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SEBRAE realizou encontro com Especialistas de Panificação e Massas Alimentícias, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Gerência Regional do SEBRAE, realizou, na terde dessa quarta-feira, 14, no salão de eventos do Hotel Pena Branca, em S.A.Jesus, o  Encontro com Especialistas de Panificação e Massas Alimentícias, através do SEBRAE-CONECTA, em parceria com a FIEB, SIPACEB, ADINOR, ITPC, SENAC, ACESAJ e CDL, com apoio da Dispan, RDB-Coca-Cola, Romen Alimentos, Café Palmeiras, Água de Coco, Iogurte Jamane, K&M e Biscoitos Kigoma. 

Organizado por Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE) e Karla Barros (Gestora de Projeto Indústria SEBRAE), ao lado de sua equipe de trabalho, também marcaram presenças Litelton Pires e Taís Gaspar (consultores do SEBRAE, atuando pelo MEDE), Tony (coordenador de vendas da ADENOR)  e Márcio Rodrigues, presidente do ITPC e renomado palestrante na área de panificação e massas alimentícias. Ele que, mais uma vez fez-se presente em eventos dessa magnitude, no município.

Evento que contou com a abertura de Jânio Santana (radialista, atuando como mestre de cerimônia), Black Anderson que, com seus acordes, contemplou os presentes com belas canções da MPB. Iniciando os trabalhos, coube a Carlos Henrique proceder agradecimentos e, aproveitando o ensejo, discorrer sobre a agenda do SEBRAE para esse primeiro semestre e, em especial, a atuação do SEBRAE-MED que tem por escopo buscar desenvolver, nos empreendedores, a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos  críticos para o seucesso do seus noegócios, através da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial. Karla Barros, por sua vez, explanou sobre o SEBRAE-CONECTA. Em seguida foi exibido um vídeo sobre inovação, dando ênfase as mudanças que vem sendo efetivadas nos divesos segmentos de mercado, principamente a partir do avanço das tecnologias.

Coube ao consultor Litelton Pires falar sobre o  SEBRAE-MEDE 2018. Discorrendo sobre sua aplicabilidade, dentre outros aspectos, citou a importância da agregação de novos valores e que, quanto maior o controle de custos, maior a lucrativaidade. Reportando-se aos principais problemas na área de panificação, foi enfático ao  elencar a questão da baixa qualidade de mão de obra e grande desperdício de produção, dentre outros fatores; No que tange ao resultado da aplicação do MEDE em 13 empresas da região, no ano de 2017, regozijou-se diante da diminuição do desperdício, aumento de faturamento e mehorias na comunicação, dentre outros fatos; No que concerne às ações que foram realizadas nessas empresas, destacou otimização na produção, melhorias nos layouts, desenvolvimento de outros produtos e pesquisas de satisfação.

Finalizando, Litelton convidou, dentre os representantes (que se fizeram presentes) das empresas que participaram do MEDE 2017, Superpão, Panilac, Panina, Sta. Rita e Aimpim Gourmet (S.A.Jesus); Parati, Kipão, Dubom (Cruz das Almas); Minimax (Nazaré das Farinhas); Menezes (Sapeaçu) e Pandoçura (Presidente Tancredo  Neves), para que pudessem falar um pouco sobre as experiências vivenciadas. Neivan Oliveira (Superpão), em nome deles, falou sobre todo um aprendizado e o quando tem sido importante para o dia a dia de seu negócio.  Em seguido foi exibido um vídeo com depoimentos desses participantes. 

Dando prosseguimento ao evento, a palestra "Qualidade, Produtividade e Inovação: as chaves para a competitividade na panificação", proferida por Márcio Rodrigues (Diretor do ITPC, Empresário do Setor de Panificação há mais de 25 anos, administrador de empresas e sócio-proprietário das padarias Pão da Serra, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Ele que possui experiência em projetos de intevenção, aprefeiçoamento e reestruturação de processos, gestão e desenvolvimento de empresas e atua na pesquisa e desenvolvimento da implantação de novas tecnologias, tendo realizado mais de 4 mil palestras em todo o país e exterior.  

Em sua fala, Márcio, dentre outros aspectos pertinentes à pauta apresentada, enfatizou a importância da renovação do mix de produtos, necessária, não apenas para a fidelização dos clientes  mas, também, para atração de novos consumidores; mostrou como os empresários devem lidar com a concorrência e, mesmo assim, estarem no ápice da competitividade. Citou, também, a imperiosa necessidade de todo um trabalho no que concerne à comunicação que deve existir entre a empresa e o mercado consumidor. Coube à RBR (representante da Coca Cola na região), efetuar sorteio de alguns brindes entre os que marcaram presenças. 

Finalizando, a apresentação, por parte de Tony (coordenador de vendas da ADNOR), do tema "Redução do Custo de Mão de Obra pela Diversificação do Mix de Produtos". Ele que, ao lado de profissionais de panificação da ADNOR, apresentaram  diversas iguarias que, no final do encontro, foram submetidas ao paladar dos que se fizeram presentes. ADNOR que, diga-se de passagem, realiza um destacavel trabalho em prol do abastecimento na área de panificação em todo o país. Performance muito bem alicerçada a partir de todo um trabalho de pesquisa e emprego de novas tecnologias. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. Publicaremos entrevistas no decorrer da semana. 

 

 

 

 


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