Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Recursos hídricos recebem atenção especial na programação da Semana do Meio Ambiente

Em sua XVIII edição, Semana do Meio ambiente organizada pela Fundação Vovó do Mangue,  tem como tema “Água, da preservação ao uso sustentável”. “O ciclo da água” e o “Reuso da água” são os temas das suas palestras marcadas para a manhã desta quarta-feira, dia 6, segundo dia da XVIII Semana do Meio Ambiente (SMA), realizado pela Fundação Vovó do Mangue em Maragojipe e com atividades programadas até as 17h de quinta-feira, dia 7.

Os palestrantes convidados para discutir o assunto são o engenheiro agrônomo Bruno Barbosa e a bióloga Sarah Nascimento. Em sua 18ª edição, a SMA adotou como tema Água, da preservação ao uso sustentável.

Na abertura da programação, realizada ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente,  reuniram-se, na sede da Fundação, professores, estudantes, gestores públicos e trabalhadores do mangue. Ponto alto da cerimônia foi o lançamento da segunda etapa do Projeto CO2 Manguezal, desenvolvido pela Vovó do Mangue nos municípios de Maragojipe, São Francisco do Conde, Cachoeira e São Félix. 

Público qualificado – A cerimônia que marcou início das atividades da SMA contou com a presença de toda a direção da Fundação Vovó do Mangue e membros da equipe que executa o projeto. Também prestigiaram o evento a gestora da Petrobras e responsável pelo acompanhamento do CO2, Adriana Oliveira; a professora da UFRB Alessandra Caiafa, parceira da Fundação no desenvolvimento dos estudos científicos previstos pelo projeto; Sérgio Freitas, gerente do ICMBio, além de representantes das prefeituras de Maragojipe e São Francisco do Conde.   

“Ficamos muito contentes com a presença de público tão qualificado e diverso. Essa participação de alto nível revela que o tema da preservação do meio ambiente está na ordem do dia nos vários espaços. Com o projeto CO2 Manguezal, agora em sua segunda fase, a Fundação Vovó do Mangue também participa deste debate, promovendo ações efetivas de recuperação e proteção de áreas de manguezais de municípios importantes do Recôncavo baiano”, observou o diretor geral da Fundação, Francisco Alecy.

Certificação – Ainda no primeiro dia de atividade da SMA, o projeto CO2 Manguezal certificou 39 pessoas da primeira turma de agentes multiplicadores em áreas de meio ambiente.  Nos dois anos de execução do projeto, está prevista a capacitação de 150 agentes, dentre eles, professores, gestores e monitores ambientais, lideranças comunitárias e estudantes.

“Essas pessoas são importantes parcerias no trabalho de promoção da educação para a conservação dos recursos naturais dos municípios onde o projeto CO2 Manguezal está sendo desenvolvido”, disse Rosiane Campos, coordenadora geral do projeto.

Programação Semana do Meio Ambiente: dias 06 e 07/06

Dia 06/06

9h  – Palestra O ciclo da água, com o engenheiro agrônomo Bruno Barbosa

10h – Palestra Reuso da água, com a bióloga Sarah Nascimento 

Dia 07/06

9h às 17h – Visitação das escolas municipais ao Centro Integrado de Educação Ambiental (sede da Fundação Vovó do Mangue).

14h - Limpeza do manguezal do bairro do Caijá (Maragojipe) 

OBS.: Todas as atividades acontecerão na sede da Fundação Vovó do Mangue - Praça Conselheiro Antonio Rebouças, 16, Centro/Maragojipe


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Bahia

Enquete


PodCast