Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Missa em ação de graças, proferida pelo Bispo Don Antonio Neto e Padre Reginaldo, antecedeu inaugurações em Guapira, MARAGOGIPE

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na tarde desse domingo, 16, na comunidade de Campinas, Distrito de Guapira, em Maragogipe, recôncavo baiano, missa em ação de graças, proferida pelo Don Antonio Tourinho Neto( Bispo diocesano de Cruz das Almas) e Padre Reginaldo Andrade Moraes (Paróquia de São Bartolomeu (em Maragojipe), com participação dos padres Mateus de Lima Leal e José Carlos), numa belíssima cerimônia eucarística.

Durante  o ato litúrgico o bispo Don Antonio, assim como o padre Reginaldo, não economizaram adjetivos enaltecedores, não apenas em torno das realizações da administração municipal, sob a égide de Vera da Saúde. Mais que isso, enalteceu a respeito de sua iniciativa em atender à população com três majestosos equipamentos inerentes à educação, saúde e desporto, em prol da comunidade em apreço, quebrando paradigmas com relação a vários gestores que "priorizam visibilidade" em detrimento do atendimento equânime a todos segmentos (rural e urbano) do município.

Dentre as personalidades que marcaram presenças, além dos religiosos citados, Vera da Saúde (prefeita); secretários municipais Rosa Meire Santana (Saúde), Marli Medina (Educação), China (Governo), Francisco Gomes da Silva "Chiquinho" (Cultura e Turismo), Eládio Bahia (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca).

Também prestigiando, além de Chiquinho e China (foto), Alex Sandro (Infraestrutura), Átila Passos (Finanças) Enéa Rangel (Reparação Social e Mulher); Maria das Graças (Controladoria), Ígor Oliveira (Procurador), Clerisvaldo (Diretor da Escola inaugurada), Laurijane Mercês (ex-secretária de Saúde de S.A.Jesus).

Dentre os vereadores presentes, Luizinho (Presidente da Câmara), Carlinhos da Encruzilhada, Zé de Roque, Paulo de Plínio, Juninho da Colônia, Ana Leide, Zé Benedito; presidentes de associações comunitárias e representantes se diversos segmentos do município. Vereadores que, ao lado dos demais, têm contribuído com  o desenvolvimento do município, através da aprovação de projetos encaminhados por parte do executivo.

HOMENAGENS AOS REPRESENTANTES DA IGREJA E PREFEITA VERA

A Secretária de Educação do município, regozijada por todo apoio que a atual gestora vem dando a pasta que tão bem conduz no atual governo, não economizou adjetivos para, em seu longo discurso, externar agradecimentos pelo apoio da mais alta mandatária do município a um dos principais esteios do desenvolvimento: a educação. A titular da pasta não conseguia esconder tanta satisfação, não apenas por mais uma realização mas, também, por contemplar uma localidade que, em que pese não ostentar um conglomerado habitacional, irá atender cerca de 3.500 famílias de todo entorno, contrariando, assim, a " filosofia", ou melhor, prática de determinados gestores que só se preocupam em realizar obras em locais que lhes proporcione "visibilidade". 

Durante a cerimônia religiosa, homenagens foram prestadas por parte da administração Vera da Saúde aos representantes da igreja católica. Coube à prefeita Vera a entrega de uma placa a Don Antonio Tourinho Neto, bispo diocesano de Cruz das almas, pela dedicação a frente do bispado na região e  todo um trabalho em prol do fortalecimento da célula “máter” da sociedade: a família. 

A Secretária de Saúde Rosa Meire Santana foi incumbida para, ao lado da gestora, proceder entrega da placa a Reginaldo A. Moraes, paroco da Igreja São Bartolomeu, em Maragojipe pelo relevante trabalho que vem realizando ao longo dos anos, de vital importância para a formação religiosa da sociedade e, por extensão, a luta em prol da inclusão social, contribuindo para que muitos jovens deixem de se enveredar pelo caminho das drogas. 

Ao presidente da egrégia Câmara de Vereadores, Luizinho, a satisfação de homenagear o padre  Mateus de Lima Leal, pela dedicação e convívio profissional com a socedade maragojipana. Ele que, ao lado de demais integrantes do clero local, não tem medido esforços na luta hercúlea em porl da propagação do nome do Senhor,contribuindo, por conseguinte, para a paulatina diminuição do divionismo que, infelizmente, reina no seio da sociedade brasileira e que,por extensão, se faz presente em muitos municípios. 

Também homenageado, por parte dos dirigentes do poder executivo municipal e da egrégia casa legislativa, o padre José Carlos que, também, participou da cerimônia religiosa. Ele que, tal qual os demais, não tem economizado iniciativas em torno de uma trabalho em prol da catequização da sociedade que, em ebulição, necessita de uma constante vigilância junto a segmetnos da população. 

Terminada a cerimônia religiosa, os presentes, dentre eles, Átila Passos (Secretário de Finanças), se deslocaram à área externa da quadra de esportes para descerramento da placa de inauguração da praça esportiva que, já a partir dessa segunda-feira, 17, já entraria em funcionamento, ao lado do Posto de Saúde e Escola inaugurados, segundo a prefeita Vera. Átila que, segundo informações, tem feito um meritório trabalho, também, do implemento à arrecadação própria do município. 

Quadra que, ao lado da escola e posto de saúde, inaugurados nesse evento, deverá ser muito útil aos moradores locais e região, segundo Enea Rangel, Secretária de Reparação Racial e Mulher, não apenas para realização de atividades esportivas mas, também, para realização de eventos de cunho sociocultural, etc. Ela que, em entrevsita à Tvsaj, discorreu, também, sobre a contribuição da Lei Maria da Penha. 

A qualidade das obras ora entregues à comunidade é uma demonstração inequívoca de que há, por parte do atual governo de Maragojipe uma preocupação não apenas de promover edificações mas, também, que elas sejam destacáveis pela qualidade do material empregado, pela operacionalidade a que se propõe e, mais que isso, aplicação transparente dos recursos públicos, através da pasta sob a tutela de Alex Sandro (Secretário de Infraestrutura). 

A educação, a saúde, o desporto são, inexoravelmente, de suma importância para a população. Por outro lado, não menos relevante, a geração de emprego e renda, necessária no seio de uma sociedade que se proponha dar asas à inclusão social. Nesse sentido, destaque, também, para a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, capitaneada por Eládio Bahia, que, por sinal, é Presidente do Território do Recôncavo e que fez um dos melhores trabalhos de Agricultura da região, no município de Sapeaçu.

Aproveitamos a oportunidade para destacar o meritório trabalho realizado pelos jornalistas Síntia Souza (Ascom) e Lucas Lapa, ao lado de  Marcus Murilo (Câmera), André Quaresma e Albertus Sá (fotógrafos), Rafael (Ascom), Lourenço (assessoria), de extrema importância, não apenas para divulgação de informações pertinentes à administração mas, também, para levar à população, o dia a dia do atual governo, contribuindo, por conseguinte, para a transparência das ações. Fotos,Tvsaj.com.br (Antonio Mascarenhas, de S.A.Jesus)

 

 

 

 

 

 


Categorias

Bahia Brasil Curiosidades Educação Esporte e lazer Eventos Política Recôncavo Saúde

Enquete


PodCast