Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Prefeitura entregou Casa das Mariscadeiras, totalmente revitalizada e com equipamentos, em SALINAS DA MARGARIDA

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Salinas da Margarida, recôncavo baiano, procedeu, na tarde dessa terça-feira, 18, a entrega da Casa das Mariscadeiras, na comunidade de Porto da Telha, obra. construída com recursos próprios do município e que tem por escopo propiciar mais conforto às catadeiras que, no dia a dia, de forma artesanal, retiram do mar crustáceos e moluscos importantes a sua subsistência. 

Presentes, na oportunidade, Wilson Pedreira (prefeito), Zelito (vice), Mara (presidente da Câmara); os vereadores Terrinha, Márcia Regina, Irmão Rogê, Diego e Miguel Rosário. Vereadores que tem desempenhado um papel importante junto à egrégia casa legislativa municipal, seja fiscalizando os atos do executivo, seja no tocante à aprovação de projetos que tenham por objetivo o desenvolvimento do município. 

Marcando presenças os secretários municipais Lorena Pedreira (Assistência Social), Esmeraldo dos Santos "Memezinho" (Administração), Francisco Santana (Chico), Robson Marcelo (Turismo e Cultura), Claudio Oliveira (Educação), Antonio Santana (Meio Ambiente), Elísio Antonio "Nengo" (Serviços Públicos); José Sanches (Pepinho (Chefe de gabinete), Nélson Pinto (Educação); Letícia Alves "Le" (Secretária do Prefeito), Geisa e Maíra, pela Humanas, também prestigiando o evento, ao lado de Morgana e Naninha (representante das mariscadeiras).

APRESENTAÇÕES e PRONUNCIAMENTOS

O evento teve início com o pronunciamento de Lorena Pedreira (Secretária de Assistência Social). Ela que, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos a todos pelas presenças, destacando a importância da recuperação da Casa das Mariscadeiras para implemento da renda nesse segmento produtivo. Destacou apoio da gestão Wilson Pedreira e, em especial, pelo fato da atual gestão estar atenta às necessidades de todas as vertentes sociais do município.

Geísa, em nome do "Projeto Humanas", desenvolvido no município, com apoio da Secretaria de Assistência Social, no seio do atual governo, falou acerca do que vem sendo feito em prol do fortalecimento da cadeia produtiva das mariscadeiras cadastradas. Projeto que tem por escopo não apenas fornecer informações e procedimentos inerentes à coleta de material mas, também e, principalmente, fornecer informações que possibilitem agregação de preço junto ao mercado consumidor.  

Coube a Lidiane versar sobre sobre as nuances que envolvem o projeto desenvolvido peal Secretaria de Assistência Social, sob a égide Lorena Pedreira, na parceria com o "Projeto Humanas". Enfatizou que, além de orientações, as mariscadeiras estão sendo conscientizadas da importância paulatina de aperfeiçoamento nas técnicas de manuseio e conservação dos produtos extraídos do mar, de maneira que possam tranformar tudo isso em renda familiar. 

Não poderia passar incólume o anúncio por parte do vereador Bira, os aniversários, nessa data, de Aritana (locutor do evento) e Gabi. O vereador Bira, randiante, após declaração de apoio irrestrito à gestão Wilson Pedreira, em que pese figurar na ala de oposição, convidou a todos, inclusive para cantar os parabéns para os aniversariantes. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Mara, assim como os demais vereadores que prestigiaram o evento, a exemplo de Roger, Miguel, Márcia e Bira (que, mesmo integrante da ala de oposição, declarou apoiar qualquer benefício em prol da população), foram unânimes no que concerne ao reconhecimento por mais esse feito da atual gestão municipal capitaneada por Wilson Pedreira e a performance da Secretaria de Assistência Social sob o comando de Lorena Pedreira. 

Regozijados diante desse feito, por parte da gestão Wilson Pedreira-Zelito, os vereadores solicitaram, também, construção de uma Casa das Mariscadeiras em Encarnação de Salinas (Bira), Araçá (Miguel), Conceição de Salinas (Márcia). Fechando a lista de pedidos, o vice-prefeito Zelito solicitou a criação da Filarmônica de Salinas da Margarida, de extrema importância, segundo ele, para abrilhantar eventos do município e, ao mesmo tempo, prestigiar os artistas locais. O prefeito em entrevista à Tvsaj, afirmou que vai atender a todos os pedidos. 

O vice-prefeito Zelito, além de parabenizar a Secretária Lorena, o prefeito WIlson e todos os secretários municipais que, direta e indiretamente, vem contribuindo, no seio da atual administração, para o incremento da renda, de extrema relevância para diminuição paulatina do desemprego que assola todo o pais e que não é diferente na Bahia e Salinas da Margarida. Aproveitando o ensejo, em meio aos pleitos dos vereadores com relação às Casas de Mariscadeiras, sugeriu ao prefeito a criação da Filarmônica de Salinas, não apenas para ampliar as manifestações culturais do município mas, também, dar espaço aos talentos reinantes no seio da sociedade local. 

Finalizando, o prefeito WIlson, mais uma vez satisfeito diante da acolhida por parte da população, agradeceu a todos os presentes, ao apoio e performance de sua equipe pelo trabalho que desenvolve em prol da população. Em seguida dirigiu-se de forma especial ao trabalho que Lorena vem fazendo a frente da pasta, afirmando que, em que pese tentativa da oposição pedindo seu afastamento do cargo, ela continuará, de conformidade com o que preconiza a legislação e, mais ainda, pela vontade do povo. Lembrou que foi dele a iniciativa de, em 2012 construir e entregar à comunidade a Casa das Marisqueiras e que coube a ele, pela segunda vez, fazer nova entrega, agora, restaurada (estava abandonada), com equipamentos e oferecimento de café da manhã às masrisqueiras. 

DOCUMENTÁRIO

Destacável, também, a presença de uma equipe de produção de vídeo, egressa de Salvador, para realização de um documentário acerca das mariscadeiras que atuam no município. Um trabalho que deverá ser apresentado, inclusive, em outros países, difundindo, não apenas a cultura, os costumes dessas guerreiras que, desde as primeiras horas da manhã adentram o mar em busca de alimentos que lhes propiciem o sustento do dia a dia e atendam à clientela que aprecia  os frutos das águas salgadas. Compondo a equipe, Bel (produtora), Luci (fotógrafa), Alice (documentarista). Veja mais fotos clicando em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

 


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Arte e Cultura Bahia Culinária Curiosidades Cursos, Concursos e empregos Economia - Negócios Eventos Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast