Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Prefeitura, ao inserir na decoração junica, a "estrada de ferro", dá asas à cultura, evoca a magia, o bucólico e incita reflexão para todo o país: VARZEDO

Fotos retratam o iníco dos trabalhos da decoração

Por ANTONIO MASCARENHAS

A administração municipal de Varzedo, sob a égide de Bahia/Gilmar, sabe, naturalmente, que as festividades juninas fazem parte de toda uma tradição, sobretudo, do norte e nordeste do país. Consubstanciado nessa assertiva, procura realizar uma decoração paras festividades que serão realizadas nessa receptiva cidade, com custos modicos e, o que também é importante, dando espaço à arte e cultura reinante no seio de sua população. No momento em que comemora 29 anos de emancipação política, nada mais importante do que homenagear um dos marcos do município que foi a antiga e saudosa "estrada de ferro" que tanto contribuiu para o crescimento da cidade, a ponto de,  num curto período, chegar à condição de lutar pelo seu desmembramento do território de Santo Antonio de Jesus.

Nesse sentido, fazendo parte da decoração que está sendo instalada, um "vagão" confeccionado em compensado. E aí vem a reflexão: se foi tão importante no passado, por que não se pensar, para todo pais (seria utopia?), o retorno das linhas férreas, interligando municípios, gerando riquezas. Integração que, com certeza, desafogaria o caótico trânsito nas estradas (a maioria esburacadas e traçoeiras), daria impulso ao turismo e diminuiria a "dependência draconiada" centrada nos combustíveis fósseis. Partindo dessa premissa, nada mais oportuno do que essa bela homenagem da atual gestão. Fotos, Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

 


Categorias

Arte e Cultura Bahia

Enquete


PodCast