Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

COOPERMULTA e SAAB , ministram, através do SENAR, ensinamentos sobre transformação caseira da mandioca, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

A SAAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus) e COOPERMULTA (sedida em Cruz das Almas), realizam, com o suporte técnico do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizam, na sede dessa pasta coordenada pela sua titular Fátima do Benfica, na gestão Rogério Andrade, o curso "TRABALHADOR NA TRANSFORMAÇÃO CASEIRA DA MANDIOCA", direcionado a produtoras rurais, através  de Joquebede Raquel, instrutora da cooperativa em apreço.Curso que acontece, também, graças aos esforços de Demétrio (Sindicato Rural de Nazaré),presente na abertura dos trabalhos.

O curso que teve início na manhã dessa quarta-feira,09, devendo encerrar-se na próxima sexta-feira, 11, contou, inicialmente, com uma apresentação audiovisual por parte da orientadora que, dentre outros aspectos, versou sobre a imperiosa necessidade de higienização na preparação dos alimentos e que passam, necessariamente, pelos produtos, equipamentos e pelos próprios manipuladores.  Num segundo momento, a instrutora levou as participantes à aula prática, com utilização da mandioca e agregação de outros nutrientes.

O evento está sendo realizado graças ao hercúleo esforço da secretária Fátima do Benfica que, além das modificações introduzidas em algumas das dependências da Secretaria, conseguiu, sem quaisquer custos, equipamentos necessários  (fogões industriais, geladeira, freezer, fritadeira, armários, mesas), angariado junto ao  acervo do município. O curso em apreço, tem por objetivo promover a qualificação das produtoras rurais, significando a geração de emprego e renda. Um exemplo, deveras, a ser seguido.

Além do mobiliário foi necessária, também, adaptação das instalações em algumas salas da Secretaria, utilizando material reciclado, em tempo recorde, de maneira que os trabalhos práticos possam ser realizados no mesmo local em que orientações teóricas são ministradas. Uma inequívoca demonstração de que resultados podem ser muito bem alcançados quando iniciativas criativas possam ser colocadas em prática, inclusive, com economia de recursos.

 

 


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Bahia Culinária Curiosidades Eventos Recôncavo

Enquete


PodCast