Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

DIEGO GRAFITE "Jahsco" transforma lampejos, a princípio voláteis, em manifestações artísticas tangíveis, em CRUZ DAS ALMAS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Coube a DIEGO GRAFITE, artista cruzalmense, conhecido pelo nome artístico de "Jahsco", a decoração de alguns dos cômodos do Centro Especializado de Reabilitação, inagurado no último dia 27 pela gestão, municipal Orlandinho/Max Passos, nessa semana em que se comemorou os 121 anos de emancipação política do município, com eventos esportivos-culturais, religiosos e políticos. 

O grafite faz parte da cultura Hip Hop. Confundido erroneamente com "pichação", por aqueles que não conhecem, de cátedra, a riqueza dos trabalhos produzidos por muitos artistas, nos diversos rincões do país, o grafite nada mais é do que a eclosão de dotes artísticos a partir de jovens que, com destreza, manuseiam tintas sprays, pistolas de tinta e, até, canetas heliográficas, dando asas à imaginação, transformando lampejos, "a priori" voláteis em manifestações artísticas tangíveis. 

Mas o que, na verdade, diferencia os "grafiteiros" dos "pichadores" é que os primeiros levam a sério o conceito da arte, através da realização de trabalhos que, quebrando paradigmas ou não, não descambam para a anarquia, para a degradação de patrimônios. Longe disso.

 

O trabalho deles vêm sendo requisitados, cada vez mais por parte de empresários e representantes dos poderes públicos, a exemplo do que acontece em Cruz das Almas, com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, sob a égide de Ronaldo Anias. Diego que, diga-se de passagem, também já realizou trabalhos dessa magnitude em Santo Antonio de Jesus (Urbis 1) e região. Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 


Categorias

Arte e Cultura Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast