Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Governador Rui Costa inaugurou BA 120 (Sapeaçu a Castro Alves); nova estrada de Baixa do Palmeiras e reforma Colégio Eliel Martins, em Sapeaçu

Por ANTONIO MASCARENHAS

O governador Rui Costa procedeu, na manhã dessa quinta-feira, 11, em Sapeaçu, a entrega da BA-120 que liga esse município a Castro Alves, totalmente revitalizada. Além desse feito, também fez entrega da nova estrada de Baixa do Palmeiras, em Sapeaçu, bem como  do Colégio Estadual Eliel Martins, totalmente revitalizado. Pleitos das populações desses municípios, através de seus representantes: Sapeaçu, através dos ex-prefeitos Jonival Lucas, Eládio Bahia e deputados Rogerinho e Robinson Almeida; Castro Alves, através do prefeito Thiancle e os deputados Dau e Niltinho. 

LIDERANÇAS PRESENTES

Além dos anfitriões Jonival Lucas e Eládio  Bahia, ex-prefeitos de Sapeaçu, a comitiva governamental de Rui Costa foi contemplada com participações de importantes lideranças da região. Dentre elas, podemos destacar: deputados Rogério Andrade Filho, Dau, Robinson Almeida e Niltinho;  prefeitos Rogério Andrade (S.A.Jesus), Orlandinho (Cruz das Almas), Vera da Saúde (Maragojipe), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida), Thyancle (Castro Alves), Sinhorzinho (vice, representando Egnaldo Piton, de Dom Macedo Costa), Rosálio (São Felipe), Robson (Elísio Medrado), Abel (Cabaceiras do Paraguaçu), Danilo (Muritiba),  Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Bahia (Varzedo) e Ito (Conceição do Almeida).

Também presentes os vice-prefeitos Gilmar (Varzedo), Roque do Trator (Maragojipe), dentre outros;  ex-prefeitos Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Domingas (Governador Mangabeira), Ailton (Santa Terezinha), Louro Barbosa (Sapeaçu), dentre outros; vereadores de Sapeaçu, Castro Alves, Muniz Ferreira, etc.; secretários de Castro Alves, Sapeaçu e outros municípios da região; Dr. Edilson Magalhães (delegado regional, coordenador da IV COORPIN, ao lado de outros representantes da Polícia Civil); Gildeone (Diretor da EMBASA, em S.A.Jesus e região), Cap Davi (Polícia Militar).

DESCERRAMENTO DE PLACAS

Momentos antes de dirigir-se ao palanque para a efetuação de pronunciamentos, o governador Rui Costa, ao lado de sua comitiva, descerrou a placa de inauguração da BA-120, numa extensão de 36 km e que, conforme frisamos, liga Sapeaçu a Amargosa. Uma estrada que, indubitavelmente, contribuirá bastante, com essa revitalização, para o transporte de passageiros e mercadorias, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento desses municípios e região, na medida em que devolve à população condições logísticas de trafegabilidade, com maior segurança e conforto. 

Já no palanque, o mandatário estadual, ao lado dos deputados e prefeitos que participaram da cerimônia, procedeu o descerramento de placa alusiva ao abastecimento de água para as comunidades rurais de Jericó e Jenipapo, no município de Sapeaçu. Sensível ao problema vivenciado pela população dessas comunidades, o governador empreendeu todos esforços para que tal pleito fosse materializado. O empenho dos representantes políticos em apreço foi determinante para essa conquista. 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MARAGOJIPE

Dentre as representatividades políticas presentes nesse evento, Vera da Saúde, prefeita do município. Ela que, ao lado de vereadores e lideranças, tem feito um esforço hercúleo para que o município seja contemplado com abastecimento de água a partir da barragem da Barragem de Pedra do Cavalo (Cachoeira), passando pela ETA (Estação de Tratamento de Água), em Muritiba, numa obra com extensão de 23 km. Um pleito que vem sendo reforçado pelos deputados Alan Castro (estadual) e João Bacelar "Jonga" (federal), presidente da Câmara Luizinho (ao lado de outros vereadores) e apoio de outras representatividades do município, a exemplo do carismático "Bad Boy". Uma obra que será capitaneada pelo diretor da Embasa, Gildeone, que também marcou presença nesse evento. O governador, em sua fala, discorreu a respeito de mais essa conquista para o municíoio de Maragojipe.

PRONUNCIAMENTOS

Os deputados estaduais Rogerinho (foto), Dau, Niltinho e Robinson Almeida, utilizando-se do microfone, parabenizaram o governador Rui Costa por mais essa realização, destacando todo um trabalho que o chefe do poder executivo estadual vem realizando em toda a Bahia e, em especial, pela região. Cada um deles, em suas falas, fizeram referências elogiosas às lideranças de Sapeaçu e Castro Alves, municípios que fazem parte de suas bases de apoio, aproveitando, naturalmente, a oportunidade para externar sobre suas participações com relação à materialização dessas conquistas pelos municípios em epígrafe e, por extensão, a toda região. 

O governador Rui Costa, por sua vez, logo após ter sido homenageado, por parte de alunos do Colégio Eliel Martins, totalmente revitalizado, iniciou sua fala, agradecendo a todos pelas presenças e a receptividade por parte da população de Sapeaçu. Ele que, como sempre, elencou nomes de todos deputados, prefeitos, vices e ex-prefeitos e outras lideranças que se fizeram presentes. Discorre a respeito das postulações efetuadas em prol de Castro Alves e Sapeaçu e todo um esforço de seu governo no sentido de atendê-las. Fez menção aos tratores, veículos e outros equipamentos destinados ao Consórcio do Recôncavo, além de  sugerir a criação de um consórcio de infraestrutura, de maneira que demandas ambientais como coleta de lixo possam ser equacionadas de forma mais efetiva e com menores dispêndios. 

A IMPORTÂNCIA DAS LIDERANÇAS JONIVAL LUCAS e ELÁDIO BAHIA para SAPEAÇU

Jonial Lucas e Eládio Bahia (lado direito da foto, ao fundo), ex-prefeitos de Sapeaçu, não foram apenas os anfitriões num evento que contou com participação do mais alta mandatário estadual, prefeitos, vice, ex-prefeitos, secretários, vereadores e demais outras lideranças de Sapeaçu, Castro Alves e região. Mais que isso, demonstraram que continuam firmes nessa missão de representar, com altivez e força, os interesses de Sapeaçu emt odas as instâncias de governo. Com apoio de seus deputados e das diversas camadas da população, as reivindicações estão sendo materializadas. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, através do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos ENTREVISTAS. 

 

 

 


Categorias

Bahia Curiosidades Educação Eventos Infraestrutura - Habitação Política Recôncavo

Enquete


PodCast