Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Radialista Lélis Fernandes, Andaiá FM, defende não demolição da Quadra de Esportes da Urbis 1

 

Entrevista do secretário Murilo Miranda. Abaixo, o áudio do pronunciamento do radialisrta Lélis Fernades

Por ANTONIO MASCARENHAS

Agradecemos, de publico, à intervenção do renomado radialista santantoniense Lélis Fernandes (Andaiá FM), na luta em prol da não demolição da quadra esportiva da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus. Ele que, em seu programa "Falando Alto", dia 14.08.15, externou seu pensamento, contrário à aludida subtração desse importante equipamento esportivo para construção de um Posto de Saúde que, diga-se de passagem, conta com área suficiente para sua edificação na comunidade, em área contígua ao CEU (Centro Esportivo Unificado), em fase final de construção.

Todos na comunidade são favoráveis à construção do Posto de Saúde na área em apreço. Acontece que, em visita ao Secretário de Infraestrutura Domingos Matos, na gestão Humberto Leite, ouvimos dele (ao lado de Júlio Mascarenhas, presidente da associação de Moradores; Aline, presidente do Sindicato dos Comerciários e integrante da Associação; Verinha (contabilista) e Shaolin, morador da Beira Mar, que alguns fatores estariam  dificultando a construção do posto, dentre eles, a declividade do terreno que, por extensão, prejudicaria a acessibilidade. Ponderamos, na oportunidade, que poderia ser feita pavimentação da área, nivelando-a e utilizando-se de uma contenção do terreno que abriga a Rua B do Conjunto da Urbis 1 ou, até mesmo, a edificação de uma laje, nivelando com a rua em apreço.

O Secretário Dominguinhos, por sua vez, alegou que tal posicionamento traria mais dispêndios ao município e que o prazo estaria se exaurindo perante o Ministério da Saúde. Argumentamos que a quadra é um instrumento importante para a prática esportiva e que sua demolição traria prejuízos ao desporto local. Ele, por sua vez, contrapôs que está sendo construída uma quadra na localidade, integrando o CEU (Centro Esportivo Unificado). Fizemos ver que a quadra a que se referiu, por ter dimensões pequenas, não possibilitaria, lá na frente, a realização de jogos oficiais, a exemplo de campeonatos entre bairros e intermunicipais.

POSTO DE SAÚDE X PONTO DE LIXO

Atuando como "cartão de visitas" àqueles que se dirigem à Avenida Beira Mar, a partir da Rua B da Urbis 1, um antigo "ponto de lixo" (onde há um contêiner),Além do mal cheiro e possibilidade de geração de problemas de saúde, acaba deixando aos transeuntes e visitantes, uma impressão nada agradável da localidade. Situação que pode ser muito bem equacionada com a construção do Posto de Saúde que está para ser construído nessa vasta área de terra, em área contígua à construção do CEU e, naturalmente, limpeza pública mais célere

REFORMA DA QUADRA

Em recente visita à comunidade, o Secretário de Esportes e Lazer, Murilo Miranda, em entrevista à TVSAJ (vide vídeo), asseverou que já estava em tramitação uma licitação para revitalização das quadras esportivas do Alto do Morro, Sapucaia, Mina do Sapé e da Urbis 1. Para nossa surpresa, a notícia de que a quadra poderia ser demolida. Estivemos com o Secretário Murilo Miranda e ele nos garantiu de que a reforma deverá ser feita, conforme anunciado. (Vide vídeo). 

Em que pese o fato de a quadra antiga estar precisando de intervenções (conserto de alambrado, iluminação e piso), esse espaço  vem sendo usado diariamente pela garotada. Tendo conhecimento da situação, Lelis Fernandes foi enfático ao mostrar alternativas na área de engenharia para adaptação do terreno à construção do posto que, diga-se de passagem, foi uma luta do saudoso vereador Regi da Saúde, carinhosamente apelidado de "Deixa Comigo". 

Ademais, é praxe, em todo o país, serem apregoadas através da mídia ou em palanques, a assertiva de que  "esporte tira jovens da ociosidade, das drogas e, por extensão, da violência". Acontece que há todo um sensacionalismo em torno disso. Na prática, as coisas acontecem de forma totalmente diferente. Mas não é porque acontece na maioria das cidades do país que iremos conceber que, em Santo Antonio de Jesus também aconteça. Só para lembrar, para construção da quadra o governo federal investiu cerca de R$ 250.000,00 (em valores atuais).  

Diante do exposto, agradecemos à Lélis Fernandes pelo apoio, à Dilson Barbosa (também renomado radialista da Andaiá FM e do site Acorda Cidade, de Feira de Santana), aos Secretários Dominguinhos, Murilo Miranda pela receptividade, esperando que o  Prefeito Humberto Leite possa construir o Posto de Saúde, todavia, mantendo a antiga quadra esportiva. Ele que também já praticou futebol. Fotos Antonio Mascarenhas

Áudios

1 - audio_programa_lelis__sobre_quadra_urbis_1__14.08.15ok.mp3

Categorias

Bahia Comportamento Curiosidades Esporte e lazer Justiça Opinião Podcast Política Recôncavo Saúde

Enquete


PodCast