Cidades


Notícias



Colunistas


Vídeos

Comportamento

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA CARVALHO, atriz, coreógrafa, produtora cultural, orientadora social, ex-conselheira tutelar, diretora de organizações não-governamentais, foi convidada, mais uma vez, para apresentar-se em eventos protagonizados pelo SEBRAE, em Santo Antonio de Jesus. No ultimo dia 03, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, nessa cidade, oportunidade em que, antecedendo a palestra proferida pelo renomado  professor, Dr. Clóvis de Barros Filho, fez uma apresentação tendo por pano de fundo despertar, em meio aos presentes, à imperiosa necessidade de busca de identidade. 

Nessa entrevista exclusiva à Tvsaj, ela diz sobre o que foi preponderante para a construção da personagem e porque, de última hora, teve que dar uma "guinada" em sua apresentação, em face da reação de algumas pessoas que, simplesmente, se esquivavam em ver suas próprias imagens no  espelho. Diante dessa postura, ela teve que buscar uma outra alternativa em  sua abordagem. Diante disso tudo fica a lição para todos nós, seja como pessoas físicas, seja como empresários, no intuito de valorizarmos nossas identidades, nossas logomarcas no seio  da sociedade. Esse desprendimento, esse estreitamento é essencial para que louros sejam alcançados em nossas investidas. Temos que nos aceitar em busca de novos desafios. Imagens, entrevista, edição e fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre as personalidades que participaram do Programa Especial da Rádio Clube FM, na tarde da última sexta-feira, 28, direto da comunidade do Tabocal, o vereador CAO DE DODÔ, ÍNDIO KANU e o produtor rural JOAQUIM RODRIGUES. Conduzido pelo radialista Gildásio Cavalcante, o programa promoveu debate acerca de temáticas alusivas ao homem do campo, vindo à tona questões inerentes à preservação dos recursos naturais, produtividade e relacionadas aos indígenas. Imagens, edição, Antonio Mascarenhas. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ANA MARIA (Flor de Liz, em Varzedo), MARI (Shalon Fardamentos, S.A.Jesus) e BETY (Bety Vest, S.A.Jesus), paticiparam do evento "Branding e Posicionamento de Mercado: Definições e Estratégias" , em oficina conduzida por Aldir Parisi, renonado engenheiro com ênfase em têxtil e consultor empresarial, na noite dessa quarta-feira, 12, no auditório do Parati Hotel, centro, S.A.Jesus. E, na oportunidade, em entrevsitas exclusivas, tecerema opiniões a respeito do evento. Veja, também, videofotos. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

JAILSON PRAZERES, empresário, genitor da artista mirim Maria Luíza, autora de mais de 400 pinturas abstratas e qua já participou de algumas exposições no município, em que pese seus quatro aninos, em entrevista exclusiva à Tvsaj, discorreu sobre sua participação no leilão realizado nesse domingo, no ARCAP, Maria Preta, em S.A.Jesus, oportunidade em que acompanhou a arrematação de alguns dos quadros, cuja arrecadação foi canalizada à cirurgia oftalmológica de Ademário Costa.

Regozijado diante de toda exuberância artística que, no dia a dia, aflora a partir de sua filha, ele que, em que pese só efetuar vendas dessas obras a partir da realização da 2000a. pintura, afirma que, diante da causa nobre em prol de Ademário, resolveu, em consoância com a filha, efetuar a doação de alguas dessa preciosidades. Assevera que já realizou quatro vernissagens em S.A.jesus e que a 5a. será permanente na Trocou Veículos e a 6a. no SESC, também nesse município. Endereços eletrônicos: http://pinturasprazeres.wixsite.com; http://pinturasabstratas.blogspot.com.br/?m=o; http://pt-br.facebook.com/people/maria-luiza/100010971318407. Fotos, imagens, entrevsita, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DR. MARINO ALVES MARINHO, advogado e contador, atuando nas áreas jurídica, tributária e cível, nos municípios de Maracás, vitória da Conquista, Tanhaçu, Salvador e, agora, S.A. de Jesus, participou, na manhã dessa quarta-feira, 05, da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representando essa entidade, através da FETAG, num evento que tinha, segundo ele, por escopo, chancelar, ratificar medidas de cunho administrativo para o bom andamento dos trabalhos. Acontece que, por conta de toda uma confusão que acabou se consumando, com acusações desferidas por parte da maioria dos filiados (produtores rurais), em que pese aprovação de algumas medidas e desaprovação de outras, a Assembléia acabou sendo adiada. 

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Dr. Marino discorreu sobre a instauração de 05 processos que foram instaurados, sendo 04 contra diretores e 01 contra um dos membros do Conselho Fiscal e que existem mais 04, sendo 02 contra o tesoureiro e 02 contra outros diretores. Por conta disso tudo, a assembleia foi tumultuada, com acusações, principalmente, por parte da maioria dos filiados (produtores rurais) que compareceram. 

Questionado sobre a materialidade das provas, ou seja, se são relevantes, irrefutáveis, discorre que as acusações impostas são baseadas em provas documentáis e que há, tambem, provas testemunhais. E são, justamente essas acusações, que vêm criando esse clima de discórdia dentro do Sindicato.Discussões à parte, Torcemos, evidentemente, para que os ânimos sejam acalmados e que, à luz do entendimento, a entidade possa continuar exercendo suas funções em prol do homem do campo. Imagens, entrevista, edição e fotos, Antonio Mascarenhas.  Vejam mais fotos no link FOTOS, no topo do site. PS: PS. recebemos informações, na manhã dessa quinta-feira, de que logo após a Assembleia foi realizada uma reunião que acabou acalmando os ânimos, felizmente. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Banda NOBERTO CURVÊLO apresentou-se nesse domingo, 25, na terceria e última noite do São joão de Muniz Ferreira, fazendo com que o público presente participasse ativamente das festividades, em que pese as precipitações chuvosas. Noberto que resolveu seguir carreira solo após brilhante passagem pela Banda Cangaia de Jegue. Com estilo forró universitário, ele mostra porque fez tanto sucesso na sua antiga  banda e porque, em suas apresentações, sempre encontra públicos entusiasmados. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

 Vídeo 1.3

Vídeo 2.3

Vídeo 3.3

LUCIENE BARRETO FERNANDES SILVEIRA, presidente do INSTITUTO SÓCIO CULTURAL TENENTE BRENO, em entrevista exlcusiva à Tvsaj, discorre sobre a importância dessa entidade, a trajetória desde sua fundação e os própósitos que têm por escopo promover a inclusão social. Ela que tem recebido apoio de seu esposo, Carlos Silveira, mas que necessita de engajamento dos segmentos da população para que possam estender tentáculos às comunidades carentes, mesmo porque um trabalho dessa magnitude gera despesas. Projeto que perpassa o saudosismo e repousa na prestação de serviço de cunho social. 

O projeto nasceu por iniciativa de Luciene e Carlos Silveira logo após ao falecimento do saudoso filho Tenente Breno, policial militar que, infelizmente, teve sua vida ceifada num acidente de veículo. Breno, desde a época em que exercia sua profissão já demonstrava preocupação com a sociedade, sobretudo com as camadas mais carentes. Seu falecimento deixou, inexoravelmente, uma lacuna emprenchivel. Esse projeto tem por escopo, também, materializar seus sonhos. Imagens, entrevista, fotos, texto, Antonio Mascarenhas.

 

 

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ALDIR PARISI, arquiteto, engenheiro mecânico, especialista em modas, na área de fibras artificiais e sintéticas, marcou presença, na última quarta-eira, 26, no Hotel Parati, centro, em S.A.Jesus, oportunidade em que, no evento "ENCONTRO COM O ESPECIALISTA: MODA", proferiu palestra audiovisual com a temática "O Varejo de Moda Contemporâneo - Estratégias e Desafios", num evento protagonizado pelo SEBRAE de S.A.Jesus, através do programa SEBRAE-CONECTA.

E, na oportunidade, em entrevista exclusiva à TVsaj, mostrou a diferenciação entre varejo contemporâneo e varejo tradicional e até que ponto as redes sociais contribuem para a propagação de novas tendências na área de modas. Enfatizou, também, como os especialistas catalizam tendências, nesse segmento, a partir da eclosão, do seio da sociedade, dos costumes, e comportamentos.Imagens, entrevista, fotos, edição, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ANÍSIO PINHEIRO, procurador municipal, em entrevista ao Jornal Regional, teceu considerações sobre compras, supostamente irregulares, efetuadas na gestão municipal do ex-prefeito jorge Castellucci "Jorginho". Assevera que a gestão em epigrafe efetuou, através de processo licitatório, compra de equipamentos usados. Segundo ele, está ouvindo pessoas para robustecer seu parecer e que vai efetuar uma sindicância, à luz da cobrança do Ministério Publico. Afirma que atos, supostamente ilícitos, por parte da ex-gestão foram detectados pelo atual Secretário de Saúde que, por sua vez, levou o fato ao atual prefeito Willson Pedreira. Imagens, entrevista, Edy Lima (Jornal regional). Edição, Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCAARENHAS

MATOSO, em entevista ao Jornal Regional, teceu considerações elogiosas à atual administração municipal de Salinas da Margarida, capitaneada por Wilson Pedreira, todavia, não se furtou a desferir criticas à gestão anterior, sob a égide de Jorginho Castelluccci. Imagens e entrevista, Edy Lima (Jornal Regional. Edição, antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Banda XANDE DE PILARES,egressa do rio de Janeiro, apresentou-se no último sábado, na Feira de Caxixi, em Nazaré das Farinhas e, na oportunidade, mostrou porque o samba faz parte do néctar da música popular brasileira. veja trecho de sua apresentação, nesse evento organizado pela gestão municpial Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior. Imagens, felipe Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

UM TRABALHO A SER BATIDO NA REGIÃO E, (QUIÇA?), NA BAHIA 

DOMINGAS DA PAIXÃOex-prefeita (PT), em duas gestões, no município de GOVERNADOR MANGABEIRA, Recôncavo Baiano. Conseguiu não apenas equipar escolas mas, alem disso, dentro do possível, valorizar os profissionais de ensino num trabalho que contou com a brilhante participação da Secretária Maria das Graças "Gal", hoje, eleita vereadora. Um trabalho que também se estendeu à área de saúde, tendo construído a melhor área com equipamentos de ginástica a céu aberto.

E por que Domingas conseguiu desenvolver, em seu município, o melhor trabalho na área de educação, em todo o recôncavo baiano e, quiçá, entre centenas de municípios em todo o Estado. Qual a receita e o que a motivou para perseguir esse intento de propiciar educação e saúde de qualidade a sua gente? Só aqueles que visitarem Governador mangabeira ou que possam ver esse vídeo vão poder testemunhar. Um trabalho que, com certeza, esperamos e torcemos para que que tenha continuidade através do novo gestor Marcelo e que outros municípios possam se espelhar, também.

Negra, pobre, empregada doméstica, fatores que, infelizmente, para muitos, poderiam levar determinadas pessoas a deixar de lutarem contra o preconceito. Longe disso, provou que a tez atraia a luz que a iluminou em suas ideias construtivistas e saiu em busca de um lugar ao sol. Candidata a vereadora, foi eleita e, em seguida enfrentou seu patrão na disputa pelo executivo municipal. Eleita prefeita, novamente derrotou seu ex-patrão.  Vejam a qualidade do material utlizado nas escolas e equipamentos de saúde.Material a nível de escolas particulares de ponta. Reputamos, é um trabalho a ser "batido" em toda região. Convidados para checar de perto, esse meritório trabalho, Vídeo reduzido para uma hora de apresentação. Gazzeta do Recôncavo e Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas). Foto 1, divulgação. É a Tvsaj na mais ampla cobertura de TVWEB, na região. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Se o poder emana do povo e, em nome dele, deve ser exercido, de conformidade com o que preconiza a Constituição Federal, seria de bom alvitre que os governos assim o fizessem, de maneira que que a democracia pudesse ser exercitada a contento. Não é, infelizmente, o que acontece em nosso país, em todas as instâncias (federal, estadual e municipal), com exceções, evidentemente. Direitos trabalhistas angariados à custa de muita luta são, simplesmente, trucidados por parte daqueles que, em chegando ao poder, acham que podem, a qualquer custo, dizimar à luz de decretos e emendas constitucionais, nas devidas esferas, conquistas auferidas durante anos.

Felizmente, a democracia dá espaço à eclosão de ideias, de atitudes. Hoje o povo coloca no "trono", assim como de lá tira eventuais governantes que, intumescidos pelo "pseudo-poder", agem como se fossem detentores da verdade absoluta. Portanto faixas, cartazes, representantes de diversos segmentos da sociedade de S.A.Jesus e região foram às ruas para externar o grito "FORA TEMER" em face da tentativa de supressão de direitos previdenciários (PEC 287). Um governo que não apenas golpeou seus adversários e que, agora, tenta fazer o mesmo com a população brasileira. Fotos, iagens, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Deputado Federal Nélson Pelegrino marcou presença, na manhã dessa segunda-feira, 20, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, em apoio às manifestações por parte de diversos segmentos da sociedade do município e região, em protesto contra a não aprovação da PEC 287 que tem por escopo reforma na Previdência, num intento engendrado pela equipe do Governo Michel "Trump" Temer (PMDB) e que traz, no seu bojo, propostas que, simplesmente, soterram, dizimam conquistas trabalhistas na área previdenciária.

Pelegrino elenca consequências danosas diante de uma eventual aprovação dessa emenda constitucional e assevera que movimentos como esse, em nosso município, também contribuem para a eclosão de um levante em todos os rincões do país, suficiente para travar, desde o nascedouro, eventuais intenções de votos por parte de parlamentares e senadores. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Assim como vem acontecendo, todos os sábados, NANY BRUTAL, músico, faz uma análise dos principais fatos que acontecem nas redes sociais e no meio politico, em Santo Antonio de Jesus. Sem papa na língua, ele deixa aflorar toda uma irreverência. Cabe a ele a escolha das temáticas a serem enfocadas. Nesse semana ele resolveu falar sobre a possibilidade de apresentação, por parte do vereador Cristiano Sena, de um projeto de lei municipal que versa sobre a questão do "não uso de capacete no perímetro urbano".

Projeto que, na verdade, morre no nascedouro, partindo do princípio de que essa questão é de competência da união. Segundo ele, o vereador tenciona levar a cabo esse projeto no intuito de minorar a ocorrência de violência praticada por determinados "motoqueiros" que, pelo fato de usarem capacetes, dificultam a identificação. Acontece que a obrigatoriedade do uso do capacete tem por finalidade evitar ou diminuir a ocorrência de traumas decorrentes de acidentes. E as estatísticas são alarmantes, nessa esfera.

Nany Brutal também aborda a polêmica mensagem que, segundo ele, foi enviada por parte do Secretário de Esportes Abel Caldas, através de rede social, a um de seus amigos, tachando o estádio do Vitória como "BARRALIXO" Abel que, posteriormente, chegou a pedir desculpas, arguindo de que, na verdade, tratou-se,de uma brincadeira. Uma situação que acabou ganhando conotação estadual, na medida que veículos de comunicações deram ênfase à questão. Finalizando, ele chega a referir-se a ação do vereador pastor Gérson por apresentar um projeto que tem por escopo favorecer transporte de universitários que se deslocam a outros municípios da região.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

NANY BRUTAL, músico, "rock metal man" é daqueles que não têm, literalmente, "papa na língua". Semanalmente está esboçando sua opinião sobre assuntos que, de certa forma, acabam "bombando" nas redes sociais. Escolheu a Tvsaj para externar suas opiniões, sempre com irreverência e doses de humor. E, nessa semana, tece comentários acerca da demissão da ex-primeira dama e ex-secretária de Assist6encia Social, Francinéia Silva, por parte do vereador Chispita, do cargo que passou a ocupar na egrégia casa legislativa municipal.  Nany também tece comentários acerca de suposta declaração pejorativa aos skatistas, por parte do produtor cultural Adão Andrade. CPNFIRA

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O que adiantaria um município efetuar uma bela abertura de Jornada Pedagógica e todo o desenrolar desse evento não fosse o envolvimento de todos profissionais que lidam na área educacional? Como buscar uma educação, deveras, de qualidade se não houver uma conjunção de esforços em torno de um mesmo objetivo. Tal qual aconteceu na apresentação de bailarinos, logo no início desse evento, na noite da última sexta-feira, 17, em Muniz Ferreira, a SINTONIA será de fundamental importância para que premissas sejam, mais que estabelecidas, materializadas. Com esse propósito é que a Secretaria de Educação, comandada pela sua titular LUZIA VIEIRA, na gestão WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE convidou essa dupla que encantou a todos com a performance na quadra onde se desenvolveu o evento. Cobertura exclusiva Tvsaj.com.br e Gazzeta do recôncavo. Imagens, Felipe Mascarenhas. Edição e fotos, Antonio mascarenhas (tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

NANY BRUTAL, músico, fundador do PEN, em S.A.Jesus, em entrevista exclusiva à Tvsaj, fla sobre conjuntura política em S.A.Jesus e, principalmente, sobre especulações em torno de nomes que possam preencher a lacuna deixada pelo prefeito Rogério Andrade junto à Assembleia legislativa Estadual. Tece considerações acerca de nomes como ROGERINHO, TOM, DALVA MERCÊS. Fala sobre insinuações de que poderá haver cisão no grupo ROGÉRIO -EUVALDO com relação ao nome que possa ser indicado.

Fala, também, do destino po;ítico de FRANCINEIA SILVA, ex-Secretária de Assistência Social, bem como das atuações da chegada de Marcos Có e Dr. Francisco, ao grupo capitaneado por Rogério Andrade, bem como o que se esperar de Fátima como Secretária de Agricultura e Abastecimento no município.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

MÁRCIO MARCÍLIO,  faixa marrom em jiu jitsu, defensor publico e conselheiro do Esporte Clube Bahia foi o responsável pela presença da renomada atleta TALITA MOREIRA, de renome internacional e que tem, em seu cartel, diversas vitórias em competições realizadas dentro e fora do país, na aula inaugural da turma feminina dessa modalidade esportiva, no último sábado, 21, no clube dos 100, em S.A.JESUS.

Márcio que, aficionado pelo Jiu Jitsu, empreende parceria com o mestre Cloves Botelho, no que concerne a fifusão dessa modalidade esportiva no município, região e, porque não dizer, em diversos rincões da Bahia. Coube a Antonio Caetano a formulação do convite para que a Tvsaj pudesse efetuar cobertura desse evento. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado no último dia 14 (sábado), no Bosque Itália, Maria Preta, bairro da Maria Preta, em Santo Antonio de Jesus, o casamento de FRANCINEIA SILVA (ex-primeira dama e ex-secretária de assistência social, no município)  e SÉRGIO REIS, num evento que foi considerado o mais  badalado nas redes sociais nesse primeiro mês do ano em curso. A cerimônia foi realizada pelo pastor Manoel Samuel. Atendendo a pedidos, estamos publicando os MELHORES MOMENTOS (20 minutos) do vídeo oficial realizado pela TVSAJ EVENTOS. Filmagem Julio Mascarenhas. Fotos Antonio Mascarenhas

A TVSAJ EVENTOS realiza cobertura completa de eventos SOCIAIS, POLÍTICOS, ESPORTIVOS, CULTURAIS, ACADÊMICOS, EMPRESARIAIS, RELIGIOSOS, etc, nas regiões do RECÔNCAVO, VALE DO JIQUIRIÇÁ e BAIXO SUL. ETERNIZE SEUS MOMENTOS - Contatos 75-98834-0085 e 75-98866-5225 para eventuais contratos.  Agendamentos têm que ser feitos com antecedência. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BARRÃO, eleito presidente da associação de Moradores da Urbis III, em eleição realizada nesse domingo, 08, chega ao seu 4o mandato a frente dessa agremiação representativa após obter 368 votos contra 220 de seu opositor nas urnas (BINHA), num "embate"que contou com participação de 601 votantes. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, durante andamento da votação, eles garantiram que, independente do resultado, não haveria vencidos nem vencedores. Barrão externou agradecimentos, falou de realizações e fez promessas, logo após decretada sua vitória na urna. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BINHA, liderança comunitária na Urbis III e até então presidente da Associação de Moradores, submeteu-se à reeleição da entidade, em eleição realizada nesse domingo, 08, enfrentando BARRÃO que, diga-se de passagem, também já havia dirigido essa agremiação em três oportunidades anteriores. Em que pese um meritório trabalho desenvolvido a frente da Associação, deixando-a com documentação organizada e tendo conseguido diversas melhorias para a comunidade, acabou não logrando êxito nessa sua nova postulação. Dos 601 votos, obteve 220, perdendo para seu opositor que, por sua vez, conseguiu 368. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, no decorrer da votação, ele afirmou, com Barrão que, independente do resultado, não haveria vencidos nem vencedores. Depois do resultado, ponderou que apesar de apoiar todas as ações em benefício da comunidade, estará atendo aos procedimentos da nova diretoria. Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ANTONIO BARRETO NOGUEIRA NETO, conhecido popularmente por Tom, em que pese a pouca idade, ingressa no seu 3o. mandato e, agora, com a responsabilidade de comandar a egrégia casa legislativa municipal. Ele que,  dos 14 votos, conseguiu 13, numa demonstração inexorável de seu carisma e da liderança do prefeito eleito ROGÉRIO ANDRADE e do ex-chefe do executivo, EUVALDO ROSA. Filho do empresário Antonio Barreto Nogueira Filho e Zilta Rosa Nogueira (irmã de Euvaldo Rosa), desde cedo já demonstrava não apenas desejo, mas, sobre tudo, identificação com a luta na carreira política.

Com facilidade de diálogo, ele vem galgando eleições consecutivas, demonstrando que faz uma política verticalizada e que vislumbra novos horizontes. Horizontes que já se desenha com esses três mandatos e, agora, com a presidência da Câmara de Vereadores. Obviamente, tenciona alçar voos mais altos, todavia, entende que nessa caminhada, é preciso valorizar cada passo. Em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele fala sobre esse novo desafio em sua vida, projetos e da relação que terá com a imprensa. Além dos genitores e amigos, correligionários de diversos segmentos compareceram à Câmara para felicitá-lo nessa nova conquista.

Logo após a eleição, ele, acompanhado de demais membros da mesa diretora dirigiram-se ao paço municipal onde foram recebidos pelo prefeito eleito Rogério Andrade. Pressupõe-se que numa bancada em que até oposicionistas votaram na eleição do novo presidente, em que pese a oposição natural durante todo o mandato, por parte dos edis que integram essa fileira, o novo prefeito reúne condições favoráveis a uma governabilidade tranquila. As "démarches" é que, naturalmente, darão cores a essa relação. Imagens, entrevista, edição, fotos, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARFENHAS

ALESSANDRO CORREIA, prefeito eleito de BREJÕES-BA, vinha atuando como coordenador de cursos de extensão da UFRB, em Amargosa. Graças à formação em políticas públicas e a aproximação cotidiana com diversos segmentos da sociedade, viu que começava a despertar no seu interior, à luz de tantos problemas que reinavam (e ainda persistem), no seio da sociedade, sobre a necessidade de poder inferir de forma mais contundente em todo esse processo que, inexoravelmente, castra, delimita iniciativas construtivistas.

Nesse contexto, trilhando nessa linha de pensamento, não teve como não se enveredar nas raias da política partidária. Esboçada candidatura ao lado de seu colega de instituição (Mário Silva), em que pese dificuldades, principalmente nas hostes financeiras, sentiu que, "na chuva", "tinha que se molhar". Ou seja, em que pese dificuldades, a luta tinha que continuar.

Arregaçadas as mangas ao lado de familiares, amigos e correligionários, sentiam que a campanha estava num constante ritmo de crescimento. E esse foi o termômetro para que a luta fosse vencida a cada "round". Abertas as urnas, apurados os números, não deu outra: chefe do poder executivo municipal.

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, Voz de Brejões e Criativa Online, ele falou sobre expectativas com relação a posse. Asseverou que o sucesso do trabalho depende dos esforços a serem desenvolvidos por toda equipe de governo. Questionado sobre como serão tocados os serviços públicos essenciais nesses primeiros 100 dias de governo, não saiu pela tangente. Reportou-se, também, sobre a nova bancada de vereadores e como seu governo com ela irá se relacionar.

Finalizando, anunciou os primeiros nomes que fazem parte do seu secretariado. Secretaria de Saúde: JOELMA (enfermeira); Secretaria de Administração e Finanças: MARCELO LIMA; Secretaria de ação Social: BRUNA LUIZE (Assistente Social); Secretaria de Educação: LUANA BATISTA. Os titulares paras as pastas de INFRAESTRUTURA, AGRICULTURA e CHEFIA DE GABINETE serão anunciadas num segundo momento.Fotos 03 a 07 (Encontro de Gestores Eleitos e reeleitos no Recôncavo, Vale do Jiquiriça e Baixo Sul, no Pena Branca, em S.A.Jesus). Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MÁRIO SILVA, vice-prefeito eleito ao lado do chefe do executivo, Sandro Correia, é administrador e, na UFRB de Amargosa atuava como gerente administrativo. E foi nessa instituição que teve a oportunidade de conviver com Sandro Correia, até então, coordenador de cursos de extensão dessa agremiação educacional. Graças a essa aproximação, as ideias entraram em consonância com seus projetos construtivistas.

À luz da impetuosidade que lhes é inerente, começaram a esboçar anseios, dentre eles, o de poder contribuir para o desenvolvimento de Brejões. Esboçadas as candidaturas, eles, praticamente sem recursos, viram que esses pleitos poderiam, de fato, ser materializados. Não deu outra. Em meio a uma campanha difícil, conseguiram lograr êxito. O paulatino crescimento das intenções de votos, em  apoio à chapa foi fundamental para que continuassem na luta vitoriosa.

Em entrevista exclusiva à Tvsaj, além de discorre sobre os pilares desenvolvimentistas (saúde, educação, segurança), não saiu pela tangente quando questionado acerca de transparência das ações administrativas. Externiza, também, sua opinião acerca da indicação de Luana Batista para Secretaria de Educação. Confira. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ATHEMILSON BRANDÃO, vereador, reeleito, 4o. mandato, faz parte da bancada de apoio ao prefeito eleito Alessandro Correia. Em entrevista exclusiva à TVsaj, falou de suas expectativas diante da cerimônia de posse e sobre o que significa para ele, fazer parte da trajetória de Sandro e Mário Silva, nessa caminhada que começou em 1o. de janeiro. Aproveitando o ensejo, teceu considerações sobre as obras entregues pelo ex-gestor Alan Andrade. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Profissionais de ensino que participaram da 1a. avalição do Plano Municipal de Educação de Brejões-BA, não economizaram palavras para elogiar a condução dos trabalhos desenvolvidos por Paloma Andrade, a frente da Secretaria de Educação neste município. Ela que, com maestria, conseguiu empreender, na gestão Alan Andrade,  um trabalho em prol da valorização dos prefissionais  que laboram nesse segmento e da qualidade ensino/aprendizagem município, à luz das condições reinantes. Passa, agora, o bastão a sua sucessora, Luana Batista, que, a partir de 1o. de janeiro, com certeza, fará um grande trabalho a frente da pasta Confira. Imagens, edição, fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

TATI, Secretária de Ação Social, em Brejões, protagonizou a entrega de 1.000 cestas básicas na ultima sexta-feira, 23, às pessoas carentes, devidamente cadastrada junto a essa pasta do governo Alan Andrade E, na oportunidade, em entrevista exclusiva à Tvsaj, ela destacou que, durante os oito anos de gestão do atual prefeito, foram entregues cerca de 30.000 cestas básicas, de conformidade com critérios pré-estabelecidos e que contemplam pessoas do centro, das comunidades rurais e do Km 100.Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

HERÁCLITO ARANDAS, prefeito de Jaguaripe-BA, fez questáo de comparecer na cerimônia de diplomação de prefeitos, vices e vereadores eleitos nos municípios dos municípios de Nazaré, Salinas, Aratuípie e Jaguaripe, na manhã da última segunda-feira, 19, na terra da feira dos caxixis, para dar apoio e incentivo aos seus correligionários que, a partir de primeiro de janeiro estarão defendendo os interessses da população.

Ele que, diga-se de passagem, foi o único gestor, em toda região do Recôncavo Baiano a conseguir eleger sucessor. Foi eleito o seu atual vice Hunaldo Costa e o vice Pepezinho (atual presidente da Câmara), além de sua esposa, Célia cavalcanti, para mais um mandato na egrégia casa legislativa. Confira. Imagens, entrevista, edição, fotos, Antonio Mascaarenhas (www.tvsaj.com.br

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

GUITO, prefeito eleito de DOM MACEDO COSTA, recôncavo baiano, foi diplomado, ao lado de seu vice e vereadores, em cerimônia realizada no Centro cultural, na última quinta-eira, 15, em Santo Antonio de Jesus e, na oportunidade, em entrevista exclusiva à Tvsaj, teceu considerações sobre o que foi crucial à sua vitória nas urnas, citando seu estreitamento para com a população. Não dispõe, ainda, de um dignóstico acerca da verdadeira situação em que se encontra no município, seja no âmbito das finanças, seja no que concerne aos programas que, "a priori", possam estar sendo desenvolvidos 

Assevera que a gestão atual obeve NOTA ZERO no ítem TRANSPARÊNCIA das ações. Por conta dessa nebulosidade, é imperioso que tome conhecimento acerca da verdadeira situação reinante para, a partir daí, buscar alternativas que possam tirar Dom Macedo Costa dessa situação de atraso, colocando o município, definitivamente, nos trilhos do desenvolvimento. Em Dom Macedo Costa existem muitas potencialidades, em todas as áreas, todavia, graças a uma administração tacanha, retrógrada, esses valores ficaram, deveras, no anonimato, no ostracismo.

A missão de Guito, convenhamos, será, literalmente, hercúlea. Dom Macedo não pode continuar como apêndice de municípios que o circundam. Se tem asas, pode voar. E o comandante dessa nave é, indubitavelmente, EGNALDO PITON, o "Guito". Imagens, entrevista, fotos, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

POETAS...! POETAS...? Onde estão...?!. Ei-los, entre nós. Pois é, minha gente...! Cada vez mais despencando no ranking educacional, em comparação com outros países, "a priori"considerados "inferiores"no que concerne a esse quesito que, na verdade, é, insofismavelmente, um dos esteios do desenvolvimento de uma nação que se propõe desenvolvida, no Brasil é possível, sim, detectar, aqui e acolá, pessoas que são responsáveis pelo estabelecimento de um vínculo cultural importante para que futuras gerações possam, digamos assim,  herdar, no tocante aos aspectos, costumes de uma geração que, em linhas gerais, em que pese potenciais existentes (a maioria no anonimato), são a memória viva de todo um legado a ser transmitido.

Pessoas como EDSON GALVÃO, personalidade marcante de Brejões, município situado a 30 km de Amargosa e que pertence a microregião do Vale do Jiquiriçá. Sempre alegre e detentor de alta carga de humor, ele sempre está contando aos que o rodeiam, no dia a dia, seus contos, suas poesias, piadas que fazem parte de seu vasto conhecimento. Imagens, edição, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

MARCOS NEGÃO, cabeleireiro, comerciante e esportista, residente na comunidade do Pau do Besouro, próximo da comunidade do Morro, zona rural de Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, em entrevista exclusiva à Tvsaj, fala sobre o estado de abandono das quadras esportivas das comunidades do alto do Morro, Min do Sapé e Urbis 1, nesse município. Culpa a administração municipal pelo abandono durante quatro anos. Não poupa vereadores que só aparecem na comunidade de quatro em quatro anos. CONFIRA.

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

BRASILINO, conhecido popularmente por "Bras", residente na comunidade rural de MINA DO SAPÉ, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, critica, com veemência, em entrevista exclusiva à tvsaj, o estado de abandono em que se encontra a quadra de esportes dessa comunidade. Segundo ele, durante quatro anos esse equipamento esportivo não recebeu nenhuma intervenção, estando fechado à prática de futsal ou outra modalidade. As traves existentes são confeccionadas em madeira. Confira. 

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FÁTIMA VALVERDE, atriz, teatróloga, mais uma vez mostrou, em performance no encontro de gestores eleitos no Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul, no salão de eventos do hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, nó último dia 29, em evento protagonizado pelo SEBRAE, toda uma versatilidade que lhe é inerente. "Olê muié rendera..., Olê muié rendá..., Tu me ensina a fazê renda..., Que eu te ensino a namorá...!. Interpretrando essa canção, ela, de repente, com o ambiente às escuras, adentrou o salão. Em seguida, "lavando roupas" ela começou a trazer à baila, lições que, se bem entendidas pelos novos gestores municipais, serão de grande valia. Ela que foi convidada por Carlos Henrique (coordenador do SEBRAE local) SEBRAE ue, diga-se de passagem, se destaca pelo trbalho que realiza na região.  Confira. Imagens, edição e texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Diversos gestores, em todo o país, e não foi diferente no norte e nordeste, acabaram sendo castigados nas urnas, não conseguindo reeleição; a maioria por terem desapontado o eleitorado e outros por não terem, dentre outros fatores, divulgado realizações, ao efetuarem "economia de palitos", no momento em que desprezarem o papel da imprensa de informar, de forma isenta e equânime. Muitos desses gestores não contaram, também, com a participação de profissionais literalmente engajados no projeto de desenvolvimento do município.

Não é o que aconteceu em Jaguaripe, município do recôncavo baiano, onde a administração Arandas/Hunaldo Costa conta com a efetiva participação do profissional de imprensa Carlos Silveira. Silveira,  escritor, jornalista, membro da Acadeia de Letras do recôncavo. Ele que, diga-se de passagem,  aceitou o convite para exercer a Secretaria de Cultura do próximo governo Hunaldo Costa/Pepezinho. Sempre antenado, Silveira não é daqueles que esperam acontecer. Longe disso: está sempre atento às novidades, levando ao gesotr informações para que as ações aconteçam de forma tempestiva. De parabéns Silveira pelo frutificar de todo um trabalho. Graças a sua capacidade de dialogo, terá como contribuir bastante para coma a cultura local. Só colhem frutos aqueles que, mais do que pulverizar sementes, preocupam-se em irrigá-las.  

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ROGÉRIO ANDRADE, deputado estadual e prefeito eleito em Santo Antonio de Jesus estará dirigindo os destinos do município e, para tanto, já indicou a maioria dos nomes que farão parte do 1o. escalação de sue governo. Em entrevista à Tvsaj, falou sobre critérios utilizado s para a escolha dos nomes. Diz que dar[a tratamento equânime tanto para os servidores de confiança como os que laboram em regime estatutário. Segundo ele, em que pese ter ganho a eleição com o maior percentual de votos da história, no município, fará um governo para todos. Confira.Imagens, entrevista edição, texto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

SÔNIA FONTES,arquitesta paisagista,  ex-deputada (duas gestões), colega do prefeito eleito de Santo Antonio de Jesus na egrégia casa legislativa estadual, foi o nome indicado pelo gestor para assumir a Secretaria de Saúde a partir de janeiro próximo. Ele que traz consigo experiência do "front", ou seja, da execução de obras de porte, bem como as angaridas no exercício de seu mandato e como ex-secretária de Infraestutura de Alagoinhas. Nessa entrevista à Tvsaj, fala sobre mobilidade urbana, anel rodoviário e outros assuntos. Imagens, entrevista, edição, fotos, antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

ADELMO ANDRADE, professor de karatê pela SHOTOCAN, em Elísio Medrado, também desenvolve atividades ligadas a essa área no CRAS Centro e CRAS Comunidade, por intermédio da Prefeitura Municipal. E, em entrevista exclusiva à Tvsaj, ele falou sobre a importância dessas atividades, principalmente as relacionadas às pessoas da terceira idade, em S.A.Jesus. Reportou-se, também, ao documentário que e está sendo produzido por um grupo de alunos do Curso de Produção de Vídeo Para curta Metragem, protagonizado pelo IFBA desse município. Imagens, entrevista, edição, foto, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

DIMPINO, produtor rural, cacaicultor em Ubaíra, Vale do Jiquiriça-BA, reide já há alguns anos, no clube dos 100, em S.A.Jesus, onde mantém uma horta vertical, alimentada por um sistema de irrigação artesanal de gotejamento. Egresso de Itabuna-BA, Dimpino veio para Santo Antonio de Jesus com sua esposa e, em aqui chegando, sempre procurou estar inserido em acontecimentos que tivessem por escopo o desenvolvimento da agricultura familiar.

Entusiasta no que concerne a uma agricultura, deveras produtiva, ele é um dos defensores do cultivo de produtos orgânicos. 
Assevera que a ingestão de alimentos que não sejam contaminados por agrotóxicos contribuem de forma significativa para uma vida mais longa. Convidados para comparecermos em sua casa para verificação, "in loco" desse seu cultivo domiciliar, ouvimos deles os procedimentos que ali desenvolve. Aproveitando o ensejo, questionamos sobre a diferença entre irrigação por gotejamento e hidroponia.
É a Tvsaj apoiando iniciativas que tenham por fito o empreendedorismo, a saúde.

Alface, cebolinha, quentinho, couve, cebola, alface, manga, pimenta, morango,plantas medicinais e, até, espécie de cacau são cultivados por Dimpino que, além de confeccionar seus equipamentos (adquire válvulas, tubos, válvulas, tubete, etc), realiza controle de densidade pluviométrica. Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Vídeos | postado por: Mascarenhas

Um abaixo-assinado feito por moradores de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, pretende cancelar um aumento de salários que reajusta os vencimentos de prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade. De acordo com a organização do ato, cerca de duas mil assinaturas já foram colhidas nesta terça-feira (27). Na segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores aprovou o aumento de salários para cargos políticos da cidade. Com o reajuste, o valor pago para prefeito passa de R$ 18.810 para R$ 20 mil; e o do vice-prefeito, que é de R$ 9.651, vai para R$ 13 mil. Já os vereadores, que antes ganhavam R$ 9.425 mil, passarão a receber R$ 12,5 mil. Os salários dos secretários passam de R$ 9.170 para R$ 10.100. Segundo o G1, o reajuste passa a valer a partir de janeiro de 2017. Nesta quarta-feira (28), o projeto chega às mãos do prefeito que sancionará ou não o aumento de salários.Bahia Noticias. Pré-título, Tvsaj.

NOSSO COMENTÁRIO: Vereadores que assinaram o projeto dão, desde antes de se submeterem à reeleição, demonstração de que, na verdade, interesses próprios estão acima de de ordem coletiva, em S.A.JESUS. Candidatos novos têm, em face desse "tiro no pé", por parte de atuais vereadores que assinaram esse projeto, oportunidade de, em fazendo uso dessa atitude dos atuais edis, mostrar aos eleitores as opções de renovação na egrégia casa legislativa. Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)


Enquete


PodCast