Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

JAGUARIPE comemora 119 anos de emancipação com inaugurações e anúncio de pacote de novas obras

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Celebrados, nesse sábado, 12, os 119 anos de emancipação política do município de Jaguaripe, situado no recôncavo baiano, em homenagens que se iniciaram no dia anterior com desfile cívico e que teve seu ponto de culminância com a inauguração da pavimentação da rua da Linha, na comunidade de Camassandi e show musical com as bandas Daniel Vieira e Lucas e Gustavo.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

Logo pela manhã, após hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional, a realização de missa em ação de graças, proferida pelo padre Daniel, na Paróquia Nossa senhora da Ajuda (matriz), em cerimônia litúrgica que contou com participação do Prefeito Hunaldo Costa, vice-Pepezinho, Larissa Costa (primeira dama e Secretária de Saúde), Bebeto Galvão (deputado federal), demais secretários, presidente da Câmara e demais vereadores, além de representantes dos segmentos de sociedade local.

Logo em seguida, a  comitiva governamental e legislativa, ao lado de fieis, ainda em frente à Igreja ouviu os acordes da tradicional Liga Jaguaripense, que, acompanhou a comitiva que se dirigiu pelo trajeto em direção à Câmara de Vereadores, onde, novamente, executou composições musicais e hino em homenagem aos 119 anos de emancipação do município, incitando toda uma áurea em torno do civismo.  

SEÇÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES

As homenagens tiveram continuidade com a sessão especial da Câmara de Vereadores, comandada pelo seu presidente, vereador Adailton “Adé” (presidente da egrégia casa legislativa), ao lado do vice-presidente Robson e a secretária Célia Cavalcanti, diante de uma maciça participação de assistentes. Também compondo a mesa o prefeito Hunaldo e o vice Pepezinho.

Também marcaram presenças, na oportunidade, o deputado federal Bebeto Galvão, o deputado estadual Hildécio Meireles, ex-prefeito Heráclito Aradas, demais vereadores Lio, Adilson, Luciano, Negão, Gilberto e Zé Luis. Os vereadores Renato e Edna fizeram-se presente na inauguração da Rua da Linha em Camassadi. Ao lado deles, os secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

Logo após abertura da solenidade, por parte do presidente, o deputado Bebeto Galvão, em seu pronunciamento, evidenciou a importância dessa data para o município que figura nos anais da historicidade da Bahia, sobretudo no que concerne a estratégica posição que ostentava com relação à segurança do litoral baiano e, hoje, pela sua importância o contexto político e econômico na região e no seio do estado da Bahia.

Em seguida, o presidente da câmara solicitou que um dos funcionários públicos do município, Ozailton, profundo conhecedor da historicidade local, fizesse um breve relato acerca da trajetória desse município que é orgulho para toda população, e por extensão, de toda Bahia, não apenas pela resistência num passado não tão distante e que tem no presente, o anseio de galgar novos horizontes para sua gente.

Dando prosseguimento, vereadores, em seus pronunciamentos não pouparam adjetivos ao esboçarem, publicamente, por unanimidade, enaltecimentos à pujança administrativa da gestão municipal Hunaldo Costa/Pepezinho, principalmente pelo compromisso com a coisa pública, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela administração anterior, sob a égide de Heráclito Arandas.

O deputado estadual Hildécio Meireles, em sua fala, destacou seu empenho em ajudar a atual administração, em que pese figurar na ala de oposição ao governo do estado. Ele que tem contribuído bastante, seja junto à Assembleia legislativa, seja em suas injunções junto ao governo federal para canalização de emendas, dentre elas, aquisição de ônibus escolar, caçamba e outras melhorias.No que concerne à preocupação do ex-prefeito Arandas, com relação ao pretenso desmenbramento das localidades de Mutá, Cações e Barreiras, foi taxativo de que, está ao lado dos interesses de Jaguaripe. 

Funcionalismo em dia e dinheiro em caixa para bancar obras com recursos da arrecadação própria

O prefeito Hunaldo Costa, em sua fala na Câmara, assim como o fez em Camassandi, à tarde, elencou uma série de obras que vem realizando no município e um pacote de novas obras com dispêndio de 2 milhões de reais. Asseverou que o município tem recursos em caixa para bancar obras que serão iniciadas com recursos próprios do município, graças ao desenvolvimento de uma gestão austera e compromissada com a população.

Resistência contra tentativa de supressão de áreas do território de Jaguaripe, por município vizinho

Heráclito Arandas, ex-prefeito, em seu pronunciamento, após saudar a todos e reverenciar de forma enaltecedora a atual administração Hunaldo/Pepezinho, mostrou-se indignado diante da tentativa de determinado município vizinho a esses distritos, em sua tentativa de suprimir do território de  Jaguaripe as comunidades de Mutá, Cações e Pirajuia. Exibindo a bandeira do município que ostenta 5 estrelas (representando a sede, Mutá, Cações, Barreiras e Pirajuia)), assevera que, assim como o fez quando gestor municipal, continua vigilante para que tal intento não aconteça. Solicitou, de antemão, que a atual administração, ao lado dos vereadores estejam de mão dadas na luta contra, pelo que cosidera,  acinte à soberania do muicípio. Aproveitando a oportunidade, solicitou do Hildécio Meireles que, como representante do município, abrace a causa.

PARABENS AO MUNICÍPIO, LOGO APÓS DELICIOSO ALMOÇO

Logo após o saboroso almoço servido na sede da Liga Jaguaripense,`situada  ao lado da Câmara, o prefeito municipal, vice, deputados, vereadores e secretários, ao lado de representantes da sociedade local, cantaram o parabéns diante de um bolo artesanalmente confeccionado em homenagem à "mãe" dos municípos que margeiam histórico e legedário Rio Jaguaripe, nesses seus 119 anos de existência. 

PREFEITO RECEBIDO DE FORMA ENTUSIASTA PELA POPULAÇÃO

Logo após o descerramento da placa de inauguração do calçamento da Rua da Linha, em Camassandi, o prefeito Hunaldo Costa, vice Pepezinho; deputados Hildécio Meireles (federal) e Antonio Brito (federal) - Bebeto Galvão teve que ausentar-se em face de compromissos em outros municípios)-, 1ª dama Larissa Costa, secretários municipais Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Vidal (Infraestrutura), Fernanda (Educação), Reinivaldo (Meio Ambiente).

O chefe do executivo, ao lado dos deputados, percorreu, ao som de uma banda musical, todo o trajeto da longa e larga Rua da Linha, totalmente pavimentada a paralelepipedos, com sistema de drenagem e arborização, sendo cumprimentado por moradores que, regozijados diante dessa conquista, não conseguiam esconder tanta satisfação. Moradores que, de agora em diante, sentir-se-ão mais valorizados, seja no tocante às suas propriedades, seja no que cocerne à autoestima. 

Aproveitando o ensejo, o prefeito apresentou aos parlamentares as moderníssimas instalações do EMEI (Escola Municipal Infantil), unidade escolar inaugurada na comunidade, totalmente equipada e que atende a contento à comunidade local, num ambiente  confortável e seguro.Como não bastasse, a atual administração pavimentou mais uma extensa área que passa em frente às instalações do SAMU e  USF que também atende com esemero à população local.

PRONUNCIAMETOS PÓS-INAGURAÇÃO E APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Logo após a inauguração da pavimentação da Rua da Linha, o prefeito Hunaldo, vice Pepezinho, primeira dama Larissa Costa; deputados Hildécio Meireles  (estadual) e Antonio Brito (federal); secretários e vereadores dirigiram-se ao palanque armado onde efetuaram seus pronunciamentos diante de um público atento e que, pelas manifestações, deixava fluir toda uma satisfação pelas conquistas auferidas. 

Tanto o presidente da Câmara  Adé como demais vereadores, enalteceram a atual gestão municipal, assim como reverenciaram todo um  trabalho desenvolvido pelos deputados em epígrafe.Asseveraram que, além de desempenharem suas obrigações inerentes ao exercicio de seus mandatos, também atuam na fiscalização dos atos do executivo, o que não impede de atuarem em parceria com a admimistação em tudo o quanto for benéfico para o município.

O deputado Hildécio Meireles também fez alusão à seriedade da atual administração, assim como citou benefícios que tem canalizado para o município, dentre eles, um ônibus escolar e caçamba (a ser enviado ao município), fruto de emendas parlamentares, além de atuar em defesa do município em sua atuação junto à egrégia casa legislativa estadual. 

O deputado federal Antonio Brito não economizou adjetivos para se referir à pujante gestão municipal Hunaldo Costa/Pepeziho. Ele que, indubitavelmente, tem conseguido canalizar, através de suas emendas, muitas conquistas para o município, elencadas pelo  gestor municipal, em seu pronuciamento na Câmara e nesse seu novo pronunciameto na comuidade de Camassandi.  

Pepezinho, por sua vez, mais uma vez, externou satisfação em fazer parte dessa administração que, sem sombra de dúvidas, quebra paradigmas administrativos na região, não apenas pela austeridade mas, também, pela ousadia, pela determinação em propiciar à população, atendimentos, dentro do que é possível, às postulações efetuadas pela população.

O prefeito Hunaldo, entusiasmado pela receptividade e cheio de orgulho por colocar  em prática seus anseios, logo esse início de segundo ano de gestão, encheu o peito para anunciar pacote de obras em torno de 2 milhões de reais, a ser desencadeado no município, atendendo a diversas comunidades. Radiante, declarou que o município se orgulha de não dever a fornecedores e o que é importante, já tem em caixa dinheiro para bancar obras com recursos auferidos pela arrecadação municipal.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Terminados os pronunciamentos, a população foi contemplada com as apresentações músicas das bandas Daniel Vieira e Lucas-Gustavo. Diante de um grande palco armado o término da rua inaugurada, Daniel iniciou sua apresentação.Iniciados os primeiros acordes, a populacão local já se fazia presente para participar desse momento de conquista, na véspera do "dia das mães".

Diversas personalidades do município e região. Dentre elas, comitiva de Muniz Ferreira, composta pelos vereadores Jota, Valmir, Cézar, bem como por Professor  Gileno (prefeiturável), ex-prefeito Clovis Penini, Gil de Zuzu (suplente de vereador), Luiz (suplente de vereador), Jica e Rony. Veja todas as 909 fotos através do link FOTOS (não está na ordem sequencial), no topo do site. Publicaremos VÍDEOS e ENTREVISTAS, no decorrer da semana. 


Categorias

Bahia Curiosidades Eventos Infraestrutura - Habitação Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast