Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Administração municipal faz esclarecimento obre aquisição de medicamentos para D. M. Costa

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público externar o seu compromisso com a saúde da população macedense. Nesse sentido, reafirma que não tem medido esforços na busca pela oferta de uma assistência à saúde pautada na qualidade e resolutividade e, para isto, julga a oferta de medicamentos essenciais como um fator importante. Diante disso, a gestão tem se preocupado, ao mesmo tempo, em seguir os tramites legais à aquisição dos medicamentos essenciais e também realizar as compras de forma constante, com o objetivo de evitar o desabastecimento.

É válido explicitar que um dos desafios enfrentados até então, em relação à manutenção do abastecimento farmacêutico, foi que havia uma quantidade muito grande de prescrições médicas acumuladas pela população desde o ano anterior, tanto que a primeira compra deste ano, realizada no início de fevereiro de 2017, e que tinha planejamento para atender a população por três meses, durou apenas 30 dias. Outra questão que inviabilizou a celeridade na aquisição de medicamentos foi o vencimento das licitações que permitiam a realização destas compras, o que já foi resolvido, inclusive com a utilização da modalidade de compra chamada de “pregão eletrônico”, que nos possibilita adquirir medicamentos com melhores preços, gerando economia do recurso público, sem comprometer a qualidade dos produtos.

Em termos de valores, cumpre destacar que durante todo o ano de 2016 o município comprou R$ 40.070,67 em medicamentos. Já agora, na atual gestão, apenas de janeiro a 20 de junho de 2017, visando atender satisfatoriamente a população no que se refere aos serviços farmacêuticos, R$ 54.046,83 foram investidos em medicamentos, o que mais uma vez demonstra o compromisso da administração municipal em garantir o atendimento às demandas da população. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde elucida que, a partir destas aquisições, o estoque farmacêutico da Unidade de Saúde já está sendo gradativamente reabastecido.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa


Categorias

Bahia Comportamento Curiosidades Política Publicidade Recôncavo Saúde

Enquete


PodCast