Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Empolgado, na Jornada Pedagógica, prefeito Wilson Pedreira anuncia aumento salarial para professores, refuta colocações da oposição e manda recado de que vai disputar 5o. mandato: SALINAS DA MARGARIDA


Por ANTONIO MASCARENHAS

Os municípios de todo o país realizam, nesse mêsde fevereiro, as já tradicionais jornadas pedagógicas, protagonizadas pelas Secretarias de Educação. Oportunidade em que os profissionais de ensino ficam a par das premissas estabelecidas, por parte das gestões, para mais um ano de ativiadades escolares, sempre em busca de melhores resultados. E em Salinas da Margarida não é diferente.  Mais que isso, demonstra intenção de realizar um trabalho em busca de melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais de ensino. 

PERSONALIDADES PRESENTES

Além de Wilson Pedreira e Joselito Pereira, prefeito e vice, respectivamente,  e Mara (Secretária de Educação), marcaram presenças os secretários municipais Robson Marcelo (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer), Memezinho (Administração), Arlindo (Comércio e Indústria), Patrícia (finanças), Antonio (Meio Ambiente); vereadores  Terrinha e Roger, professores e diretores de escolas, representants da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, reepresentativdiade Salinas), bem como outras personalidades do município.

TEMÁTICA

Coube a Edileide Castro (Mestre em Psicologia Multifocal, Psicanalista Clínica, Especialista em Docência Superior, Pedagoga, Professional e Self Coach, Líder Coach, Analista Comportamental, Analista 360, Practitioner em PNL e Escritora), ministrar a palestra “BNCC: Competências socioemocionais e suas implicações no fazer pedagógico”, a palestra foi ministrada por Edileide Castro  que trouxe com dinamismo um rico conhecimento para o corpo docente. A jornada pedagógica este ano tem como tema: “A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, gestão escolar e o fazer pedagógico”.

Nesse contexto, dentre as premissas a serem seguidas, a prerrogativa de que pessoas que possam formar e qual sociedade se pretende construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.
A Jornada Pedagógica 2019, acontece 07 e 08 de fevereiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Salinas da Margarida com a qualidade do ensino do nosso município.

NOVO DESAFIO

Sob a égide da atual titular da pasta, professora Mara que, diga-se de passagem, a convite do prefeito Wilson Pedreira, deixou a presidência da Câmara para assumir, não apenas mais um desafio em sua trajetória política e educacional, mas, também, contribuir para a  melhoria da qualidade de ensino em Salinas da Margarida, a administração esboça intenção de dar uma nova guinada na educação no município e tudo isso passa por melhores condições de trabalho aos profissionais de ensino. 

PREFEITO NÃO CONTÉM ENTUSIASMO E DIZ QUE IRÁ DISPUTAR 5o. MANDATO EM 2020

Empolgado diante da participação maciça dos profissionais de ensino em seu município, na abertura da Jornada Pedagógica 2019 e à luz do que considerou "provocações" por parte de uma minoria oposicionista, o prefeito Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, "torpedeou-a" citando ações que, na sua opinião, foram danosas ao município. Discorreu sobre a situação em que encontrou as escolas, segundo ele, "sucateadas".. Diante dos profissinais de ensino que lotaram o local do evetno, o prefeito não teve como segurar o ímpeto de, desde já, anunciar seu nome em busca do 5o. mandato a frente do município.  Ele que está na sua 4a. gestão junto ao executivo. 

Mostrando indignação com relação à gestão anterior, o chefe do executivo municipal pediu que sejam esquecidas as diferenças políticas para que seja propiciada uma educação qualificada às crianças.  

RELAÇÃO  COM APLB E AUMENTO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENSINO

Além da recuparação das escolas municipais, o prefieto Wilson Pedreira, em seu pronunciamento, mostrou interesse em estar sempre estar dialogando com o sindicato da categoria (APLB), sempre em busca de soluções tangíveis, todavia, que se afinem com a saúde financeira do município. Deixou claro que eventuais postulações que estejam  parametradas nas premissas estabelecidas em lei, poderão ser realizadas, desde que as iniciativas tenham por escopo, deveras, interesses de profissionais de ensino e do alunado. Prometeu  com ialogar com a diretoria dessa entidade representativa com relação a aumento salarial e melhores condições de trabalho ao professorado. Por outro lado, reportando-se à oposição, deixou claro que repudia quaisquer manifestações que estejam "intumescidas" de politicagem. Efatizou que política partidária deve ser ventilada, apenas, nos períodos eleitorais. 

MAIS REALIZAÇÕES

Mostrando estar trilhando nesse diapasão construtivista, a atual gestão inaugurou, na manhã dessa quinta-feira a Escola Municipal Modelo de Salinas, localizada na Av. Presidente Vargas, centro. Em evento que contou com a participação do prefieto Wilson Pedreira, secretários, vereadores, diretores de esoclas e representantes de diversos segmentos da sociedade local. Após execução do hino nacional, e hasteamento de bandeiras, o descerramento da placa de ianuguração. 

Escola que passou por grande reforma, sendo executados serviços de manutenção, com troca de piso, forro, pintura, climatização e disponibilização de novo moobiliário. Além disso, a unidade ganhou bicicletário. Como não bastasse, a quadra poliesportiva foi, também, reformada, de maneira que o alunado possa desenvolver atividades físicas e esportivas. Informações dão conta de que, além dessa unidade, mais duas estão já totalmente reformas (Escola Modelo de Conceição e Escola Modelo de Encarnação), onde os alunos, na segunda-feira, já voltam a estudar em um ambiente mais confortável. Fotos,Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) Particpação conjunta Tvsaj.com.br/Infosaj/Gazzeta do Recôncavo/Saj Noticias. Veja todas as fotos através do link FOTOS, no topo do site tvsaj.com.br. Publicaremos VÍDEOS.

 




Categorias

Bahia Curiosidades Educação Eventos

Enquete


PodCast