Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Espanha mantém tabu de não vencer anfitriã e é eliminada pela Rússia nos pênaltis

A Rússia venceu a Espanha por 4 a 3, nos pênaltis – após empate de 1 a 1 por 120 minutos – , neste domingo (1º), no Estádio Lujniki, e eliminou os campeões do mundo de 2010. O triunfo manteve um tabu da Roja, de jamais eliminar uma anfitriã em copas: eliminação nas quartas de 1934, com derrota de 1 a 0 para a Itália; goleada de 6 a 1 no quadrangular final de 1950 para o Brasil; e a mais dolorosa, em 2002, quando foi derrotada por 5 a 3, nos pênaltis, para Coreia do Sul, em duelo marcado por muitos erros “caseiros” de arbitragem.

O primeiro da Fúria saiu logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta pelo lado direito do ataque, Asensio lançou na área e, na dividida de Sérgio Ramos com Ignashevich, a bola entrou na meta do goleiro Akinfeev. O gol foi assinalado como contra do defensor anfitrião.

Com a vantagem, a equipe vermelha diminuiu o ritmo, passou a cadenciar demasiadamente o jogo e foi surpreendida aos 40. Após um cruzamento na área, Dzyuba tentou cabecear e a bola desviou na mão de Piqué, que subiu para cortar com o braço erguido. Na cobrança de pênalti, o próprio camisa 22 cobrou no canto esquerdo de De Gea, que escolheu o direito e sequer saiu na foto.

No etapa final, apesar do domínio ibérico, os russos fecharam os espaços e dificultaram a penetração na muralha branca. A melhor chance veio apenas aos 39, com um chute cruzado de Iniesta, que entrou no segundo tempo, depois de bola ajeitada por Aspas, outra opção da fase final do jogo, mas o arqueiro russo fez uma bela defesa.

Na prorrogação, a Fúria, enfim, resolveu acordar na partida e pressionou a Rússia desde o início. No entanto, a equipe comandada por Hierro não conseguiu fazer o gol da vitória.

Nas cobranças da marca da cal, Iniesta, Piqué e Sérgio Ramos converteram para os espanhóis, enquanto Koke e Aspas perderam. Os russos marcaram com Ignashevich, Ignashevich, Golovin e Cheryshev.

Nas quartas de final, a Rússia vai enfrentar o vencedor de Croácia e Dinamarca, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, no próximo sábado (7), às 3h da tarde.
 


Categorias

Curiosidades Esporte e lazer Mundo

Enquete


PodCast