Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Alunos de Curso de Produção de Roteiro e Vídeo para curta metragem, em S.A.Jesus, prestigiaram a Festa da Boa Morte: CACHOEIRA-BA

Por ANTONIO MASCARENHAS

Alunos de um "Curso de Produção de Roteiro Vídeos e para Curta Metragem" que está sendo realizado em Santo Antonio de Jesus, empreenderam, nessa segunda-feira, 15, uma visita à receptiva cidade de Cachoeira e, lá, encontraram Márcio, renomado fotógrafo e cineasta que realiza um meritório trabalho no município e região. Ele que, por sua vez, procurou levá-los ao cenário das festividades da centenária "Festa da Boa Morte", evento cultural que acontece nessa hospitaleira cidade do recôncavo baiano.

Alunos que com suas "câmeras e ideias na cabeça", aproveitaram a oportunidade para exercitar técnicas de fotografia, no que concerne a enquadramento/ponto de vista, perspectiva, ponto de fuga, controle de exposição (uso do ISO, abertura, velocidade), além, evidentemente, de terem a oportunidade de, através dos diversos enfoques, deixar aflorar toda uma capacidade artística reinante em cada um. E nada melhor do que uma cidade com tantos atrativos culturais para favorecer esse "olhar diferenciado".

Com certeza,  o material produzido será de extrema relevância para o aprendizado de todos, na medida em que, através do compartilhamento, serão explicitados os acertos e, principalmente, os erros que deverão ser objeto de orientações por parte dos orientadores.

Foram utilizadas diversas câmeras, buscando, naturalmente, explorar a funcionalidade das mesmas na vertente "manual". Aproveitando o ensejo, os alunos visitaram, também, o museu de cinema,dirigido pelo seu presidente, Roque Araújo (www.institutoroquearaujoblogspot.com) onde conheceram "in loco", preciosidades de todo um acervo de equipamentos que, outroram fizeram parte da historicidade da terceria arte. 

Dentre os enfoques, além da retratação desse evento religioso, em todas suas nuances, destaque aos equipamentos do museu de cinema local, artistas e todo o esplendor da beleza arquitetônica tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  aquela que traz traços do estilo barroco, existente nessa histórica cidade que, indubitavelmente, tem uma contribuição relevante à historicidade do estado da Bahia e de todo o país.

Coroando a visitação, o grupo teve a oportunidade de provar das iguarias da culinária local, degustando uma saborosa feijoada, ao lado do professor em epígrafe.Fotos celular. Tvsaj.com.br.

 

 

 

 

 

 


Categorias

Acervos Culturais e Históricos Arte e Cultura Bahia Comportamento Curiosidades Educação Eventos Recôncavo Religiões Religiões Africanas Turismo

Enquete


PodCast