Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Quadrilha e muito forró no São Pedro de Maragogipinho, em ARATUÍPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

Teve início, na noite desse sábado, 30, as festividades de Sâo Pedro no Distrito de Maragogipinho, Aratuípe. Distrito que que é o maior produtor de artefatos cerâmicos da América Latina, nuam realização da administração municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. E, nessa primeira noitada, as apresentações musicais das bandas " Magia do Forró", "Dan Miranda", "Fubá de Milho" e Hélio Júnior, diante de um público significativo que compareceu para prestigiar mais um evento cultural. Previstas para esse domingo as apresentações musicais das bandas " Garapa", "Skema Livre", "Só no Xote" 

Antes das apresentações no palco erguido na pra~ca principal da comunidade, a belíssima apresntação da Quadrilha Junina da Associação Esmeralda, egressa do muicípio de Salinas da Margarida. Agremiação que, além dos ritmos juninos e toda uma criativa coreografia, realizou ' caasamento" e mostrou toda uma performancce dos " cangaceiros de Lampião" que, com suas "armas" defendia seus redutos em busca do amro de "Maria Bonita". 

Dentre as autoridades presentes, Sinho (prefeito municipal, ao lado da primeira dama), Jesiel (vice-prefeito); secretários municipais Giulanin (Cultura, Esportes e Lazer), Adriana (Educação), Anselmo (Saúde); vereadores Juvenal, Laércio e Remelton, além de outras lideranças políticas e representantes de diversos segmentos da sociedade local.  Também presentes o Cap Mauríco, Cmt da 3a. Cia, sediada em Nazaré, ao lado de integrantes de sua tropa, assim como viatura da GRAEL que, juntos, contribuíram para a segurança de todos que prestigiaram essas festividades. 

VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS E DA REGIÃO

Vários municípios realizaram festividades juninas investindo em " renomadas" bandas, significando dispêndio elevados ao erário público e que acabam prejudicando a realização de obras e outros serviços em prol da população e, até, comprometendo a folha de pagamento de funcionários públicos. Ciente dessa realizada, a administração municipal de Aratuípe, pelo que tivemos conhecimento, procurou contratar bandas cujos cachês estivessem  de acordo com as premissas estabelecidas, e, o que também é importante, valorizando artistas locais e da região. Se todos municípios trilhassem essa linha de pensamento, com certeza, a realidade seria bastante diferente, principalmente, no atendimento às necessidades básicas de saúde, educação, transportes, limpeza pública, etc. No São João, apresentaram-se na sede do município as bandas " Dan Miranda" , "Chá de Canela", "Diego Costa", "Fubá de Milho", "A Patroa", "Anderson Silva", "Garapa" e "Taty Brasivilly". 

MARAGOGIPINHO: MAIOR POLO CERÂMICO DA AMÉRICA DO SUL

Recentemente, a cantora e apresentadora de Tv foi recepcionada nas festividades de emancipação política de Aratuípe e, na oportunidade, foi homenageada pelo vereador Julival com o título de "Menção Honrosa". E, na oportunidade, utilizando-se do microfone, externou que, em vista ao município, se encantou pela beleza bucólica de Maragogipinho e, em especial, por sua gente que, no dia a dia, na maioria artesãos, se debruçam na confecção de artefatos de barro que  abastecem a tradicional Feira de Caxixi em Nazaré das Farinhas e de onde saem caminhões de produtos para outras unidades da federação e alguns países. Ela que, ainda no evetno, regozijou-sse de fazer propaganda do município, onde quer que vá. Publicaremos vídeos no decorrer da semana.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrav~es do link FOTOS, no topo do site. 


Categorias

Arte e Cultura Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast