Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Deputado Angelo Almeida cobra da Embasa posicionamento sobre falta de água em Madre de Deus

A interrupção constante no fornecimento de água em Madre de Deus, município localizado a 63 km de Salvador, está causando diversos transtornos à população que veem realizando manifestações nas ruas e nas redes sociais com o intuito de chamar atenção das autoridades sobre o problema que, segundo a porta-voz do movimento “Contra falta de Água”, Tamires Barreto, se arrasta há anos. 

Com o intermédio do deputado Angelo Almeida (PSB) foi realizada, na tarde desta segunda-feira (05), na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma audiência com o diretor Carlos Ramires, responsável pelas operações da Região Metropolitana, em que foi solicitada informações sobre o prazo de retorno das obras de implantação de novas canalizações, instalação de adutora, além do cronograma de abastecimento contendo porcentagem e vazão de água por localidade. 

De acordo com Tamires Barreto, a cidade evoluiu e a Embasa não acompanhou este crescimento. “Há muitos anos sofremos com a falta de água e o problema só está se agravando. Tem bairros que chegam a ficar até quinze dias sem água e outros fica oscilando: a água chega e vai embora”, afirmou. Ela explica que a população está mobilizada e que foi criado um grupo no WhatsApp com mais de 200 pessoas com o objetivo de fortalecer o movimento “Contra falta de Água” no município.

O diretor de operações da Região Metropolitana, Carlos Ramires, explicou que problemas no solo da região acarretam o rompimento das canalizações e que existe um projeto para implantação do Sistema Integrado do Recôncavo, que prevê a construção de reservatórios de água e adutora subaquática para Ilha de Maré, o que irá beneficiar a população de Madre de Deus. 

Para o deputado Angelo Almeida esta é mais uma demanda importante que está sendo acompanhada pelo mandato e que o saldo da reunião foi positivo, visto que será realizada, nesta sexta-feira (09), uma audiência pública onde representantes da Embasa apresentarão o plano da instituição para o abastecimento de água em Madre de Deus e demais comunidades. 

“A água é fundamental para vida das pessoas e este problema no abastecimento está impactando negativamente a rotina da população. Nosso mandato continuará atento e disponível para atuar como interlocutor entre a Embasa e a comunidade”, reforçou o parlamentar.


Categorias

Bahia Curiosidades Infraestrutura - Habitação Política

Enquete


PodCast