Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Produções-Curtas

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A parábola transcrita por uma folha seca a cair, pode ser transformada em arte. Toda e qualquer forma, quando vista em ângulos diferentes, também pode caracterizar uma manifestação artística. A arte não está restrita, apenas, aos quadros pintados por grandes artístas, ou nos lances protagonizados por Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, e cia. A arte está presente na confecção de caxixis fabricados em Aratuípe, nas peças produzidas por bordadeiras da Quinta do Artesananto em S.A.Jesus e em diversas vertentes na Bahia, no Brasil e no mundo inteiro. 

Mas a arte pode ser, também, materializada, por qualquer um de nós, no momento em que descortinamos nosssos olhares. Mais do que "ver", no dia a dia, devemos "enxergar". E, nesse olhar aguçado, podemos ver muito mais do que aquilo que se nos apresenta. A grande sacada está na façanha de darmos asas à imaginação. Quebrar paradigmas, esboçar olhares diferenciados sobre as coisas e, principalmente, sobre as pessoas, é o que se espera no seio de uma sociedade que, a cada dia, se enclausura na ditadura do pensamento. 

Ter esse olhar artístico, é o mesmo que a proposição de, ao invés de se ver, que se procure enxergar, no próximo, as virtudes. É imperativo que procuremos nos despir das vaidades para, à luz da raínha das virtudes (a humildade), possamos, literalmente, enxergar um palmo diante dos nossos narizes. Mas, falando em arte, na noite dessa terça, verificando, de longe, um objeto sobre a geladeira (vi a imagem de uma mulher). Peguei a máquina e fiz algumas fotos, com iluminação e em silhueta (tranformando-se num experimento fotográfico). Acabei transformando num vídeo. Faço uma homenagem ao saudoso Luiz Melodia e aos professores e colegas do Curso de Produção de Vídeo e Edição para Curta metragem, realizado pelo IFBA, no ano passado. Imagens, fotos, edição, Antonio Mascarenhas. Veja nosso primeiro CURTA METRAGEM, em LEIA MAIS

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HERANÇA DE CONFLITO: 
Produção alunos ANTONIO MASCARENHAS, JÚLIO MASCARENHAS e ANTONIA DIAS.
Curta metragem através do Curso de Produção Roteiro e Vídeo para Curta Metragem, protagonizado pelo IFBA de S.A.Jesus, ministrado pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento.
Atores BRUNO MASCARENHAS (personagens Francisco e Vitorino) e ZÉ ANDRADE (personagem Sinésio). Gravação na manhã do dia 26.07.16 (domingo), na Faz. Tabocal (do Sr. Lino), em S.A.Jesus-BA. O filme retrata a chegada de um irmão gêmeo, egresso de Salvador-BA, no intuito de discutir a questão da herança. O objetivo do trabalho é mostrar "técnicas de enquadramento". Para ilustrar, colocamos cena com efeito especial ("perfuração" no veiculo, decorrente do tiro de espingarda), bem como colocamos o mesmo personagem, em dois papeis, na mesma cena. Fizemos o filme em menos de 40 minutos, graças ao planejamento.Utilizando, apenas, uma câmera e dois personagens. Duração do filme, 4:06 minutos.  Depois, tomamos umas cervejinhas e degustamos um saboroso almoço. Foi uma experiência gratificante.Estamos recapitulando a publicaçãol porque o IFBA vai promover novo curso, nesse direcionamento.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

TAU TOURINHO, ator, produtor, cursando cinema através da UFRB, em Cachoeira-BA e já com grande produção na área cultural, com participação na Novela Velho Chico, da rede Globo, a convite do coordenador Pedro Artur e do instrutor Nadson, do IFBA, compareceu, na manhã da última quarta-feira a essa instituição onde proferiu uma palestra em que versou sobre sua trajetória cultural e, em especial, nas hostes cinematográficas, aos alunos do curso de Produção de Roteiro e Edição para Curta-Metragem, oferecido por essa instituição, em S.A.JESUS.

Pedro,  por sua vez,  teceu considerações sobre essa importante visita.Egresso de Ilhéus, ele tem participado de diversas produções na área de cinema. Nesse curso, vem procurando transmitir aos alunos conhecimentos que vem angariando no dia a dia, seja no "front", ou seja, nos sets de gravações, seja através de cursos e outros aprendizados. Vem contando com todo apoio de Edna, Diretora do IFBA para que esse trabalho possa ser logrado de êxito.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

RERANÇA DE CONFLITOSIrmão gêmeo comete homicídio em Zona Rural de Santo Antonio de Jesus. Atitude comportamental que teve como estopim conflito gerado a partir de desavença no que concerne à partilha de bens, decorrente de herança. Essa foi a temática escolhida para que nós, Antonio Mascarenhas, Julio Mascarenhas e Antonia Dias, enquanto alunos do Curso de Produção de Roteiro e Vídeo, ministrado pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento, no IFBA, desse município, pudéssemos trazer à baila uma situação que, infelizmente, persiste no país e que possa suscitar reflexões. 

A filmagem ocorreu na Fazenda Tabocal, de propriedade do Sr. Lino ( pai de Antonia Dias), nesse domingo, 26. O objetivo maior era realizar um trabalho utilizando técnicas de planos, enquadramentos. Utilizamos os "atores" BRUNO MASCARENHAS, interpretando dois personagens (Francisco e Vitorino), e o Sr. ZÉ ANDRADE ( no papel do caseiro Sinézio). Nenhum dos dois já tinha passado pela experiência de interpretação.

Logo após a conclusão dos trabalhos, fomos contemplados com iguarias culinárias preparadas pela genitora de Antonia Dias que, além de contribuir para a direção do filme, foi anfitriã, ao lado dos familiares e amigos que lá se encontravam e que contribuíram bastante para que o trabalho fosse eivado de êxito. O prozo de 3 a 4 minutos concedido foi pouco todavia, acreditamos, deu para passar uma mensagem. Imagens e edição, Julio Mascarenhas. Direção, Antonio Mascarenhas e Antonia.

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

DEPOIS DAS SEIS, é o curta metragem produzido pelos alunos Ezival, João e Genival Couto, a patir dos conhecimentos que foram absorvidos do curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Cuta metragem, ministrado pelo professor Pedro artur de Melo Nascimento, ministrado no IFBA-S.A.Jesus-BA

Vídeos | postado por: Mascarenhas

O REAGIR DA MORTE, curta metragem produzido pelos alunos Jhefferson Santos, Uanderson, como primeiro experimento a partir dos conhecimentos angariados a partir dos ensinamentos ministrados pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento, inerente ao Curso de Produção de Roteiro e Vídeo para curta metragem, ministrado no IFBA. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

TENTATIVA DE ROUBO  é o curta metragem produzido por alunos Fabiane e Edson e que brotou a partir dos conhecimentos adquiridos através do Curso de Produção de Roteiro e Vídeo para Curta Metragem, realizado pelo IFBA de S.A.Jesus e que teve em Pedro Artur de Melo Nascimento, seus instrutor. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

CORAÇÕES SEM DONO é um curta metragem realizado pelos alunos Karusa, Maiara e Marlene, na esfera de documentário, retratando a situação de cães em Santo Antonio de Jesus. É fruto do aprendizado auferido no Curso de Prodoução de Roteiro e Vídeo para Curta Metragem proferido pelo professor Pedro Artur de Melo Nascimento, IFBA, Santo Antonio de Jesus. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Fanfarra FANALCB e  escolas, da rede estadual e municipal, abrilhantaram o desfile cívico  de 7 de setembro em Brejões (sede), num evento organizado pela Secretaria de Educação. Imagens, Felipe Scavello. Edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Vídeo 1.2

 


Enquete


PodCast