o fortalecimento dos produtores rurais através de associações. Assevera que as parcerias são de extrema importância para que projetos sejam, de fato, materializados. Imagens, entrevsita, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, destaca-se na gestão municipal de Rogério Andrade, no momento em que não fica adstrita, apenas, às atividades realizadas no gabinete. Compromissada, procura envidar esforços para que as coisas, deveras aconteça. Dentre elas, as que se relaciona ao oferecimento de mais oportunidades de geração de renda aos produtores rurais. Ela que, dentro do possivel, vem lutando para implemento à cultura do cacau no município. 

Além de todo um esforço em prol da plantação e cultivo de cacau, ela vem arregaçado as mangas em prol da mandiocultura. Nessa quarta-feira, 04, apoiou o evento de iniciativa do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, na comunidade do Cocão, com participação de entidades como SDR, EMBRAPA, BANCO DO NORDESTE, CAR e Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. Em entrevista exclusiva à tvsaj, fala sobre esse evento , realização da Expomandioca e outros assuntos. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ANDRÉ LORDELO, especialista temático em mandiocultura, atavés da CAR-SDR, prestigiou, na manhã dessa quarta-feira, 04, na comunidade rural do cocão, em Santo Antonio de Jesus, do Seminário de Mandiocultura protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida), com apoio da Secretaira de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, e participação de representantes da EMBRAPA, SDR, BANCO DO NORDESTE, Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira, produtores rurais. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ela fala sobre a magnitude desse evento e da importância das parcerias. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

CARLOS HENRIQUE, Gerente Regional do SEBRAE, vem se notabilizando a frente dessa entidade na região, não apenas pela sua capacidade de gerenciamento. Mais que isso, pela performance que demonstra fora das quatro paredes, no momento em que vai ao "front" para participação em eventos, também, nas comunidades rurais, assim como aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 04, na comunidade co Cocão, em Santo Antonio de Jesus, no  Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos, com apoio da secretaria de Agricultura de S.A.Jesus e participação de outras entidades como SDR, EMBRAPA, Banco do Nordeste, CAR. Confira a entrevista. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

IZALTIENE GOMES, Coordenador da Câmara Técnica de Mandiocultura da Bahia, prestigiou o 1o. Seminário sobre mandiocultura na comunidade rural do Cocao, em Santo Antonio de Jesus, em evento protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), que contou com apoio da Secretaria de Agricultura de S.A. de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica e participação de entidades como SEBRAE, Banco do Nordeste, Secretaria de Agricultura de Muiz Ferreira, CAR, EMBRAPA, vereadores e lideranças de Muniz ferreira e produtores rurais da comunidade. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância desse encontro e dessas parcerias e sobre o que a SDR tem feito pelo desenvolvimento rural. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBINSON ALMEIDA,  ex-Secretário de Comunicações no governo Jaques Wagner, oportunidade em que desenvolveu um meritório trabalho relacionado à divulgação dos atos governamentais, não se notabilizou, apenas, por causa dessa sua grande performance a frente da pasta. Mais que isso, contribuiu, de forma relevante e pioneira,  para a transparência da administração, no momento em que, através de todos os segmentos da imprensa, fez com que se estreitasse a relação entre a população e o poder executivo. Atuando como parlamentar federal, também exerceu a missão com esmero, sempre defendendo interesses do país e, em especial, do estado da Bahia. 

Pré-candidato a uma vaga na egrégia casa legislativa estadual, continua com suas andanças pelo interior, contribuindo com as gestãoes municipais que fazem parte de sua base de apoio. Mais uma vez em Dom Macedo Costa, fez-se presente na sessão especial da Câmara de Vereadores e inauguração do Centro de Fisioterapia, em comemoração aos 56 anos de emancipação politica do município, prestigiando, assim, a gestão Guito da Saúde/Sinhorzinho. Entrevista, Juracy Santos (vereador e radialista); Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas. veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LUANA PITON, Secretaria de Saúde, participou, assim como demais titulares das pastas da administração Guito da Súde/Sinhorziho, das comemorações alusivas aos 56 anos de emancipação política do município, em eventos que se inicaram com o hasteamento de bandeiras, sessão especial da Câmara de Vereadores, na manhã dessa quarta-feira, 04. E, na oportunidade, em entrevista, exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre a importância desse marco histórico.

Discorrendo um pouco mais sobre ações de sua pasta, além do atendimento a esse importante pleito da população, no tocante ao Centro de Fisioterapia, falou, também, sobre o Projeto Saúde Itinerante que será desenvolvido em comunidades rurais e da zona urbana, assim como se encontra a frota de veículos à disposição da Saúde e estoque de medicamentos. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARA BORGES, Secretária de Agricultura na gestão municipal Guito da Saúde/Sinhorzinho, assim como demais integrantes do atual governo, marcou presença nas solenidades de hasteamento de bandeiras, sessão especial da Câmara de Vereadores e inauguração do Centro de Fisioterapia em Dom Macedo Costa, quando do início das comemorações (estedem-se até domingo) alusivas aos 56 anos de emancipação política do município.

Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, a titular da pasta da Agricultura, discorreu sobre a importâcia desse marco histórico, assim como declinou sobres ações a frente dessa importante secretaria. Destacou a realização da Feira de Agricultura (nesse domingo), assim como se reportou no tocante ao Cadastro Ambiental Rural e inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar. Imagens, fotos, entrevista, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as FOTOS através do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ITO DE BEGA, prefeito municipal de Conceição do Almeida, reuniu a imprensa do município e região, na manhã desse domingo, 18, na Câmara de Vereadores, para proceder anúncio da grade oficial do "São João do Almeidão 2018", no município, num evento que contou com participações do Deputado Estadual Alan Sanches, vice Dilson da Muritibinha, secretários municipais Juanice Santos (Educação, Cultura, Esportes e Lazer), Lui Almeida (Agricultura), Suely Sobral (Saúde),Sandro Uzeda (Infraestrutura), Glaucia Araújo (Social) e Mauricio Coni (Superintendente de Indústria e Comércio); vereadores Bea Brasil, Oreia, Vinícius da Mombaça, Nino de Ozaná (Presidente da Câmara), Dinho e Sukita; diretores Renato Rocha (Meio Ambiente) e outras representatividades do poder público e de segmentos da sociedade local. 

E, em entrevista exclusiva à Tvsaj, o prefeito Ito, além do anúncio da grade do São João, fez questão de salientar o apoio aos artistas locais, a importância das festividades, também, na geração de renda para o município (no momento em que visitantes alugam casas e compram no comércio local). Falou, também, acerca das obras já inauguradas, das que estão se iniciando e das que estão para ser inauguradas, a exemplo do Hospital Municipal. Regozija-se do apoio que vem sendo hipotecado a sua administração, pelo deputado estadual Alan Sanches. Imagens, entrevista, fotos, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, prefeito municipal, em entrevista exclusiva à Tvsaj, na tarde da ultima sexta-feira, 16, na sede do paço municipal, quando reuniu a imprensa para apresentação da " Operação Chuva 2018^, em evento que contou com participação de seu secretariado, vereadores e representantes da Embasa, empresas terceirizadas e representantes de outros segmentos da população, respondeu aos questionamentos formulados, dentre eles, relaconados ao egajamento de toda sua equipe de trabalho, o aparelhamento logístico-operacional disponível para o desencadeamento desse trabalho.

Reportou-se, ainda, às demais intervenções de infraestrutura, entrega de mais uma escola reformada (a 11a.), entrega de önibus escolar 0 Km, entrega de fardamento a toda rede de ensino, assim como falou da intenção do governo Rui Costa em inaugurar de já colocar em funcionamento  a Policlinica Regional, no proximo mês de maio. No que concerne aos preparativos com relação às festividades juninas, assevera que a grade de apresentações vai atender aos anseios dos munícipes e visitantes e que o município protagonizará o melhor São João da Bahia. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade, reuniu a imprensa na sede do paço municipal, na última sexta-feira, 16, para, ao lado de seu secretariado e vereadores, apresentar toda uma programação inerente à força tarefa em prol do enfrentamento das chuvas que deverão se precipitar em todo o município, de maneira que, de forma preventiva, ações já sejam tomadas no intuito de que a população possa se prevenir para enfrentamento de eventuais transtornos de infraestrutura e, mais do que isso, acidentes, a exemplo das que podem acontecer com alagamentos e deslizamentos de encostas, sobretudo nas comunidades periféricas. 

Em sua fala, aproveitando o ensejo, destacou que tais procedimentos já haviam sido programados, todavia, em face do abreviamento das precipitações chuvosas, as intevenções previstas inicialmente para maio, ser"ao deflagradas a partir do mês em cuso. Aproveitando o ensejo, falou do envolvimento de todas as pastas de seu governo, parceria com outros órgãos e algumas das ações em andamento nas áreas de infraestrutura, e saúde. Anunciou, também a entrega de mais um ônibus escolar 0 Km, fardamento para toda rede municipal e entrega de mais uma escola (a 11a.), totalmente revitalizada, nessa segunda-feira.  

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

SGT. VINÍCIUS, Superintendente de Defesa Cilvil na gestão municipal Rogério Andrade, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, coordenará os trabalhos inerentes à Operação Chuva 2018, deflagrada nesse município, com o intento de, de forma preventiva, efetuar manutenção de bocas de lobo, canais e proteção as encostas no centro e em comunidades periféricas. Assevera que não havia recursos programados para operação dessa magnitude. 

Assevera que os trabalhos estavam progradados para o mês de maio, todavia, com as chuvas que já começam acontecer, o prefeito sooicitou antecipaçáo das inteven;óes. Segundo ele, os 10 bairros escolhidos teeráo prioridade, à luz dos diagnosticos efetuados, todavia isso náo impede que outras comunidades também mereçam atenção. além da parceria no seio da administração, Vinícius conclama que a população também se engaje nessa proposta, contribuindo com a coleta de lixo, evitando colocação de construções em locais de alto risco, etc. Citou, também, parceria com EMBASA, COELBA e Corfpo de Bombeiros. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dimensões territoriais e contingente populacional não tão expressivos no contexto numérico seriam, "a priori", fatores a ser levados em conta por determinados governadores, seja para canalização de beniefícos, seja, principalmente, com relação a deslocamentos para participação em eventos, Tais assertivas não se coadumam com as premissas da gestão Rui Costa que, além dos benefícios direcionados, fez questão de, pela primeira vez na história do município, marcar presença em Dom Macedo Costa, na gestão Guito da Saúde. E, de quebra, levando melhorias: assinatura de Ordem de Serviço para extensão de rede de abastecimento de água para comunidades rurias, entrega de ambulância e entrega de certificados de Cadastro Ambiental Rural aos produtores. Além disso, entrega de mais três  ambulâncias (Varzedo, Laje e Santo Amaro). Mais que tudo, a importância de um povo que se orgulha de sua história e caminha a passos largos em prol do alcance de objetivos enaltecedores. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, GUITO DA SAÚDE, que, recentemente, também com apoio dos deputados Bira Coroa, Zé Neto e Robinson Almeida, conseguiu assinatura de convênio para calçamento de seis ruas e reforma do campo de futebol, destacou a importante visita do governador e toda comitiva, integrada por deputados, prefeitos,, vices, ex-prefeitos, vereadores, secretários e lideranças da região. Falou, também, dos procedimentos iniciais visando a instalação de um Polo Industrial no município, andamento do Censo Agropecuário e reforma de escolas em Dom Macedo Costa. Fotos Tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

EGNALDO PITON, conhecido popularmente por Guito, prefeito municipal de Dom Macedo Costa, recôncavo baiano conseguiu levar, pela primeira vez na história desse município, um governador do Estado: Rui Costa. Longe de estar procupado em quebrar paradígmas, o prefeito demonstrou, de forma cabal, o compromisso para com o povo que o elegeu. Na última quinta-feira, 22, acompanhado de sua comitiva, integrada por deputados federais (Robinson Almeida e Pelegrino), estaduais (Bira Coroa, Ze Neto, Alex da Piatã), prefeitos da região, ex-deputados, ex-prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais, bem como de  diversas lideranças de toda região, em atendimento aos pleitos formulados pelo prefeito Guito, o governador levou para o município diversas melhorias, a exemplo da assinatura de Ordem de Serviço para realização de obras inerentes à extensão de abastecimento de água para comunidades da zona rural, entrega de certificados do Cadastro Ambiental Rural e ambulância. O governador também entregou, na oportunidade, ambulâncias para os muicípios de Varzedo, Laje e Santo Amaro.

E, Guito, em seu pronunciamento, visivelmente regozijado diante das ilustres visitas e das conquistas que contaram com apoio dos deputados Robinson Almeida (federal), Bira Corôa e Zé Neto (estaduais), aproveitando o ensejo, enalteceu o compromisso do governador, não tendo cerimônia de formular novos pedidos ao mandatário estadual: reforma da quadra de esportes e construção de um galpão comercial. Ele que, diga-se de passagem, com apoio dos deputados em apreço, já conseguiu firmar convênio para calçamento de seis ruas e reforma do campo de futebol. Fotos Tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ELÁDIO BAHIA, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maragogipe, recôncavo baiano, esteve presente, ao lado da prefeita do município, VERA DA SAÚDE, na última quinta-feira, em Dom Macedo Costa, no evento protagonizado pelo prefeito Guito da Saúde, em que o chefe do executivo estadual assinou Ordem de Serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água em comunidades rurais, entrega de ambulância e entrega de certificados de Cadastro Ambiental Rural nesse município, bem como mais três ambulâncias para varzedo, Laje e Santo Amaro. Ele que, diga-se de passagem, já foi prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente em Sapeaçu onde também desenvolveiu meritórios trabalhos. 

E, na oportunidade, momentos antes do início do evento, ele concedeu entrevista exclusiva à Tvsaj, tecendo consideracões sobre esse importante encontro político regional, assim como discorreu sobre ações de sua pasta e do governo Vera da Saúde em Maragogipe. Dentre os assuntos ventilados, a exuberância do carnaval realizado no município. Confira. Tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A saída para o desenvolvimento deste pais está, inexoravelmente, na agricultura. Infelizmente, representantes nas diversas esferas de governo e, principalmente, na alçada federal, não priorizam incentivo ao custeio e produção. Com o escasseamento paulatino de mão de obra, agravado, principalmente, pela falta de condições necessárias para fixação do homem no campo (falta de melhores escolas, bons professores, postos de saúde com médicos e medicamentos, estradas que propiciem facilidade ao escoamento da produção agrícola, etc), a natural queda de produção no campo. 

Paralelo a isso, na maioria dos municípios deste país, a monocultura, quase sempre, de  subsistência. Além dos fatores acima elencados, soma-se a esse quadro, questões climáticas que acabam prejudicando a fertilidade dos solos. Em Santo Antonio de Jesus, por exemplo, que tinha a produção agrícola centrada no cultivo de mandioca e laranja, a situação chega a ser dramática com o fechamento de muitas casas de farinha e a queda na produção de laranja, principalmente, após infestação da mosca negra. 

À luz dessa realidade, a Secretária Fátima do Benfica não tem medido esforços em busca de alternativas em torno da diversificação agrícola. Empreendeu seminário na comunidade da Sapucaia, dia de campo no Espinheiro e visita à fábrica de mudas de cacau e indústria de chocolate da Barry Callebaut em Ilheus. Callebaut que é considerada a maior produtora de chocolate do mundo, com sede geral na Suíça e filiais em diversos outros países. 

À convite de Robson de Miranda, técnico agropecuário que dá assistência técnica na propriedade rural de VICENTE L. NETO (empresário na área de internet), produtores rurais, com apoio da Secretária em epigrafe para lá se dirigiram onde tiveram oportunidade de conhecer, in loco, a experiência bem sucedida no plantio de cacau, nesse município. Mais um esforço em torno da busca de alternativas em torno da diversificação agrícola em Santo Antonio de Jesus. Se a experiência vem dando certo em São Felipe, município vizinho, por que não em S.A.Jesus e região?  Nessa entrevista exclusiva à TVsaj, VICENTE NETO faz alusão a essa iniciativa.Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) 

 

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON DE MIRANDA, técnico agropecuário, residindo em Gandu-BA, foi convidado por Vicente L. Neto (empresário na área de informática) para prestar serviços técnicos ao seu plantio de cacau na comunidade do "Bate Quente" em São Felipe. Graças a esse suporte técnico é que o plantio de cacau pôde, finalmente, florescer, principalmente, após a inserção de mudas de bananas, fundamental para o sombreamento dessa cultura que, sem sombra de dúvida, é a grande alternativa agrícola na região. Ele que, conhecendo os esforços de Fátima do Benfica, Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, em prol da diversificação de lavouras em S.A.Jesus. Aproveitando o ensejo, Fátima providenciou a ida de alguns produtores rurais para conhecerem, "in loco"  essa experiência bem sucedida nesse município vizinho.  Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Robson discorre sobre procedimentos de adubação, corretivos e irrigação da área plantada. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON SOUZA, prefeito de ELÍSIO MEDRADO,  presente em Santo Antonio de Jesus, no Encontro regional do PSD, no último dia 02, oportunidade em que também se fizeram presentes o prefeito Rogério Andrade, Senador Otto Alencar, Otto Alencar Filho (presidente do Desembahia); deputados Antonio Brito (federal), Carlos Ubaldino e Alex da Piatã (estaduais); vários prefeitos, vices, secretários, vereadores e lideranças da região, dscorreu sobre a importância da renovação do partido e a posse de Rogério Andrade Filho a frente  do PSD Jovem. E, na oportunidade, em entrevista exclusiva à Tvsaj, elencou algumas das ações administrativas em seu município, notadamente, a exemplo do que acontece nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde e  educação.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARNEHAS

HUNALDO COSTA, prefeito municipal de Jaguaripe-BA se destaca na região não apenas por ser um dos prefeitos mais jovens do Brasil. Mais que isso, por ter tido experiência em Secretaria Municipal de Finanças e vice-prefeito, na gestão Heráclito Arandas. Toda essa experiência foi fundamental para que ele, hoje, como prefeito do muncípio, em pouco tempo, deixasse o munnicípio, ao contrário do que acontece em milhares de outros rincões administrativos deste país, em situação or;amentaria estável. 

Todavia, em que pese esse equilíbrio das finanças, sabe, de cátedra, que precisa "brigar" para que repasses do governo federal sejam justos. nesse sentido, participou da caminhada da UPB à Assembleia Legislativa, através do "Movimento Pró-Municípios", que, presente em Brasília, através de um grande número de representantes, já obteve resultados positivos no encontro mantido com o presidente Michel Temer. 

MOSTRA EDUCACIONAL E CULMINÂNCIA DO PROJETO CONTE PRA MIM

Marcando presença no evento da I Mostra de Educação e Culminância do Projeto Conte Pra Mim, protagonizado pela Secretaria de educação e apoio das demais pastas de seu governo, ele, em seu pronuncimento, não economizou palavras para enaltecer o trabalho realizado pela titular da pasta, Fernanda Gomes, ao lado de sua equipe e apoio das demais pastas de sua gestão. Reportou-se, também, à impotância do gosto pela leitura. 

INFRAESTRUTURA

Falando sobre insfraestrutura, trouxe à baila as obras que já foram realizadas( Ilha da Ajuda) as que estão em andamento (Camassandi, Calembá), as que serão iniciadas até o final de dezembro (Barraco, Cruzeiro, Araras, Cachaço, Macaco, Ilha do Palma), assim como anunciou outras que serão iniciadas em fevereiro de 2018. mencionou, também, a pavimentação e drenagem da Rua da Linha, a ser inicada em dezembro, com um custo de R$ 600 mil reais.  Aproveitando o ensejo, elencou a frota de tratores e veiculos nessa área de atuação. 

SAÚDE

O prefeito municipal falou sobre atendimento odontológico que se iniciou na comunidade do Palma. Referiu-se à USF da Ilha da Ajuda, já em processo de construção. Segundo ele, as USFs de São Bernardo e Pirajuia serão iniciadas em fevereiro próximo. 

DINHEIRO EM CAIXA

Em que pese o leque de dificuldades enfrentadas, obras já foram realizadas e outras estão por ser inauguradas ainda neste ano e outras por ser iniciadas em fevereiro. Regozijado diante desse diapasão governamental, o cheFe do execuivo "enche o peito"e diz que a gestão municIpal de Jaguaripe não deve nada a ninguém e, o que é também importante, tem dinheiro em caixa. Uma demonstração insofismável de gestão equilibrada. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Plantar, por plantar, qualquer um poderá fazê-lo. Obviamente que, sem maiores conhecimentos, a tendência é que o resultado pretendido não seja alcançado. Aplicação deficiente ou em demasia de corretivos de solo, bem como a adoção desses procedimentos sem que, preventivamente, tenha sido feito análise do terreno a ser plantado, são algumas das situações que devem ser evitadas, não apenas em face da perda de tempo mas, principalmente, pelo prejuízo financeiro a ser causado. 

Nesse contexto, FÁTIMA DO BENFICA (Secretária de Agricultura e Abastecimento) e DALMAR BATISTA (CEPLAC) foram recebidos na  propriedade rural de Gilson "Bode", no Espinheiro, no último dia 26, oportunidade em que procederam orientações acerca do plantio de cacau, cultura que começa a se deslanchar no município. Confira. Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

No ultimo dia 26, FÁTIMA DO BENFICA (Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e DALMAR BATISTA (CEPLAC), recepcionaram os alunos do curso de Agropecuária do CETEP, na  propriedade rural de Gilson "Bode", no Espinheiro, em Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que, externaram acerca dos propósitos da Secretaria e da CEPLAC em torno do desenvolvimento de um trabalho que tenha por objetivo o incremento ao platio de cacau no município. Dalmar, aproveitando o ensejo, demonstrou um pouco acerca das téncnicas de plantio. Logo após, os alunos visitaram o plantio de maracujá na propriedade em apreço. Confira o vídeo. Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br) 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Curso de Agropecuária do Colégio Luiz Eduardo Magalhães (CETEP), em Santo Antonio de Jesus, recôncavo realizou, no último dia 18, uma rodada de conversas acerca da agropecuária no município, num evento em homenagem ao Dia do Técnico em Agropecuária. Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Sérgio Carvalho, professor, doutor em agropecuária; Rozane Vieira Garcia (CETEP Recôncavo) e Ígor Nery (professor, CETEP Recôncavo), além das participações de Ivanilton Amparo (Diretor do CETEP), Roque Lessa (Coordenador do curso de Agropecuária do CETEP), Mariana (integrante do Território do Recôncavo e da comunidade da Sapucaia) e alunos do curso em epigrafe.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

THIAGO SANTOS, Coordenador de Sustentabilidade da Indústria de Chocolate BARRY CALLEBAU (Brasil), recebeu, nessa sexta-feira, visita de produtores rurais de Santo Antonio de Jesus-BA, que, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município, pasta comandada por Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade, tiveram oportunidade de conhecer os viveiros de mudas de cacau bem como as instalações dessa multinacional que marca presença em mais de 30 países.

E, em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele discorreu sobre o porquê dessa impetuosidade logístico-operacional da empresa que produz mais de 60 mil toneladas/ano. Segundo ele, a BARRY CALLEBAU, nessa sua politica de expansão, tem por objetivo, também, gerar emprego e renda e, para tanto, procura levar informações e novos conhecimentos sobre o cultivo da lavoura do cacau. Aproveitando o ensejo, regozija-se, também, pela capacidade operacional demonstrada pelos funcionários e pela ausência de acidentes. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas aos fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

RODRIGO CHASTINET, técnico agrícola, coordenador do processo de cultivo de mudas de cacau na BARRY CALLEBAU, ao lado de FABIANO SANTANA, recebeu, na última sexta-feira, 29, a visita de produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, protagonizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade. Produtores que conheceram, "in loco" as novas técnicas que estão sendo implantadas, dentre elas, a de enxerto lateral, assim como ja vem sendo feito no Equador, bem como as instalações da indústria de chocolate que marca presença em mais de 30 países.  

Falou sobre a importância da visita, bem como sobre materiais utilizados na confecção de mudas, de maneira que os cacaicultores possam contar com maior produtividade e, o que também e importante, menor dispêndio financeiro. Durante as orientações ministradas aos visitantes, externou porque estão sendo feitos experimentos a partir de técnicas bem sucedidas no país sul americano. Mostrou que,  contrariando concepções errôneas do passado, o cacau, necessariamente, não precisa de sobra para produzir frutos. Assevera que sombra em demasia pode ensejar o surgimento de de fungos e pragas, dentre elas, a tão temida "vassoura de bruxa". Confira outros trechos da entrevista exclusiva, concedida à Tvsaj.com.br. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 


Enquete


PodCast