Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

SEBRAE CONECTA promoveu palestra sobre gestão e perdas, ministrada pelo economista Paulo Abid, no Parati Hotel, S.A.JESUS

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

O Parati Hotel, centro, foi o local escolhido para que o SEBRAE realizasse, na noite dessa terça-feira, 06, palestra sobre "Gestão e Perdas no Segmento de Material de Construção", num evento em que essa entidade contou com parceria da ACOMAC (Associacão dos Comerciantes de Material de Construção do Estado da Bahia, AMANCO (fornecedor de produtos para instalação de tubos e conexões para construção), MATECOL (empresa de material de construção), BAHIA VIDROS (maior processador de vidros, na Bahia) e MAXPLAST (referência em tecnologia em artigos plasticos). 

Marcando presenças, além de Carlos Henrique (Gerente Regional) e Karla Barros (Gestora de Projetos) pelo SEBRAE, Paulo Abid (economista e palestrante), Márcio Maia (palestrante, discorrendo sobre o MEDE, Ivan Andrade (representante da ACOMAC/MATECOL). Também presentes Ovídio Azevedo (representando a Amanco), Adriano Oliveira (Bahia Vidros e Maxplast), Herivaldo Nery (Comapel), Élvis e Itamar (Matecol), gerentes de negócios da Caixa Econômikca Federal e Banco do Nordeste e empresários do segmento de material de construção. 

Precedendo a abertura dos trabalhos, os participantes foram contemplados com a execução de algumas músicas por parte do instrumentista presente. Iniciando os trabalhos, com apresentação do mestre de cerimônia Jânio Santana, as rápidas considerações por parte de Carlos Henrique (Gerente Regioal do SEBRAE),dando as boas vindas e de Ivan Andrade que enalteceu a realização desse evento e falou um pouco acerca das atividades da agremiação associativa que representa. Em seguida Carlos Henrique elencou as ações até então desenvolvidas pelo SEBRAE CONECTA no municíio e região, aproveitando o ensejo para elencar programação em pauta. 

Dando prosseguimento, Márcio Maia, consultor do SEBRAE, discorreu sobre as atividades do SEBRAE MEDE (Melhorias de Desempenho) e a importância dos indicadores). Na oportunidade também foi exibido um vídeo em que participantes do MEDE relataram experiências e o quanto a especialização auferida vem contribuindo para seus negócios.

Aproveitando a oportunidade, Karla destacou empresas que participaram do ciclo 2017, a exemplo da São Luiz (Amargosa), Jean madeireira, Dimensão Cimento, etc.. Eles que, logo em seguida, receberam certificados alusivos aos ensinamentos que lhes foram ministrados .

Empresários foram convidados por Karla Barros para assinatura de contratos, visando participação no ciclo 2018 do MED. Foram eles: Diego Oliveira (Material de Construção Araújo - Rede Erguer Itapoan), Edval Braga Anrade (Margel Material para Construção), Élida Oliveira Barbosa (Elicar Materiais para Construção), Allan Sobral Santos (Sobral Materiais para Construção), Fábio Cristiano Rocha Pinheiro (Construfaz) e Augusto Figueredo Neto (Guto Material de Construção). 

Na parte final do evento, a tão esperada palestra proferida por PAULO ABID, economista, consultor de empresas do comércio varejista de Materiais de Construção e de entidades de classe empresariais, com ênfase em gestão financeira, em projetos de mapeamento e desenvolvimento de processos operacionais e em projetos de modelagem e/ou reestruturação econômico-financeira de negócios. Ele que, em sua abordagem audiovisual, discorreu sobre as nuances que podem alavancar gestões eficazes e competitivas, desde que pautadas em preceitos organizacionais bem elaborados e que estejam, naturalmente, susceptíveis a eventuais e necessárias mudanças de rumo. 

Para realçar sua fala, foram exibidas planilhas que mostraram, de forma insofismável, como o empresário poderá evitar dispêndios desnecessários, como optar por modelos tributários que proporcionem mais lucro; a importância do controle de estoque e as técnicas para que a entrada e saída de produtos sejam mais céleres, evitando custos de armazenamento. Dedicou especial atenção, também, à questão das perdas, seja no âmbito tributário, seja nas devoluções de mercadorias, fraudes, quebras, etc.. Enfatizou que a grande "sacada" de reside na compra e que as compras conjuntas também constituem importante gancho para que sejam auferidos descontos importantes para a prática de preços e a consequente competitividade junto à concorrência. 

De parabéns, portanto, o SEBRAE CONECTA e, em especial, a gerência dessa entidade em S.A.Jesus (através de Carlos Henrique, Karla Barros e toda equipe,  no momento em que vem procurando qualificar diversos segmentos produtivos da sociedade, dando asas ao empreendedorismo. Fotos Antonio Mascarenhas (tvsaj.com.br). Veja MAIS FOTOS em LEIA MAIS e, TODAS (195), através do link FOTOS, no topo do site. 

 


Categorias

Bahia Comércio - Indústria Curiosidades Empreendedorismo Eventos Recôncavo

Enquete


PodCast