Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Marcha do Empoderamento Crespo reúne dez mil pessoas na Avenida Sete

Ao logo da avenida, cabelos crespos, alisados e coloridos se misturavam a cartazes e discursos com temática de combate ao racismo e à desigualdade. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma. 
Segundo a antropóloga Naira Gomes, uma das organizadoras do evento, o cabelo é apenas uma metáfora para falar de todo o corpo negro. Neste sentido, ela ressalta, a estética é também política. "A marcha vem para afirmar e legitimar o corpo negro, que sempre foi colocado em dúvida quanto à beleza, capacidade intelectual, afetividade. A estética é política, não diferencia. Ela não é só a forma, ela é o significado", afirma 

A cabeleireira Gisele Xavier, 32 anos, levou a pequena Naila, de 9 meses, para participar da marcha. "Quero que ela aprenda desde cedo a se valorizar", diz. Participando pela primeira vez, ela considera o projeto uma importante mobilização contra o racismo. "É uma luta que deve ser diária", defende.

Os vereadores Hilton Coelho (Psol), Marta Rodrigues (PT) e Sílvio Humberto também participam da marcha. Para eles, os temas levantados durante a marcha devem pautar as discussões do legislativo municipal."É uma juventude que está se autoafirmando cada vez mais com a sua personalidade. Temos dois problemas muito graves hoje que são o super encarceramento é o extermínio da juventude negra. Então, precisamos de uma juventude que esteja cada vez mais empoderada", pontua Hilton.

Marta vai na mesma linha e ressalta que a marcha é também um momento de reflexão da própria realidade de Salvador. "São jovens universitários, secundaristas, que têm muito a contribuir e pautar as discussões sobre qual é a Salvador que nós queremos", diz a vereadora.


Categorias

Bahia Cidadania Comportamento Curiosidades Eventos Mulher

Enquete


PodCast