Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

ABERTURA DO FORTE SÃO LOURENÇO, COMO MEMORIAL DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA, MARCA O FESTEJO DOS 196 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, EM ITAPARICA

Nesta segunda-feira (07), comemora-se os 196 anos da independência do Brasil em Itaparica. Alvorada, hasteamento da bandeira, missa na Capela de Nossa Senhora da Piedade, cerimônia de abertura do Memorial da Independência do Brasil na Bahia, no Forte de São Lourenço, e visitação pública ao navio varredor Atalaia da Marinha do Brasil, fizeram parte da programação dos festejos comemorativos, que foram iniciados na noite de domingo (06), com o cortejo da queima de faixo e a tradicional “Levada do Carro do Caboclo”, veículo artesanal restaurado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, com o apoio da Prefeitura de Itaparica. A comemoração foi acompanhada pela Prefeita Marlylda Barbuda, secretários e servidores municipais, além de moradores e veranistas. A multidão percorreu o Centro Histórico da Cidade, entre o canto, a dança e o instrumental da charanga que animou a ocasião.

Pela manhã ocorreu a solenidade de abertura do Memorial da Independência do Brasil na Bahia, instalada no imponente Forte de São Lourenço, localizado entre a Praia do Forte e a Praça Getúlio Vargas. O espaço de memória, história e cultura, estará aberto para à visitação pública, com horário a partir das 14h até às 17h. Dentre as novidades que prometem surpreender os visitantes, estão a cronologia dos principais fatos históricos ocorridos durante a Independência do Brasil na Bahia, os heróis e as heroínas combatentes do período, uma maquete da popa de um navio varredor, um simulador de navegação marítima, objetos da Marinha, preservados e de valor simbólico, a exemplo do livro “Plano de ação 1977” do Ministério da Marinha, dentre muitas novidades, ao alcance de todos. Moradores, veranistas e turistas.

Participaram do evento solene, ao som da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais, a Prefeita Marlylda, em companhia do Capitão de Mar e Guerra da Base Naval de Aratu, Vinicius de Castro Loureiro, do Comandante do 2º Distrito Naval, do Almirante de Esquadra, Almir Garnier Santos, do Deputado Federal Bebeto Galvão e da Deputada Federal, Lídice da Mata. Também se fizeram presentes, a Deputada Estadual, Fabíola Mansur, o Presidente da Câmara Municipal Jorge de Dadinho, bem como, o Presidente da Fundação Pedro Calmon - FPC, Zulu Araújo, o vice-presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB, João Carlos da Silva, a Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES, Liliana Leite, e demais autoridades políticas municipais, com a participação dos oficiais da Marinha do Brasil, representantes do Comando do 2º Distrito Naval e da Base Naval de Aratu, em Salvador.

Este ano, a Prefeitura Municipal, por meio da festividade popular denominada “O janeiro da Independência”, em referência a independência da ilha ocorrida em 1823, celebra os 80 anos de “Existência e Resistência” dos Índios os Guaranis, grupo integrado por moradores do município, através da Associação Cultural de Índios Guaranis, presidida por Emanoel Pita. O evento que traz a manifestação performática dos Caboclos os Guaranis, a “Puxada do Carro dos Caboclos” por populares, dentre outros, também conta com diversas atrações musicais apresentadas na Praça do Campo Formoso, até a noite de quarta-feira (09), dia do encerramento da festa.Isto é o trabalho de quem segue cuidando de você e resgatando os valores da cultura local! ASCOM/ Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e através do link FOTOS, no topo do site. 

 

 


Categorias

Bahia Curiosidades

Enquete


PodCast