Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

FUTSAJ (S.A.Jesus, campeão) 2 X 0 FÊNIX (Feira de Santana), na final do Campeonato de Futsal 2017, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, na noite desse sábado, 04, no Ginásio de Esportes Waldemar Pinto de Queiroz, Jardim Brasil, Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, o confronto final envolvendo as equipes FUTSAJ X FÊNIX,  do 1o. Campeonato de Futsal 2017, num evento organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, tendo a frente seu titular Abel Caldas, na gestão municipal Rogério Andrade e que contou com presenças importantes do desporto local e da região, a exemplo de Júnior Naghata (pentacampeão mundial), Servilio Alves,Nilton Santos (professor na area de esportes), além de outras personalidades locais. Torneio que contou com participação de 12 equipes de S.A.Jesus e mais as que representaram Feira de Santana, Cruz das Almas, Itatim e Nova Itarana. 

AS EQUPES

As equipes entraram em quadra com as seguintes formações: FUTSAJ (de S.A.Jesus), Lucas (goleiro, 30), Netinho (ala, pela direita, 10), Euler (ala, pela esquerda, 3), Tarcísio (atacante, 12, autor do  primeiro gol, no primeiro tempo) e Binho (atacante). No banco, à disposição do treinador Duda Chefe, Tchielo, Henrique (autor do segundo gol, na segunda etapa do jogo), bem como os atletas Lucas, Diego, Vavau e Pelezinho. Na comissão técnica, Duda Chefe (treinador) e Cao, comandando a equipe que conseguiu título para o desporto santantoniense. 

A equipe FÊNIX LEGENDÁRIOS (de Feira de Santana), contou com os seguintes atletas: Tom (Goleiro, 1), Douglas (ala, atuando pela esquerda, 3), Cicinho (ala, atuando pela direita, 2), Zezinho (atacante, 10) e Duda (atacante, 9). Também estiveram à disposição do treinador os atletas Popó, Dau, Bruno, Sandro, Gui e Rafael. na comissão técnica, Professor Chapa (técnico) e Reni Souza (auxiliar técnico). Alguns dos atletas entraram no decorrer do jogo, inclusive o goleiro linha. 

O JOGO

No comando da arbitragem, os árbitros Elizamar (central) e Ademir. Coordenando os trabalhos na mesa, Bernadete. Como delegado, Geraldo (Geo Picapau). Destaque, também, para a torcida que, bastante animada, "empurrou" o  a equipe local ao ataque, a ponto de, com os dois gols, levantar o troféu de campeã.

As equipes, muito bem formadas, procuraram, de forma alternada, esboçar ataques sempre perigosos. Ataques que, quase sempre esbarravam nas zagas muito bem postadas, ou nas importantes defesas protagonizadas pelos excelentes goleiros Lucas (FUTSAJ) e Tom (FÊNIX). Sorte para a agremiação santantoniense que soube aproveitar duas das oportunidades surgidas, convertendo-as em gols que levaram-na à vitória. 

Em que pese alterações efetuadas pelos dois treinadores, durante a partida, as equipes não perderam rendimento. Sorte para a FUTSAJ que, promovendo a entrada de Henrique, ampliou o marcador para 2x0, num momento em que a equipe FÊNIX "partia para cima", tentando igualar o marcador. O tencnico Prof. Chapa, da equipe feirense,  chegou, inclusive, nos minutos finais, a colocar em quadra o "goleiro linha", na tentativa de buscar uma reação. Por conta disso, num dos lances, por pouco, Netinho fazia mais um gol, numa bola recuperada. 

Todos os jogadores (em ambas as equipes), que entraram em quadra, tanto os que entraram jogando desde o inicio, como os que entraram no decorrer do  prélio, demonstraram qualidade técnica, excelente performance física e dedicação. Destaque maior para o atleta Netinho (10), da equipe de Santo Antonio de Jesus que, inclusive, recebeu troféu de melhor atleta da competição. Ele que, com bastante destreza, armou as principais jogadas a partir da defesa. De Santo Amaro, ele, com certeza, foi uma das principais peças da sua equipe, principalmente, nesse embate final. 

HOMENAGENS E PREMIAÇÕES

Coube ao secretário Abel Caldas, ao lado de Cao, comandar os trabalhos de premiação dos atletas. Fazendo uso da palavra, Abel agradeceu a todos pelo apoio e participação e, aproveitando o ensejo, convidou ao pentacampeão Júnior Naghata para também proceder entrega de medalhas, ao lado de Servilho Alves. Derlan recebeu trofeu destinado a Jamerson (atleta da FACEMP), por ter sido o artilheiro da  competição. Netinho, repetimos, foi o melhor atleta do campeonato e Lucas, da FUTSAJ, o melhor golerio. 

Servilio Alves de Oliveira Filho, várias vezes diretor da Liga de Futebol Santantoniense em quatro oportunidades; vice em outras duas, alem de ter integrado a diretoria da entidade em alguams gestões, foi, também homenageado pela Secretaria de Esportes e Lazer, com um troféu pela relevante contribuição ao desporto do município e região. Ele que, abnegado ao desporto, jamais se furtou a colaborar, seja como dirigente, seja como árbitro, para o engrandecimento do esporte, em todas as vertentes. Servilho que labora no SAC, em Santo Antonio de Jesus, por muitos anos, deixando, inúmeras vezes, de estar ao lado de sua família para cuidar dos assuntos esportivos. Insofismavelmente, uma justa homenagem. Coube a JB Produções, a locução do evento. 

A LAMENTAR

A lamentar, apenas, a ausência de determinados vereadores (nem todos) que, para se elegerem,  sempre se utilizaram da "bandeira do esporte" mas que infelizmente, não prestigiaram esse grande evento, assim como não o fazem em outros importantes encontros esportivos e culturais. Esporte que tira muitos jovens da ociosidade e, por extensão, da violência.  Fotos, Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br). Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site. 


Categorias

Bahia Curiosidades Esporte e lazer Eventos Recôncavo

Enquete


PodCast