Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cartão postal de Salvador, Elevador Lacerda completou 144 anos nesta sexta

Cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda, localizado no bairro do Comércio, completou 144 anos de inauguração nesta sexta-feira (8), mesma data da celebração da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O equipamento, que é um dos pontos mais visitados de Salvador,  foi concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda,  construído pelo irmão Augusto de Lacerda, em 1869 e  inaugurado em 8 de dezembro de 1873. O monumento, inicialmente, foi denominado Elevador Hidráulico da Conceição. Isso porque o maquinário contava com uma bomba a óleo movida originalmente por uma máquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda foi concretizado em 1896.

A inauguração da estrutura atual ocorreu em 1º de janeiro de 1930. Devido à importância, o ascensor foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 7 de dezembro de 2006.

O cartão postal da capital baiana transporta cerca de 28 mil pessoas diariamente, entre 6h e 23h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 22h, aos sábados e domingos. A tarifa custa apenas R$ 0,15 e a viagem dura apenas 30 segundos.Metro1

 
 


Categorias

Acervos Culturais e Históricos Arte e Cultura Bahia Curiosidades Turismo

Enquete


PodCast