Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Secretaria de Agricultura e Instituto Rômulo Almeida realizaram Seminário de Mandiocultura no Cocão, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na manhã dessa quinta-feira, 05, na comunidade do Cocão, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Mandiocultura, protagonizado pelo IRAE (Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos), num evento que contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antonio de Jesus, sob o comando de Fátima do Benfica, gestão Rogério Andrade e parceria de entidades como SEBRAE, SDR, BANCO DO NORDESTE, CAR  e participação de Secretaria de Agricultura de Muniz Ferreira. 

Dentre os nomes que se fizeram presentes, nesse importante encontro,  FLÁVIO ALMEIDA, pelo IRAE; FÁTIMA DO BENFICA, pela Secretaria de Agricultura de S.A.Jesus; JOSELITO MOTTA, pela EMBRAPA; CARLOS HENRIQUE, pelo SEBRAE; ANDRÉ LORDELO, pela CAR; ANTONIO FERNANDO FRANCO MARQUES, pelo BANCO DO NORDESTE, presidentes de Associações e produtores rurais.

Fazendo uso da palavra, Flávio destacou a importância dessa iniciativa e participação das entidades parceiras e a predisposição do IRAE em estar engajado nesse processo construtivista. A Secretária de Agricultura de Santo Antonio de Jesus, Fátima do Benfica, também realçou a importância de encontros dessa magnitude, externando ações que vem sendo desenvolvidas na sua gestão, esboçando que sua pasta não arregaça as mangas para o desenvolvimento de um trabalho que venha desenvolver a cadeia produtiva da mandioca. O Secretário de Agricultura de Muniz Ferreira, Antonio, também destacou a importância desse encontro e as parcerias empreendidas. O vereador Cézar, de Muniz Ferreira, também fez referência a importância do encontro. Solicitou ao representante da CAR que seja dada atenção à questão da utilização dos tratores distribuídos às comunidades, de maneira que os produtores detentores de menor poder aquisitivo possam ser mais beneficiados. 

Carlos Henrique, do SEBRAE, falou sobre a importância dessas parcerias e que todo esse esforço significa a gera cão de emprego e renda. Destacou que o desenvolvimento tem que ser pensado em termos regionais. Asseverou que a união de esforços será de suma importância para o sucesso desse intento. Izaltiene Gomes (SDR) representando o Secretário Estadual Jerônimo Rodrigues, destacou os propósitos do governo do Estado em estar fomentando iniciativas dessa natureza, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. 

Terminados os pronunciamentos, os participantes empreenderam visitas às casas de farinha da região do Cocão e de Muniz Ferreira, oportunidade em que verificaram as condições de funcionamento dessas unidades. Aproveitando o ensejo, Joselito Motta, ministrou orientações aos proprietários das casas de farinha no que concerne às condições mínimas necessárias ao manuseio da mandioca e processo de higienização. Fotos Antonio Mascarenhas. Veja todas as FOTOS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas.


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Bahia Curiosidades Economia - Negócios Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast