Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Assinatura de Ordem de Serviço para obras no Braga, quadrilhas juninas e apresentações musicais, nos 29 anos de VARZEDO

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorados, nessa quarta-feira, 13, os 29 anos de emancipação politica do município de Varzedo e, na oportunidade, carreata, missa em ação de graças, assinatura de ordem de serviço para início de obras de pavimentação no distrito do Braga, apresentações de quadrilhas juninas, paredão e das renomadas bandas musicais Kart Love e Daniel Vieira. 

Dentre as autoridades que marcaram presenças, os anfitriões Bahia e Gilmar (prefeito e vice, respectivamente); deputados Antonio Imbassahy (federal, ao lado da esposa Márcia) e Tom Araújo (estadual); Juliana (1a. dama e Secretária de Administração); demais secretários Rita Miranda (Assistência Social), Ariana (Saúde), José Soares (Infraestrutura); vereadores Jucélia, Zelino, Tonhe de Darino e Nau de Belo. 

Também presentes os diretores Helivaldo Bitencourt, Edson Manoel, Sandoval e Roque de Artur; Anaíldes (Recursos Humanos). Lideranças como Ito da Canal Mix (empresário), Edinho (ex-presidente da Câmara); Getúlio do Derba (ao lado da esposa), empresários, produtores rurais e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

CARREATA

As atividades tiveram início logo pela manhã com uma carreata que, ao som do paredão,  percorreu o centro da cidade e o bairro Sol Posto. Sem o paredão,  encaminhou-se  até o Braga onde foi realizada a missa em ação de graças e, logo em seguida, pronunciamentos de autoridades, culminando com a assinatura da ordem de serviço para início de obras de pavimentação de cerca de 01 km, fruto de uma emenda canalizadas pelos deputados Antonio Imbassahy e Tom Araújo. 

PRONUNCIAMENTOS

As chuvas que se precipitaram durante o evento de assinatura da ordem de serviço em nada prejudicaram esse ato que tem por escopo dar uma nova cara ao Distrito do Braga. Iniciando os pronunciamentos, coube a Edinho (ex-presidente da Câmara) discorrer sobre a importância das comemorações aos 29 anos de emancipação política do município e da assinatura da ordem de serviço para a obra em epigrafe. 

Logo em seguida, fizeram uso da palavra os vereadores que, logo cedo, participaram da sessão especial da Câmara, Jucélia, Tonhe de Darino e Zelino. Todos também realçaram a importância da data e dessa conquista por parte da comunidade. Aproveitando o ensejo, não economizaram elogios à gestão Bahia/Gilmar, no momento em que atende ao anseio da comunidade. Jucélia falou da importância em, além da zona urbana, a atenção com a zona rural. 

Moradora local fez questão de externar agradecimentos, em nome dos moradores, agradecendo ao prefeito Bahia, o vice Gilmar e aos vereadores que foram favoráveis para que esse antigo desejo seja materializado. Aproveitando o ensejo, pediu para que os deputados em epígrafe possam ver a possibilidade de levar para a comunidade uma quadra poliesportiva.

O vice-prefeito Glmar, por sua vez, utilizando-se do microfone, também se referiu à importância da obra, destacando o empenho da gestão municipal da qual faz parte e o apoio importantíssimo dos deputados Antonio Imbassahy e Tom Araújo. Asseverou que, além da sede do município, tal qual o Braga, comunidades como Barro, Areia Grossa, Baixinha do Taboleiro do Castro também serão contemplados com benefícios pela atual gestão. 

O deputado estadual Tom Araújo, por sua vez, além de tecer elogios ao prefeito Bahia, seu conterrâneo em Conceição do Coité (onde, também, já foi prefeito, antes de candidatar-se a deputado estadual, já no segundo mandato). Declarou-se regozijado pelo fato de ter um amigo tão bem avaliado perante a população. Chegou a dizer que não tem dúvidas de que será um dos melhores prefeitos da história de Varzedo.

Já o deputado federal Antonio Imbassahy (ex-prefeito de Salvador, ex-governador da Bahia, ex-secretário estadual e ex-ministro do governo Temer), exaltou a gestão Bahia/Gilmar. Externou que não viria a Varzedo pedir votos sem que, antes trouxesse benefícios para o município, como o que ora faz, canalizando emenda para pavimentação do Braga e construção de uma nova escola com 12 salas de aula.  Afirmou ter ficado impressionado com a carreata e, mais que isso, com a receptividade da comunidade a todos que fizeram parte da comitiva. 

Finalizando, coube ao prefeito Bahia, iniciar sua fala agradecendo a todos pelo carinho demonstrado para, em seguida, falar sobre os benefícios que estão sendo canalizados ao Braga, fruto do compromisso assumido para com a população local. Enalteceu o apoio dos deputados acima citados, apoio dos vereadores. Referindo-se à oposição, lamentou o fato de que, segundo ele, alguns edis terem tentado inviabilizar a vinda da obra para a comunidade. 

APRESENTAÇÕES DE QUADRILHAS JUNINAS E "PAREDÃO"

Precedendo as apresentações das bandas anunciadas, foram realizadas apresentações das quadrilhas juninas "Idosos em Movimento" e "Arraiá Cidade Nova". Agremiações que, na quadra de esportes e diante de uma plateia que lotou as arquibancadas, mostrou destreza, entrosamento e graciosidade em suas evoluções rítmicas. 

Concomitantemente, na praça, já "aquecendo as turbinas", a apresentação do majestoso paredão, cuja potência e qualidade sonora a todos impressionou. Mais que isso, por conta do cuidado demonstrado por parte da administração municipal, execução de músicas que atenderam ao refinado gosto da população pela MPB, numa demonstração de que é possível, sim, aliar estilos.

SEGURANÇA

A segurança é, indubitavelmente, um dos pontos fortes de Varzedo. Policiais do DPM de Varzedo, estrategicamente colocados, contribuíram para que todos participassem das festividades com absoluta segurança. E é isso que a população de todos os municípios da Bahia quer. É preciso que o direito de ir e vir seja uma constante na vida do cidadão. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Finalizando as comemorações aos 29 anos de emancipação, as apresentações das renomadas bandas KART LOVE e DANIEL VIEIRA. Sob um amplo palco, dotado de uma sonorização de qualidade, essas agremiações musicais tiveram oportunidade de, através de seus acordes e evoluções de seus "crooners', levar o grande público que se postava sob a ampla área coberta e, também, aqueles que se achavam em área contígua, ao deleite.  Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS (1038), através do link FOTOS, no topo do site. Vídeos e entrevistas, publicaremos no decorrer da semana. 

 


Categorias

Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast