Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

S.A.JESUS: Defensor da preservação de nossos mananciais hídricos, YURI PITHON espera ações, deveras, sustentáveis

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tal qual muitos empresários deste país, da Bahia e, em particular, de Santo Antonio de Jesus, ele poderia, muito bem, acomodar-se em seu escritório, à administrar seus negócios. Longe disso. Publicitário, chefe de família, músico, filho do saudoso Quito, também músico e empresário, ele sabia, de antemão, que além de gerar emprego e renda, tinha (como tem) a responsabilidade de inferir no seio da sociedade para que, tal qual muitos, não estivesse aí chancelando ações retrógradas  que se desfraldam diante de nossos olhos. Refiro-me, evidentemente, a Yuri Pithon. 

Graças a esse olhar panorâmico, aguçado, ele procurou desenvolver um trabalho de cunho ambiental, notadamente no tocante à preservação de nossos mananciais hídricos e, para tal, participou de seminários, assembleias em diversos rincões da Bahia e de outros estados, sendo co-autor de vários relatórios que, hoje, fomentam ações nessa área. Por que não divulgar e enaltecer personalidades que, de fato, contribuíram e contribuem para uma sociedade sustentável? Mesmo porque, é desses exemplos, que podem surgir novos combatentes, numa sociedade em que as pessoas estão cada vez mais omissas?

Omissão que castra ideais e dão espaço ao sedentarismo ideológico. Ideais que se castram desde o nascedouro, justamente porque, graças a inversão de valores, as perspectivas são trucidadas. Mas nem tudo está perdido. É imperativo, por outro lado, que conceitos sejam alvo de reflexões. Só elas são capazes de quebrar paradigmas e ensejar à sociedade, a conquista de novos horizontes. Foto antonio Mascarenhas.

 


Categorias

Agricultura - Meio Ambiente Bahia Brasil Comportamento Curiosidades Empreendedorismo Gente que Faz Política Recôncavo Turismo

Enquete


PodCast