Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Documentários

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

UM TRABALHO A SER BATIDO NA REGIÃO E, (QUIÇA?), NA BAHIA 

DOMINGAS DA PAIXÃOex-prefeita (PT), em duas gestões, no município de GOVERNADOR MANGABEIRA, Recôncavo Baiano. Conseguiu não apenas equipar escolas mas, alem disso, dentro do possível, valorizar os profissionais de ensino num trabalho que contou com a brilhante participação da Secretária Maria das Graças "Gal", hoje, eleita vereadora. Um trabalho que também se estendeu à área de saúde, tendo construído a melhor área com equipamentos de ginástica a céu aberto.

E por que Domingas conseguiu desenvolver, em seu município, o melhor trabalho na área de educação, em todo o recôncavo baiano e, quiçá, entre centenas de municípios em todo o Estado. Qual a receita e o que a motivou para perseguir esse intento de propiciar educação e saúde de qualidade a sua gente? Só aqueles que visitarem Governador mangabeira ou que possam ver esse vídeo vão poder testemunhar. Um trabalho que, com certeza, esperamos e torcemos para que que tenha continuidade através do novo gestor Marcelo e que outros municípios possam se espelhar, também.

Negra, pobre, empregada doméstica, fatores que, infelizmente, para muitos, poderiam levar determinadas pessoas a deixar de lutarem contra o preconceito. Longe disso, provou que a tez atraia a luz que a iluminou em suas ideias construtivistas e saiu em busca de um lugar ao sol. Candidata a vereadora, foi eleita e, em seguida enfrentou seu patrão na disputa pelo executivo municipal. Eleita prefeita, novamente derrotou seu ex-patrão.  Vejam a qualidade do material utlizado nas escolas e equipamentos de saúde.Material a nível de escolas particulares de ponta. Reputamos, é um trabalho a ser "batido" em toda região. Convidados para checar de perto, esse meritório trabalho, Vídeo reduzido para uma hora de apresentação. Gazzeta do Recôncavo e Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas). Foto 1, divulgação. É a Tvsaj na mais ampla cobertura de TVWEB, na região. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

CORAÇÕES SEM DONO é um curta metragem realizado pelos alunos Karusa, Maiara e Marlene, na esfera de documentário, retratando a situação de cães em Santo Antonio de Jesus. É fruto do aprendizado auferido no Curso de Prodoução de Roteiro e Vídeo para Curta Metragem proferido pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento, IFBA, Santo Antonio de Jesus. 

Vídeos | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DR. MAURO DIASrenomado oftalmologista, atuando na Clínica Oftalmo Sensorial, em Santo Antonio de Jesus e Amargosa, em entrevista exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre benefícios do uso de lentes de contato, uma das vertentes para correções visuais e, por extensão, possibilidade de mais conforto e estética aos seus usuários. Segundo ele, as lentes não apenas substituem óculos, mas oferecem possibilidade de correções de ametropias. Em algumas situações, o uso de lentes de contato é obrigatório, principalmente em casos de ametropia (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) ou anisotropia (diferença de graus acentuada nos olhos) ou os pacientes detentores ceratocone (doença em que a córnea fica meio torta)

Reporta-se à importância do uso de lentes no que concerne à auto-estima dos pacientes. Segundo ele, as pessoas se sentem mais felizes  no momneto em que não usam óculos. Assevera que hoje, existem vários tipos de lentes de contato. Frisa a  grande busca da indústria oftalmológica em torno do desenvolvimento de produtos que propiciassem maior oxigenação da córnea. Para tanto, o desenvolvimento de lentes gelatinosas. A qualidade das lentes e a intensidade de uso é preponderante para melhor oxigenação da córnea, sem prejuízo para os olhos.

Os pacientes que se utilizam de lentes de contato têm que ser bem orientados. Recomenda que, em que pese lentes de grande capacidade de oxigenação, as pessoas não procurem dormir com elas, mesmo porque, em que pese a qualidade desses instrumentos, sempre há redução de oxigenação e, a longo prazo, pode prejudicar a córnea. Além disso, é imperiosa a necessidade de higienização. As lentes de silicone-hidrogel são as mais indicadas, todavia, ele recomenda que pacientes possam retirá-las antes de dormirem.

Argumenta que o uso indiscrimando de lentes, adquiridas, inclusive, em camelôs, podem levar as pessoas a casos de cegueira. Úlceras perfuradas podem provocar infecções que atingirão o fundo dos olhos e por extensão, o cérebro. Para cada tipo de paciente, receitas específicas em que indicam graus, curvatura, etc. Entrevista, Antonio Mascarenhas. Imagens e edição, Julio Mascarenhas

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DÉBORA ALMEIDA, cantora góspel, desde criança, aos oito anos,  já exercitava toda uma refiinada musicalidade, em suas apresentações na igreja em que congrega, em S.A.JESUS. Fâ da renomada cantora Fernanda Brum, em que pese toda uma influência, procura impregnar suas apresentações com o "tempero" próprio de artistas que, deveras, procuram um lugar ao sol. Mãe, esposa e, agora, cantora, ela se prepara para o lançamento do primeiro  CD.

Assevera que a honestidade, caráter, amor a Deus e  ao próximo, são posturas que a norteiam nessa caminhada. A escolha da música góspel, segundo ela, foi um propósito de Deus. Em entrevista exclusiva à TVsaj, na praça da Urbis 1, em S.A.Jesus, ela fala de sua trajetória no meio musical e, aproveitando o ensejo, divulga celular para contato: 75-98133-3400. Imagens, fotos, edição e entrevista, Júlio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARIZETE BISPO DOS SANTOS, moradora do Conjunto Residencial Zilda Arns, do Projeto Minha Casa Minha Vida, em Santo Antonio de Jesus, vem passando por sérias dificuldades e pede ajuda. Ajuda financeira e/ou através da doação de alimentos, por parte de empresas, amigos e instituições que possam, pelo menos minorar a difícil situação que vem enfrentando. 

Grávida, sem alimentos, sem água, sem energia, sem botijão de gás,porta quebrada, sem pia para lavagem de roupas,  com outros três filhos a criar, vem contando, apenas, com a ajuda de uma vizinha. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, externiza a situação de vulnerabilidade social que vem sendo vivenciada. Situações como essa acontecem no municipio, no Estado e, porque não dizer, em diversos rincões do país. Mas não é por isso que temos que fechar os olhos. 

Seria de bom alvitre que empresas, instituições e, até mesmo populares, pudessem, de alguma maneira, ajudá-la. Para outras informações, contato através de Júlio Macarenhas, autor da reportagem (75-8834-0085) ou diretamente com a interessada.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

I EXPANDE GRAFITE, realizado na comunidade da Urbis 1 e Colégio Luiz Viana Filho,em Santo Antonio de Jesus, propiciou a artistas  locais, de Feira de Santana, Salvador, Amargosa, Rio de Janeiro, enfim de diversas localidades, mostrar a pujança de uma arte que, latente, precisa ser desabrochada Jovens ávidos a deixar eclodir toda uma criatividade. Artistas e populares externizam considerações sobre a grandiosidade do evento, mostrando a diferença entre grafite e pichação. 

Diferente de "pichações", essas manifestações vêm efetuando trabalhos em muros, fachadas residenciais, comerciais, etc., Nesse evento, também, belas apresentações de rip rop e rap através de outros artistas locais, dentre eles, Val Rap e Mano Z. Imagens, edição Júlio Mascarenhas presidente da Associação de Moradores)  Dona Gildete Mascarenhas, homenageada, 90 anos, fala sobre o evento. Apoio de empresas locais, Associação de Moradores da Urbis 1, Colégio Luiz Viana e Tvsaj.com.br. 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

I EXPANDE GRAFITE, realizado na comunidade da Urbis 1 e Colégio Luiz Viana Filho, em Santo Antonio de Jesus-BA, propiciou a artistas locais, de Feira de Santana, Salvador, Amargosa, Rio de Janeiro, enfim de diversas localidades, mostrar a pujança de uma arte que, latente, precisa ser desabrochada Jovens ávidos a deixar eclodir toda uma criatividade. Artistas e populares externizam considerações sobre a grandiosidade do evento, mostrando a diferença entre grafite e pichação. Diferente de "pichações", essas manifestações vêm efetuando trabalhos em muros, fachadas residenciais, comerciais, etc., Nesse evento, também, belas apresentações de rip rop e rap através de outros artistas locais, dentre eles, Val Rap e Mano Z. Imagens, edição Júlio Mascarenhas presidente da Associação de Moradores)  Apoio de empresas locais, Associação de Moradores da Urbis 1, Colégio Luiz Viana e Tvsaj.com.br. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

A Rede Globo de televisão, através de reportagem efetuada por José Raimundo, visitou a Feira de Caxixi em Nazaré, para mostrar para todo o Brasil e todo o mundo, a pujnaça desse evento que se desenvolve no município há três séculos e que tem por escopo expor e vender produtos fabricados em Maragogipinho (Aratuípe) e que traz, no seu bojo todo o esplendor da arte e cultura que brota de pessoas simples, saciando desejos de turistas egressos de diversos rincões do país.


Enquete


PodCast