Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

STF notifica Bolsonaro para que ele explique fala sobre vínculo de ONGs com queimadas

O ministro Alexandre de Moraes acolheu um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) da ONG Associação Civil Alternativa Terrazul, que pede explicações do presidente Jair Bolsonaro sobre declarações de que as entidades de proteção ambiental estariam por trás das recentes queimadas na Amazônia. A decisão que foi tomada na última quarta-feira (2), segundo o portal G1, foi encaminhada como uma notificação do ministro ao chefe de estado. 

Em agosto, sem citar nomes ou fontes, Bolsonaro afirmou que a retirada de 40% dos repasses as ONGs poderiam ter provocado uma reação contrária das instituições na tentativa de “chamar a atenção” contra a sua pessoa e seu governo. No período, regiões da Floresta Amazônica enfrentavam aumento no número de focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).  

No documento em que a Terrazul enviou a suprema côrte, consta que Bolsonaro “lança gravíssima acusação contra um setor extremamente relevante da sociedade, ainda que sem fundamentos”.  A ONG, inclusive, cobra nas solicitações que o político explique “quais ONGs são as supostas responsáveis pelas queimadas” e se “existem provas concretas de que as ONGs que, supostamente, tiveram repasse de verbas cancelados ou reduzidos estão participando ativamente dos incêndios na Floresta Amazônica”.Foto reprodução Tv Globo. Matéria, Bahia Notícias. 

 


Enquete


PodCast