Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Agricultura e Meio Ambiente

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A saída para o desenvolvimento deste pais está, inexoravelmente, na agricultura. Infelizmente, representantes nas diversas esferas de governo e, principalmente, na alçada federal, não priorizam incentivo ao custeio e produção. Com o escasseamento paulatino de mão de obra, agravado, principalmente, pela falta de condições necessárias para fixação do homem no campo (falta de melhores escolas, bons professores, postos de saúde com médicos e medicamentos, estradas que propiciem facilidade ao escoamento da produção agrícola, etc), a natural queda de produção no campo. 

Paralelo a isso, na maioria dos municípios deste país, a monocultura, quase sempre, de  subsistência. Além dos fatores acima elencados, soma-se a esse quadro, questões climáticas que acabam prejudicando a fertilidade dos solos. Em Santo Antonio de Jesus, por exemplo, que tinha a produção agrícola centrada no cultivo de mandioca e laranja, a situação chega a ser dramática com o fechamento de muitas casas de farinha e a queda na produção de laranja, principalmente, após infestação da mosca negra. 

À luz dessa realidade, a Secretária Fátima do Benfica não tem medido esforços em busca de alternativas em torno da diversificação agrícola. Empreendeu seminário na comunidade da Sapucaia, dia de campo no Espinheiro e visita à fábrica de mudas de cacau e indústria de chocolate da Barry Callebaut em Ilheus. Callebaut que é considerada a maior produtora de chocolate do mundo, com sede geral na Suíça e filiais em diversos outros países. 

À convite de Robson de Miranda, técnico agropecuário que dá assistência técnica na propriedade rural de VICENTE L. NETO (empresário na área de internet), produtores rurais, com apoio da Secretária em epigrafe para lá se dirigiram onde tiveram oportunidade de conhecer, in loco, a experiência bem sucedida no plantio de cacau, nesse município. Mais um esforço em torno da busca de alternativas em torno da diversificação agrícola em Santo Antonio de Jesus. Se a experiência vem dando certo em São Felipe, município vizinho, por que não em S.A.Jesus e região?  Nessa entrevista exclusiva à TVsaj, VICENTE NETO faz alusão a essa iniciativa.Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) 

 

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON DE MIRANDA, técnico agropecuário, residindo em Gandu-BA, foi convidado por Vicente L. Neto (empresário na área de informática) para prestar serviços técnicos ao seu plantio de cacau na comunidade do "Bate Quente" em São Felipe. Graças a esse suporte técnico é que o plantio de cacau pôde, finalmente, florescer, principalmente, após a inserção de mudas de bananas, fundamental para o sombreamento dessa cultura que, sem sombra de dúvida, é a grande alternativa agrícola na região. Ele que, conhecendo os esforços de Fátima do Benfica, Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, em prol da diversificação de lavouras em S.A.Jesus. Aproveitando o ensejo, Fátima providenciou a ida de alguns produtores rurais para conhecerem, "in loco"  essa experiência bem sucedida nesse município vizinho.  Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Robson discorre sobre procedimentos de adubação, corretivos e irrigação da área plantada. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROBSON SOUZA, prefeito de ELÍSIO MEDRADO,  presente em Santo Antonio de Jesus, no Encontro regional do PSD, no último dia 02, oportunidade em que também se fizeram presentes o prefeito Rogério Andrade, Senador Otto Alencar, Otto Alencar Filho (presidente do Desembahia); deputados Antonio Brito (federal), Carlos Ubaldino e Alex da Piatã (estaduais); vários prefeitos, vices, secretários, vereadores e lideranças da região, dscorreu sobre a importância da renovação do partido e a posse de Rogério Andrade Filho a frente  do PSD Jovem. E, na oportunidade, em entrevista exclusiva à Tvsaj, elencou algumas das ações administrativas em seu município, notadamente, a exemplo do que acontece nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde e  educação.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARNEHAS

HUNALDO COSTA, prefeito municipal de Jaguaripe-BA se destaca na região não apenas por ser um dos prefeitos mais jovens do Brasil. Mais que isso, por ter tido experiência em Secretaria Municipal de Finanças e vice-prefeito, na gestão Heráclito Arandas. Toda essa experiência foi fundamental para que ele, hoje, como prefeito do muncípio, em pouco tempo, deixasse o munnicípio, ao contrário do que acontece em milhares de outros rincões administrativos deste país, em situação or;amentaria estável. 

Todavia, em que pese esse equilíbrio das finanças, sabe, de cátedra, que precisa "brigar" para que repasses do governo federal sejam justos. nesse sentido, participou da caminhada da UPB à Assembleia Legislativa, através do "Movimento Pró-Municípios", que, presente em Brasília, através de um grande número de representantes, já obteve resultados positivos no encontro mantido com o presidente Michel Temer. 

MOSTRA EDUCACIONAL E CULMINÂNCIA DO PROJETO CONTE PRA MIM

Marcando presença no evento da I Mostra de Educação e Culminância do Projeto Conte Pra Mim, protagonizado pela Secretaria de educação e apoio das demais pastas de seu governo, ele, em seu pronuncimento, não economizou palavras para enaltecer o trabalho realizado pela titular da pasta, Fernanda Gomes, ao lado de sua equipe e apoio das demais pastas de sua gestão. Reportou-se, também, à impotância do gosto pela leitura. 

INFRAESTRUTURA

Falando sobre insfraestrutura, trouxe à baila as obras que já foram realizadas( Ilha da Ajuda) as que estão em andamento (Camassandi, Calembá), as que serão iniciadas até o final de dezembro (Barraco, Cruzeiro, Araras, Cachaço, Macaco, Ilha do Palma), assim como anunciou outras que serão iniciadas em fevereiro de 2018. mencionou, também, a pavimentação e drenagem da Rua da Linha, a ser inicada em dezembro, com um custo de R$ 600 mil reais.  Aproveitando o ensejo, elencou a frota de tratores e veiculos nessa área de atuação. 

SAÚDE

O prefeito municipal falou sobre atendimento odontológico que se iniciou na comunidade do Palma. Referiu-se à USF da Ilha da Ajuda, já em processo de construção. Segundo ele, as USFs de São Bernardo e Pirajuia serão iniciadas em fevereiro próximo. 

DINHEIRO EM CAIXA

Em que pese o leque de dificuldades enfrentadas, obras já foram realizadas e outras estão por ser inauguradas ainda neste ano e outras por ser iniciadas em fevereiro. Regozijado diante desse diapasão governamental, o cheFe do execuivo "enche o peito"e diz que a gestão municIpal de Jaguaripe não deve nada a ninguém e, o que é também importante, tem dinheiro em caixa. Uma demonstração insofismável de gestão equilibrada. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br).

 

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Plantar, por plantar, qualquer um poderá fazê-lo. Obviamente que, sem maiores conhecimentos, a tendência é que o resultado pretendido não seja alcançado. Aplicação deficiente ou em demasia de corretivos de solo, bem como a adoção desses procedimentos sem que, preventivamente, tenha sido feito análise do terreno a ser plantado, são algumas das situações que devem ser evitadas, não apenas em face da perda de tempo mas, principalmente, pelo prejuízo financeiro a ser causado. 

Nesse contexto, FÁTIMA DO BENFICA (Secretária de Agricultura e Abastecimento) e DALMAR BATISTA (CEPLAC) foram recebidos na  propriedade rural de Gilson "Bode", no Espinheiro, no último dia 26, oportunidade em que procederam orientações acerca do plantio de cacau, cultura que começa a se deslanchar no município. Confira. Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

No ultimo dia 26, FÁTIMA DO BENFICA (Secretária de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e DALMAR BATISTA (CEPLAC), recepcionaram os alunos do curso de Agropecuária do CETEP, na  propriedade rural de Gilson "Bode", no Espinheiro, em Santo Antonio de Jesus, oportunidade em que, externaram acerca dos propósitos da Secretaria e da CEPLAC em torno do desenvolvimento de um trabalho que tenha por objetivo o incremento ao platio de cacau no município. Dalmar, aproveitando o ensejo, demonstrou um pouco acerca das téncnicas de plantio. Logo após, os alunos visitaram o plantio de maracujá na propriedade em apreço. Confira o vídeo. Imagens e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvaj.com.br) 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Curso de Agropecuária do Colégio Luiz Eduardo Magalhães (CETEP), em Santo Antonio de Jesus, recôncavo realizou, no último dia 18, uma rodada de conversas acerca da agropecuária no município, num evento em homenagem ao Dia do Técnico em Agropecuária. Dentre as personalidades que marcaram presenças, compondo a mesa, Dr. Sérgio Carvalho, professor, doutor em agropecuária; Rozane Vieira Garcia (CETEP Recôncavo) e Ígor Nery (professor, CETEP Recôncavo), além das participações de Ivanilton Amparo (Diretor do CETEP), Roque Lessa (Coordenador do curso de Agropecuária do CETEP), Mariana (integrante do Território do Recôncavo e da comunidade da Sapucaia) e alunos do curso em epigrafe.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

THIAGO SANTOS, Coordenador de Sustentabilidade da Indústria de Chocolate BARRY CALLEBAU (Brasil), recebeu, nessa sexta-feira, visita de produtores rurais de Santo Antonio de Jesus-BA, que, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município, pasta comandada por Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade, tiveram oportunidade de conhecer os viveiros de mudas de cacau bem como as instalações dessa multinacional que marca presença em mais de 30 países.

E, em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele discorreu sobre o porquê dessa impetuosidade logístico-operacional da empresa que produz mais de 60 mil toneladas/ano. Segundo ele, a BARRY CALLEBAU, nessa sua politica de expansão, tem por objetivo, também, gerar emprego e renda e, para tanto, procura levar informações e novos conhecimentos sobre o cultivo da lavoura do cacau. Aproveitando o ensejo, regozija-se, também, pela capacidade operacional demonstrada pelos funcionários e pela ausência de acidentes. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja todas aos fotos no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

RODRIGO CHASTINET, técnico agrícola, coordenador do processo de cultivo de mudas de cacau na BARRY CALLEBAU, ao lado de FABIANO SANTANA, recebeu, na última sexta-feira, 29, a visita de produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, protagonizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade. Produtores que conheceram, "in loco" as novas técnicas que estão sendo implantadas, dentre elas, a de enxerto lateral, assim como ja vem sendo feito no Equador, bem como as instalações da indústria de chocolate que marca presença em mais de 30 países.  

Falou sobre a importância da visita, bem como sobre materiais utilizados na confecção de mudas, de maneira que os cacaicultores possam contar com maior produtividade e, o que também e importante, menor dispêndio financeiro. Durante as orientações ministradas aos visitantes, externou porque estão sendo feitos experimentos a partir de técnicas bem sucedidas no país sul americano. Mostrou que,  contrariando concepções errôneas do passado, o cacau, necessariamente, não precisa de sobra para produzir frutos. Assevera que sombra em demasia pode ensejar o surgimento de de fungos e pragas, dentre elas, a tão temida "vassoura de bruxa". Confira outros trechos da entrevista exclusiva, concedida à Tvsaj.com.br. Imagens, fotos, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Professor SÉRGIO CARVALHO, doutor em Geologia, engenheiro agrônomo, especialista em solos, foi convidado para proferir uma palestra audiovisual, com a temática '"Conservação da água e do solo", no auditório do CETEP, em Santo Antonio de Jesus, em RODADA DE CONVERSA protagonizada pelo Curso Técnico de Agropecuária, oportunidade em que, com muita propriedade mostrou o que é solo, sua composição e as téncicas necessarias para que possa permanecer em equilibrio.

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, destacou a iniciativa do Curso de Agropecuária, assim como discorreu acerca de degradação do ecossistema, incluindo, aí, o uso indiscriminado de corretivos de solo, manuseio inadequado dos solos (calagem), através de mecanização agrícola, de forma excessiva, etc. Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br

 

 

 

 r)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DOURIVAL DE SOUZA RAMOS JÚNIOR, professor, representante do SEMAF, órgão ligado à SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural),vem desenvolvendo um meritório trabalho no município de Santo Antonio de Jesus, em parceria com a SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob a égide de Fátima do Benfica) e SEDEMA, capitaneada por Hélio de Aguiar, no atual governo Rogério Andrade, bem como na região, proferindo palestras, participando de seminários e ministrando orientações aos produtores rurais no tocante às práticas inerentes a plantio, cultivo e colheita. 

Ele que, recentemente, participando de uma palestra sobre cultivo de cacau, na comunidade do Sapucaia, nesse município, em palestra audivisual, teve oportunidade de discorrer um pouco sobre a iniciativa do município em apoiar o plantio de cacau, com apoio da CEPLAC, enfocando técnicas e, ao mesmo tempo, mostrando nuances no que concerne  à correta utilização dos solos, visando maior produtividade. Inquirido, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre degradação ambiental, terraceamento de solos, extinção paulatina de matas ciliares, etc.não saiu pela tengente. Imagens, entrevsita, edição, fotos, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GILDÁSIO CAVALCANTE, radialista, através da Rádio Clube FM e diretor do Portal Infosaj, em S.A.Jesus. Ele que, egresso de Tucano, chegou a esse município, e, felizmente, nunca mais saiu, num significativo ganho para toda região, no que concerne a sua inexorável colaboração em prol do exercício de cidadania. Com quase 37 anos de "estrada", na área de comunicações, conhece, "de cátedra", as dificuldades que permeiam essa trajetória, ao mesmo tempo espinhosa e intumescida de desafios.

Precursor, na região, em TvWeb, mesmo fora do espectro da "grande mídia", poderia semear, na certeza de que, estaria  levando a quase todos os rincões do planeta, informações fidedígnas. Informações que pudessem, de alguma forma, contribuir para a inclusão social e, por extensão, paulatina diminuição das diferenças socio-econômicas reinantes. Vislumbrava que, algum dia, frutos germinariam. Consubstanciado nessa premissa criou o Portal Infosaj que abriu portas para que outros canais de comunicações se juntassem a esse trabalho que tem por escopo quebrar paradigmas na incansável luta por uma sociedade mais justa e igualitária. 

Em entrevista exclusiva, concedida à Tvsaj, momentos antes de sua participação, na condução do Programa especial da Rádio Clube (agora transmitindo em em frequência modulada), direto da comunidade do Tabocal, na última sexta-eira, 28, Dia do Produtor Rural, falou sobre essa iniciativa, sua trajetória na radionfonia e web, assim como discorreu sobre a mentalidade de determinados gestores públicos que, literalmente, "na contramão",  veem custos com comunicações, transparência administrativa, apenas, como despesas. Imagens, entrevsita, edição, fotos, antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCAENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento de S.A.Jesus, prestigiou, na tarde da última sexta-feira, 28, no Dia do Agricultor, em programa especial veiculado pela Rádio clube FM, direto da comunidade do Tabocal, veiculado pelo radialista Gildásio Cavalcante. Fátima realçou a necessidade de envolvimento dos produtores para a busca de soluções que dizem respeito à produtividade agrícola. 

Aproveitando o ensejo, chama atenção no que concerne à questão da falta de comprometimento no que tange à preservação do meio ambiente. Assevera que, em determindas áeas, os problemas chegam a ser mais sérios em face da degradação paulatina dos cultivos à luz da utlizzação de defensivos agrícolas de forma indiscriminada. No tocante à mosca negra, sua secretaria está buscando parcerias para minimização do quadro existente. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

NETO, presidente da Associação Comunitária do Tabocal, Bom Jardim,Bomfim e Joaquim Rodrigues, produtor rural,  participaram, ao lado de outros convidados, na última sexta-feira, 28, do Programa Especial da Rádio Clube AM, conduzido pelo radialista Gildásio Cavalcante, direto do Tabocal, em S. A. de Jesus. Enquanto Neto discorreu sobre aas atividades desenvolvidas na Semana do Produtor Rural, Joaquim Rodrigues teceu considerações  acerca da importância para preservação dos biomas, de extrema importância para a co-existência dos seres vivos e, em especial, dos seres humanos. Trouxe à baila a necessidade de preservação de nossos recursos hídricos.  Enfatizou a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas fundamentais para a preservação do nosso ecossistema. Veja um pouco o trecho desse encontro. Imagens, edição, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que participaram do Programa Especial da Rádio Clube FM, na tarde da última sexta-feira, 28, direto da comunidade do Tabocal, o vereador CAO DE DODÔ, ÍNDIO KANU e o produtor rural JOAQUIM RODRIGUES. Conduzido pelo radialista Gildásio Cavalcante, o programa promoveu debate acerca de temáticas alusivas ao homem do campo, vindo à tona questões inerentes à preservação dos recursos naturais, produtividade e relacionadas aos indígenas. Imagens, edição, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, Secretária de Agricultura e Abastecimento, na gestão municipal Rogério Andrade-Dalva Mercês, coordena os trabalhos inerentes ao Cadastro Ambiental Rural, ao lado de Hélio de Aguir (SAAB), numa parceria com governo federal, estadual (INEMA, SEIA e SALTUS), no município de Santo Antonio de Jesus. Para tanto, colocou sua equipe para agilizar as ações em torno da materialização desse intento. 

Em entrevista, exclusiva, à Tvsaj, ela discorreu sobre os objetivos desse cadastramento, bem como os benefíciios em prol do homem do campo, dentre eles, o de propiciar medidas que minimizem, a medio e longo prazos,  a degradação ambiental e que fomentem, inclusive, o crédito agrícola. Reportou-se à questão da emissão de DAPs aos produtores rurais. Falou, também, acerca do seminário em prol do cultivo de cacau no município, realizado na Sapucaia, e como sua secretaria participou das festividades juninas. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ADEMÁRIO BRITO, capitaneia, através do SERVICOM, a limpeza pública no município de Dom Macedo Costa. Presente no lançamento da grade das festividades juninas, no município, Ademário teceu opinião a respeito das atraçóes propostas, assim como declinou sobre como a cidade se prepara para receber munícipes e visitantes.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

PAULO do Sindicato dos Trabalhadores Rurais prestigiou, na noite dessa sexta, 02, o anúncio da grade de programação do São João de Dom Macedo Costa e, na oportunidade, em entrevista à Tvsaj, falou sobre esse evento, parcerias do sindicato e associações com a administação Guito/Sinhorzinho, bem como de água, transportes publicos, iluminação, limpeza, no município, etc. Fotos e edição, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HÉLIO DE AGUIAR, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em Santo Antonio de Jesus, prestigiou o II Encontro de Gestores Municipais do Recôncavo, Baixo sul e Vale do Jiquiriçá, realizado na última quarta-feira, 19, no saão de eventos do Pena Branca, nesse município e, na oportunidade, em entrevista à Tvsaj, falou sobre a importância desse encontro e de ações alusivas a sua pasta, notadamente no que concerne ao meio ambiente, com ênfase ao Programa SAJ legal, proposto pela atual administração.  Imagens, entrevista, edição, fotos, texto, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WELLINGTON VIEIRA, prefeito municipal de Muniz Ferreira-BA, em entrevista exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre realização do I Encontro de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e de Produtores Rurais desse município. Teceu considerações sobre a sua presença no evento em que o governador Rui costa assinou ordem de serviço para início das obras da Policlínica em S.A.Jesus, unidade que, al;em desse município, atenderá os munícipes de Muniz Ferreira e região.

Wellington também se referiu à realização da última cavalgada que teve por trajeto Nazaré das Farinhas à comunidade rural de Sodoma, em Muniz Ferreira e do apoio que sua administração já vem propiciando à cultura local. Imagens, nega Ju. Entrevista e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ADILSON SANTANA, presidente da Câmara de Muniz Ferreira, marcou presença ;no I Encontro de Desenvolvimento Agricultura Familiar e de Produtores da Região, e, na oportunidade, em entrevista exclusiva à Tvsaj, teceu considerações sobre esse evento. Ele que chegou ao quinto mandado a frente do legislativo local. Fala de sua legislatura e como está sendo a parceria com a administração Wellington e Minde, em prol do desenvolvimento do município. Imagens, Nega Ju. Entrevista e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALESSANDRO CORREIAprefeito eleito em Brejões, ao lado de Mário Silva, tem uma estreita ligação com a área educacional já que, além de ter formação acadêmica nessa vertente, junto à UFRB de Amargosa, atuou como Coordenador de Cursos de Extensão. Ele que, diga-se de passagem, também ja foi secretário de Educação na penúltima gestão municipal, em Brejões. Presente na abertura da Jornada Pedagógica 2017, organizada pela titular da pasta da Educação, Luana Batista, ele concedeu entrevista exclusiva à Tvsaj.

Aproveitando o ensejo, Sandro falou acerca dos procedimentos que vêm sendo adotados no sentido de, pelo menos, minimizar os sérios problemas causados pela falta de água no município e, em especial nos centros urbanos (Sede do município, no Km 100 e outras comunidades).Imagens, Felipe Mascarenhas. Entrevista e edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HILDÉERICO, conhecido popularmente por DEDÉU, foi convidado pelo prefeito eleito, Alessandro Correia,  para, mais uma vez (já é a 4a), exeercer a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Não á a toa que ele recebeu mais esse presente, esse reconhecimento, nessa sua trajetória profissional. Sabe, de cátredra, que dificuldades existem, todavia, , com abengação, barreiras podem ser transpostas.. Presente na abertura da jornada pedagógica 2017, ele falou sobre a importância do evento e sobe ações de sua pasta. Imagens, Felipe mascarenhas. Entrevista, edição e fotos, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARCOS CÓ, vereador reeleito, já no seu 6o. mandato. Ele que, em que pese ter sido eleito na conjuntura que, a partir de janeiro, é da oposição, em entrevista exclusiva à Tvsaj, foi taxativo aodize que tudo que for de interesse do município, contará com seu apoio e que, dentro do possível, contribuirá para o sucesso da dupla ROGÉRIO ANDRADE/DALVA MERCÊS que, a partir de 1o. de janeiro, estará comandando o município de S.A.JESUS. Nessa entrevista, elenca realizações,seja na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, seja na egrégia casa legislativa onde, dentre as ações importantes, adquiriou 08 novos veículos para servir a população, através dos seus representantes na egrégia casa. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA DO BENFICA, vereadora e que, a partir de 1o. de janeiro, comandará os trabalhos a frente de sua pasta, a SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO, na gestão ROGÉRIO ANDRADE-DALVA MERCÊS, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, em entrevista exclusiva, concedida à Tvsaj, discorreu sobre diversos assuntos, dentre eles, o que julgou como determinante a escolha, pela população da chapa em epigrafe, bem como toda uma experiência que lhe é inerente nessa área de agricultura será fundamental para que o trabalho possa ser coroado de êxito. Ela que, também tece considerações sobre a necessidade de estabelecimento de parcerias, em esforços conjuntos em prol do sucesso da administra;ão como um todo.

Fátima, integrante do chamado "quinteto violado", na gestão Rogério e Dalva, integrado por por cinco (desculpem a redundância) mulheres, como o faz todos os anos, reuniu amigos para, no último domingo, participarem de uma confreternização, oportunidade em que, além de promover agradecimentos a Deus e a todos que comungam com seus ideais, na convição de que esse novo ano por se iniciar, será coroado de realizações. Imagens,entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). CONFIRA. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HÉLIO DE AGUIAR, com passagem pelo SAM e SUDIC, é o nome indicado pelo prefeito eleito Rogério Andrade para dirigir a psta da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente em S.A.Jesus. Segundo ele, tudo fará para dar impulso à economia local. Imagens, entrevista edição fotos, Antonio Mascarenhas (wwwtvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DIMPINO, produtor rural, cacaicultor em Ubaíra, Vale do Jiquiriça-BA, reide já há alguns anos, no clube dos 100, em S.A.Jesus, onde mantém uma horta vertical, alimentada por um sistema de irrigação artesanal de gotejamento. Egresso de Itabuna-BA, Dimpino veio para Santo Antonio de Jesus com sua esposa e, em aqui chegando, sempre procurou estar inserido em acontecimentos que tivessem por escopo o desenvolvimento da agricultura familiar.

Entusiasta no que concerne a uma agricultura, deveras produtiva, ele é um dos defensores do cultivo de produtos orgânicos. 
Assevera que a ingestão de alimentos que não sejam contaminados por agrotóxicos contribuem de forma significativa para uma vida mais longa. Convidados para comparecermos em sua casa para verificação, "in loco" desse seu cultivo domiciliar, ouvimos deles os procedimentos que ali desenvolve. Aproveitando o ensejo, questionamos sobre a diferença entre irrigação por gotejamento e hidroponia.
É a Tvsaj apoiando iniciativas que tenham por fito o empreendedorismo, a saúde.

Alface, cebolinha, quentinho, couve, cebola, alface, manga, pimenta, morango,plantas medicinais e, até, espécie de cacau são cultivados por Dimpino que, além de confeccionar seus equipamentos (adquire válvulas, tubos, válvulas, tubete, etc), realiza controle de densidade pluviométrica. Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOSÉ CARLOS TONETO, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, recebeu, na manhã dessa terça-feira, na sede de sua pasta,produtores de flores e viveiristas, em suas cadeias produtivas. oportunidade em que discutiram acerca de produção e comercialização desse importante segmento agrícola no município e região. E, na oportunidade, em entrevista exclusiva à TVSAJ, destacou a importância da criação de câmaras setoriais, tendo por escopo congregar o segmento. Assevera que um dos maiores problemas do município e a evasão de divisas, no momento em que há prioriação na compra de prudutos egressos de outras regiões. No ensejo, falou, também, acerca da comercialização de flores por parte da Holambra, anualmente, no município. Imagens, edição Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

No segundo bloco do debate realizado na última quinta-feira, 15, pela Rádio Clube AM/Infosaj, em S.A.Jesus,  todos candidatos foram convidados a responder ao questionamento do representante da imprensa, no evento (Antonio Mascarenhas): "Candidato...!. "Em se consolidando" a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, pelo Sistema Viário Oeste, abrir-se-á um importante "corredor econômico". Como o futuro gestor de S.A. de Jesus deverá se posicionar para atender demandas, "também", de infraestrutura e turismo? ANTONIO MASCARENHAS-TVSAJ." 

Quanto a esse questionamento,  fizemo-lo, no intuito de mostrar aos eleitores qual ou quais dos postulantes ao executivo municipal que está preparado para, verdadeiramente, representar uma cidade de 100.000 habitantes e que, necessariamente, precisa de um gestor com visão empreendedorística. Para tanto, inserimos, na pergunta uma  "pegadinha"  através da conjunção aditiva "TAMBÉM".

Queríamos, naturalmente, ver até que ponto, o candidato poderia "enxergar" que, além da necessidade de investimento em infraestrutura e turismo, far-se-ia necessário planejamento no que concerne às demandas de MORADIA, SOCIAL, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE,  MOBILIDADE, etc).  Verifique,  através das falas, se algum ou alguns saíram ou não pela tangente, ao não perceber (em) a "pegadinha" do "TAMBÉM". A pergunta foi feita no "condicional" (Em se consolidando...". Se a ponte vai ou não ser construída, é outra história. OBS: Pedimos desculpas pelo áudio (captado do som ambiente).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

WELLINGTON SENA (PSD-55) X CLOVIS PENINE (PCdoB 65), externizam seus projetos com relação à AGRICULTURA no município, em debate promovido pela MUNIZ FM, na noite dessa sexta-feira, 16, em MUNIZ FERREIRA-BA.Debate mediado pelo radialista Junão.  Imagens, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

RERANÇA DE CONFLITOSIrmão gêmeo comete homicídio em Zona Rural de Santo Antonio de Jesus. Atitude comportamental que teve como estopim conflito gerado a partir de desavença no que concerne à partilha de bens, decorrente de herança. Essa foi a temática escolhida para que nós, Antonio Mascarenhas, Julio Mascarenhas e Antonia Dias, enquanto alunos do Curso de Produção de Roteiro e Vídeo, ministrado pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento, no IFBA, desse município, pudéssemos trazer à baila uma situação que, infelizmente, persiste no país e que possa suscitar reflexões. 

A filmagem ocorreu na Fazenda Tabocal, de propriedade do Sr. Lino ( pai de Antonia Dias), nesse domingo, 26. O objetivo maior era realizar um trabalho utilizando técnicas de planos, enquadramentos. Utilizamos os "atores" BRUNO MASCARENHAS, interpretando dois personagens (Francisco e Vitorino), e o Sr. ZÉ ANDRADE ( no papel do caseiro Sinézio). Nenhum dos dois já tinha passado pela experiência de interpretação.

Logo após a conclusão dos trabalhos, fomos contemplados com iguarias culinárias preparadas pela genitora de Antonia Dias que, além de contribuir para a direção do filme, foi anfitriã, ao lado dos familiares e amigos que lá se encontravam e que contribuíram bastante para que o trabalho fosse eivado de êxito. O prozo de 3 a 4 minutos concedido foi pouco todavia, acreditamos, deu para passar uma mensagem. Imagens e edição, Julio Mascarenhas. Direção, Antonio Mascarenhas e Antonia.

 

Vídeos | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JOSÉ CARLOS TONETO, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município de Santo Antonio de Jesus-BA, em entrevista à Tvsaj, discorre sobre realizações de sua pasta e impactos decorrentes de uma eventual construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, por conta do SVO (Sistema Viário Oeste) que está sendo objetivo de estudos por parte do governo Rui Costa.

E nesse bate-papo, Toneto, fala de sua participação, representando o prefeito, no evento realizado em Nazaré das Farinhas, em que gestores da região assistiram a apresentação dos estudos até então realizados, inerentes a esse projeto de infraestrutura. Segundo ele, além dos atuais, os futuros gestores já devem ir preparando seus municípios para enfrentamento de situações que, se não tratadas a contento e, de forma tempestiva, poderão deixar os municípios em maus lençóis.

Além disso, ele elenca realizações de sua pasta nas áreas em que atua, dentre elas, as medidas para contenção da poluição sonora, em estabelecimentos comerciais (principalmente), a prevenção quanto aos dejetos líquidos (principalmente óleo) oriundos de lava-jatos e oficinas, além de reportar-se aos procedimentos que possam estar sendo tomados pela administração no que tange ao aterro sanitário que, diga-se de passagem, está em processo de exaustão. Imagens, entrevista, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ERIVALDO JUNIOR, Secretário de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, em entrevista exclusiva à Tvsaj, diz como recebeu o convite da administração para dar continuidade aos trabalhos até então realizados pelo seu titular Marcos Có que retornou à Câmara, já que tenciona disputar as eleições em outubro próximo. E, nessa conversa, Júnior discorre sobre andamento das obras no Galpão de carnes e Vísceras.

Reporta-se, ainda, sobre os procedimentos ate então tomados no que tange a estacionamento, limpeza e higienização, carga e descarga, etc. Tece considerações, também, sobre questões de segurança, reformas de barracas, tarifas e estabelecimento de parcerias, dentre elas com a Secretaria de Saúde, no que concerne à participação da vigilância sanitária na feira livre.

Faz referência, também, aos procedimentos com relação aos diversos galpões, dentre eles, o de confecções e sobre a importância da participação de feirantes de outros municípios, bem como o que está sendo feito em prol do homem do campo. Imagens, entrevista, edição e fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

COITÉvice-prefeito, três mandatos como vereador e pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro, nesse município, prestigiou, nesse domingo, 03, no Praia Hotel Salinas, em Salinas da Margarida, o aniversário do empresário Nego da Comercial Coroa e filho do também empresário e ex-prefeito Wilson Pedreira. E Coité, em entrevista à Tvsaj, além de enaltecer as figuras de Nego e Wilson Pedreira, falou sobre problemas reinantes em Vera Cruz, dentre os quais, segundo ele, os relacionados à limpeza pública e segurança.

Indagado sobre a incumbência que recai diante do atual e do futuro gestor do município, em caso de construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, integrante do Projeto SVO (Sistema Viário Oeste), ele foi enfático ao dizer que, antes da eclosão do projeto seu município precisa de várias e tempestivas intervenções, de maneira que os impactos não possam agravar situações atualmente existentes. Muito bem colocado nas pesquisas de intenção de voto, Coité, em se consolidando sua candidatura, com certeza, sai com bastante "musculatura" no pleito eleitoral que irá definir o novo chefe do executivo em Vera Cruz. CONFIRA. Imagens, entrevista, edição e fotos, Antonio Mascarenhas.

Vídeos | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

VALTINHO LAGO,ex-prefeito municipal de Varzedo e pré-candidato nas eleições de outubro ao executivo local, participou das cerimônias alusivas à chegada de tubulação e tanque para o sistema de fornecimento de água encanada às comunidades rurais de Pindoba, Fortaleza e Sururu, num evento que contou com participação do atual prefeito Radaman barreto, o vice-governador João Leão, os deputados federais (Cacá Leão e Carleto) e o estadual Robinho,Thiago Nogueira (Presidente da Associação de Pequenos Produtores de tabuleiro).

Também presentes  Alan Andrade (prefeito de Brejões, acompanhado dos vereadores Jorge de sales, Giliarde, Rodrigo da Saúde e Gilvandro do Gás); vereadores de Varzedo Antonio de Darino, Nal de Belo e Neto de Eurides; secretários municipais de Varzedo, Manoel, Anaildes, Fabinho, Ana Maria, Márcia Goretti; vereadores desse município e Brejões. Fotos, imagens, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADEdeputado estadual pelo PSD, deu inicio, na manhã desse domingo, 03, à implantação do sistema de abastecimento de água da comunidade de Riacho Dantas que deverá contemplar 80 residências e cerca de 400 pessoas diretamente, atendendo, assim, a um antigo pleito dos moradores que sonhavam dispor do precioso liquido, tratado e com maior comodidade.

Fazendo parte da comitiva, Djalma Cerqueira (engenheiro da CERB, responsável pela obra), o vice-prefeito Faustino Cunha, o ex-prefeito Álvaro Bessa (ex-prefeito, morador da localidade e doador de uma área para instalação de equipamento pertinente à obra), vereadores Tom, Bino, Dema, Sgt. Vinicius, Gilson Bastos e Cristiano Sena; presidentes de associações rurais e urbanas, outras lideranças e produtores da comunidade.

Nessa entrevista o parlamentar que é pré-candidato a prefeito no município, discorre sobre a importância desse empreendimento e, aproveitando o ensejo, tece considerações sore a atual administração municipal, além de reportar-se a, segundo ele, grave irregularidade que está acontecendo no seio da administração, no tocante a débitos que estariam fora de provisionamento, de conformidade com o que preconiza a legislação vigente. CONFIRA. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas. Mais fotos em LEIA MAIS

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ÁLVARO BESSA, ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus, em duas oportunidades, foi uma das personalidades que prestigiaram, nesse domingo, 03, a cerimônia que deflagrou o inicio da obra do sistema de água na comunidade de Riacho Dantas, protagonizada pelo Deputado Rogerio Andrade que, postulando governo Rui Costa,  conseguiu que, através da CERB, esse antigo intento da comunidade pudesse ser materializado. Confira. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALBINO MARTINS, vereador no 7o. mandato, prestigiou a solenidade de implantação do serviço de abastecimento de água na comunidade rural de Riacho Dantas, em Santo Antonio de Jesus, numa iniciativa que contou com apoio do Deputado Rogério Andrade junto ao governo do Estado. Em entrevista à Tvsaj, o edil parabeniza a todos e, em especial, o parlamentar que, diga-se de passagem está muito bem cotado à sucessão municipal. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual pelo PSD, ao lago de sua comitiva, deflagou, na manhã desse domingo, 03, na Riacho Dantas, em S.A.Jesus, as obras inerentes à instalação do sistema de abastecimento de água nessa comunidade, em atendimento de cerca de 80 famílias (cerca de 400 pessoas diretamente beneficiadas) que, de há muito, desejavam a concretização de um antigo sonho. Ações que serão realizadas por parte da CERB (vinculada ao governo do Estado).

Na oportunidade o parlamentar destacou o empenho do vereador Albino Martins e o apoio dado pelo ex-prefeito Álvaro Bessa, a partir do momento em que doa áreas de sua propriedade para instalação de equipamentos pertinentes a esse empreendimento. Evento que, além do deputado e ex-prefeito e vereador, contou com participação do atual vice-prefeito Faustino Cunha, vereadores Tom, Cristiano Sena, Sgt. Vinícius, Dema do Leite, Djalma Cerqueira (engenheiro do CERB e responsável pela obra), presidentes de associações comunitárias rurais e urbanas e outras personalidades.

Em seu pronunciamento, Rogério reportou-se a toda essa luta e a importância para atender à demanda da localidade. E, aproveitando o ensejo, trouxe à baila, situações que, segundo ele, colocam em risco a governabilidade do município para os próximos anos, adiantando que uma equipe deverá estar se inteirando da situação para a adoção de providências cabíveis.

  

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Propalou-se, em Santo Antonio de Jesus, que a ex-vereadora, ex-vice-prefeita, ex-Secretária de Ação Social, Dalva Mercês, detentora de mais de 22.000 votos na última eleição, quando foi candidata ao executivo nesse município, poderia (e seria um direito legitimo), candidatar-se a prefeita nas eleições de outubro próximo, materializando, assim, o que se configuraria como "terceira via", em meio à polarização "Jacu-Beijaflor". Obviamente que a política local não se restringe, apenas nessa dicotomia, nessa polarização, mesmo porque a politica ideologica deve estar acima da partidária. A população caminha nessa direção, ou seja, de votar em nomes que estejam sintonizados, verdadeiramente,  com o desenvolvimento. 

Contradizendo esse, que para muitos, seria mais um "balão"nas hostes políticas locais, a vereadora Fátima do Benfica, presente na cerimônia que deflagrou, na manhã desse domingo, 03, o sistema de abastecimento de água na comunidade do Riachão, capitaneada pelo Deputado Rogério Andrade que, junto ao governo Rui Costa, consolidou o antigo pleito emanado dessa comunidade, a edil justificou a ausência de Dalvinha nessa oportunidade, por outro lado, asseverou que a mesma faz parte desse novo projeto do Deputado Rogério Andrade que, diga-se de passagem, conforme demonstram pesquisas, muito bem cotado à sucessão municipal.


Enquete


PodCast