Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Agricultura e Meio Ambiente

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTO0NIO MASCARENHAS

MARCOS CÓ, Secretário de Agricultura e Abastecimento na gestão municipal Rogério Andrade/Dalva Mercês, em Santo Antonio de Jesus, recebeu convite do chefe do executivo para conduzir os destinos da pasta. Ele que teve que abdicar da ocupação de uma das cadeiras da egrégia casa legislativa para assumir mais esse desafio em sua trajetória político-partidária.

Logo de início empreendeu um diagnóstico nas diversas áreas da feira livre municipal, objetivando conhecer eventuais problemas que precisariam ser elucidados de forma tempestiva, a exemplo de serviços de infraestrutura e organização de ocupação de espaços públicos por parte de caminhões que efetuam carga e descarga, assim como ônibus e vãs que ficam estacionados em locais impróprios após realização dessas operações. 

Logo após relatório minuncioso encaminhado ao prefeito Rogério Andrade, o secretário procurou realizar reuniões com os diversos segmentos na feira, de maneira que procedimentos por parte de feirantes e condutores de veículos sejam feitos de conformidade com as premissas estabelecidas pela administração. Em entrevista concedida à Tvsaj, fala sobre participação da Secretaria nas festividades juninas, assim com tece considerações acerca das parcerias que ostenta com as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SMTT. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

INAUGURAÇÃO DA BA-026 E ASSINATURA DE ORDENS DE SERVIÇOS

O governador Rui Costa, em sua visita a Varzedo, na tarde da última terça-feira, 19, logo após entrega da BA-026, totalmente revitalizada, e assinatura de ordens de serviços para realização de obras em Santa Terezinha, Amargosa e Varzedo, concedeu entrevista coletiva à Tvsaj, Tv Notícias 24 horas e demais órgãos de imprensa que se fizeram presentes, oportunidade em que respondeu aos questionamentos formulados acerca dessas conquistas para região. 

TEMPESTIVIDADE NO EQUACIONAMENTO DA GREVE DA UNEB

O chefe do executivo estadual, em questionamento formulado pela Tvsaj/Tv Notícas 24 horas, no tocante ao desfecho célere da greve deflagrada por professores da UNEB, reportou-se acerca do que foi preponderante para que as postulações que afloraram no seio da instituição fossem debeladas de forma tempestiva e, o que é mais importante, atendendo, dentro do possível, os pontos que foram alavancados pela categoria. Uma demonstração insofismável de que o diálogo foi determinante para que as partes galgassem um resultado satisfatório e tempestivo.

EVENTUAL COMBINAÇÃO NO JULGAMENTO, POR PARTE DE MORO E DALLAGOL, NO CASO LULA

Sobre as denúncias direcionadas ao ministro Moro, reputa como graves, citando comportamentos que em países como  Estados Unidos, Alemanha, Espanha, os comportamentos são diferentes. Foi enfático ao dizer que juiz e promotor não devem vestir camisa de partido político. Assevera que integrante do judiciário seja imparcial. Infelizmente, segundo ele, é muito triste pelo que diante do que se anuncia, os magistrados agiram combinando resultado do julgamento, incorrendo, por conseguinte, em crime. Sugere que apurações sejam desenvolvidas para que a imagem da justiça não possa ser maculada. Imagens e edição, Júlio Mascarenhas (Tv Noticias 24 horas.com.br). Entrevista e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsajcom.br

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Desenvolvimento Econbômico e Meio Ambiente, protagonizou, nessa sexta-feira, na comunidade do Benfica, em Santo Antonio de Jesus, seminário proferido por Geraldo Costa Argolo, num evento que contou, também, com participação de Dalmar, chefe do escritório da CEPLAC em Laje, Bruno Fonseca (Agrônomo), vereador Cao, e produtores dessa e de outras comunidades do município. E, na oportunidade, Fátima discorreu a respeito da importância desse trabalho para a diversificação da agricultura no município. 

Ela que coordena a distribuição de cerca 10. 000 mudas de cacau aos produtores rurais. Essa é mais uma bandeira de luta de Fátima que, desde a época em que assumiu a SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), vinha desenvolvendo esforços  na busca de alternativas à agricultura local. Um trabalho que, sem sombra de dúvidas, já produz frutos. Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ela discorre um pouco sobre essa temática e os critérios que estão sendo utilizados para a distribuição da mudas em apreço. Fotos, imagens , entrevsita, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HUNALDO COSTA, prefeito municipal de Jaguaripe, mostra impetuosidade administrativa no momento em que,para implemento de metas governamentais, literalmente "ataca em todos os flancos", seja no que concerne aos benefícios direcionados à sede do município, seja no tocante às conquistas que também são canalizadas às comunidades rurais. Graças a essa visão empreeendedora é que vem, a cada dia, galgando novas conquistas,  numa carreira política vitoriosa e que, para analistas, enseja novos horizontes. 

E, dando prosseguimento a essa escalada de sucesso, procedeu, nesse domingo, 19, paralelamente à realização da 6a. Festa do Produtor Rural, na Vila do Palma, nesse município, a entrega de ruas pavimentadas e a principal praça da localidade, totalmente revitalizada. Palma que, diga-se de passagem, é uma das comunidades que mais se desenvolvem no município, em face de ser detentora de um grande potencial econômico, principalmente, no que se refere à produção de farinha de mandioca, produzida e comercializada para grandes centros.

Um evento que contou com participação do deputado estadual Jurandi Oliveira, vice Pepezinho, ex-prefeito Nai, demais secretários, vereadores, lideranças, representantes de associações comuitárias, empresários desse e outros municípios da região. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, o chefe do executivo municipal externou a respeito desse importante evento, sacramentando, assim as comemroações aos 120 anos de menacipação política do município. Representando a imprensa, Tvsaj, Gazzeta do Recôncavo, Saj Noticias, Jornal Regional, Portal Jaguaripe e Ascom municipal. Imagens, fotos, entrevista, edição, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvajd.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

REINEVALDO CONCEIÇÃO, Secretário de Desenvovimento Rural vivencia, no dia a dia, o labor do homem do campo e, graças a essa interação, sabe a importância de um evento como a 6a. Festa do Produtor Rural, realizada na Vila do Palma em Jaguaripe. Ele que coordenou, nesse terceiro ano da atual gestão municipal, sob o comando de Hunaldo Costa/Pepezinho, todo  um trabalho para que esse evento fosse (como foi), eivado de sucesso. 

Em entrevista à Tvsaj, momentos antes das cerimônias de inagurações, ele discorreu sobre essa iniciativa e no que concerne à materialização das intervenções de infraestrutura e entrega de um trator agrícola. Confira. Participação Saj Notícias, Gazzeta do Recôncavo. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO DA SAÚDE (prefeito) e MARA BORGES (Secretária de Agricultura), protagonizaram, no último dia 11, a comemoração de um ano da Feira de Agricultura Familiar, em Dom Macedo Costa, em evento que fez parte das comemorações aos 57 anos de emancipação política do município. E, na opoortunidade, discorreram, também, sobre a Feira de Saúde e inaguração de água na Comunidade rural de Don Vital, num evento que contou com participação do deputado federal Robinson Almeida e ex-deputado Bira Coroa. Fotos, imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos no link FOTOS, no topo do site. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BIRA CORÔA (Superintendente do Legisltivo Estadual, ex-deputado) e MARA BORGES (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente), em entrevista à Tvsaj, falam sobre comemoração de um ano da Feira de Agricultura Familiar, no seio das comemorações aos 57 anos de emancipação política do município de Dom Macedo Costa, em evento que contou, com a participação do deptuado estadual Robinson Almeida, representante do deputado federal Zé Neto, prefeito Guito, ao lado de todo seu secretariado, vice-SInhorzinho, vereadores e outras lideranças do município  e região. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BOCHECHA (Vereador), BIRA COROA (Superintendnete do Legislativo Estadual e ex-deputado estadual) e MARA BORGES (Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, em Dom Macedo Costa, em entrevista à Tvsaj, falou sobre o sucesso da Feira de Agricultura Familiar nesse município, assim como outras conquistas da atual gestão Guito da Saúde, nas comemorações alusivas aos 57 anos de emancipação política de Dom Macedo Costa.Fotos, imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (Www.tvsaj.com.br). 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOCIVAN (Secretário de Infraestrutura) e EGNALDO PITON (prefeito), falam sobre inauguração do sistema de abastecimento de água na comunidade de Don Vital, evento que fez parte das comemorações alusivas aos 57 anos de emancipação politica do município de Dom Macedo Costa, contanto com presenças do deputado estadual Robinson Almeida e de Bira Coroa (Superintendente do Legislativo Estadual e ex-deputado), ao lado do vice Sinhorzinho, secretários, vereadores e outras lideranças locais. Secretário fez alusão às obras  de infraestrutura (dentre elas a do Estádio, quadra poliesportiva) e o envolvimento com demais pastas.Entrevista, JB (Saj Noticias). Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBINSON ALMEIDA, deputado estadual, momentos antes de participar da inauguração do sistema de água na comunidade rural de Don Vital, zona rural de Dom Macedo Costa, prestigiou a Feira de Agricultura Familiar que, no município, completou um ano de sucesso, nessas comemorações alusivas aos 57 anos de emancipação política do município, num evento em que também marcou presença o ex-deputado Bira Coroa, prefeito Guito, vice Sinhorzinho, vereadores, dentre eles Bochecha, Bahia, Edmundo; secretários e representantes de diversos segmentos do município e região. Fotos, imagens, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BIRA COROA, ex-deputado estadual e atual Superintendente do Legislativo Estadual, prestigiou mais uma vez o município de Dom Macedo Costa. Agora, nas comemorações aos 57 anos de emancipação polpitica do município, na inauguração do sistema de abastecimento de água na comuidade de Don Vital, após particpação na Feira de Agricultura Familiar que compeltou um ano de sucesso. Ele que, no seu discurso anterior, anunciou projeto para cobertura desse importante espaço de negócios. Falou, ainda, sobre a conjuntura política nacional. Fotos, imagens, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO e SINHORZINHO, prefieto e vice, respectivamente, de Dom Macedo Costa, em seus pronunciamentos, na inauguração do sitema de abastecimento de água na comunidade rural de Don Vital, após agradecimentos, externou a todos todo u regozijo em poder contemplar a comunidade com mais essa conquista, com apoio dos deputados RObinson Almeida (estadual), Zé Neto (Federal) e Bira Coroa (ex-deputado e, agora, superintendente do legislativo estadual). 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALMIR ELOY, coordeandor da Câmara Setorial de Aves e Suínos na Bahia, coordena os trabalhos em prol da criação de uma minuta que, discutida e aprovada por segmentos da sociedade, possa ser encaminhada e, após análise, seja aprovado Projeto de Lei no tocante a efetivação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) em Santo Antonio de Jesus. Minuta pronta, a audiência está marcada para o próximo dia 10, na egrégia casa legislativa. 

Um tabalho que conta com participação de representants da SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, representada por  Fátima Santos, titular, ao lado de outros integrantes da pasta como Bruno Fonseca, agrônomo), UFRB (representada pelo professor Roberval), UNEB, ACESAJ, associações comunitárias rurais, Território do Recôncavo (no evento, representado por Jailson Peixoto (secretário executivo), Denise Soledade (veterinária), James (agrônomo), Carla  (nutricionista), Mariana (representado o GANA), FAEP (Sérgio Magalhães, Diretor Superintendente).

Nessa enrevista, exclusiva, à Tvsaj, Eloy fala sobre o objetivo maior da criação do Projeto de Lei. Inquirido sobre como os poderes públicos estarão preparados para a efetuação de fiscalização, não saiu pela tangente. Assevera que só depende de vontade política. Questionado  no que concerne ao impacto a ser criado junto aos produtores rurais que laboram, praticamente, de forma artesanal, diante da fiscalização, foi enfático ao dizer que a chave de tudo será todo um processo de orientação. Acrescenta que a legislação municipal deve criar empecilhos para que produtos não inspecioados possam entrar no município. Veja mais fotos no link FOTOS, no topo do site. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A agricultura, queiramos ou não, é uma das principais vertentes para o desenvolvimento de um país de dimensões territoriais invejáveis como as do Brasil. Infelizmente, o governo federal não vem priorizando, ao longo do tempo, como deveria, esse importante segmento produtivo.  Obviamente que, somado a esse descaso, a falta de melhores condições de acesso às propriedades rurais, com estradas vicinais, quase sempre intransitáveis,  prejudicando o escoamento da produção agrícola e, paralelo a isso, contribuindo, por conseguinte, para o êxodo rural que, por extensão, ensejou (e ainda o faz), o surgimento de comunidades periféricas afetadas pelo desemprego e proliferação de violência.

Aliado a isso, falta de melhores condições ao  financiamento agrícola, seja no tocante ao custeio, seja no que concerne à produção (embora haja oferecimento (tímidos) de financiamentos através do PRONAF. Além disso, fatores climáticos e as pragas contribuíram (e ainda o fazem), para a queda (e até extinção) de determinadas culturas, a exemplo do que acontece na região de Santo Antonio de Jesus com o cultivo de laranja e mandioca.

Na luta para que esses efeitos sejam minimizados, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob a égide de Fátima do Benfica, vem envidando esforços em prol da diversificação agrícola através do incentivo ao plantio de cacau e amendoim, buscando, com isso, alternativa de renda ao homem do campo. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, diretamente do "front", em comunidade localizada no Benfica, Osmar Carlos dos Santos, engenheiro agrônomo, fala sobre a importância desse curso ministrado a  produtores rurais de algumas e algumas das técnicas inerentes ao plantio e cultivo da produção de amendoim.Fotos, imagens, entrevista (pedimos desculpas pelo som, com não uso de microfone direcional) e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Produtores de algumas das comunidades rurais de Santo Antonio de Jesus, participaram, recentemente, de um curso sobre panntio e cultivo de amendoím, na comunidade do Benfica, em Santo Antonio de Jesus, proferido por Osmar Carlos dos Santos (foto 6), do SENAR, numa parceria entre prefietura municpal (através da Secretaria de Agricutlura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica (foto 5), Sindicato dos Trabalhadores Rurais. E, na oportunidade, em entrevistas exclusivas à Tvsaj, falaram sobre a importância do curso e a iniciativa da Secretaria. Imagens, entrevista (pedimos desculpas pelo áudio, vez que não utilizamos microfone direcional). 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Reportagem da TVBAHIA, comandada por Patrícia Nobre, foi a Cruz das Almas para verificar, "in loco", o segredo da produção da farinha de copioba, confeccionada de forma artesanal. E, lá, entrevistou personalidades como Zelito e Negão. Coube a Joselito Motta, pesquisador da EMBRAPA, discorrer sobre os segredos para a qualidade da produção dessa tradicional iguaria, integrante da culinária baiana.  Reportagens dessa magnitude não apenas mostra a pujança da agricultura no município, com apoio da Secretaria de Agricultura, na gestão Orlandinho/Max Passos mas, também, serve de estímulo a outros produtores do município e região. Imagem, (captura a partir do vídeo), Tvsaj. Vídeo enviado por Ivam, ASCOM Cruz das Almas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MATEUS ALBERGARIA, Secretário de Educação na gestão Marlylda Barbuda, em Itaparica, participou, na manhã da última quinta-feira, 19, da entrega da escola Benedicto Oliveira Barros, à população, totalmente revitalizada. E, na oportunidade, em entrevista à Tvsaj, além de tecer considerações sobre as importantes e qualitativas intervenções efetivadas nessa unidade de ensino, discorreu, também, sobre a inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar e sobre como a frota escolar tem atendido a demanda do alunado da zona rural. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LUIZINHO, proprietário do Restaurante MANGUEZAL, em Itaparica, é um dos expoentes no que concerne ao empreendedorismo na região. Coube a ele a ideia de construir um estabelecimento comercial numa área de difícil acesso mas que, hoje, é a sensação na região. Utilizando-se de criatividade e, mais que isso, exercitando a essência do espírito de busca, dar asas a um espaço que, hoje, é o point de muniícipes e turistas que visitam Itaparica.

Mais do que bucólico, o espaço é convidativo, não apenas pela variedade de bebidas e iguarias da culinária. Mais do que isso: a essência do atendimento que, impecável, desperta, em cada viisitante o desejo de retorno o mais breve possível. Em entrevista exclusiva à Tvsaj/Gazzeta do Recôncavo e Saj Notícias, Luizinho fala sobre o surgimento do espaço, quais os visitantes do dia a dia, iguarias servidas e a possibilidade de utilização do espaço para outras atividades afins. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsj.com.br).

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GRAZIELA CAMPOS MATOS, Secretária de Cultura, Turismo, Meio Ambiente e Esportes, na gestão capitaneada pela prefita Marlylda Barbuda, em Itaparica, recôncavo baiano, saber, de cátedra, a respieto da responsabilidade de conduzir uma pasta tão ampla num município que está incluído na rota turística da Bahia e que é detentora de um riquíssimo acervo arquitetônico estilo barroco.

Versátil, ela, ao lado de sua equipe, em que pese pouco tempo a frente dessa Secretaria, já vem mostrando porque foi a escolhida para essa missão: comprometimento e criatividade. Além de empreender um diagnóstico acerca das demandas reinantes para a elaboração de projetos pertinentes, ela, dentro do possível, já vem esboçando ações que mostram toda uma impetuosidade nessa sua esfera de atuação.

E, dentre as ações em trâmite, reforma de igrejas,o apoio que vem dando à realização do Moto Praia 2018, nesse município. Um evento que acontece nos dias 30/11 e 01/12 e que tem tudo para atrair grande público. Em entrevsita à Tvsaj/Gazzeta, Graziela fala um pouco acerca dos procedimentos inerentes à preservação do patrimônio histórico-cultural, preservação ambiental e desporto. Imagens, fotos, entrevista, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GAL MOREIRA (artesã, designer em bijouterias, comerciante, residente em Feira de Santana), WILMA LIMA (comerciante atra´ges da Rosa do Deserto, em Santo Antonio de Jesus), ELIANA ALMEIDA (artesã e comerciante em Feira de Santana), CLEMILDA MATOS (artesã  e comerciante em Cruz das Almas), CARLOS ROCHA (representante comercial), JOSÉ DA CRUZ (comerciante em Cruz das Almas), ALEXANDRINA "Nenga" (produtora de flores)  sabem, de cátedra, o que significa, para eles e público consumidor) o apoio do poder público, não apenas para particpação em eventos mas, também, para o desenvolvimento de suas atividades, no dia a dia. 

Participando da 10a. edição do EXPOFLORES - 4 Estações, protagonizada pela administração municipal sob a égide de Orlandinho e Max Passos, eles, em entrevista exclusiva à Tvsaj, declinaram sobre a importância desse evento para o municío e região e, principamente, para eles que veem num evento dessa magnitude, oportunidade de auferir recursos e, ao mesmo tempo, vivenciar sobre o que vem acontecendo no mercado em que estão inseridos.

APOIO À ARTE E CULTURA

Além do apoio da atual administração à agricultura e meio ambiente, através da pasta capitaneada por Pedro Melo, na gestão em epígrafe, o incremento que vem sendo, também, proporcionado à arte e cultura local, não apenas para produção e comercialização de produtos nesse segmento mas, também, por criar condições para que muitos talentos, na maioria dos casos, no anonimato e ostracismo, possam dar vazão aos seus dotes artísticos. Eventos dessa natureza deveriam ser realizados em tantos e tantos municípios da grande Bahia e em outros rincões da federação. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ORLANDINHO, prefeito municipal de Cruz das Almas, visitou, na manhã dessa sexta-feira, 18, antes do lançamento oficial, ao lado do Secretário de Planejamento Felipe Viveiros, Ivam e outros integrantes da administração, a "EXPOFLORES - 4 Estações", que por ele foi criada no seu primeiro mandato a frente do executivo municipal e que, agora, chega a sua 10a. edição, tendo por escopo não apenas (e principalmente) a geração a geração de divisas econômicas para o município e região mas, também, propiciar aos produtores e artesãos, oportunidade para exposição e venda de seus produtos num ambiente seguro, confortável e de visibilidade. 

Sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, capitaneada pelo seu titular,  Pedro Melo, o evento que se iniciou ontem (18) e se estende até o próximo domingo (21), deverá atrair munícipes e visitantes de toda região. Além das diversas espécies de flores e plantas, exposição de artefatos confeccionados em madeira, tecidos, plástico, palha, etc., por artesãos do município e região e exposição de fotos. Fotos, imagens, entrevista, edição,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site.

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOSÉ RAMOS SANTOS DA HORA, instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ministrou, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimeto de Santo Antonio de Jesus, curso  acerca do preparo de área ao plantio de cacau, numa iniciativa dessa pasta, capitaneada por Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, em parceria com a FAEB, Sindicato dos Trabalhadors Rurais de S.A.Jesus e SENAR.

Presentes, na oportunidade, produtores rurais de Santo Antonio de Jesus e Nazaré das Farinhas. Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, José Rômulo fala sobre a importância da iniciativa da Secretaria e parceria com os demais parceiros, discorrendo, também sobre a imperiosa necessidade de prévia análise de solos. Reporta-se, ainda, após inquirido pela Tvsaj, acerca do que essa iniciativa de apoio à cacaicultura significa para a diversificação da cultura no município e região. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas www.tvsaj.com.br).

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ANTONIO DA CONCEIÇÃO SANTOS (Muniz Ferreira), OSVALDO COLEHO DE QUEIROZ (Sítio Boa Vista, S.A.Jesus), MARINALVA DOS SANTOS PEREIRA (Nazaré das Farinhas), GILSON DA PAZ PASSOS (Benfica S.A.Jesus), JOSÉ HAMILTON (Faz Sapé, S.A.Jesus), foram alguns dos produtores que compareceram ao curso ministrado por José Rômulo Santos da Hora, no prédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, num evento de iniciativa da Secretaria de Agricultura, sob a égide de Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade. 

Um evento que contou com parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SAAB, FAEB e SENAR. em entrevistas exclusivas à Tvsaj, eles parabenizam pela iniciativa da Secretaria e realçaram a importância do curso proferido por José Rômulo do SENAR, além de elogiaram acerca do apoio recebido por parte da  Secretaria, não apenas pelo oferecimento do curso, mas também, lanches, almoço e orientações, etc. Imagens, fotos, entrevistas, edição, Antonio Mascarenahs (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ZELITO, vice-prefeito de Salinas da Margarida, em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, falou sobre a importância da reinauguração ca Casa das Mariscadeiras, nesse município. Enalteceu gestão do prefeito Wilson Pedreira. Reporta-se ao andamento de obras no município, dentre elas, a da Orla de Encarnação. Falou, também, da Nova Orla  e quadra de esporte entregues em Cairu. Parabenizou atuação da Secretária de Assistência Social e toda equipe. Reportou-se aos cuidados com relação às estradas vicinais do município. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos atrvés do link FOTOS, no topo do site. 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARA, presidente da Câmara de Veradores, em entrevista exclusiva à Tvsaj, fala sobre a importância da reinauguração da Casa das Mariscadeiras pela gestão Wilson Pedreira/Zelito, em Salinas da Margarida, principalmente no aspecto socioeconômico. Assevera que ações dessa magnitude vêm contribuindo para a geração de emprego e renda. Falou, da aimpanatação de cursos na área de tursimo, mecânica, etc. Assevera que a crise não afetou Salinas. Já no tereiroc mandato como vereadora, elenca alguns de seus projetos. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARA, presidente da CÂmara Municpal de Salinas da Margarida, em seu pronunciamento, quando da  reinauguração da Casa das Mariscadeiras, na sede do município, após as saudações iniciais, a todos so segmentos repesentados, referindo-se aos pedidos anteriormente formulados ao prefieto Wilson, fez agradecimentos ao atual gestor, a quem rasgou elogios. Enfatizou os esforços de Lorena Pedreira afrente da pasta e,em especial, por dar apoio a esse projeto. Citou apoio de Geisa, Morgana, Geísa, Laninha. Imagens, fotos edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

LIDIANE (assistente social) vem desenvolvendo um destacável trabalho nessa área, junto à Secretaria de Assistência Social comandada pela sua titular, Lorena Pedreira. LANINHA (representante das marisquieiras) tem toda uma história de luta em prol de melhores condições de trabalho por parte desse importante segmento produtivo no município de Salinas da Margarida. Presentes no evento de reiinauguração da Sede das Mariscadeiras, elas versaram a respeito desse importante empreendimento da gestão Wilson/Zelito. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ELÁDIO BAHIA, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca em Maragogipe, participou, nessa quinta-feira, 23, da sessão solene na Cãmra de Vereadores, oportunidade em que foram prestadas homenagens a importantes personalidades, a exemplo da prefeita Vera da Sáude, deputados João Bacelar Filho (federal, candidato à reeleição), Manassés (estadual, candidato a federal) e Alan Castro (estadual, representado, no ato).

Em entrevista, exclausiva à Tvsaj, Eládio que também é Coordenador do Território do Recôncavo, desenvolveu um meritório trabalho na área em que atua, no município de Sapeaçu onde também foi vereador e prefeito em duas oportunidades. Ele que, ao lado de sua equipe, (da qual faz parte dona Glória), não tem medido esforços em prol do fortalecimento da agricultura familiar e impulso à pesca e preservação ambiental nesse receptivo município do recôncavo baiano. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA,Secretária de Agricultura e Alimentação, na administração municipal de Santo Antonio de Jesus, em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, fala acerca das intervenções de infraestrutura que estão sendo realizadas no Galpão de Alimentação da Feira Livre municipal.Intervenções que se iniciam com recuperação da cobertura desse estabelecimento, inicialmente, com retira das "testeiras" e substituição de ferragens que dão suporte a cobertura. Telhas danificadas também estão sendo substituídas. 

Assevera que essas intervenções acontecem em caráter emergencial dada a situação em que se encontrava a aludida cobertura e que foi fruto do dignóstico que procurou empreender através de sua equipe de trabalho e dos pleitos dos comerciantes que laboram nesse importante espaço de negócios. Questionada se outras ações (troca de piso, por exemplo), seriam desenvolvidas nesse espaço, assevera que serão objeto de um outro pleito junto à administração municipal que dispõe de 2 milhões e duzentos para melhoramentos nos demais galpões da Feira Livre, através do Programa Acelera Saj. Cita parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Defesa Civil, JMRV, Copa Ambiental e demais secretarias. 

DIVERSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO

Nessa entrevista ela faz referência às ações de infraestrutura que foram desendeadas nos galpões de Hortifruticultura e Mandioca. Inquirida a respeito de todo um trabalho que vem desenvolvendo a frente de sua pasta em prol da diversificação da agricultura no município e, em especial, por intermédio do plantio e comercialização do cacau, não saiu pela tangente, citando visita à fábrica de mudas e chocolade da Barry Callebaut em Ilhéus e reunião com produtores nas comunidades do Sapucaia, Bomfim e Espinheiro, em parceria com a CEPLAC, adiantando que novas ações estão na programação. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que diferencia as performances das administrações municipais, nos diversos rincões deste país, de dimensões continentais, além das atuações dos prefeitos e vices é, indubitavelmente, as iniciativaas dos seus secretários que são, "a priori", aqueles que, diretamente, lidam na "ponta do iceberg" com  demandas que brotam a partir de segmentos da sociedade. Acontece que muitos desses auxiliares, "aqui ou acolá" não esboçam iniciativa próprias, a ponto de "literalmente",  impulsionar as gestões das quais fazem parte. 

Não é o que acontece em Jaguaripe onde, todos estão alinhados às premissas estabelecidas na administração Hunaldo Costa/Pepezinho. E um desses exemplos é, justamente, Carlos Silveira, titular da pasta de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Uma pasta com poucos recursos mas, que dentro do possivel, à luz da criatividade e iniciativa, vem fazendo diferença.

Seja na pormoção de eventos esportivos, seja através do fomento as ações que dão asas a toda uma cultura, toda uma arte que brota do seio da população, bem como aos procedimentos que aguçam, dentro do possivel, o turismo, no município, mostra ousadia ao organizar, ao lado dos titulares de outras pastas, a mega estrutura do rodeio (a nível  que acontece em Barretos-SP). Nessa entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ele fala um pouco dessa performance. Fotos, imagens, entrevsita, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvasj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A gestão municpal Hunaldo Costa/Pepezinho trouxe para a Vila do Palma uma super estrutura para realização do Rodeio na Vila do Plama. Ginetes experientes do sul do pais, acostumados a se apresentaram nos rodeios de Barretos,mostraram destreza sobre o lombo dos animais. Imagens dos instantes finais das apresentações da primeira noitada, nessa sexta-feira, 22. Com as arquibancadas literalmente tomadas, o público já aquecia as turbinas para participação da primeira noite do arraia, nessa comunidade. Eventos realizados numa iniciativa da admiistração municipal, uma ralização da Secretaria de Turismo, cultura Esportes e lazer, pasa coordenada por Carlos Silveira.Dentre as personalidades presentes, Hunaldo (refieto), Pepezinho (vice); secretários José Vidal (Infraestrutura), Carlos Silveira (Turismo...) e Zete (Administração); ex-prefeitos Nai e Arandas; vereadores Célia Cavalcante, Robson, Lió e Negão.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

  1. Pronunciamentos dos vereadores ADÉ (presidente da Câmara), ADILSON e de REINEVALDO (Secretário de Meio Ambiente), em Jaguaripe, quando da inauguração da UBS da Ilha da Ajuda, nesse município. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Evento em que o prefeito, vice, deputados, promoveram a entrega desse equipamento e uma ambulância 0 km para a população. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site. 
Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MILTON DA CONCEIÇÃO (CEPLAC/Serex), proferiu palestra sob a temática "Modernização na Cacauicultura", no seminário MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, de iniciativa da Secretaria de Agricultura do município de Santo Antonio de Jesus, sob a égide de FÁTIMA DO BENFICA. Uma iniciativa que tem por escopo não apenas a diversificação na agricultura no município mas, também, a geração de emprego e renda. 

Encontro que contou, em regime de parceira, com participação dos representantes das entidades CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABRIEL, SETAF e BANCO DO NORDESTE. Ele que, em sua fala, no evento, dentre outros aspectos, discorreu sobre os principais tipos de clone, a tendência inerente a sua utilização, objetivando a redução de custos e maior produtividade.Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com. br).

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO  MASCARENHAS

LUIZ VICENTE, representante da COOABRIEL (Cooperativa Agrária de São Gabriel-ES), foi um dos representantes das entidades que, em regime de parceria, participaram do SEMINÁRIO A MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, realizado-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus. Ele que, na oportunidade, proferiu a palestra sobre "Prospecção  de novos entrantes no café; Análise de Solo e Folha". Evento de inciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, com parceria da CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, B. DO NORDESTE, COOABRIEL e SETAF. 

Em entrevista, exclusiva à Tvsaj, falou sobre a parceria logísitico-operacional que a COOABRIEL ostenta com a BARRY CALLEBAUT; como está o fomento para plantios de cacau e café; discorreu sobre os diversos tipos de solo; pirncipais procedimentos para reposição de nlutrientes do solo, nos plantios de café e cacau, dentre outros aspectos enfocados na palestra. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura de Agricultura e Meio Ambiente em Santo Antonio de Jesus, protagonizou a iniciativa de realizar, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, neste município,o SEMINÁRIO A MODERNIZAÇÃO DA CACAUICULTURA, num evento que, além dos produtores,contou com representantes das entidades que, junto com a Secretaria, atuam em parceria nesse projeto, a exemplo de CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABBRIEL, SETAF  e BANCO DO NORDESTE

Fátima, em entrevista exclusiva à Tvsaj, explana sobre a importância desse projeto que tem por escopo oferecer ao produtor, conhecimentos que possam contribuir, não apenas para a diversificação da produção mas, sobretudo, lucratividade. E a cultura cacaueira, é, indubitavelmente, a bola da vez na região que, infelizmente, já vem sofrendo há bastante tempo com a queda de produção de citros e mandioca.

SÃO JOÃO

Questionada sobre como serão desenvolvidas as festividades juninas no espaço da Feira Livre, conforme anunciou o chefe do executivo municipal, ela não saiu pela tangente. CONFIRA. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

IVAN COSTA, integrante da CEPLAC/Serex, sediada em Itabuna, marcou presença, nessa terça-feira, 22, na comunidade do Bomfim, em Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que ministrou palestra sob a temática "Alta Produtividade na Cacauicultura". Detentor de bastante conhecimento naessa área, ele, de forma humorada, todavia incisiva, discorreu sobre a realidade do plantio de cacau em diversas regiões do Estado, ao mesmo tempo em que versou sobre enxertias, tipos de clones, plantio a pleno sol, plantio com sombreamento e o que deve ser feito para que haja menos perdas e, por consequência, maior lucratividade no plantio de cacau. Confira. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, em parceria com CEPLAC, BARRY CALLEBAUT, COOABBRIEL, SETAF  e BANCO DO NORDESTE. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo deste site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BENITO GAMA, deputado federal, presidente do PTB na Bahai e vice a nível nacional, participou, na manhã desse domingo, 29, de uma reunião com as lideranças convidadas para uma reunião no Posto Grande Vale, em Laje. Dentre elas, Bento Farias, presidente do PTB no município, Lúcia da Saúde (vereadora), ex-vereador Titio, Crlos Móveis. Na oportunidade, ao lado de Laíssa Gama (presidente do PTB em Salvador e presidente no PTB Mulher na Bahia, discorreu sobre os propósitos do partido para o município e, aproveitando o ensejo, sobre sua pré-candidatura ao legislativo federal, de maneira que, em logrando êxito, possa canalizar benefícios para o povo lajense. Ele que tanto já realizou durante a gestão municipal do saudoso prefeito Raimundo Almeida.

Logo em seguida, o parlamentar, ao lado dessas lideranças dirigiu-se ao Distrito de Engenheiro Pontes, onde foi recebido, no placo,, pelo prefeito BInho de Mota, Secretária Katia Andrade e outras personalidades. A comitiva teve oportunidade de assistir ao desfile das raínhas e apresentações de escolas. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele falou sobre esses encontros, bem como sucessão estadual e o que espera do PTB em Laje. Veja todas as fotos no link FOTOS, no top do site. 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCAARENHAS

BENTO FARIAS, liderança politico-partidária e comunitária na comunidade do Sobradinho, e Presidente do PTB em LAJE-BA, no Vale do Jirquiriça, recebeu, ao lado de outras lideranças, na manhã desse domingo, 29, a visita do Deputado Federal BENITO GAMA (Presidente estadual do PTB e vice-presidente da sigla a nível nacional). Ele que, ao lado da presidente do PTB na Bahia (Laíssa Gama e Carlos Vascolcelos (tesoureiro do partido),reuniram-se com as representatividades que se fizeram presentes, dentre elas, a Vereadora Lúcia da Saúde, Carlos Móveis, ex-vereador Titio. 

Logo após a reunião partidária a comitiva dirigiu-se ao Distrito de Engenheiro Pontes onde foi recebida em pleno palco pelo prefeito Binho da Mota, Secretária Kátia Andrade e outras personalidades que ali se encontravam para assistir o desfile das raínhas, na Festa do Agricultor, diante de uma praça onde se concentrava um destacável público. Fotos, imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FEIRANTES e EMPRESÁRIOS, presentes na terceira edição da Feira de Agricultura Familiar, na manhã desse domingo, em Dom Macedo Costa, em depoimentos à Tvsaj, tiveram oportunidade de enaltecer a iniciativa da administração pública municipal sob a égide de Guito da Saúde/Sinhorzinho e sobre o que tudo isso significa para a geração de renda para essa importante vertente da economia local. Uma iniciativa pioneira na região e que, sem sombra de dúvidas, servirá de insperação em outros munnicípios. Produtos eventualmente não comercializados por parte dos produtores rurais cadastrados, são adquiridos para a merenda escolar, através do PNAE. Imagens, entrevistas, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARA BORGES, Secretária de Meio Ambiente e Desenvilvimento Rural, na administração Guito da Saúde/Sinhorzinho, em Dom Macedo Costa, presente da Feira de Agricultura Familiar (permanente), teve a oprtunidade de, pelo terceiro domingo consecutivo, notar participação de mais produtores rurais comercializando seus produtos nas barracas instaladas e, por consequência, número cada vez mais crescente de consumidores. Em entrevista à Tvsaj, mostrou-se regozijada diante dos esforços de sua pasta e de todas secretarias que, direta e indiretamente, vem contribuindo para o sucesso desse empreendimento. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)


Enquete


PodCast