Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Bastante animação no segundo dia da maior exposição de artefatos de barro da América Latina: Feira de Caxixi, em NAZARÉ DAS FARINHAS

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coroado de sucesso o segundo dia (sexta-feira, 19) de realização da Feira de Caxixi 2019, em Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Tradicional evento que não apenas atrai munícipes locais e da região e de diversos rincões da Bahia e  e outras unidades da federação, mas, também, movimenta a economia local, numa demonstração irrefutável de que investimentos realizado pelo poder público municipal promovem retorno pecuniário e social. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além dos anfitriões do evento, Eunice Barreto e Bem Wilson, prefeita e vice-prefeito, respectivamente, ao lado de integrantes do secretariado,dentre eles, Magary (titular da Cultura e Turismo), Isleide Ma. Imbiruçu (Educação), Nagib Neto (Deseenvolvimento Social) e representantes do poder legislativo municipal, participação de João Roma (deputado federal), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Rosalvinho (ex-prefeito de Amargosa), Manoel (Secretário de Administração de Aratuípe), Alan de Minde (vereador e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

MAIOR EXPOSIÇÃO DE ARTESANTO DE BARRO DA AMÉRICA LATINA

Com a temática " O Barro e o Sagrado", a administração municipal Eunice/Ben Wilson dá prosseguimento à tradicional exposição de artefatos de barro que, diga-se de passagem, é considerada a maior da América Latina. O barro, numa homenagem aos oleiros de Maragojipinho e o sagrado, numa deferência à religiosidade que sempre contribuiu para toda uma trajetória vitoriosa da população do município. Nesse ano, contando com a maior participação de barraqueiros, em sua história. Barraqueiros, na maioria, artesãos egressos do distrito de Maragojipinho (município vizinho Aratuípe) e do município. Eles que recebem todo apoio logístico-operacional do poder público municipal de Nazaré, seja no que concerne ao transporte, seja no que diz respeito à disponibilização das barracas expositoras. 

Todavia, além dos artefatos de barro, há ampla exposição de artefatos de palha, madeira, vidro, tecidos, etc, numa demonstração inequívoca de que a exposição atrai artesãos de outros segmentos, significando diversificação de produtos e oferecimento de oportunidades a outros participantes. Fica patenteado, por conseguinte que o objetivo maior da Feira de Caxixi perpassa a questão da perpetuação dessa cultura mas, também, contempla a geração de emprego e renda. 

LOGÍTISTICA OPERACIONAL

A realização de um evento dessa magnitude, com participação de diversos segmentos da imprensa da região e da Bahia requer planejamento e envolvimento de todos os segmentos da administração. E, nesse sentido, foram envidados esforços no sentido de que todas as pastas do governo (cultura e turismo, infraestrutura, saúde, educação, social, administração e planejamento, etc) pudessem se irmanar de maneira que o evento seja coroado de êxito. 

Além dos segmentos em epígrafe, participação de outras corporações, a exemplo das polícias militar e civil, SAMU, atuando juntas de maneira que participantes tenham segurança, conforto e bom atendimento. 

ATRAÇÕES MUSICAIS

Diversas atrações musicais previstas para esse grande evento cultural: Nessa sexta-feira, 19, Yasmin Santos, Gabriel Diniz e, finalizando a noitada, Lincoln e Duas Medias; SÁBADO: Para essa segunda noite de apresentações previstas para o palco principal as performances de Dayane Félix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan; Para o palco alternativo, as apresentações de Ju Gavaze, MC Samba, Meu jeito de sambar, Banda Swing BK, Irmanada, Banda Dr. Kuka, Anna Catarina e Sinho Bernardo;

DOMINGO: Finalizando a grade de apresentações, nesse domingo, no palco principal, Sem Retoque, La Fúria, Parangolé e Bandana; no palco secundário, Kiko Quebradeira, Filhos de Haile, Banda é Onda, Isso é que é Samba, Maeve, Suite 21, Caliel, Banda Fox e Luziel. Fotos,Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos a partir do link FOTOS, no topo deste site.

Representando a imprensa, Tvsaj.com.br, Gazzeta do Recôncavo, Saj Notícias,Infosaj e Jornal Regional, por S.A.Jesus; Tv Costa do Dendê, Muniz FM, Rádio Sociedade, Itapoan FM e outros meios de comuincações. Dentre as personalidades presentes, Caroline Negrão, Felipe e Jean (ASCOM municipal).

 

 


Categorias

Arte e Cultura Bahia Curiosidades Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast