Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

V Conferência de Saúde termina com 89 propostas aprovadas

Após dois dias de debates, trocas de ideias e construção de propostas chegou ao fim nesta terça-feira (8) a V Conferência Municipal de Saúde (V CMS) de Santo Antônio de Jesus. O evento realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde teve dois dias de auditório lotado por profissionais da saúde, estudantes, conselheiros, representantes de entidades e membros da sociedade civil.

Com o tema “Sustentabilidade: desafios e perspectivas do SUS”, a V CMS teve início na noite da última segunda-feira (7). O Secretário de Saúde, Leandro Lobo, acolheu os convidados com um balanço das ações realizadas nos sete meses de gestão a frente da Secretaria e destacou a importância da participação popular nas Conferências.

A Palestrante Magna da noite de abertura Jacqueline Bonfim trouxe uma reflexão sobre os desafios da Gestão em Saúde Pública nos dias atuais e falou sobre os desafios em promover acolhimento no SUS em sua amplitude.O 2º dia de evento foi aberto com o palestrante Marcus Prates que apresentou aos convidados novas ferramentas para capacitação e atualização constante em suas rotinas profissionais e tirou dúvidas do público.

A V CMS terminou com a aprovação de 89 propostas construídas pelos quatro eixos de discussão perpassando pelos mais diversos segmentos da Saúde Pública. Também foi aprovada uma moção de parabenização pelos 99 anos da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus e uma moção de repúdio pelo congelamento de 20 anos dos investimentos em saúde, aprovada pelo Governo Federal.

Ao fim do evento, o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, agradeceu ao público presente nos dois dias de Conferência e salientou a importância das propostas e moções construídas. - “Nosso maior desafio é levar saúde de qualidade a população em meio a crise de custeio que estamos atravessando. Daí a importância deste tema, escolhido com muita sensibilidade e a importância da construção de ideias, da crítica, do elogio, que vivenciamos aqui nestes dois dias.” – Comentou.


Categorias

Bahia Curiosidades Eventos Saúde

Enquete


PodCast