Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

I Encontro de Atores do Desenvolvimento Municipal, promovido pelo SEBRAE, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS

É bastante natural que determinados prefeitos, principalmente os que dirigem os municípios no primeiro mandato, sintam dificuldades para deslanche em  suas gestões. Não porque não queiram (longe disso) mas porque não têm, evidentemente, o "traquejo" necessário para lidar com determinadas situações que requeiram mais do que a trivial "administração": a necessidade de se libertar de eventuais "casulos ideológicos" que remetem à atitudes retrógradas, tacanhas. Nesse contexto, faz-se necessária a quebra de paradígmas em busca do novo. Por conta disso, a importância de troca de experiências (entre os que já estavam "na estrada") e assimiliação de novos conhecimentos (por parte dos que estão no primeiro mandato), de maneira que deem asas ao empreendedorismo, na busca incessante por geração de emprego e renda.  

E o SEBRAE de S.A.Jesus, mais uma vez, demonstrando estar em sintonia com as demandas reinantes, procurou, através de Carlos Henrique e sua equipe, organizar esse evento de capacitação de gestores públicos das regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, oportunidade em que, aproveitando o ensejo, apresentou nuances da Lei Geral da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar 123/2006) que, dentre outros pontos, incentiva dirigentes municipais a optarem, gradativamente, a compra de produtos e serviços desses empreendimentos para favorecimento da economia local e fazer, naturalmente, com  que os recursos circulem no próprio município. 

Dentro da programação, a palestra  "Implantação de Políticas de Desenvolvimento - Novo Indicador e Soluções SEBRAE em Políticas Públicas" proferida através de Carlos Henrique, bem como a palestra "Mandato Empreendedor", apresentada por Waldeli Rosa, prefeito (4o. mandato) de Costa Rica, Mato Grosso do Sul. Ele que, em entrevista exclusiva à Tvsaj, falou sobre a importância do evento e no tocante ao que tem feito em sua cidade com relação ao empreendedorismo.Performance que tem lhe rendido constantes convites para apresentações de suas experiências, inclusive, em outras unidades da federação. 

Dentre as personalidades presentes, além de Carlos Henrique, Waldeli Rosa, Wanderson Brito (representanto a ACESAJ), Pepezinho (vice-prefeito de Jaguaripe), Tonhe do Bó (prefeito de Tancredo Neves) Felipe Viveiros (representando o prefeito Orlandinho, de Cruz das Almas); secretários municipais Sônia Fontes, João Spiglio e a superintendente do SAM, representando o prefeito  Rogério Andrade, de S.A.Jesus); Minde da Saúde, vice-ptefeita,Luzia, Secretária de Educação e Cultura, Meirinha, Secretária de Assistência Social (representado o prefeito Wellington Vieira, de Muniz Ferreira). Fotos, texto, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do Site. 

 

 


Categorias

Bahia Brasil Curiosidades Empreendedorismo Eventos Política Recôncavo

Enquete


PodCast