Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Palestras e oficinas agradaram, em cheio, os participantes do Fórum de Especialidades da Panificação, Confeitaria e Alimentos, realizada pelo SEBRAE no Pena Branca, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa terça-feira, 28, no Hotel Pena Branca, em Santo Antonio de Jesus, o FÓRUM DE ESPECIALISTAS DA PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA e ALIMENTOS, num evento realizado pelo SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, com co-participação CIEB/FIEB e apoio das entidades parceiras CDL, ACESAJ, SIPACEB, SENAC, RDB Recôncavo, Água de Coco, Café Palemiras, Coca Cola e as entidades de indústria e comercio na área de panificação ADINOR, BUNGE, SARANDI, J. MACEDO, ROMEM ALIMENTOS e DISPAN.

Dentre as personalidades participantes, além de Karla, Núbia, Ivana e equipe, pelo SEBRAE, João Batista, vice-presidente do Sindicato de Panificação da Bahia, ao lado do presidente Cosme Fred; André Luiz, Danilo Araújo, Cristiane Nascimento e Antonio Neto (epresentando a SARANDI); Gilvan Lucas (Téncnico  em Panificação) e Jamerson de Menezes(ao lado da equipe, representando a J. Macedo); Marivaldo Trindade e equipe, representando a BUNGE); Sandro Macarenhas (supervisor da Coca Cola), Lidiane (Gerente da RDB (Distribuidora da Coca Cola em S.A.Jesus e região).donos de panificadoras, panificadores e palestrantes abaixo elencados. 

Além das panificadoras que fazem parte do Programa MEDE, a exemplo de Soares (Gustavo), Panina (Paula), Santa Rita (Ailton), Panilac (Taís) e Superpão (Neivan), por S.A.Jesus); Minimax (Caroline,Nazaré das Farinhas); Panificadora Menezes (Neila, Sapeaçu); Parati( Rodrigo), Dubom(Leonardo), Kipão (Siméia), por Cruz das Almas; Panilanches (Maragogipe) e Pandocura (Tancredo Neves), outros representantes de panificadoras (proprietários e panificadores), também perticiparam das palestras e oficinas oferecidos.

Dentre os nomes que fizeram uso da palavra, João Batista, vice-presidente do SIPACEB (Sindicato da Indústria de Paanificação da Bahia, exceto Salvador). Ele que, na oportundade, também se fez acompanhar do presidente da entidade, Cosme Fred. João, por sua vez, não poupou elogios ao evento, destacando a atuação de Carlos Henrique, Karla e toda equipe. Em seguida, discorreu sobre a luta do Sindicato em fazer com que as coisas, literalmente, também aconteçam no interior do estado. Chamou a atenção de todos no que concerne à campanha, segundo ele, sistemática nos consultórios médicos e na imprensa, apregoando o não consumo de pão por gerar problemas de saúde. Rebateu dizendo que a questã não está no consumo de pão mas, no excesso, assim como acontece com outros tipos de alimentos. Fred, por sua vez, também parabenizou o evento e ratificou o posicionamento de João Batista. 

Unidade Móvel, pela manhã

Logo pela manhã foram realizadas duas oficinas, direcionadas aos panificadores que compareceram ao evento:

1- Oficina de Alimentos Folheados e semi-Folheados e Modelagem - Dona Benta (J.MACEDO), ministrada por Gilvan Lucas (Técnico em panificação). Ele que, ao lado de sua equipe, mostrou as técnicas para realização de iguarias nessa área. Finalizando, todos foram contemplados com a degustação do produto confeccionado diante de todos, naturalmente, com uilização dos ingredientes da J. MACEDO, que, com sede em fortaleza, dispõe de unidades oageiras em Salvador e Recife, distribuindo para todo o Brasil farinha de trigo, biscoitos, lazanha, gelatina e outros produtos com  esmero na qualidade. 

2-Oficina de Pães Especiais e Fibras, protagonizada por Danilo Araújo, pelo técnico da SARANDI, empresa com unidades moageiras em Alagoas e Sergipe, especializada na industrialização, comercializando farinha de trigo e as linhas domésticas, profissional e industrial de produtos como farinha de trigo, bolos de baunilha, chocolate, coco, fubá, limão; misx integral, fibra grossa, gérmen de trigo, etc.com a qualidade esperada.

À TARDE

Auditório 1- Logo após o credenciamento dos participantes, no Audio evento foi iniciado sob a égide do radialista e apresentador Jânio (mestre de cerimônia) que deu boas vindas a todos e a rápida saudação por parte de Karla Barros e Núbia, o evento foi iniciado com a bela apresentação do Clube do Chorinho, de S.A. Jesus. 

Workshop: Em seguida, foi iniciado o workshop "Estratégias de Mercado e Qualidade no Setor de Panificação, conduzido por Márcio Rodrigues, presidente do ITPC (Instituto Tecnológico de Panifificação e Confeitaria), com sede em Belo Horizonte-MG. Ele que, de forma objetiva, didática conseguiu transmitir as novidades nesse segmento. Dentre os aspectos por ele ventilados, o as estratégias den sucesso colocadas em prática no setor de panificação nos Estados Unidos e que, muito bem, podem ser implantdas, também, aqui no Brasil.

Palestra: Dando prosseguimento à programação, a belíssima palestra, também audiovisual, proferida por Patrícia Marques, do ITPC. Ela que, com destreza, mostrou um leque de situações qeu podem impulsionar a produtividade dentro de uma empresa de panificação, cortando gastos, desperdícios e o que é também de extrema importância, a imperiosa qualidade dos produtos colocados na prateleira.

Auditório 2- Concomitante com a realização do workshop e palestra, na auditório 1, foram realizdas, no auditório 2 (área contígua), outros eventos também de extrema relev6ancia, direcionados aos panificadores. 

Palestra 1: Produtos saudáveis e Integrais, proferida por Marivaldo Tridade da BUNGE, empresa especializada na comercialização de grãos e que comercializa produtos consagrados como Delicia, Salada, Soya, Primor, Cardeal, La Espanola, Etti, Salsaretti, Cajamar e outros, bastante utilizados nesse segmento de panificação, em todo o Brasil.No final da explanação, todos foram convidados a degustação dos produtos ali expostos. 

Palestra2- Boas Práticas na Manipulaçào dos Alimentos (SEBRAE), proferida pela engenheira de alimentos Priscila. Ela que também é proprietária da Aimpim Goumet, sedidada em Santo Antonio de Jesus, especializada na confeção de iguarias finas (petiscos) e que é uma das participantes do Projeto MEDE. Com grande propriedade ela mostrou a todos a importância da higiene na maipulação de produtos.

De parabéns, mais uma vez, o SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, ao lado dos parceiros e empresas fornecedoras de produtos de panificação, ITPC, SIPACEB, proprietários de panificadoras, enfim, a todos que, num esforço conjunto, vem procurando, a cada dia, o aprimoramento na industrialização e comercialização dos produtos, de forma higiênica, dentro dos padões de qualidade, de maneira a atender, a contento, a clientela, cada vez mais exigente. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, todas, no link FOTOS, no topo do site. PUBLICAREMOS VÍDEO no decorrer da semana.

 


Categorias

Bahia Culinária Curiosidades Economia - Negócios Eventos Recôncavo

Enquete


PodCast