Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Evento para estudantes discute Ciência e empreendedorismo em Cruz das Almas

Com o tema “Ciência e empreendedorismo”, começa na tarde desta segunda-feira (21) a 11ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Até o dia 25, o evento reúne 116 trabalhos científicos de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, sendo 50 apresentados oralmente e 66 em forma de pôster. Os trabalhos são divididos em nove áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Novos usos de mandioca e fruteiras; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; e Sistemas de produção.
Para o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) da Embrapa e coordenador da comissão organizadora do evento, o empreendedorismo é uma perspectiva importante para olhar a agricultura de uma forma diferente, inovando e criando mais oportunidades. “Tecnologias para a agricultura [agtech] ou tecnologias para o agronegócio [agrotech] têm a sua importância aumentada e o empreendedorismo voltado a esses mercados vêm ganhando destaque, com investimentos importantes no País. Existem boas perspectivas de empreender neste nicho de negócios, com oportunidades de financiamento e aporte para “startups” de PD&I. Discutir a união da ciência com o empreendedorismo é uma das melhores maneiras de interação e cooperação para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira”, afirma. 

Programação
A programação traz palestras de convidados internos e externos. No dia 21, às 14h20, a palestra de abertura será apresentada por Carlos Henrique Nunes de Oliveira, mestre em gestão social e gerente da unidade regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae em Santo Antônio de Jesus (BA), que vai abordar “A Ciência do Empreendedorismo: como os experimentos do dia a dia formam uma mente empreendedora”.
No dia 23, o convidado vai ser Leonardo Dib de Carvalho, mestre em Ciência de Alimentos e sócio-gerente da Dubom Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., de Cruz das Almas, que vai falar sobre sua experiência empreendedora. Já no dia 25, “Maturidade tecnológica: você está aqui!” vai ser o tema da palestra da pesquisadora Adriana Accioly, coordenadora do Escritório de Projetos da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Ainda no dia 25, os estudantes vão poder participar das “Dicas 0800”, dadas por especialistas da própria Embrapa em assuntos específicos: fotografia científica (pesquisadores Davi Junghans e Nilton F. Sanches), redação científica (pesquisador Carlos Ledo), comunicação visual de trabalhos científicos (designer gráfico Anapaula Lopes) e empreendedorismo (pesquisador Gilmar Souza). 

Premiações
Como no ano passado, o resumo e as apresentações contêm a seção ‘Significado e impacto do trabalho’ — explicação de cada trabalho para o público não especializado. Em 2017, no entanto, esta seção será um dos itens de avaliação dos trabalhos.
Os trabalhos também vão ser avaliados quanto ao potencial empreendedor e o vencedor geral vai receber o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade. Também será oferecido o prêmio especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias, para o trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos.
Outra novidade deste ano será a apresentação oral de um trabalho de pós-graduação, a convite do Comitê Técnico-científico, abrindo as sessões de apresentações orais dos bolsistas de iniciação científica. Por fim, o Concurso de Fotografia Científica terá sua segunda edição em 2017.
Como acontece anualmente, foram convidados estudantes de escolas da região para assistirem às apresentações, como a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves e Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres, parceiros da Unidade. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis na página 
https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/11-jornada-cientifica/
 
Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076
E-mail: mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br I. Discutir a união da ciência com o empreendedorismo é uma das melhores maneiras de interação e cooperação para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira”, afirma. 

 

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076
E-mail: mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br


Categorias

Ciência e Tecnologia Curiosidades Eventos Recôncavo

Enquete


PodCast