Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Plataformas digitais ajudam estudantes na preparação para o Enem

Muito além das redes sociais, a tecnologia pode ser uma grande aliada na preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Plataformas digitais gratuitas dispõem de conteúdo de todas as disciplinas. O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEC), disponibiliza o Ambiente Educacional Web. Com conteúdo elaborado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a plataforma é de livre acesso e oferece preparação específica para o Enem.

“São mídias que têm uma abordagem interdisciplinar, que trata também dos temas transversais e são muito de acordo com o que é solicitado no Enem”, explica o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. Para o Enem 2017, há uma novidade: a Plataforma Anísio Teixeira (PAT), que reúne todas as mídias e tecnologias educacionais desenvolvidas pelo IAT em um único local. “Lá na PAT nós estamos apresentando algumas ações especiais, uma delas é o Mutirão para o Enem. Ao acessar a plataforma, há um blog, no qual estamos publicamos postagens interdisciplinares, já tentando mostrar para o estudante essa forma de abordagem que a prova tem”, completa

Outra ferramenta parceira da SEC é o Módulo Edux, uma espécie de rede social da educação que oferece, gratuitamente, interação, aprendizado e oportunidades para alunos, professores, gestores e empresários. São 7 mil questões de todas as disciplinas. Mais de 280 escolas baianas já usam o recurso. O coordenador da plataforma, Antônio Marival, explica que o Edux oferece conteúdo de excelência, é uma rede social acadêmica e funciona como um game da vida real. “A gameficação dos processos produz interatividade, os alunos competem, eles são competitivos por excelência”, afirma o professor, que pretende criar um sistema de recompensa.

O estudante Lorenzo Eros, 16 anos, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Raphael Serravale, em Salvador, pretende cursar Engenharia Mecânica. A preparação para o vestibular é intensa. Ele faz curso pré-vestibular através do programa Universidade Para Todos e é dono da maior pontuação no Edux, que começou a usar desde junho com certa resistência até se destacar e descobrir que faz toda diferença.

“Eu me cadastrei, mas nunca tinha usado. Aí, eu fiz uma aposta com um colega e disse que ia ultrapassá-lo. Então, eu comecei a jogar todos os dias, igualei o número de pontos dele, que parou de jogar. Eu já tinha alcançado meu objetivo, mas coloquei na cabeça que ia fazer todas as atividades que eu conseguisse fazer no Edux. Ano passado, eu fiz Enem e fui bem sem estudar. Esse ano, com todas as preparações, eu acho que eu estou muito mais preparado para fazer a prova. O Edux ajuda se você se dedicar”, declara o jovem.

O Pat pode ser acessado pelo endereço http://pat.educacao.ba.gov.br/  . O Módulo Edux está disponível no www.edux.tv .Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Categorias

Bahia Educação

Enquete


PodCast