Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

A praça Padre Mateus não será a mesma sem o tradicional bate-papo com Yuri Pithon

Por ANTONIO MASCARENHAS

Quando nos debruçamos a falar da riqueza de uma cidade, não devemos nos ater, apenas, ao conteXto econômico ue emerge da agropecuária, da indústria, comércio e prestação de serviços que, somados a todo um acervo imobiliário e logística operacional à disposição da sociedade, dimensiona o conjunto de vetores que, "a priori" "materializa" essa pretensa lógica, em atendimento ao imaginário tupiniquim. 

Pretensa porque, na verdade, paralelo a esses "parâmetros", não menos importante, toda uma gama de costumes que brota, que emerge do seio da população. Costumes que, submetidos ao crivo do senso comum, por extensão, acabam sedimentando experiências que, não fosse o expediente da oralidade, acabar-se-iam esvaindo no tempo e no espaço. Graças a essa transmissão de valores é que, novas gerações se municiam a ponto de vislumbrar para o futuro, o néctar desse existencialismo que, para muitos, parece fugaz.

E, no momento em que procuramos nos reportar a essas conexões cotidianas, não podemos nos esquecer de toda uma contribuição, não apenas dos mentes sábias, dos poetas que podemos encontrar a cada quarteirão, no dia a dia. Pessoas que, na maioria das vezes, permanecem no anonimato e, até, no ostracismo, por falta de oportunidades. Pessoas simples que, também, transmitem aos seus filhos, seus amigos, toda uma sabedoria, todo um leque de experiências que transcendem através de sues atos, suas ações.

E, dentre essas figuras importantes, aqui em Santo Antonio de Jesus, Yuri Piton: empresário, ambientalista, político e, antes de tudo, músico, instrumentista, cantor. Ele que, tal qual seu genitor (saudoso Quito), além dos dotes artísticos, também se dedicou ao comércio, sempre na  praça Padre Mateus. Mas o que será dessa centenária praça quando Yuri Piton deixar de bater aquele papo inteligente sobre política, sobre música e outros assuntos do cotidiano? Com certeza, a praça não será a mesma já que ele anuncia para, logo logo, sua aposentadoria...!  Ele que pode, muito bem, atuar em qualquer das prefeituras da região, na área de Meio Ambiente, uma de suas paixões. Incluído no seleto link GENTE QUE FAZ. Yuri assevera ser leitor assíduo do nosso site. Agradecemos penhoradamente. Fotos 1 e 2, Tvsaj. Demais fotos, divulgação.

P.S - Ficamos tristes ao saber que pessoas se utilizam de redes sociais para denegrir a imagem do próximo, através de fake news. Ao invés disso, vamos  dar asas às ideias. Vamos criticar de forma constutivista, todavia, procuremos, também, enaltecer nossos valores.  


Categorias

Arte e Cultura Bahia Curiosidades Gente que Faz Política Recôncavo

Enquete


PodCast