Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

PARABÉNS! "Tribuna da Bahia faz 48 anos com edição especial"

Para marcar a data, circula hoje uma edição especial destacando o desenvolvimento em Salvador, na Bahia e no Brasil

Os imensos desafios em  infraestrutura e mobilidade urbana, na capital e interior, levaram o Governo do Estado a um plano arrojado de investimentos que superara R$ 1,03 bilhão no primeiro semestre de 2017. O Estado só ficou arás de São Paulo, no que diz respeito ao valor total gasto com obras e ações estruturante. 

Os investimentos têm como um dos principais vetores a questão do transporte público em Salvador, com a ampliação do metrô, que opera com duas linhas, a primeira da Lapa até a Estação Pirajá, com 13 quilômetros, e a segunda, do Acesso Norte até o Aeroporto, cujo trajeto já está sendo feito até Mussurunga, final da Avenida Paralela. O metrô deverá estar concluído até o final do próximo ano, quando então deverão entrar em operação a ampliação da Linha 1, da Estação Pirajá até Águas Claras e a extensão até Lauro de Freitas. 

Além do metrô, em Salvador estão em andamento as obras de vias estruturantes, como as avenidas 29 de março, que liga a Avenida |Paralela, no final da avenida Orlando Gomes, em Piatã, até a BR-324, em Águas Claras, e a e Avenida Gal Costa, a partir da Avenida Pinto de Aguiar, na altura do CAB, até Campinas de Pirajá e de lá até a Avenida Suburbana. O Anel Viário de Candeias, para facilitar o escoamento da produção do Centro Industrial de Aratu (CIA), e o viaduto sobre a BR-324, em Feira de Santana. 

Um dos cartões postais de obras na Bahia é o sistema do metrô, que desde o mês passado já opera na sua quase totalidade, até a Estação Mussurunga, restando apenas o trecho que vai do final da Avenida Paralela até o Aeroporto, já em obras. Totalmente integrado ao sistema metropolitano e urbano de ônibus, o metrô transporta 193 mil passageiros por dia, das cinco horas até meia noite.. 

Interior - Três importantes obras nas áreas de saúde e infraestrutura estão sendo realizadas pelo Governo da Bahia em Itabuna e Ilhéus, duas delas em fase de conclusão. A Barragem do Rio Colônia, o Hospital Regional da Costa do Cacau e a nova ponte Ilhéus-Pontal representam o maior volume de investimentos do Estado na região sul da Bahia nos últimos anos, beneficiando milhares de pessoas e impulsionando novos investimentos. 

BRT: a cidade se prepara para o transporte público do futuro. 

O sistema de ônibus na modalidade BRT (Bus Rapid Transit) deverá estar concluído ao final de 2019, integrando a região do Iguatemi à Estação da lapa por meio de veículos articulados e bi-articulados e corredores e4sxdcluisivos. Isso se for cumprido o cronograma de 28 meses a partir do início das obras, que deverão começar no início do próximo mês. 

O primeiro trecho, do Iguatemi até o Parque da Cidade, vai custar R$ 300 milhões, o mesmo valor da segunda etapa, cujo processo de licitação deverá ser concluído até o final do ano, no trecho entre a Estação da lapa até a entrada do Parque da Cidade. e cujo processo de licitação deverá estar sendo concluído até o final do ano. A liberação dos recursos foi garantida pelo Ministério das Cidades, que autorizou a Prefeitura a contrair o financiamento com a Caixa Econômica Federal.

A obra, na sua primeira etapa, intervenções na infraestrutura físicas, como a construção das vias exclusivas, estações e viadutos, e sistema de macro drenagem ao longo do traçado de  nove quilômetros nessa primeira etapa. O sistema será operado pelo Consórcio Integra, que já opera o sistema q de ônibus urbanos, mediante contrato de concessão, desde 2014.

A segunda etapa do BRT complementa a primeira parte do sistema de transporte, cujos recursos foram liberados no início do ano e cuja etapa de licitação será concluída até o final do mês. As obras na primeira etapa, cuja licitação já foi concluída, começam ainda este ano e compreendem o trecho entre o Iguatemi e o Parque da Cidade, enquanto a segunda etapa vai do Parque da Cidade até a Estação da Lapa. A segunda etapa, que deverá ser iniciada em janeiro do próximo ano, contempla ainda a extensão da linha até o Posto Namorado, no bairro do Itaigara. Pré-título, Tvsaj.com.br. matéria, Tribuna da Bahia. 


Categorias

Bahia Curiosidades Publicidade

Enquete


PodCast