Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cortejo da Cabocla atraiu grande contingente da população na noite desse domingo, 01, em Jaguaripe

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite desse domingo, 02, em Jaguaripe, recôncavo baiano, o tradicional Cortejo da Cabocla, num percurso compreendido entre a praça principal e a Rua 2 de julho, num evento protagonizado  pela prefeitura municipal, sob a égide da Secretaria do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer tendo por objetivo manter viva toda uma tradição que atravessa gerações e que escreve, a cada novo ano, uma página no contexto histórico do município.

Presentes, na oportunidade, Péricles Silva  "Pepezinho" (vice-prefeito  que compartilha a gestão ao lado do prefeito Hunaldo Costa), Carlos Silveira (Secretário do Turismo, Cultura, Esportes e Lazer), Adé (presidente da Câmara), vereador Adilson e representantes de diversos segmentos da sociedade local que, juntos, percorreram as várias artérias da cidade, levando alegria e, naturalmente, contribuindo para a postergação de toda essa tradição.

Durante o trajeto, as pessoas foram engrossando  o contingente que prestou tributo a essa representatividade histórico-cultural no município. No final do trajeto a carroça ficou estacionada com a cabocla para que, nesse domingo, 02, possa retornar à origem, após transitar por várias ruas. Após execução do hino nacional, a Lira Jaguaripense retornou à sede entoando outros ritmos de seu repertório.

Já na sede da Lira Jaguaripense, realização de um forró com participação da cantora Taty Brasivilly. Ela que, assim como o tem feito nos diversos municípios da região, animou os presentes, mostrando grande capacidade vocal. De parabéns, portanto, a administração municipal e, em especial, a Secretaria do Turismo, Cultura Esportes e Lazer por estar mantendo viva toda uma tradição. 

MANUTENÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO-CULTURAL

O município de Jaguaripe exerceu um importante papel no contexto histórico que contribuiu para a Independência da Bahia quando, através de sua privilegiada localização geográfica, conseguiu impedir a entrada de suprimentos às tropas que tentavam invadir a Baía de Todos os Santos e que, naturalmente, seriam beneficiadas com a entrada de suprimentos a partir do recôncavo. A cabocla representa toda uma luta, toda uma resistência dos baianos contra invasores.

Além dos prédios da "Prisão do Sal", onde hoje funciona o paço municipal, as edificações da Igreja Matriz, Igreja da Ajuda, e onde hoje funciona o Fórum Municipal, são marcos de uma arquitetura estilo barroco presentes na bucólica e receptiva  cidade de Jaguaripe, detentora  da maior faixa de terra e da maior malha de estradas vicinais da região, fazendo divisas com Salinas da Margarida, passando "por trás" de Muniz Ferreira, Aratuipe, Santo Antonio de Jesus e divisando, também com o município de Laje, no Vale do Jiquiriçá. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.


Categorias

Arte e Cultura Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast