Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

MIssa e sessão solene na Câmara, dentre as solenidades em homenagem aos 128 anos de emancipação política de ARATUÍPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

O município de Aratuípe, situado no recôncavo baiano,  comemorou nesse final de semana 128 anos de emancipação política, fechando, assim, com chave de ouro, uma ampla programação que incluiu, na sexta-feira (07), apresentação das escolas municipais de ensino; no sábado (08), atendimento social ao cidadão (corte de cabelo, manicure, exposição de artesanato das oficinas do CRAS e Stand do Projeto Família Feliz; apresentação do Corpo de Bombeiros, apresentações culturais (capoeira, quadrilhas) e apresentação de forró pé de serra.

E, nesse domingo (09),  a culminância dessa ampla programação com alvorada, apresentação do Tiro de Guerra (incluindo desfile pelas principais ruas do centro da cidade);  apresentação da filarmônica Lira Ceciliana; missa em ação de graças no auditório; sessão solene da Câmara de Vereadores (auditório Edivaldo Machado Boaventura). à Tarde, torneio de futebol e, à noite, Show musical  com apresentações das bandas Mambolada, Sem Retoque e Saindo da Rotina. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões, ainda na apresentação do Tiro de Guerra, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama Sandra), Remelton Silva (Presidente da Câmara), os deputados Antonio Brito (federal), Rogério Andrade Filho (Estadual); secretários municipais Anselmo Bernardo (Saúde), Adriano Lago (Educação), Rosalina (Saúde), Sílvio Sande e Adriana, poeta OSmadil JOsé dos Santos; e outras personalidades que, logo em seguida engrossaram fileiras ao lado dos que também compareceram à sessão da Câmara. 

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES

Também realizada no Auditório Edivaldo Machado Bitencourt a sessão especial da Câmara, sob a presidência de Remelton Silva que, iniciando os trabalhos, após cumprimentos e saudações, procedeu composição da mesa com o prefeito Sinho, os deputados Antonio Brito e Rogerio Andrade Filho; secretários Anselmo (Saúde) e Adriana Lago (Educação) Adé (presidente da Câmara de Jaguaripe), os vereadores Julival, Laércio, Otávio. Também presentes, na oportunidade, representando Jaguaripe, ao lado de Adé, a ex-prefeita Derá  e a vereadora Edna.

O deputado federal Antonio Brito, mais uma vez marcando presença no município, iniciou sua fala enaltecendo mais uma comememoração do município e proveitnado o ensejo enalteceu o trabalho desenvoido pelo prefeito Sinho. Falou a respeito da alocação, até aqui, de recursos (através de emendas) na ordem de 2 milhões e meio para Aratuipe e que está destinando uma ambulância 0 Km. 

HOMENAGENS

Além dos pronunciamentos proferidos, foram feitas homenagens a personalidades do município, por parte dos vereadores presentes. Deferências que procuraram elencar atuações que conjunta e isoladamente, têm contribuído para o desenvolvimento de Aratuípe. Dentre os homenageados, o deputado estadual Rogério Andrade Filho que recebeu título de cidadão aratuipense, utilizando-se, também, do microfone, externou agradecimentos, prometendo debruçar-se no que for preciso para ajudar a população do município.

PRONUNCIAMENTOS

Em todos os pronunciamentos, seja dos parlamentares presentes, seja dos vereadores, regozijo diante das comemorações, não apenas de mais uma data comemorativa à emancipação política do município mas, também, às conquistas auferidas através da atual administração municipal, capitaneada pela gestão Sinho, com apoio dos deputados em epígrafe e relevante contribuição dos vereadores da base e, até, dos que fazem parte da ala de oposição, no momento em que desferem críticas construtivistas. Críticas que, em determinados municípios pareceriam inoportunas mas que, em Aratuípe, ao contrário, servem de estimulo a um governo que dá asas à transparência dos atos. Na maioria dos municípios, vereadores de oposição, sequier comparecem às sessões especiais, ao contrário do que acontece em Aratuípe: vereador Otávio mostrou que não faz politica sectária.

PRESIDENTE DA CÂMARA MOSTROU DESTREZA NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS

O jovem Remelton Silva, presidente  da Câmara, conduziu, com esmero,  a sessão especial da egrégica casa legislativa. Mostrou não apenas destreza com o microfone. Mais que isso: capacidade de conduzir realização de eventos de forma democrática e transparente. Um jovem que, sem sombra de dúvidas, semeia de forma altruista na certeza de que, lá na frente, louros serão colhidos, dada a simplicidade de seus atos, tendo como pano de fundo, os interesses da população. 

PLEITOS DO PREFEITO SINHO

Em seu pronunciamento, o prefeito Sinho, após elencar realizações, mostrou preocupação com relação à restauração da Igreja Matriz, aproveitando o ensejo para formular aos deputados que ali se encontravam, engajamento nessa importante causa; reforçou, junto aos parlamentares o pleito com relação à recuperação da estrada que dá acesso a Maragipinho, importante polo de desenvolvimento econômico e turístico para o município.

Continuando, o chefe do poder executivo municipal prometeu obras de saneamento para essa localidade e, novamente se dirigindo aos deputados, solicitou que os mesmos possam inferir junto ao governo Rui Costa no que concerne à reforma do Colégio Estadual Professor Rocha Pita. Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazeta do Recôncavo e Jornal Regional, Jornal O Eco. Veja todas as fots através do link FOTOS, no topo do site.


Categorias

Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast