Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Mulher denuncia ter sido vítima de racismo em ônibus, na Região de Curitiba

Maria Melo, de 70 anos, disse que foi tirada do banco preferencial por outra passageira, que se incomodou com a presença dela — Foto: Reprodução/RPC 

A vendedora Maria de Lurdes Melo, de 70 anos, denunciou ter sido vítima de racismo e preconceito em um ônibus do transporte público que liga Curitiba à São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.
Ela conta que uma outra passageira a tirou a idosa de um banco preferencial por estar incomodada com a sua presença. 

"Foi bem categórica mesmo: 'eu não gosto de negro e nem velho. Sai para eu sentar", relembra Maria. 
O caso aconteceu em um veículo que faz a linha Boqueirão/Afonso Pena, na quarta-feira (24). A mulher foi presa em flagrante pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais pelo crime de injúria racial.

 Caso de suspeita de racismo foi registrado em um ônibus da linha Boqueirão/Afonso Pena, entre Curitiba e São José dos Pinhais — Foto: Reprodução/RPC

Relato 
Segundo Maria, ao entrar no ônibus, uma outra passageira ofereceu a ela um lugar entre os assentos preferenciais. Uma mulher, que estava em um banco ao lado, segundo a idosa, se incomodou com a situação.
Depois, Maria disse que ligou para a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que efetuou a prisão da suspeita. 

"Eu estou procurando meus direitos. Eu não peço, eu estou exigindo, porque eu sou um ser humano. Não só eu, como todos os negros", afirmou a idosa. 
Outras pessoas, que acompanharam a situação, relataram apoio à idosa. 
"Foi bem revoltante mesmo, sabe. Deu dó da senhora. Ainda bem que ela teve postura, de chegar e ligar e levar isso para frente e não deixar as coisas ficarem assim", comentou uma passageira.
Maria disse ainda que espera que a atitude que tomou, em denunciar o caso, incentive outras pessoas a buscarem seus direitos.
"Temos que ter orgulho do que somos (...) nós somos diferentes, mas a gente tem que aprender com as diferenças", concluiu.Globo


Categorias

Brasil Comportamento Curiosidades

Enquete


PodCast