Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Missa em ação de graças, desfiles, sessão especial na Câmara, entrega de 5 veículos novos e muito mais nos 127 anos de ARATUÍPE

Por ANTONIO MASCARENHAS

As comemorações alusivas aos 127 anos de emancipação política do município de Aratuípe tiveram continuidade nesse segundo dia, sábado, 09, com uma vasta programação. Logo pela manhã, alvorada, apresentação do Tiro de Guerra, missa em ação de graças na Igreja Matriz, entrega de 05 veículos 0 Km para a área de saúde, entrega do auditório Edvaldo Machado Boaventura, ato solene da Câmara Municipal, no auditório Edvaldo Machado Boaventura), descerramento da placa de inauguração do Centro de Apoio e Reabilitação Rita Maria, ficando para a noite, as apresentações musicais. 

A missa em ação de graças contou com participação de Hunaldo Costa (prefeito), Jesiel (vice), Sandra (1a. dama), deputados Antonio Brito (federal), Hildécio Meireles (estadual); prefeitos Hunaldo Costa (Jaguaripe), Rogério Andrade (S.A.Jesus), Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Elton (Secretário de governo de Nazaré das Farinhas), Rogerinho Andrade (pré-candidato a deputado estadual pelo PSD), Maurício Dias (Presidente da federação Estadual das Santas Casas de Misericórdia) e Gilmelândia (cantora, apresentadora de Tv e, agora, "embaixatriz" de Aratuipe nos diversos rincões do país).

Também presentes os vereadores de Aratuípe Edson Silva (Presidente da Câmara), Remelton, Julival, Laércio, Juci, Hamilton Viana, Alex e Rafael; por outros municípios, Uberdan (S.A.Jesus) Rony (Muniz Ferreira), Eval Passos (Presidente da Câmara de Nazaré), Edna (Jaguaripe); secretários municipais Manoel (Administração), Anselmo (Saúde), Adriana (Educação) e Rosa Lima (Assistência Social); Cap. Maurício, Cmt da Cia de Polícia em Nazaré.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Na missa proferida pelo Padre Daniel, além da palavra, cânticos e oferendas, toda uma reverência com relação à importância dessa data para a historicidade local. Nesse contexto, o missionário incluiu no ato litúrgico a diferenciação entre as cidades "naturais" e aquelas que surgiram de forma "planejada", a exemplo de Brasília. Argumentou que Aratuípe se encaixa no rol de cidades que se ergueram em torno da religiosidade, muito antes da emancipação política do município. Aproveitando o ensejo e diante da presença de autoridades locais e da região, pediu a adesão de todos em torno de um projeto que propicie a revitalização desse importante equipamento religioso. 

ENTREGA DE 05 VEÍCULOS ZERO KM PARA ÁREA DE SAÚDE

O muicípio recebeu 05 novos veículos para a área de Saúde, sendo um adquirido através de recursos próprios; 03 fruto de emendas canalizadas pelo deputado federal Antonio Brito e 01 direcionada pelo, na época, deputado Estadual Rogério Andrade (hoje, prefeito de Santo Antonio de Jesus). Veículo cujas chaves foram entregues ao prefeito Sinho pelo seu filho, Rogerinho, pré-candidato a Deputado Estadual. 

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE APOIO E REABILITAÇÃO RITA MARIA

Nesse esforço da administração Sinho/Jesiel, foi entregue à população esse Centro de Apoio e Reabilitação, com instalações amplas emodernas, dotado de equipamentos à altura dos serviços a serem oferecidos à população. A placa foi descerrada pelo Secretário de Saúde Anselmo Silva, ao lado do vereador Laercio (autor da indicacão) ao lado de outros profissionais da área de saúde que atualm no município que é ume referência na região.   

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

GILMELÂNCIA, HOMENAGEADA, É A EMBAIXATRIZ DE ARATUIPE PELO PAÍS AFORA

Homenageada com Moção de Aplauso, numa indicação do vereador Julival, o mesmo que apresentou indicação em torno da construção da praça em Maragogipinho, a cantora e apresentadora de Tv Gilmelândia, utilizando-se do microfone, externou agradecimentos ao vereador Julival e à gestão SInho/Jesiel para, em seguida, declarar-se apaixonada por Aratuípe e, em especial por Maragogipinho, onde, após visita saiu encantada com produtos confeccionados por oleiros e a receptividade local. 

DEMAIS PRONUNCIAMENTOS

O presidente da egrégia casa, Edson Silva (Edinho) saudou a todos para, em seguida, conceder a palavra aos demais vereadores. Laercio, Hamilton Viana, Julival, Alex e Jamelton destacaram a importância das comemorações para os anais da história local, rasgando elogios à gestão Sinho/Jesiel. Julival também agradeceu pelas emendas canalizadas pelo Deputado Federal Antonio Brito, em torno de 2 milhões; agradeceu ao prefeito pela praça em Maragogipinho e a Hildécio Meireles  pelo trabalho desenvolvido em prol do município. 

Capitão Maurício, comandante da Cia de Polícia em Nazaré e representante dessa corporação, ao lado dos briosos policiais na região, também parabenizou o município pela data e, aproveitando o ensejo, externou elogios à administração municpal de Aratuípe. Fez também colocações enaltecedoras ao prefeito de Santo Antonio de Jesus, Rogério Andrade e à postulação de seu filho Rogerinho, nessa sua investida rumo à Assembleia legislativa. 

Deputado Estadual Hildécio Meireles teceu considerações acerca dos 127 anos de emancipação de Aratuípe e, aproveitando o ensejo, reverenciou a atual gestão SInho/Jesiel. Reportou-se, também, acerca da pré-candidatura de Rogério Andrade Filho (Rogerinho), projetando recebê-lo na Assembleia na certeza de que tanto o jovem postulante a uma cadeira na Câmara como ele, lograrão êxito em suas investidas. 

O deputado Federal Antonio Brito, por sua vez, falou da pujança da atual gestão, parabenizando pelo transcurso de mais um aniversário da cidade; fez menção à canalização de emendas que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município. Ele que direcionou, dentre outros benefícios, quatro dos cinco veículos destinados à saúde do município.

Hunaldo Costa, prefeito de Jaguaripe, homenageado com o título de cidadão aratuipense, pelo vereador Rafael, em sua fala externou satisfação diante do convite e da homenagem prestada, aproveitando o ensejo para dizer que, não apenas como representante de um município vizinho mas, também, como cidadão, estará sempre à disposição da acolhedora Aratuípe. 

Rogério Andrade, prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus, também homenageado com Moção de Aplauso, agradeceu pela indicação para, em seguida, confessar-se regozijado em poder contar com o apoio de Sinho à pré-candidatura de seu filho Rogerinho a deputado estadual. Fez referências elogiosas aos deputados Antonio Brito e Hildécio Meireles, retribuindo, portanto, a gentileza. Finalizando, convidou a todos para se fazerem presentes na inauguração da Policlínica Regional na próxima sexta-feira. 

Rogerinho, filho do prefeito santantoniense e pré-candidato a deputado estadual, após cumprimentar a todos e agradecer pela oportunidade, confessou-se ansioso para poder representar o município e região junto à assembleia legislativa. Ele que conta com apoio de gestores municipais, vereadores e lideranças de vários municípis da região, a exemplo de Wellington (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Wilson (Salinas da margarida). 

Finalizando, o pronunciamento do gestor municipal anfitrião, Sinho. Ele que vem realizando um destacável trabalho no município e que semanalmente coloca, literalmente, o "pé na estrada" em busca de melhorias para a população local, seja através de emendas dos seus deputados, seja através da utilização de recursos da receita própria. Em sua fala enfatizou a importância do trabalho de sua equipe de governo. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br) . Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, atrvés do link FOTOS, no topo deste site. Publicaremos Vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

 


Categorias

Bahia Curiosidades Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast