Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Apresentações musicais fecharam, com chave de ouro, a Feira de Caxixi 2017, em NAZARÉ DAS FARINHAS

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nazaré, celeiro cultural, no recôncavo baiano

Em diversos rincões de nosso país, a preocupação em manter vivas as tradições que "nascem" e que, com o passar dos anos, "edificam" tradições que, "irrigadas" acabam sendo traduzidas em culturas, aqui e acolá. Obviamente que, paralelo ao exercício dessas práticas, foram agregados, incorporadas "aperitivos" que, de certa forma, contribuem para arregimentação de públicos diferentes e que, no "conjunto da obra": no caso, por exemplo, em Nazaré das Farinhas, além da exposição e venda de artesanato, as apresentações musicais.

Todavia, não esses, apenas, os atrativos dessa cidade hospitaleira, por natureza. Turistas que visitam Nazaré das Farinhas (pelo menos os mais velhos), conhecem de cátedra, toda uma história dessa cidade que foi um dos principais corredores econômicos da região, com relação ao transporte de mercadorias, do interior para a capital do estado e vice-versa), através de linha férrea.Naquela época foram erguidas as primeiras construções estilo barroco (pontes, igrejas, fórum, cinema, fórum) e que, hoje, fazem parte de todo um acervo arquitetônico, ao lado da famosa "via crucis".

Atrações Musicais

E, nesse domingo, 16, o ponto de culminância desse evento secular e que, insofismavelmente, é orgulho da população nazarena. Na ARENA MARIA FUMAÇA, com apresentações que se iniciaram às 10h, "Grupo Samba de Pé", "Tom Pinheiro", "Embalo Beacht", "Samba de Esparro" e "Luziel", levando animação aqueles que dividiam esse espaço com a exposição de artesanato.

Logo em seguida, na ARENA CAXIXI, foram iniciadas as apresentações das bandas "Daniel Vieira", já atraindo um público considerável, em que pese o forte calor. Dando prosseguimento, as apresentações de "É o Tchan", Léo Santana, com a praça literalmente cheia, Ed City e, fechando a noitada, Banda Fox, num evento em que não faltou segurança aos participantes. Eventual tentativa de briga era logo rechaçada por por parte dos prepostos militares do 14o. BPM.

Personalidades presentes

Além dos anfitriões, EUNICE BARRETO e BEN WILSON JÚNIOR, prefeito e vice, respectivamente, de Nazaré, os gestores municipais Wellington Vieira (Muniz Ferreira), Sinho (Aratuípe), Hunaldo Costa (Jaguaripe), Fábio Argolo (vice-prefeito de Sào Sebastião do Passé), Izaquinho Peixoto (esposo da prefeita Eunice Barreto e assessor especial de ACM Neto, Salvador), Jean Sacraemnto (assessor do prefeito de Salvador, ACM Neto), João Roma (chefe de gabinete prefeito ACM Neto).

Também presentes, os vereadores Eval (Presidente da Câmara), Laura, Sinho, Dau e Carla, bem como os secretários municipais Magary Brother (Cultura e Turismo), Nagib Boeri (Assistência Social e Combate à Pobreza),  Isleide Maria Imbiruçu (Educação e Desporto), Elton Santos Guedes (Governo), Robson Conceição (Planejamento), Lucas (assessor especial), Ane Barreto.

Em meio à excelência na recptividade, o carinho para com a imprensa presente

Eventos públicos acontecem em todo o pais, geralmente precedidos de divulgações através de outdoor, redes sociais, emissoras de rádio, sites, etc. Acontece que só aqueles que comparecem ao "front", ou seja, aos locais de suas realizações, ou e sejam sintonizados por eventuais transmissões ao vivo, via facebook ou emissoras de rádio (quando há), ficam sabendo das nuances dos acontecimentos, todavia, sem a tradicional riqueza de detalhes.

A administração municipal, capitaneada por Eunice Barreto-Ben Wilson Júnior, deu todo apoio aos representantes da imprensa, que marcaram presenças, com livre ao acesso e liberdade total no camarote. Algo que, infelizmente, não acontece em alguns municípios da região. Destaque ao apoio protagonizado pelo Secretário Magary Brother, e os integrantes da comunicação do município, Carol Negão (diretora de comunicação da prefeitura), Jean Fausto (fotografias Victor Design). Tvsaj.com.br/Bahia na WEB, Jornal Regional/Gazzeta do Recôcavo/Infosaj. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, no link FOTOS, no topo do site www.tvsaj.com.br

 

 


Categorias

Acervos Culturais e Históricos Arte e Cultura Bahia Comércio - Indústria Curiosidades Eventos Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast