Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

II Feira Cultural de Direito Penal, protagonizada por alunos e professores da FACEMP, em S. A.JESUS

Realizada, nessa quarta-feira, 18, na Praça Renato Machado, centro, em Santo Antonio de Jesus-BA, a II FEIRA CULTURAL DE DIREITO PENAL, protagonizada pela FACEMP, num evento que superou expectativas, não apenas pela maciça participação de alunos, professores mas, também, do publico que compareceu. Nas salas de aula, palestras proferidas por professores, dentre eles, Uberdan Cardoso e, nos stands instalados na praça, apresentações, exposições e palestras, sob a coordenação da professora Luciana Barbosa.

Dentre as temáticas, "DIGA NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER", (Lei maria da Penha), A Lei Maria da Penha foi criada para coibir, prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de garantir sua integridade física, psíquica e sexual. com participação dos alunos Ana Marques, Antonio Gregório, Edmilson Bastos, Emílio Almeida, Jéssica, Ludmila, Victor Felipe e Vilma.Dentre os enfoques, violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.

Outro tema enfocado foi "TORTURA E ABUSO DE AUTORIDADE". Dentre os enfoques, "O crime de abuso de autoridade é um dos mais longos, sendo regulado pela Lei 4898/65; Quais as consequências dos abusos praticados; Abuso de autoridade e poder. Qual a diferença?; Algumas formas de abuso de poder; Como denunciar abusos de autoridade.Fizeram parte dos trabalhos, alunos do primeiro semestre de 2014, dentre eles, Antonio Carlos, Danila Barbosa, Diego Lobo, Luana Bastos e Reinaldo Araújo.

Trazendo à baila um tema por demais atual, "FASES DA LAVAGEM DE DINHEIRO", os alunos interpretaram a trajetória desse crime que vem acontecendo em diversos rincões do planeta e que, infelizmente, não é diferente no Brasil. Nesse sentido, procuram demonstrar todo um processo: Fase 1, Colocação; Fase 2, Ocultação e, Fase 3, Integração. A lavagem de dinheiro é uma expressão que se refere à práticas econômico-financeiras que têm por escopo dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem "licita" ou a que, pelo menso, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar. Nas encenações participaram os alunos do 5o. semestre vespertino, Alexandre Figueredo, Bruno Barreto Mascarenhas, Cíntia Alves, Isabella Almeida, Layla Sanches, Lavínia CarValho e Patrícia Rebeca.

Outro tema que também contou com bastante participação, foi a questão do DESARMAMENTO, em que palestras foram proferidas de forma bastante elucidativa. Qual a importância do desarmamento? Até que ponto essa ação governamental tem contribuído para a diminuição do índice de criminalidade? Houve redução efetiva no numero de crimes cometidos com armas de fogo? Os cidadãos,no recôndito dos seus lares, estão, deveras, seguros. Esses e outras questões foram explanadas pelos oradores.

NAS SALAS DE AULAS, PALESTRAS

Além das atividades fora das salas de aula, outras turmas participaram de importantes que, sem sombra de dúvidas, suscitaram questionamentos que, inexoravelmente, farão com que os alunos e futuros profissionais do Direito possam se referendar nos conhecimentos ministrados por professores, dentre eles, o renomado Uberdan Cardoso (também vereador). À luz desses enfoques, com certeza, esses alunos estarão aptos a não apenas refletirem mas, sobretudo, já irem traçando diretrizes comportamentais.Na sala 1, "Diálogos sobre golpes e ditaduras na história brasileira"; na SALA 07, " Diversidade na Educação Superior"; na SALA 08, "Agências Reguladoras do século XXI. Quais seus limites e funções?"

A FACEMP é uma instituição de ensino conceituada em todo o Estado e que vem se destacando no cenário educacional, seja pela logística operacional oferecida aos professores e alunos, seja no que concerne aos cursos de qualidade que fazem parte de sua grade curricular. Aproveitando o ensejo, agradecemos a Lorena, aluna do curso de direito que, ao nos ver visitando as stands, nos convidou para a realização das fotos (celular) ora publicadas. Fotos, Antonio Mascarenhas (wwww.tvsaj.com.br)


Categorias

Bahia Cidadania Curiosidades Cursos, Concursos e empregos Política

Enquete


PodCast