Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Colunista ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

 

Realizado, na manhã dessa segunda-feira, 04, diretamente da sede da OAB, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, programa especial da Andaiá FM, tendo por escopo discutir acerca da reforma trabalhista que tanto vem incomodando a classe trabalhadora deste pais. Presentes, na oportunidade, compondo a mesa, Dr. Carlos Tourinho (Conselheiro da ABA - Associação Brasileira de Advogados), Dr. Fabrício de Castro (Conselheiro federal da OAB), Dr. Humberto Lúcio (Presidente da OAB em S.A.Jesus), Dra. Lia Barroso (Presidente do Conselho Estadual da Mulher, na OAB), Dra. Dorothy (Presidente do Conselho da Mulher, junto à OAB, em S.A.Jesus), Fernando Henrique Chagas (empresário, Aandaiá FM), equipe técnica da Andaiá (Edilson Oliveira e Itajaí Pedra Branca - locutores - locutores), Sidney, Edy e Luciene. Mediando o evento, escritor Pedro Barroso. 

Dentre os assuntos que vieram à baila, à luz da "engendrada" reforma trabalhista, o enfraquecimento dos sindicatos que, por conta da queda da contribuição sindical, terão que reduzir seus quadros e limitar sua linha de atuação nas mediações trabalhistas entre a classe patronal e trabalhadores. Discorreram, também, acerca das convenções coletivas de trabalho. Para os advogados em apreço, em que pese avanços em determinados pontos, a classe trabalhadora, deveras, sai prejudicada nessa "queda de braço" que só favorece os empregadores. 

Enfocaram, também, a questão das terceirizações de atividades fim e meio que, trazem no seu bojo, a degradação das garantias individuais auferidas com tanto suor por parte da classe trabalhadora, ao longo de anos. Outro assunto também discutido foi a jornada de trabalho, deslocamento dos empregados de sua residência ao local de labor, etc. Há uma preocupação generalizada no seio da sociedade, principalmente nas esferas menos aquinhoadas financeiramente. E essa queda de postulações trabalhistas também estão sendo sentidas pelos advogados que lidam nessa esfera. 

A queda brusca nas reclamações trabalhistas é, convenhamos, sintomática. Não há "alinhamento de propósitos" entre trabalhadores e empregados: longe disso. Na verdade, os empregados estão tendo que "engolir goela abaixo" toda essa imposição por parte de poderosos que "não estão nem aí" para as garantias individuais auferidas ao longo de anos, à custa de muito suor. De parabéns, portanto, a Andaiá FM, a OAB local, no momento em que se debruçam sobre essa questão atual mas que, até o momento, não foi totalmente absorvida pela advocacia e, muito menos pela massa de trabalhadores. 

SINDICATOS

Reputamos que os sindicatos também têm culpa nesse processo, no momento em que esperou que as coisas acontecessem. Falta militância. Muitos sindicalistas recuaram na luta em defesa dos trabalhadores a partir do momento em que conseguiram cargos junto ao governo federal e estadual. "Saciados", muitos deles, simplesmente, recuaram, dando espaço para que os oportunistas do poder levassem esse plano adiante. Agora, essas entidades estão "a chorar o leite derramado". Convidada, a Tvsaj teve oportunidade de entrevistar alguns dos participantes. PUBLICAREMOS VÍDEOS NO DECORRER DA SEMANA.

.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Produtores rurais de Santo Antonio de Jesus, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pasta sob a égide de Fátima do Benfica, na gestão municipal Rogério Andrade, visitaram, ao lado do Diretor Dema do Leite e do agônomo Bruno, a propriedde rural de Vicente Laurentino Neto, na localidade do "Bate Quente", em São Felipe-BA, oportunidade em que conheceram "in loco" experiência bem sucedida no plantio de cacau e banana. A visita surgiu à luz de uma iniciativa do técnico em agricultura, Robson Miranda (de Gandu) que, diga-se de passagem, vem prestando assessoria técnica nessa propriedade.

A busca de alternativas econômicas ao homem do campo é um desafios para muitos municípios deste país e não é diferente em Santo Antonio de Jesus que, por muitas décadas tinha sua economia centrada no plantio e comercialização dos derivados da mandioca e laranja. Com a  vertiginosa diminuição de mão de obra no campo e doenças no laranjal, decorrente da infestação da "mosca negra", a situação vem se agravando de forma paulatina. Sensível a essa situação a secretária em epígrafe vem, dentro do que é possível, arregaçando as mangas para levar aos produtores informações que, a curto, médio e longo prazos, possam mostrar "horizontes"a serem trilhados na hercúlea luta em prol da geração de emprego e renda. 

A visita dos produtores a essa propriedade que ostenta uma experiência que vem dando certo, numa realidade numa realidade climática que se assemelha a existente em S.A.Jesus, mostra que é sempre louvável essa queda de paradigmas. Vicente Laurentino, por exemplo, transformou toda uma área de pastagem para o plantio de cacau. Errou num primeiro momento por falta de experiência, por não ter plantado a bananeira com antecedência.O cultivo da banana já poderia estar subsidiando as despesas com o plantio do cacau. O importante é que o rumo foi corrigido em tempo hábil.  A partir do momento em que conseguiu apoio técnico, a situação mudou e os resultados já podem ser sentidos de forma bastante positiva.  ENTREVISTAS, NO DECORRER DA SEMANA. 

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Convenhamos que seria motivo de satisfação para todos nós, cidadãos de Santo Antonio de Jesus ou de qualquer outro município deste pais, o recebimento de eventuais obras "canalizadas" por deputados federais que, em atendimento às suas bases de apoio, apresentassem  emendas impositivas para realização de obras, significando "a priori", não apenas estreitamento dos parlamentares mas, sobretudo, a certeza de que estariam, deveras, atendendo compromissos de campanha assumidos. 

Acontece, porém, que toda uma gama de satisfação, de regozijo, infelizmente, dá lugar à "indignação" no momento em que fica constatada a postura gananciosa de determinados parlamentares que, nitidamente focados na satisfação de seus interesses, negociaram seus votos para manutenção do presidente Temer no poder, à custa do cerceamento draconiano dos direitos da classe trabalhadora, principalmente dos segmentos que mais sofrem com práticas de trabalho escravo, nas carvoarias, nas plantações de cana, na indústria de construção civil e por aí afora. 

PRESIDENTE TEMER "AFAGOU A BANCADA "RURALISTA"

O presidente Temer, literalmente, afagou deputados ruralistas e do "baixo clero", nas acusações por crimes de corrupção passiva a ele imputadas pela PGR e STF. Jantares foram oferecidos para que "costuras" fossem alinhavadas no intuito de barrar o prosseguimento de tais pleitos. Além disso, procedeu demissões temporárias de ministros detentores de mandatos para que, na Câmara, engrossassem sua base de apoio. Em que pese a possibilidade de vitória, graças a essas artimanhas, o governo precisava de um placar mais "elástico" para sinalizar à base, em torno da famigerada "reforma da Previdência Social". 

Nessa troca de favores, cerca de 1, 8 bilhões de "gentilezas" foram concedidas, através de emendas, aos deputados aliciados, para que fosse barrada a segunda denuncia na Câmara. Temer investiu, portanto, pesado na liberação de recursos para obras direcionadas por deputados federais nos municípios. Além disso, procedeu diversas nomeações no segundo escalão do governo, bem como concessão de "agrados" específicos para as bancadas da Câmara, em especial, a "ruralista' (mais de 150 parlamentares). 

AGRAVAMENTO DO TRABALHO ESCRAVO

Para garantir apoio de mais de 150 deputados "ruralistas", ou seja, aqueles que defendem seus interesses na agroindústria, o presidente resolveu, em troca dos votos que acabaram livrando seu pescoço, atender a uma antiga "demanda" do grupo, ao publicar uma portaria que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo (felizmente suspensa através de liminar da ministra Rosa weber, do STF). Tomara que essa medida não seja derrubada, logo após. 

Em tal portaria, o texto transfere a decisão de publicar a "lista suja" (aquela em que figuram empregadores como fomentadores de trabalho escravo) ficara a mercê de decisão do Ministério do Trabalho. Antes, a prerrogativa era da área técnica. Além disso, o conceito de trabalho escravo também foi limitado, estabelecendo que a definição dever ser aplicada, apenas, quando houver "restrição à liberdade de locomoção". (Brincadeira...!).

OUTRAS "BENESSES" CONCEDIDAS

Além disso, a bancada ruralista conseguiu concessões para refinanciamentos milionários de dívidas existentes, bem como descontos para multas ambientais. Pelo menos 76 empresas pertencentes a deputados ruralistas foram beneficiadas. A tropa de choque do presidente chegou a ficar regozijada ao afirmar que "surrou" a oposição. Oposição que, na verdade, preferiu ficar ao lado da população e, em especial, das classes menos favorecidas do país.

PAPEL DA IMPRENSA QUE, DEVERAS, REALIZA UM TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA

Muito mais do que a busca incessante de "cliques" por parte de determinados segmentos da imprensa, é imperativo que todos estejamos imbuídos no desenvolvimento de um trabalho que priorize o exercício da cidadania, a inclusão social e a garantia dos direitos. Todos aqueles que se inserem na seleta lista de formadores de opinião tem que, necessariamete, levantar a bandeira em prol dos interesses coletivos. Votar pela permanência de Temer não foi apenas um retrocesso politico. Foi, principalmente, cultural. Pais, educadores, imprensa, principalmente, devem levantar a bandeira em prol da moralização em nosso país. Esse texto tem por objetivo gerar reflexões sobre até que ponto balizamos nossas satisfações, no momento em que devemos nos colocar no lugar daqueles que, deveras, são os mais oprimidos no seio de uma sociedade, infelizmente, não é igualitária. Inserção de imagens divulgação, meramente ilustrativas, Google. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A comemoração ao "Dia da Criança" teve sua origem na década de 1920. Logo após a realização do 3o. Congresso Sul Americano da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho apresentou projeto de lei estabelecendo a comemoração. Em 05/11/24, o então presidente Artur Bernardes assinou o Decreto 4867 estabelecendo a data de 12 de outubro como o "Dia da Criança" em todo o pais. Em meados de 1950, a Fábrica de Brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson lançou a campanha "Semana do Bebê Robusto". Com o sucesso de vendas, nos anos seguintes, o evento foi rebatizado para "Semana da Criança".

O "DIA DA CRIANÇA" E O MERCANTILISMO

A indústria e o comércio tiveram a capacidade de, à luz dos números sempre crescentes, procurou transformar essa data num importantíssimo gancho econômico, de maneira que pudesse auferir lucros. Procurou, ao longo desse tempo, atender a à procura, por conta do aflorar das emoções que passaram a invadir os lares, no momento em que os pais procuraram contemplar seus pupilos com brinquedos lúdicos e educativos. De posse dessa receita, novos inventos, novas tecnologias, de maneira que os produtos se tornassem mais atrativos em prol da demanda fosse cada vez mais crescente. Nasceu, assim, todo o incremento comercial em torno da data, estendendo até os dias atuais, sempre com grande incremento nas vendas. 

NECESSÁRIAS REFLEXÕES

Por outro lado, o "Dia da Criança" não deve ser visto, apenas, como uma data em que esses seres humanos em formação recebem presentes e mais atenção por parte dos pais. Longe disso, além de todo carinho e proteção necessários, é imperativo que pais, educadores e a sociedade como um todo possa ver a criança como" a semente do amanhã" no seio de uma sociedade plural, em constante mutação e em meio a costumes, muito dos quais, "fúteis e voláteis", de maneira que o constante monitoramento é imprescindível para que essas crianças possam absorver conhecimentos que, deveras, possam contribuir para uma formação engrandecedora. Mais do que presentes lúdicos, seja nos estados do norte e nordeste deste país, seja em diversos rincões do palneta, a exemplo do continente africano, as crianças precisam muito mais do que isso: alimentos, saúde, educação, conforto, proteção, garantia de direitos. 

POR QUE ESTAMOS JUNTOS, TODAVIA, TÃO DISTANTES

É bastante comum verificarmos, numa lanchonete, num restaurante do centro de Santo Antonio de Jesus ou em qualquer outro lugar no mundo afora, famílias que, em que pese estarem na mesma mesa, "literalmente" separados no que concerne às conversas ali travadas. Isso por que, com o avanço das tecnologias portáteis (smartfones, tablets, etc) e a proliferação das redes sociais, verdadeiras "ilhas" acabam sendo formadas, mesmo num pequeno espaço de concentração. O ideal é que, em que pese essas facilidades de comunicações, as pessoas, principalmente, no seio da família, possam se concentrar mais. Seja nos diálogos, seja nas brincadeiras, por parte de crianças e adolescentes. Essa troca, esse corpo a corpo é muito importante para que vínculos sejam fortalecidos. 

NÓS...AS CRANÇAS DO AMANHÃ

Consubstanciado na premissa de que, todos, percorremos a mesma trajetória na "timelife" de nossas existências (nascer, desenvolver e, por último, o perecimento), trilhamos, no início de nossas existências as incertezas, as dúvidas tão comuns nessa primeira fase de coexistência humana. Com o passar dos anos, a adolescência e a absorção paulatina de conhecimentos e, naturalmente, confiança para o enfrentamento de uma série de situações que possam nos levar ao patamar mais elevado, no âmbito de nossos anseios. Com a maturidade, o descortinar das realidades que nos proporcionam a leveza de contemplar novos horizontes, com a certeza de que, tal qual no início, votaremos a sorrir, a chorar, a nos emocionar sem qualquer tipo de ressentimento e na certeza de que fazemos parte de uma sociedade onde, deveras, o "eu" faz parte de um grande todo.

HÁ, SIM, ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR

Há, sim, esperança de um mundo melhor. A esperança de voltarmos a "a ser crianças". Não aquelas crianças desligadas do mundo, inertes,  mas aquelas destituídas das degenerativas carga de preconceitos, ressentimentos, máculas. As crianças que, de fato, possam sorrir. Mas será que todos estaremos preparados para esse redirecionamento? Até que ponto, lá na frente, teremos a capacidade de entender o sentimento das pessoas. Para que isso seja possível, é imperioso que possamos irrigar nossa trajetória existencial, sendo receptivos, pacientes e detentores da capacidade de perdão. Nada será impossível se, dentro de cada um de nós, pensamentos construtivistas sejam sejam os alicerces das ações enaltecedoras. Não poderíamos deixar que uma data como essa passasse incólume, sem esboçar nossa modesta opinião sobre essa importante data, num chamado para que, todos nós, possamos fazer nossas reflexões. Por Antonio Souza Mascarenhas.Inserção de imagens divulgação Google

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Não poderíamos deixar passar incolume o tradicional "Dia dos Pais"  que é comemorado, anualmente, no Brasil, no segundo domingo de agosto. Trata-se de uma data bastante esperada pelos comerciantes, na medida em que incrementam as vendas, principalmente, em hiper e supermercados, bem como estabelecimentos que comercializam artigos de uso pessoal e doméstico. Nesse contexto, toda uma mídia realizada tem por escopo não apenas parabenizar os genitores mas, também, fazer com que as parteleiras sejam, de fato, renovadas. Por outro lado, antes de qualquer apelo comercial, a comemoração por parte de famílias que valorizam a importância desse dia. 

Verdadeira "alquimia", no dia a dia de um "pai"

Reputamos que a missão de um homem que se predispõe a ser "pai" no sentido etmológico da palavra, tem que, necessariamente, perpassar a mera participação genética, decorrente da cópula, fecundação e oferecimento de condições materiais ao desenvolvimento de um filho. Mais que isso, a missão de um pai vai muito além: preparar seu filho para ser, literalmente, um cidadão, consciente de seus direitos e obrigações, numa sociedade plural e permeada de desigualdades. Nessa linha de pensamento, faz-se necessário que o pai coloque em prática uma verdadeira "alquimia" existencial, ne medida em que, a cada momento, tem que se atualizar (ou se reinventar) às novas tendências comportamentais sem que isso signifique, necessariamente, abrir mão dos princípios de  liderança. 

Exemplos norteadores

Há pais que não se interessam ou não se dedicam à criação dos filhos. Não os orientam, não os admoestam diante de eventuais posturas inadequadas. Pais que, na verdade, apenas procuram estabelecer "coexistência física", unicamente.  Obviamente, não há necessidade de utilizacão de expedientes que denotem uso de força física ou ações comportamentais agudas, coercitivas para a demonstração de liderança familiar. Lonje disso. O poder de persuassão funciona a contento no momento em que se estabeleça confiança mútua. Os exemplos comportamentais são bastante decisivos para que posturas sejam assimilidadas por parte dos filhos.. 

Os verdadeiros "tesouros"

Costumamos exteriorizar, àqueles que nos rodeiam, que a verdadeira felicidade é a que emana do seio familiar. Família que é, ndubitavelmente, a célula "mater" de nossa existência. O que adiantaria a sedimentação de "bens materiais" (carros de luxo ou não, propriedades suntuosas ou não) se não tivéssemos nosso ancoradouro, a família?! Filhos obedientes, conscientes de sua missão enquanto integrantes de um clã, deveras, robustecem, sem sombra de dúvidas a plenitude existencial. Inserção de imagens divulgação, Google. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Um grupo de manifestantes passou pela na Av. Antonio Carlos Magalhães, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, e deixou o trânsito bastante lento na via no fim de tarde desta segunda-feira (29). O ato refletiu também no trânsito da Av. Mário Leal Ferreira, a Bonocô, para quem trafegava no sentido Shopping da Bahia.

Por volta das 18h25, o grupo seguia para acessar o Viaduto dos Rodoviários. Às 18h35 os manifestantes passavem pela rodoviária. De acordo com a Transalvador, o ato é um protesta contra a Prefeitura e é organizado pela Associações de Moradores de Bairros Periféricos. A Central de Polícias (Centel) informou que o grupo reivindicava mais atenção às periferias de Salvador por parte da Prefeitura.Matéria, Metro 1. Pré-título e comentário, Tvsaj. 

NOSSO COMENTÁRIO

Por ANTONIO MASCARENHAS

É aquela velha história. Grande parte de gestores municipais pensam que administrar bem é só contemplar o centro da cidade. Pensam que o povo é "besta", como antigamente. Ledo engano. O intuito desses gestores é mostrar só "o belo", para turistas "verem". No seio da população, sobretudo nas camadas mais pobres, geralmente fixadas nas periferias, impera o descaso. 

Quando representantes de associações comunitárias procuram os gestores municipais são, simplesmente,  barrados por determinados assessores que, de forma acintosa, dão informações de que os prefeitos estão em reuniões ou viajando.  Para esses gestores, passam informações de que está tudo bem "no front". Assessores que, na verdade, querem estar sempre bem "na fita". E o povo, continua sofrendo. Essa manifestação nada mais é do que a exteriorização desse sentimento de repulsa, de abandono. Não deixa de ser uma demonstração sintomática de que respostas serão dadas nas urnas. Associações comunitárias só têm valor nas cmpanhas político-partidárias. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Se as denúncias desferidas pelos delatores beneficiados pelo esquema de corrupção são irrefutáveis, por que muitos dos envolvidos continuam em liberdade? Por que Temer, que fez parte da chapa, ao lado de Dilma, não caiu junto com ela? Esses são, apenas, alguns dos questionamentos que gravitam em meio a uma sociedade descrente quanto ao desfecho da Operação Lavajado.

O PMDB, ao longo de sua história, sempre procurou estar próximo às "tetas" do poder. Esse foi o ingrediente para que pudesse se constituir no partido com maior número de representantes nas três esferas de governo. Se Temer continua a frente dos destinos da nação é por culpa de uma legislação fragmentada, que dá brechas,à luz de interpretações discricionárias.

O que o pais não aceita é que o lunático Temer queira, a todo custo, ceifar direitos trabalhistas, apenas por um capricho seu e de sua cúpula, sob a justificativa de que o sistema econômico-financeiro vá "quebrar". Chega de se buscar na população, principalmente junto às camadas menos aquinhoadas economicamente, a saída para situações que esses políticos criam.

Felizmente, temos, na retaguarda, o emprenho, a lisura do juiz Sérgio Moro. Sabemos que, infelizmente, não depende só dele a punição aos culpados. Por ouro lado, se a população brasileira continuar vigilante, externando seus anseios, brigando por seus direitos, com certeza, ouros serão colhidos nessa luta contra a espoliação de seus direitos, principalemnte os que se iserem na 'robita trabalhista. Inserção de imagens divulgação, Google. 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Tvsaj integra a plêiade de sites hospedados pela Magic Digital em Santo Antonio de Jesus e região. Magic que, através de Israel (e sua equipe),Diretor de Desenvolvimento desa agência web,  vem contribuindo de forma substancial para o desenvolvimento de plataformas que atendam às demandas reinantes, utilizando ferramentas modernas. E, nessa sexta-feira, a Tvsaj passou por alguns ajustes internos, de maneira que possa continuar oferecendo um serviço de qualidade aos seus leitores. Obviamente, tudo isso faz parte de um processo de construção. O aprendizado é paulatino, todavia, o mais importante é que os passos sejam concatenados. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A UNIMED de Santo Antonio de Jesus reuniu, no auditorio do Laboratório Fernando Queiroz, centro, em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, dirigentes, médicos, profissionais de saúde e prestadores de serviços na comemoração alusiva aos 25 anos de uma tajetória ade sucesso dessa entidade cooperativista que tem contribuído, de forma inexorável, para a qualidade de saúde em toda região. 

Tendo por escopo intermediar a realização de serviços médicos de qualidade, a cooperativa que se iniciou de forma tímida, todavia, ousada, tendo com primeiro presidente Dr. Leonel Cafezeiro, sabia, desde o nascedouro, em que pese naturais dificuldades,  louros, mais cedo ou mais tarde, seriam colhidos. E o fez, obviamente, graças à capacidade empreendedora de seus dirigentes, pautada na ética,na transparência.

Se o crescimento foi empirico, a sedimentação de experiências foi crucial para que os primeiros resultados começassem a aparecer, nas gestões de Dr. Leonel Cafezeiro, maturando sob o comando de Dr. João Apostolo e agora,robustecidos na atual gestão de Dr. Ailton Assis, não excluindo, aí, evidentemente, todo apoio das respectivas diretorias compostas por nomes não menos ilustres como Dr. Idelbrando, Dr. Valmor Cajaíba e tantos outros. 

Por outro lado, todo esse trabalho não seria tão vitorioso se não contasse com a abnegada particpação de funcionários da UNIMED que, ao longo desse tempo, literalmente, vestiram a camisa dessa entidade. Se, de um lado, toda uma estrutura logístico-operacional que foi constituida de forma paulatina, foi tão importante para a eclosão de um trabalho, deveras, produtivo, a qualidade dos serviços e atendimento, também, dos profissionais de saúde de entidades parceiras, foi, sem sombra de dúvidas, determinante para o alcance desse resultado. 

E, marcando presenças, nesse grande evento, Drs. Ailton Assis (atual presidente), Mauro Muìnos (Presidente da Federação da UNIMED no Estado da Bahia), Leonel Cafezeiro (1o.presidente da entidade), Valmor Cajaíba, Idelbrando, Francisco Freire, Laurentino Trigo, Raul Molina, Fernando Queiroz, Nazaré Assis, João Apóstolo, Luciano Ramos, Thênisson Reis, Vilma Reis, Arttur Gonzalez, além de outros médicos da região; Tom (vereador, presidente da Câmara), Dr.Humberto Vieira (chefe de gabinete, gestão Rogério Andrade), Iderval Kléber (empresário, ao lado da esposa,cotado a uma eventual candidatura a deputado estadual), empresários Getúlio Sena, João Coni, bem como outras personalidades locais. 

Iniciada a solenidade, a palavra do primeiro presidente, Dr. Leonal Cafezereiro que discorreu sobre toda essa trajetoria de sucesso da entidade. Em seguida, Dr. Ailton Assis esboçou toda uma satisfação em fazer parte dessa caminhada. Ele que, indubitavelmente, materializou a essência dessas conquistas e que propicia, através de sua gestão, um futuro bastante promissor, sempre em busca de novos horizontes. 

Num evento que teve Léo Valente como mestre de cerimônia e animação musical através de Jânio Santana, organizado por Cézar, foram feitas várias homenagens, por parte do atual gestor, aos funcionários  Antonio Cézar de Jesus Souza, Cleiton de Souza Santos, Mirela dos Anjos Sena, Rita de Cássia Costa santos, Maria do Carmo S. Oliveira, Antonio Francisco  da Silva, Jeane Moura Assis.

Dr. Ailton que, por sua vez, também foi homenageado por Dr. Mauro Muinos (Federação da UNIMED), Antonio Nogueira Neto "Tom" e Dr. Francisco (Presidente da Câmara e vereador, rspectivamente) e por representante da UNIMED Seguros. 

Num salão muito bem ornamentado, por Celina Bulhões, não faltou "papo" entre os partiipantes que se deleitaram com iguarias da culinaria local, acompanhadas de geladíssimas bebidas, sob acordes do renomado artista (e radialista) Jânio Santana. Veja mais fotos em LEIA MAIS e todas (350) no link FOTOS, no topo do site. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br).PUBLICAREMOS, depois, as entrevistas.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no último sábado, 04, no auditório do SESC, em Itaparica, recôncavo baiano, o evento MELHORES DO ANO 2016, agraciando personalidades do município e região que foram destacadas através pesquisa previamente realizada pela equipe da empresa Edivonete Sampaio, num encontro que superou expectativas pelo número de presentes e que, sem sombra de dúvidas, agradou a todos, também, pelo nível de organização.

Abrilhantando o evento, nada mais nada menos do que HELEN GANZAROLLI, apresentadora no Programa Sílvio Santos, veiculado todos os domingos. Ela que, além de toda beleza que lhe é inerente, protagonizou a entrega de certificados às personalidades que receberam indicações como melhores do ano e, também, as que foram homenageadas em face de destaque pelas suas atividades laborais.

Dentre essas personalidades, os gestores municipais WELLINGTON SENA (Muniz Ferreira), EUNICE SOARES (Nazaré das Farinhas, acompanhada do seu esposo IZAQUE FILHO "Izaquinho"), ZÉ NETO (Deputado Estadual, líder do governo Rui Costa na Assembléia), e demais personalidades que, também, contribuíram para que esse grande encontro pudesse deixar esvair toda uma satisfação pelos seus desempenhos.

Num salão muito bem ornamentado, com atendimento vip, todos tiveram oportunidade de, ao lado de familiares e amigos, "curtir" todo um "glamour", que, na verdade, cristalizou toda uma impetuosidade dessas pessoas que, mais do que profissionais, demonstraram abnegação e, mais ainda, compromisso para com seus clientes, suas entidades, enfim, mostraram porque, em meio a tanta competetividade, lograram êxito em suas performances.

Logo após a execução preliminar de belíssimas canções, através da dupla capitaneada por Artur MPB, coube a Denilson, atuando como mestre de cerimônia, dar boas vindas a todos, agradecimentos aos patrocinadores, autoridades presentes e todos os participantes e, em seguida, a organizadora do evento, Edivonete, utilizando-se do microfone, agradeceu a todos e, aproveitando o ensejo, enfatizou a importância dessa premiação, não apenas no sentido de enfatizar conquistas, por parte de cada um, mas, sobretudo, com o escopo de servir de exemplo a jovens empreendedores nas diversas áreas de atuação.

No final do evento, após posar para fotografias com todos aqueles que se propuseram, a estrela da noite, Helen Ganzarolli concedeu entrevista à Tvsaj. Falou sobre como recebeu o convite de Edvonete Sampaio Produções para fazer parte desse evento; discorreu sobre mais uma participação, como apresentadora do SBT, no carnaval baiano; não saiu pela tangente ao ser questionada sobre  o segredo para sua trajetória de sucesso na carreira televisiva e, naturalmente, quais os planos para o futuro. Ela que, inexoravelmente, é considerada a "queridinha do homem do Baú".

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na noite desse sábado, 17, em Muniz Ferreira, recôncavo baiano, a abertura da jornada Pedagógica 2017, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, gestão WELLINGTON VIEIRA-MINDE DA SAÚDE, através da Secretaria de Educação, sob o comando de LUZIA VIEIRA. Um evento que, deveras, superou expectativas, não apenas pela maciça participação de profissionais de ensino e representantes de segmentos da sociedade mas, e principalmente, pelas abordagens ali realizadas.

Dentre os que marcaram presenças, compondo a mesa, WELLINGTON VIEIRA (prefeito, acompanhado no evento por seus familiares), MINDE DA SAÚDE (vice-prefeita); secretários municipais MICHEL SANTOS MOTA (Administração, Finanças e Planejamento), LUZIA VEIRA (Educação), SANDIELLE SALES FRÓES (Saúde), MARIA MEIRE MOTA SANTANA (Trabalho, Esportes, Ação Social, ANGÉLICA SANTOS SILVA (Agricultura, Comércio, Indústria e turismo), JORGE COELHO PRAZERES (Transportes e Serviços Públicos), LUIZ FERNANDO CRUZ SANTOS (Infraestrutura e Meio Ambiente), BRANCO; profa. Daunice (UNEB); vereadores Rai da Saúde, Zelito. Também presentes, representantes da APLB, membros do Conselho Tutelar e membros da Sec. de Educação.

Logo após abertura do evento, por parte da mestre de cerimônia Luiza Galvão, coube a Secretária Luzia Vieira agradecer a todos pelas presenças e destacar os pressupostos da atual gestão em torno de uma educação, deveras, com qualidade. O prefeito Wellington Sena, por sua vez, além de externar agradecimentos, também destacou que sua administração dará todo apoio à educação no município, aproveitando o ensejo para elencar dificuldades encontradas e as ações iniciais para que o município possa entrar, definitivamente, nos trilhos do desenvolvimento.

O evento contou com apresentações de bailarinos e da "mulher rendeira", protagonizada por Fátima Carvalho, produtora de eventos e atriz. E a "mulher rendeira", em sua performance, fez ver a todos, de forma divertida, todavia, direcionado reflexões à imperiosa necessidade de que procuremos a cidade, deveras "ideal', em que a cidadania seja exercida e que os poderes públicos possa atender às demandas mas que, para isso, é preciso colaboração de todos. Animando o evento, com seus acordes, a banda "Vanni da MPB". Representando a imprensa, Tvsaj.com.br e Gazzeta do Recôncavo.

De parabéns, portanto, a administração Wellington Vieira e, em especial, a Secretaria de Educação, sob o comando de Luzia Vieira, por propiciar aos profissionais de ensino um evento dessa magnitude, na certeza de que sementes pulverizadas, com certeza, germinarão e, mais que isso, produzirão frutos em prol de uma sociedade plural, todavia, consciente de seu papel transformador, tendo por escopo práticas igualitárias. Fotos, Antonio Mascarenhas. Veja todas as fotos no link FOTOS, no topo deste site.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Administrar, gerir, é, convenhamos, uma tarefa nada fácil, mesmo porque envolve intereeses diversos. Conflitos de interesses nem sempre são fáceis de ser administrados, principalmente quando envolvem a maior potência politico-econômica do continente, os Estados Unidos da América. Maioria da população dos Estados Unidos viu em  Trump o nome "capaz" de devolver à à nação a hegemonia mundial, na área de exportações., assim como a populaçào menos vulnerável aos eventuais  ataques por parte de terroristas dos países que se dizem por ela espoliados. 

Graças às promessas de campanha que tiveram, em seu bojo, a intenção de fechar as portas aos imigrantes de países muçulmanos, a exemplo da Síria, Iêmen, sudão, Somália, Iraque, irã e Líbia, é que o milionário Donald Trump conseguiu êxito nas urnas. Além desse procedimento, a construção do muro para evitar a entrada, em seu território, dos imigrantes mexicanos. Uma briga, convenhamos, de consequências imprevisíveis. 

Não resta dúvidas de que o povo americano, principalmente, depois do lamentável episódio de 11 de setembro, protagonizado por Bin Laden, tenciona que medidas protecionistas sejam tomadas, de maneira que seus interesses possam ser preservados. Mas, cá entre nós, muito mais que esses interesses de "depuração" com relação ao povo muçulmano, os Estados Unidos têm outras preocupaçôes, principalmente no que concerne a sua hegemonia no contêxto econômico-financeiro. A aliança com a Rússia tem como pano de fundo evitar o deslanche da China em diversos países do continente.

Preservação de interesses à parte, a grande preocupação reside no eventual desdobramento de toda essa impetuosidade (loucura)  "trumpiana". O que poderá aflorar dos países muçulmanos depois de todos esses insultos? Seria de bom alvitre que as nações, principalmente aqueles que fazem parte da OEA (Organização dos Estados Americanos), da ONU (Organização das Nações Unidas possam estar atentas a tudo isso, de maneira que episódios lamentáveis não venham ocorrer à luz de comportamentos mirabolantes por parte de Donald Trump, o lunático.Inserção de imagens divulgação. 

Veja a matéria pertinente ao assunto, em LEIA MAIS

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

FIDEL CASTRO foi, durante décadas, o "líder" maior de Cuba, país que, trilhando em meio à filosofia comunista, acabou sendo mergulhado num danoso retrocesso na esfera social e econômica. Reverenciado por muitos admiradores, Fidel, na verdade, acabou prejudicando seu pais, justamente por deixá-lo atado às concepções que, em meio a avalanche capitalista, acabaram sendo depauperadas de forma paulatina e, o que é pior, deixando sequelas que requerem de tempo para serem minimizadas.

Fidel pode ter sido "herói" ao peitar o capitalismo e, nesse fogo cruzado, os Estados Unidos, todavia, hoje, não teria como emplacar essa filosofia justamente pela fúria que caracteriza esse regime. Não resta dúvida de que, se o socialismo, na sua essência, fosse praticado em todo o universo, não haveria tantas classes socioeconômicas. A ressonância da  revolução industrial na Inglaterra foi determinante para a ruptura das bases socialistas, justamente por deflagar a avalanche em torno da propriedade privada. O embate entre os donos dos meios de produção (capital) X proletariado, tendo como pano de fundo o lucro, foi o ponta pé inicial para essa derrocada do socialismo.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Enquanto os grandes produtores de petróleo reduziram preços dos combustíveis, nos diversos rincões do planeta, no Brasil, em que pese o aumento da produtividade, os preços sempre estiveram em alta. O governo Temer autorizou a redução  de preços às distribuidoras, todavia, na maioria das cidades do pais (pasmem), os preços aumentaram. Como justificativa, o aumento do etanol, utilizado na mistura com a gasolina nos postos de distribuição.

O que ocorreu, na realidade, foi o "esforço" do governo no intuito de fazer frente à concorrência da Petrobras, empresa que, graças às denúncias formalizadas através da Operação Lava Jato, acabou mergulhando numa crise sem precedentes mas que, com a altíssima produção, não precisaria penalizar, mais ainda, a população que não tem nada a ver com a situação que maculou a imagem de uma das mais (até então) conceituadas empresas petrolíferas do continente.

Trapalhadas à parte, a população não deveria estar passando por essa "via crucis", no momento em que, com os preços dos combustíveis nas alturas, fretes fomentando aumentos sucessivos dos produtos e, enquanto isso, o poder aquisitivo da classe média e da menos aquinhoada da população, cada vez mais depauperado. Até quando a população, que já é castigada com uma tributação altíssima, continuará sendo espoliada de forma draconiana?. Imagens Google. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Como sempre, muito bem recebida por ex-colegas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde prestou relevantes serviços, principalmente, no que tange aos trabalhos relacionados à feira livre, assim como por feirantes desse importante segmento de negócios, Dra. Gilsonilda Correira, conhecida popularmente por "Nil", integrou a comitiva do prefeito Humberto Leite, em visita à Praça Duque de Caxias, nessa sexta-feira, 22.

Recém nomeada como Secretária de Cultura e Juventude na atual administração, em que pese dificuldades reinantes, mostra abnegação e destreza a frente da pasta. Advogada, casada, mãe, tem, na capacidade de liderança e beleza, alguns de seus atributos. Atributos que consegue conservá-los à luz da disciplina e comprometimento. Graças ao carisma e performance em sua atuação, insere-se no rol de nomes cogitados como pré-candidatos a vice na chapa do atual gestor, para as eleições de outubro proximo, graças à empatia que estabelece com a população. Especulacões à parte, o fato é que ela é, indubitavelmente, destacável.De uma coisa podemos ter certeza: ela está, literalmente, muito próxima do prefeito. Mais do que muita gente que o cerca.  

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em convenção partidária a ser realizada a partir das 16h desse domingo, 24, em Brejões-BA, MANOELITO FERREIRA DA SILVA, integrante do DEM e atual gerente do BRADESCO no município, deverá ter seu nome sacramentado como candidato a prefeito com apoio da conjuntura liderada pelo atual prefeito Alan Andrade (PT). Informações dão conta de que o chefe do executivo entendeu que ele seria o nome a agregar as diversas correntes de sua conjuntura que tencionavam encabeçar a chapa para disputa nas eleições de outubro próximo.

As mesmas fontes asseveram de que, à luz das divergências reinantes, o grupo poderia entrar fragilizado no processo, de conformidade com pesquisas até então realizadas. Manoelito surge, então, como o nome capaz de aglutinar esses interesses, em torno de um projeto vencedor. Manoelito que, em que pese não ter tido experiência partidária anterior, vem desenvolvendo um meritório trabalho à frente da instituição. Asseveram, tambémm, que uma das principais preocupações dele, em se configurando seu intento, será a atração de novos investimentos para o município, em busca da geração de emprego e renda. Foto Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Deparamo-nos, nessa terça-feira, 19, com uma cena que muitos, no cotidiano, "veem", todavia, infelizmente, "não enxergam": dezenas de crianças e adolescentes em um "ponto de ônibus" situado no Conjunto Residencial Zilda Arns, à margem da pista que liga o centro ao SESC, embarcando em ônibus que os conduzem até escolas municipais em Santo Antonio de Jesus. Até aí, uma cena corriqueira, não fossem as condições que a revestem.

Informações dão conta de que esses estudantes ficam "postados" à espera dos ônibus, num "ponto" sem cobertura, expostos às intempéries (sol e chuva). E o que é pior: além dos alunos do Zilda Arns, a maioria faz deslocamentos mais distantes já que são egressos dos Núcleos Residenciais Vila Viva e Santo Antonio de Jesus III. Nos dias de chuva e/ou de sol forte, as  dificuldades são maiores. Radiações solares podem gerar irritações na pele, podendo acarretar infecções e, mais ainda, ulcerações cancerígenas. 

O que causa estranheza é que esses ônibus poderiam, muito bem, percorrer as artérias principais dos  referidos núcleos e, em cada um deles, efetuarem embarque e desembarque  dos alunos, em "pontos" específicos já que existem "placas indicativas" para paradas de coletivos. Mesmo que não houvesse condição de acesso a esses conjuntos residenciais, seria de bom alvitre que fosse construído, pelo menos, um ponto de ônibus, à beira da pista, que os margeia.

- Já fizemos várias reivindicações, através da Associação de Moradores, mas, infelizmente, nenhuma medida foi tomada, pontuou Raimundo Santos, um dos dirigentes da Associação do Santo Antonio de Jesus III.

Apelamos à Secretaria de Educação Municipal, sob o comando de Ely Meire,  no sentido de que adote providências, de forma tempestiva, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, de maneira que uma solução seja encontrada. Não há, evidentemente, necessidade de envolvimento de Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Ministério Público se essas ações forem, de fato, tomadas. Recursos são enviados pelo Ministério da Educação para fomento do transporte dos alunos em comodidade e segurança. Não faltam ônibus nem motoristas. Faltam, sim, ações extensivas à comunidade. 

Aproximamo-nos das eleições e vereadores vão às unidades residenciais em epígrafe à "caça de votos". Mas, convenhamos, para quem quer, de fato, representar o povo, necessariamente tem que conhecer as dificuldades que, no dia a dia, assolam as comunidades. Esses núcloes estão relegados ao esquecimento por parte dos atuais detentores de mandatos, desde as inaugurações. Tivemos o cuidado de não identificar as placas dos veículos mesmo porque os motoristas podem não ter culpa do que vem acontecendo.  Se vereadores não veem ou não se interessam, que ss pessoas enxerguem essas situações e sempre estejam cobrando soluções. Enquanto veículo de comunicações, a Tvsaj não pode e não deve se omitir em situacões dessa magnitude. Fotos Tvsaj.com.br

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Comemorado, nesse domingo, 03, no Salinas Praia Hotel, em Salinas da Margarida-BA, mais uma data natalícia do empresário Nêgo, filho do também empresário Wilson Pedreira, ex-prefeito do município em duas oportunidades e que deverá sacramentar seu nome como candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. Felicíssimo diante das homenagens prestadas por familiares e amigos, o jovem empresário, bastante solicito, mostrou porque ostenta tanta empatia com as pessoas que o rodeiam.

Empreendedor, Nego administra uma das principais lojas de materiais de construção do Recôncavo Baiano e, indubitavelmente, uma das maiores do Estado. Além de todo um aparelhamento logístico que procura disponibilizar ao público consumidor, o tratamento de excelência tem sido fundamental para que possa continuar com toda essa volúpia na área comercial.

Além de Wilson Pedreira, esposa, filho, irmãos e demais familiares, marcaram presenças nesse evento, diversas personalidades do município e região. Dentre eles, os vereadores Zelito (Presidente da Câmara), Memezinho e Pepinho; Chico (ex-prefeito), Mara ex-presidente da Câmara e pré-candidata a vereadora), Robson Marcelo (ex-vereador, secretário e vice-prefeito, também pré-candidato a vereador);

Também presentes Coité (vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, em Vera Cruz), Toinho (ex-chefe de gabinete e pré-candidato a prefeito de Vera Cruz); Leninha (assitente social aposentada), Zecinho (empresário da Politur e pré-candiato a prefieto em Itaparica), Paulo Pimenta (coordeandor do PTC em Itaparica), empresário Marcos Ramiro "Senador", Jailton, Iderval (empresário em S.A.Jesus),  Júlio Mascarenhas (pré-candidato a vereador em S.A.Jesus)

Os presentes, muito bem recepcionados, tiveram à disposição delicioso churrasco, bastante bebidas, outras iguarias da culinária local, além dos acordes das bandas "70 Samba" e "Valmei e Banda". Logo após a degustação do saboroso almoço, todos cantaram o tradicional "parabéns" ao aniversariante do dia. Muito mais do que essa homenagem o que deve, com certeza, ter sido motivo de bastante satisfação para Nego foi esse reconhecimento que emerge da população. Fotos, Antonio Mascarenhas. Divulgaremos, no decorrer da semana, todos as entrevistas e vídeos. Confira as fotos no álbum acima

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTOIO MASCARENHAS

Realizado, na tarde desse domingo, 19, o lançamento das pré-candidaturas às eleições em outubro próximo, da conjuntura capitaneada pelo pré-candidato a prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bega, num evento que superou expectativas, não apenas pelas participações de ícones da política estadual mas, também, de lideranças e correligionários que lotaram as dependências do local escolhido para esse primeiro encontro político-partidário.


Compondo a mesa, Ito de Bega (pré-candidato a prefeito, ao lado da esposa e pré-candidata a vereadora, Gláucia Araújo), Oto Alencar (Senador); Alan  Sanches (Deputado Estadual), prefeitos Zé Froes (D. M. Costa), Zé Carlos (Aramari); Dilson da Muritibinha (pré-candidato a vice-prefeito), Marcelo Nilo (Presidente da Assembleia Legislativa), vereadores e pré-candidatos a vereadores nas eleições de outubro próximo.

Em todos os pronunciamentos, foi alvo de destaque a importância da pré-candidatura de Ito de Bega e sua conjuntura no próximo pleito. Mas o que também chamou a atenção de todos foi a demonstração insofismável da liderança de Ito de Bega no município, no momento em que, numa tarde de domingo, quando, geralmente, as pessoas procuram descansar, no aconchego de seus lares, consegue mobilizar tanta gente num evento dessa magnitude.

Dentre os pré-candidatos a vereadores, o radialista Humberto Carlos que, graças à atuação em programas que comanda na Rádio Clube AM (S.A.Jesus) e na Sultrana FM (Conceição do Almeida), vem contribuindo para o exercício de cidadania. Graças a essa performance é que ele, filho do município, à luz do incentivo que vem recebendo de amigos, poderá candidatar-se a vereador. Em se configurando sua candidatura e, caso eleito, terá oportunidade de colocar em prática suas ideias, na incessante luta em prol da inclusão social.

Primeira dama e pré-candidata a vereadora, Gláucia Araújo, em entrevista exclusiva à Tvsaj, através do radialista Lélis Fernandes, discorreu sobre seus propósitos com relação ao município, em se configurando sua candidatura e, naturalmente, sua eleição as eleições de outubro próximo. Ela que, além de mãe, esposa e administradora do lar, terá oportunidade de, na egrégia casa legislativa, defender interesses de diversos segmentos da sociedade, nesse município. Fotos Antonio Mascarenhas. Publicaremos VÍDEOS.


Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurada no último mês de setembro, a nova loja da MARCELO PNEUS, sediada na Av. Luiz Argolo, 303, centro, em Santo Antonio de Jesus-BA, realizou, nesse sábado, seu 1.o. "Pit Stop de Serviços" com particpação de clientes do município e região. Além da venda de pneus das renomadas marcas BRIDGESTONE e FIRESTONE, a realização de serviços de alinhamento, balanceamento, troca de óleo, freios, limpeza de bicos injetores, higienização de ar condicionado, suspensão e desempenho de jantes.

Não bastasse a prestação de serviços à clientela local e da região, a empresa também comercializa e faz entrega de pneus a várias unidades da federação. Graças à capacidade de empreendedorismo de Marcelinho e Vânia Pinheiro a empresa vem galgando sucesso no seio empresarial. Esse olhar construtivista tem sido fundamental para que a empresa, paulatinamente, esteja conquistando novos mercados.

Com uma equipe comprometida, constituída por Daniella Andrade, Simone Borba, Gilmária Souza e Edilene Bittencourt, na área de vendas/atendimento, além de Edmilson, Jackson, Ricardo e Gilvando, na área de serviços, Francisco, na área de entrega, logística operacional disponivel, com tecnologia de ponta, favorecendo a qualidade dos serviços, esses fatores são essenciais para o alcance de resultados, todavia, paralelo a toda essa dinâmica, o atendimento de excelência tem sido determinante para que os resultados apareçam. 

Entrando no clima de festividades juninas, a marcelo Pneus também ofereceu aos seus clientes, iguarias da culinária junina, a exemplo de bolos, amendoím, licores, etc. Uma empresa, portanto, que não apenas procura estar alinhada às tecnologias. Mais que isso, estende tentáculos à sociedade, dano suporte a eventos e valorizando a cultura e a arte que emana do seio da sociedade. de parabéns Marcelinho, Vânia e toda equipe, pelo trabalho que vem realizando. Fotos Antonio Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Prestadas, nessa quinta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Nazaré das Farinhas-BA, homenagens aos 1o. sargentos Paulo Sabino Santos e Ney Santos, por parte da 3a. Cia de Polícia desse município e 14o. Batalhão, por conta dos relevantes serviços que eles prestaram, durante 30 anos, ao município e região, envergando a indumentária da briosa policia militar do Estado da Bahia, num evento que contou com apoio da administração municipal desse município, gestão Miltinho/Jandira Barbosa.

Além do prefeito, participaram da mesa o Cmt do 14o. BPM, Ten cel Adalberto Piton, o Cmt da 3a. cia, Cap Maurício de oliveira Costa, os secretários municipais Eude Mascarenhas (Social, também 1a. dama do município), Agnaldo Oliveira "Guina" (Finanças), Almir Reis (Saúde), Jandira Barbosa (Cultura e turismo, vice-prefeita); vereadores Edson da Ladeira Grande e Nagib Boeri, e policiais integrantes dessa corporação na região.Como mestre de cerimônia, o Ten Fabrício. 

Logo apos a constituição da mesa, o pelotão entrou em forma, sendo executado o hino nacional. Em seguida, o mestre de cerimônia convidou os homenageados para chegarem a frente, oportunidade em que foi feita leitura dos elogios inerente as suas trajetórias de 30 anos  na briosa policia militar. Dando prosseguimento,  ao lado dos comandantes em epígrafe, o prefeito Miltinho e a 1a dama Eude Mascarenhas fizeram a entrega, a esses briosos profissionais, das placas de honra ao mérito.

Digno de destaque o carinho, o apreco que a atual administração tem para com a 3a. Cia de Policia e, por extensão, do 14o. BPM, reconhecimento esse externado pelos Cmts ten Cel Adalberto Piton  e Mauricio Costa, em entrevista exclusiva concedida à Tvsaj, logo apos o evento. Eles que, na oportunidade, discorreram, também, sobre preparativos para as festividades juninas em Nazaré e região. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais oportuno e gratificante para a comemoração de um aniversário do que fazê-lo de forma concomitante com o lançamento da ampliação do espaço do moderníssimo Restaurante OÁSIS DE MOURA, situado na Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus. Nesse pensamento é que Alvinho, sócio-proprietário do estabelecimento recebeu amigos, nessa quarta, 15,  para uma confraternização, sob os acordes do músico Rone Lima.

Familiares e amigos tiveram oportunidade, não apenas de parabenizar um ente querido, um amigo, mas, antes de tudo, de pactuar com a alegria de um jovem empreendedor que não mede esforços para deixar fluir toda uma impetuosidade, todo um talento que lhe é inerente. Detalhista, Alvinho é detentor de um dos atributos essenciais àqueles que almejam obter sucesso em suas empreitadas: a OUSADIA. Ousadia de poder dar vazão aos seus ímpetos construtivistas.

Diante da crise financeira que tomou assola o país, é imperativo que todos que tencionem seguir em frente possam criar, buscando algo diferente. Obviamente, nem todos têm a capacidade de enxergar o que muitos apenas veem. O desabrochar de atitudes é fundamental para que barreiras sejam transpostas, que arestas sejam aparadas e que paradigmas sejam quebrados. Nesse sentido, é necessário que voos sejam empreendidos. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsajcom.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Inaugurado nessa quarta-feira, 15, no Bairro do Cajueiro, em Santo Antonio de Jesus-BA, o IFBA (Instituto Federal da Bahia), após realização de audiência pública, reuniões e outros encontros com representantes da sociedade santantoniense e da região. A instalação de uma entidade dessa magnitude é de extrema importância para o desenvolvimento do município, no momento em que prepara profissionais, deixando-os capacitados para o mercado de trabalho.

Presentes na oportunidade, compondo o palco, Renato Anunciação (Reitor do IFBA, a nível estadual), Aderbal (Sub-Secretário Estadual de Educação, representando o titular da pasta Walter Pinheiro e o Governador Rui Costa), Edna Matos (Diretora Pro Tempere do Campi) e Humberto Soares Leite (prefeito municipal de Santo Antonio de Jesus), cabendo a Andreia Barreto atuar como mestre de cerimônia do evento.

Dentre os participantes, secretários municipais Francineia Silva (Ação Social, também primeira dama do município), Dra. Gilsonilda Correia (Cultura Turismo e Juventude), José Carlos Toneto (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Domingos Matos (Infraestrutura) e Ely Meire (Educação), Sidney (Ouvidor Geral), Jorge Galvão (arquiteto); vereadores Chico de Dega, Dr. Francisco, Chispita: Ten Cel Adalberto Piton (Cmt do 14o. BPM), Dr. Aislan Rocha (cirurgião dentista e pré-candidato a vereador pelo PCdoB), Genival Deolino (presidente da ACESAJ), Dra. Conceição Gonzalez (Diretora de Projetos), Herivaldo Nery (Sincomsaj), Major Vaz, Aline (presidente do Sindicato dos Comerciários), Manoel Missionário; pré-candidato a vereadores Neto Fama, Alex de Cate, Dui, Henrique da Saúde,Ailton Santos, representantes de segmentos da sociedade.

Nos diversos pronunciamentos, proferidos por parte do sub-secretário estadual de Educação, prefeito municipal e do reitor, todos foram enfáticos ao discorrerem sobre a importância dessa instituição para a formação profissional de cidadãos de Santo Antonio de Jesus e toda região. O secretário e o reitor, por sua vez, também destacaram os esforços do governo, a nível estadual, federal e municipal, para que esse intento pudesse ser materializado.

Dotado de amplas e modernas instalações, o IFBA de Santo Antonio de Jesus oferece à sociedade não apenas um espaço destinado à ministração de cursos. Mais que isso, uma estrutura que tem por escopo, preparar cidadãos para a vida. Pessoas que, no seio da sociedade, vão poder definir seus passos, a partir dos conhecimentos ali ministrados. Salas de aula, laboratórios, quiosques, refeitório, sala de professores, biblioteca, quadra poliesportiva,estacionamento, guarita de segurança, integram esse importante estabelecimento de ensino. etc. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Dentre os primeiros ensinamentos ministrados no IFBA, no Campi de Santo Antonio de Jesus-BA. a "Oficina Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar", a cargo da professora Ângela que, na manhã dessa quarta-feira, 15, data da inauguração oficial dessa instituição de ensino, mostrava aos particIpantes, condições necessárias para que empresas e entes públicos municipais podem estar aptas a particIpar de processos dessa magnitude.

O IFBA, em toda a Bahia, e não é diferente em Santo Antonio de Jesus, estendendo tentáculos à comunidiade, de maneira que nessa interação emissor/receptores de conhecimentos, ou seja, dessa "pulverização de sementes", inexoravelmente, frutos serão colhidos. Poucos são os municípios que recebem unidades de ensinamentos dessa magnitude Nesse sentido, é de extrema relevância que a sociedade possa participar de todo esse processo construtivista. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizadas, na manhã dessa segunda-feira, 12, na quadra de esportes da cidade de Varzedo-BA, em homenagem aos 27 anos de emancipação política do município, as apresentações de diversas agremiações escolares, protagonizadas pela Secretaria de Educação comandada pela sua titular, Anaildes Andrade, na gestão municipal de capitaneada pelo prefeito Radaman Barreto. Evento que superou expectativas pela participação de público e, em especial, pela qualidade pela performance de crianças, adolescentes e pessoas idosas que se apresentaram com galhardia.

Dentre os participantes, compondo a mesa, Radaman Barreto (prefeito e esposa), Anaildes Andrade (Secretária de Educação), Rosemberg Pinto (Deputado Estadual), vereadores Antonio de Darino e Neto de Eurides, secretário Manoel,  e outras personalidades da sociedade local. Também prestigiando o evento, os professores isael Santiago e Márcia Goretti (ex-secretária de Saúde). O vice-prefeito Manoel de Avelino também marcou presença no hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e do município.

Os trabalhos tiveram inicio com os pronunciamentos da secretária de educação, deputado e chefe do executivo em epigrafe. Logo em seguida, foram iniciadas as apresentações, de conformidade com a programação estabelecida. Preservação ambiental foi o eixo central da temática enfocada nas comemorações. Coube ao personagem "Charles Chaplin" destacar a importância da coleta seletiva e à quadrilha junina, mostrar a pujança de nossa cultura.

Ainda na programação, à tarde, sessão especial na Câmara de Vereadores e, à noite, apresentações musicais num amplo palco armado para essa finalidade. O município de Varzedo, portanto, comemora mais um ano de emancipação, com muitas conquistas. Em especial, na atual gestão que, indubitavelmente, deu uma "nova cara" à cidade, seja em infraestrutura, seja no que tange à valorização do cidadão. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br.) Publicaremos vídeos no decorrer da semana.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A sociedade, ao longo do tempo, vem preservando tradições, em que pese a celeridade imposta pelo novo, principalmente com o advento de novas tecnologias e, em especial, no seio das comunicações. Em meio a essas dicotomias existenciais, as pessoas buscam, no dia a dia, o saciamento de seus desejos. Desejos que nem sempre estão ao alcance. Por conta disso, quantas e quantas "viagens" deixam de ser concretizadas por falta de todo um aparelhamento logístico que permita essa materialização?.

Sintonizada nessa premissa é que a direção do Restaurante OÁSIS DE MOURA, situada na Rua 1, da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus procura inovar no momento em que, além do oferecimento de serviços qualificados e com atendimento de excelência, investe em suas instalações, num ambiente climatizado, propiciando aos seus clientes,a realização de "viagens" sem que, necessariamente,  facam deslocamentos a outros rincões deste e de outros países.

Alvinho e Luciana e equipe não minimizaram esforços no sentido de preparar um ambiente convidativo, seguro, num bairro residencial, de maneira que todos possam apreciar as iguarias de culinária ali preparadas. Com uma decoração muito bem delineada, o ambiente oferece uma iluminação tênue, muito bem projetada, com tonalidades que, incidindo sobre objetos de arte e imagens, geram harmonia interior, dando espaço à reflexão e, ao mesmo tempo, eclosão de sentimentos, de sonhos.

Dentre os espaços criados, num ambiente contíguo, tributos à França e à Itália. Quantas e quantas pessoas gostariam de estar, a qualquer momento, diante das monumentais ediicações francesesas, a exemplo da Torre Eiffel, ou, até mesmo, diante de monumentos estilo barroco como a Notre Dame de Paris, Chateau de Versailles, Castelo de Lacoste ou Palais de I' Elysée, num pais com tantas tradições na arte, na cultura e na moda.

Quantas e quantas pessoas gostariam de estar visitando os centenários monumentos italianos, de tanta contribuição à história, a exemplo do Coliseu, Torre de Pisa, Fontana de Trevi, Fórum Romano, Ponte dos Suspiros, Arco de Constantino, Arena de Verona, Praça dos Milagres, Casa de Julieta. Itália que nos incita à sedução, ao galanteio, num tributo, também, à arte, à cultura, e à tantas histórias de amor.Essas. O ambiente dá asas à imaginação. 

E por que a OÁSIS busca esse diferencial? Justamente pela necessidade de oferecer a sua clientela, requintes de qualidade. Só verdadeiros empreendedores são capazes de esboçar olhares difeenciados, panorâmicos sobre uma realidade que, para muitos é estática, imutável, Para eles, não: a capacidade de busca, de enxergar além do horizonte, é o néctar para essa impetuosidade que aflora e materializa sonhos. Fotos Antonio Mascarenhas

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido pelo Conselho da Pessoa com Deficiência, sob a presidência de Josiel Bomfim de Andrade,para eleição de representantes da sociedade civil, para o quadriênio que se encerra em 2020. Coube a Valdenor Oliveira, conselheiro e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência - COEDE), a nível estadual, proferir palestra audiovisual sobre a importância dos Conselhos de Direitos para efetivação e implementação das políticas publicas.

E por que é importante a atuação de um Conselho dessa magnitude? Justamente para fazer com que direitos das minorias sejam respeitados. Quantos e quantos deficientes físicos sofrem, principalmente, com relação à acessessibilidade? Não fosse essa luta constante, o desrespeito, o preconceito seriam muito mais acentuados. Se hoje, por exemplo, é de obrigação, por parte dos gestores municipais, sinalização para deficientes, em ambientes públicos, deve-se a essa militância. É a TVSAJ, como sempre, dando apoio ao exercício de cidadania. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizado, no salão de eventos do Restaurante Prazer da Carne, na noite dessa quinta-feira, 09, em Santo Antonio de Jesus-BA, a grade oficial das festividades juninas nesse município, previstas para os dias 22 a 25 do mês em curso, num evento que contou com participação de alguns artistas locais, empresários, integrantes da administração municipal e representantes de segmentos da imprensa local.

Organizado pela Secretária de Cultura Turismo e Juventude, Dra. Gilsonilda Correia, o anúncio da grade contou, também, com participação, na mesa, de Humberto Soares Leite (prefeito municipal), Thiago (coordenador das festividades), Dr. Francisco Freire (vereador), empresários Jairo (Roupa Nova) e João Tecfogel (Tecfogel) e Koke Machado. Também presentes, na oportunidade, os vereadores Chispita e Chico de Dega; os secretários municipais José Carlos toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente),Luciene Pinto (Administração), Herivaldo Junior (Agricultura e Abastecimento), Dominguinhos (Infraestrutura), Ely Meire (Educação) e Luiz Paschoal (Serviços).

Compareceram, ainda, Ernesto Aravena Chileno (Vice-Presidente do PMDB) e Coke Machado (PMDB, ao lado da família), pré-candidatos a vereadores Henrique da Saúde, Ronaldo, Alex do cate, Ariel Nakamura (o Japa), Fábio Bulhões, Nadinho Cabeleireiro, Dui Souza e Lane, bem como membros de grupo de motociclismo, integrantes de diversas pastas da atual administração e de segmentos da sociedade santantoniense e representantes de segmentos da imprensa local.

Coube à banda "Justino do Acordeon", integrada por Zé de Belém, Juliano e Luizinho, a animação musical, antes e depois da apresentação audiovisual feita por Jairo (coordenador) que, por sua vez, além de mostrar as atrações, mostrou o layout do cenário onde vai se desenvolver as festividades. Aproveitando o ensejo, também procurou mostrar como a imprensa que terá local apropriado para cobertura completa.Como mestre de cerimônia, Gely Sampaio. 

GRADE DE ATRAÇÕES: 

Fazem parte da grade as seguintes atrações: Aldemário Coelho, Flávio José, Luan Estilizado, Banda Forrozão, Aduílio Mendes, Estakazero, del Feliz e Filomena bagaceira, fazendo a tradicional festa. Quem abre o evento é o Padre Alessandro campos, mas a festa continua com muitas atrações, incluindo Gabriel Diniz, Zezé de Camargo e Luciano e Luan Santana. O vaqueiro Mano Walter e a Banda Cavaleiros do Forró também integram o time oficial. Dentre as atrações da casa, Dois Amores, Joyce França, Flor do Nordeste, Os Tião, Mara Ribeiro, Luziel Andrade, Renato Rocha, Os Cumpadi, Acarajé Com Camarão e uma atração surpresa.

Logo em seguida, respondeu aos questionamentos formulados por representantes da imprensa, no tocante ao material que será divulgado de forma prévia e durante o transcorrer das festividades. Questionado acerca da contrapartida que a administração terá para fomentar os trabalhos da imprensa, garantiu que a organização deverá marcar, logo logo, uma conversa com esse segmento a respeito dessa participação.

Nos prouniciamentos efetuados, por parte do prefeito, da secretária e organizador, bem como, logo após, por parte de Jairo e Tecfogel, o desejo, por parte de todos, que o município realize um São João em que as pessoas possam se divertir, com muita animação, logística operacional eficiente e, o que também, importante, com segurança. Além do ÁLBUM, veja mais fotos em LEIA MAIS

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

O país foi surpreendido, mais uma vez, com a divulgação de uma gravação em que o Senador Romero Jucá (PMDB, RR), Ministro do Planejamento no governo interino de Michel Temer (PMDB), oportunidade em que ele trava conversa com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, antevendo posicionamentos que o governo teria que tomar para barrar (pasmem) a Operação Lavajato, no intuito de livrar ele e outros companheiros das "garras" do Juiz Sérgio Moro. 

Como MInistro, teria, naturalmente, as prerrogativas do cargo, no que concerne ao foro privilegiado, fugindo, por conseguinte, das investigações. Um expediente que, no fundo, teria o mesmo "modus operandi" do que seria utilizado por Lula, nomeado por Dilma. Lula que, também, graças à divulgação de gravações encomendadas por Moro, não chegou a tomar posse. Mas o que chama a atenção, também, é o fato de Temer declarar que Jucá continuará auxiliando o seu governo. 

A Operação Lavajato hoje, conta com respaldo da população brasileira que almeja ver punidos, todos aqueles que cometeram ilícitos, independente de cores partidárias. Ou seja, perpassa interesses partidários. Seja Delcídio, Cunha, Renam, Jucá assim como Aécio Neves, Lula, Dilma, Temer e tantos outros que porventura tenham praticados atos lesivos à população brasileira, têm que ser julgados por seus atos, à luz da ampla defesa e do contraditório. Todos podem ter cometido golpes, todavia,  convenhamos, a constituição cidadã é que não deve ser golpeada. Inserção fotos divulgação. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Realizada, nessa quarta-feira, 18, na Praça Renato Machado, centro, em Santo Antonio de Jesus-BA, a II FEIRA CULTURAL DE DIREITO PENAL, protagonizada pela FACEMP, num evento que superou expectativas, não apenas pela maciça participação de alunos, professores mas, também, do publico que compareceu. Nas salas de aula, palestras proferidas por professores, dentre eles, Uberdan Cardoso e, nos stands instalados na praça, apresentações, exposições e palestras, sob a coordenação da professora Luciana Barbosa.

Dentre as temáticas, "DIGA NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER", (Lei maria da Penha), A Lei Maria da Penha foi criada para coibir, prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de garantir sua integridade física, psíquica e sexual. com participação dos alunos Ana Marques, Antonio Gregório, Edmilson Bastos, Emílio Almeida, Jéssica, Ludmila, Victor Felipe e Vilma.Dentre os enfoques, violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.

Outro tema enfocado foi "TORTURA E ABUSO DE AUTORIDADE". Dentre os enfoques, "O crime de abuso de autoridade é um dos mais longos, sendo regulado pela Lei 4898/65; Quais as consequências dos abusos praticados; Abuso de autoridade e poder. Qual a diferença?; Algumas formas de abuso de poder; Como denunciar abusos de autoridade.Fizeram parte dos trabalhos, alunos do primeiro semestre de 2014, dentre eles, Antonio Carlos, Danila Barbosa, Diego Lobo, Luana Bastos e Reinaldo Araújo.

Trazendo à baila um tema por demais atual, "FASES DA LAVAGEM DE DINHEIRO", os alunos interpretaram a trajetória desse crime que vem acontecendo em diversos rincões do planeta e que, infelizmente, não é diferente no Brasil. Nesse sentido, procuram demonstrar todo um processo: Fase 1, Colocação; Fase 2, Ocultação e, Fase 3, Integração. A lavagem de dinheiro é uma expressão que se refere à práticas econômico-financeiras que têm por escopo dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem "licita" ou a que, pelo menso, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar. Nas encenações participaram os alunos do 5o. semestre vespertino, Alexandre Figueredo, Bruno Barreto Mascarenhas, Cíntia Alves, Isabella Almeida, Layla Sanches, Lavínia CarValho e Patrícia Rebeca.

Outro tema que também contou com bastante participação, foi a questão do DESARMAMENTO, em que palestras foram proferidas de forma bastante elucidativa. Qual a importância do desarmamento? Até que ponto essa ação governamental tem contribuído para a diminuição do índice de criminalidade? Houve redução efetiva no numero de crimes cometidos com armas de fogo? Os cidadãos,no recôndito dos seus lares, estão, deveras, seguros. Esses e outras questões foram explanadas pelos oradores.

NAS SALAS DE AULAS, PALESTRAS

Além das atividades fora das salas de aula, outras turmas participaram de importantes que, sem sombra de dúvidas, suscitaram questionamentos que, inexoravelmente, farão com que os alunos e futuros profissionais do Direito possam se referendar nos conhecimentos ministrados por professores, dentre eles, o renomado Uberdan Cardoso (também vereador). À luz desses enfoques, com certeza, esses alunos estarão aptos a não apenas refletirem mas, sobretudo, já irem traçando diretrizes comportamentais.Na sala 1, "Diálogos sobre golpes e ditaduras na história brasileira"; na SALA 07, " Diversidade na Educação Superior"; na SALA 08, "Agências Reguladoras do século XXI. Quais seus limites e funções?"

A FACEMP é uma instituição de ensino conceituada em todo o Estado e que vem se destacando no cenário educacional, seja pela logística operacional oferecida aos professores e alunos, seja no que concerne aos cursos de qualidade que fazem parte de sua grade curricular. Aproveitando o ensejo, agradecemos a Lorena, aluna do curso de direito que, ao nos ver visitando as stands, nos convidou para a realização das fotos (celular) ora publicadas. Fotos, Antonio Mascarenhas (wwww.tvsaj.com.br)

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Os deputados estaduais ROGÉRIO ANDRADE (pré-candidato a prefeito de S.A.Jesus) e PRISCO, ao lado de comitiva, entregaram, na manhã deste domingo, 15, na comunidade rural da Gameleira, neste município, um trator agrícola que, através da Associação Comunitária local, representada por Marinalva, deverá atender à demanda dos produtores. O equipamento canalizado a essa comunidade fez parte de uma emenda impositiva do deputado Prisco que, diga-se de passagem, poderia tê-lo destinado a qualquer município da Bahia ou de sua representatividade. Além deles, compondo o "palanque", Faustino Cunha (vice-prefeito); vereadores Sgt Vinicius e Cristiano Sena.

Também presentes os vereadores Dema do Leite e Albino Martins; Alvaro Borges (ex-tesoureiro municipal), Álvaro Luiz (ex-diretor de projetos), lideranças comunitárias Pedro de Teca, Ivam; Teodoro Gil, Zé Barbeiro, Dr. Ricarte (Derba),Totó, Raíssa, Galego Mercês, Coinho, Raimundo Cabelereiro, Juvenal, Barrão da Urbis III,  e outras representatividades do município. Em que pese manhã chuvosa, os parlamentares, que já haviam cumprido outras visitas pela manhã, logo após degustarem uma saborosa galinha preparada por marinalva, deram prosseguimento pela tarde em outra comunidade rural do município.Representando a imprensa, Tvsaj, Jornais Gazeta e Diário de Notícias, bem como as ASCOM dos dois parlamentares. 

A agricultura, sem sombra de dúvidas, é uma das saídas para que possamos, a médio e longo prazos, impulsionar a economia neste pais. Com vastas áreas territoriais, infelizmente, as populações se concentram mais nas áreas urbanas, á luz de um êxodo forçado,  por diversos fatores educação deficiente, falta de postos de saúde e/ou deficiência em atendimentos, carência de moradias, falta de abastecimento de água e carência de equipamentos agrícolas que fomentem a produtividade rural.

Nesse contexto, a destinação de máquinas agrícolas, como essa, não deixa de ser uma ação que mereça destaque. Chega de discursos prosáicos, chega de promessas utópicas, irrealizáveis, por parte de muitos políticos em todo o país. Políticos que só aparecem de quatro em quatro anos, em busca de votos. De parabéns os parlamentares e as lideranças que lutaram para que esse pleito pudesse ser materializado. Fotos Tvsaj.com.br.PRONUNCIAMENTOS, NO DECORRER DA SEMANA

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Nesse tempo em que estamos militando com site, temos observado que as pessoas têm muito mais interesse em acessar notícias relacionadas a acidentes e crimes do que as que se relacionam  à cultura, ao entretenimento, etc. Uma postura que, convenhamos, nos causa surpresa. Por que a mente humana é levada a  se interessar sobre essas questões que trazem à baila o infortúnio, o sofrimento? Seria simplesmente o esboço de sentimentos que se afinem com a solidariedade? Por que não? 

A vida, o pulsar, em que pese as dificuldades vivenciadas por muitos, é uma dádiva divina e, como tal, é sempre motivo de alegria por parte daqueles que, de fato, veem no existencialismo, a cristalização de uma missão divina. Nesse sentido, devemos externar sentimentos, dar espaço aos nossos ímpetos construtivistas e, mais que isso, contribuir para uma sociedade, deveras, inclusiva, de maneira que as ações, por mais simples que pareçam, sejam enobrecidas. E o ser humano, com certeza, ao se deparar com notícias dessa magnitude, agem  no sentido de que poderiam, (quem sabe?), de alguma maneira,  ter intercedido para que situações danosas não viessem acontecer. 

Só psicólogos ou, até mesmo, psicanalistas que se debruçaram sobre as teorias do renomado e saudoso Sigmund Freud poderiam, na verdade, interpretar prensamentos e/ou comportamentos dessa magnitude. Especialistas à parte, mesmo como leigos, observamos que o interesse da sociedade pelo trágico, é bastante acentuado. Daí o nosso interesse em dispormos de conhecimentos mais elucidativos sobre essas posturas que brotam do seio da sociedade. Mesmo sem termos ouvido nada a respeito, creditamos essa linha de procedimento ao anseio das pessoas  à solidariedade. Fotos divulgação internet.

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A constituição Federal preconiza que todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário) são harmônicos e independentes, entre si, de maneira que possam atuar com autonomia, todavia, sempre em consonância com os princípios que regem a carta magna de 1988.E o judiciário vem dando uma relevante contribuição para o desenvolvimento do pais. Obviamente que precisa melhorar muito, ainda. Tachado como moroso, lenta ao extremo, hoje, com o avanço das tecnologias e direcionamento de recursos à informatização, os processos vêm ganhando mais celeridade.O caminho ainda é longo para a excelência, todavia, tangivel.

Mas, em que pese todas as dificuldades que sempre macularam a imagem do judiciário, essa instituição vem demonstrando que a ética, o compromisso com a sociedade tem que prevalecer nas decisões proferidas. E, dentre tantos notáveis magistrados, a sociedade reconhece em Sérgio Moro um exemplo a ser seguido. Corajoso, destemido, vem exercendo, com maestria, sua missão a frente da operação Lava jato que já levou à cadeia personalidades do alto escalão da política e do empresariado neste país. Essa é a mensagem emanada na última pesquisa realizada pela Tvsaj, versando sobre a "Operação Lava Jato", e a corrupção que, de forma endêmica, corroi nossas estruturas.

Se hoje a nação vislumbra uma nova realidade, devemos muito a Sérgio Moro. Que a justiça continue atuando de forma exemplar contra aqueles que, eventualmente, possam estar ferindo os princípios da lei. ë imperativo que possam ser punidos não apenas aqueles menos aquinhoados financeiramente, mas, sobretudo, os que gravitam na politica e nas camadas mais favorecidas, em nome de uma sociedade mais inclusiva.. Foto divulgação.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa quinta-feira, 12, mobilização social VII, com intervenção artística, num evento em que artistas do segmento de grafiteiros deram inicio ao processo de pinturas de algumas áreas do complexo que integra o CEUS (Centro de Esportes Unificado), na comunidade da Urbis 1, em Santo Antonio de Jesus-BA, num evento que, alem do cehfe do executivo, prefeito Humberto Soares Leite, contou com participação das secretárias municipais Francineia Silva (Social), Dra. Gilsonilda Correia (Cultura Turismo e Juventude), José Carlos Toneto (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente).

Dentre os artistas (grafiteiros), Joelson Amaral, Sidney e Gilson (todos de S.A.Jesus), Dark e J. Queiroz (Conceição do Almeida), Ariel, Humberto e Miguel Gonzaga. Tambem presentes, equipe do Núcleo de Projetos, Grupo de danças As Divas, alunos da Escola Municipal Maria Augusta e membros da Capoeira Espaço Criar, bem como Júlio Mascarenhas (Presidente da Associação de Moradores da Urbis 1), Shaolim (comunidade do Beira Mar e outras personalidades do município.

Recursos Federais, contrapartida do município, com iniciativa na gestão do prefeito Euvaldo Rosa e conclusão na gstão do atual prefeito Humberto Leite

As intervenções fazem parte do leque de ações que estão sendo implementadas até a data da inauguração. A obra, realizada com recursos do governo federal e contrapartida do município, teve início na gestão do então prefeito Euvaldo Rosa, com encaminhamento e aprovação do projeto, no ano de 2012, tendo se iniciado em 2013, na gestão do atual chefe do executivo, Humberto Leite. Com quadra esportiva coberta (a lamentar as dimensões e o tipo de cobertura que permite escoamento de águas pluviais), conta ainda com área para informática, salão para apresentações teatrais, salas para reuniões, parquinho infantil, área externa para caminhada, pista de skate, etc.

Observando as reduzidas dimensões da quadra, tivemos que (ao lado de Júlio Mascarenhas, na condição de Presiente e Vice, respectivamente)  interceder junto aos secretários Murilo e Marcos Có, no sentido de que o prefeito Humberto Leite não permitisse a derrubada da quadra já existente,  construída com alambrado e dimensões oficiais, para construção do Posto de Saúde, já que era esse o propósito, uma vez que a área disponível, "apresentava declive", segundo o Secretário Dominguinhos. Não seria justo derrubar um equipamento quando tínhamos área para construção do Posto de Saúde.

Como poderíamos, lá na frente, participar de campeonatos oficiais, jogo interbairros, com uma quadra sub-dimensionada? Agradecemos a Lélis Fernandes, radialista, por ter levantado, conosco, a bandeira nesse sentido. Daí a importância de que tenhamos, em todos os bairros e comunidades, lideranças que acompanhem, no dia a dia, o que acontece nas comunidades. Felizmente, o posto está sendo construido em outra área. A quadra, infelizmente, continua requerendo intervenções. 

Voltando à questão do CEUs, é uma obra de extrema importância para essa e outras comunidades adjacentes, a exemplo da Av. Beira Mar, Calabar, Nossa Senhora das Graças, etc. Um equipamento que requer apoio por parte do poder público, seja no que concerne ao funcionamento, organização, seja por parte da população que, além de utilizá-lo, terá que ajudar para que não haja degradação por parte de vândalos. Fotos Julio Mascarenhas (tvsajcom.br) e MG.

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Mais um acidente ou atropelamento de transeuntes, no centro da cidade de Santo Antonio de Jesus? Caso tenha sido atropelamento, já que no momento, não chegamos a parar para colher dados precisos, uma demonstração irrefutável de que, seja por parte dos transeuntes, seja por parte dos órgãos fiscalizadores, no caso a SMTT, alguns procedimentos têm que ser feitos para que novos casos possam acontecer. A grande questão é que está em em jogo a ocorrência de lesões graves e, mais que isso, o fato de que vidas poderão ser ceifadas.

De um lado, as pessoas precisam redobrar cuidados, quando estiverem a caminhar nas área de rolamento, bem como quando tiverem que fazer travessias nas artérias. Do outro, os condutores de veículos deverão estar atentos à questão da direção defensiva. Precisam saber que as ruas não são tão largas, que há um intenso trânsito de automóveis, caminhões e motocicletas, além de bicicletas que transitam em todas as direções, inclusive na contramão.

É imperativo, portanto, que a SMTT procure estar sempre intensificando ações que tenham por escopo a conscientização, seja diretamente nas ruas, em contato com as pessoas e condutores de veiculos, seja nas escolhas. Caos contrário acidentes continuarão acontecendo. É imperativo que a prefeitura municipal possa investir nesse tipo de orientação. Foto Antonio Mascarenhas

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Todas as ações engendradas por Eduardo Cardoso, da Advocacia Geral da União, seja através da tentativa de nomeação de Lula como Chefe da Casa Civil, seja através de suas defesas na Câmara e no Senado, seja na tentativa de barrar o impeachment através do lunático Maranhão, foram frustadas. Frustradas por que há um sentimento nacional de que todos aqueles que erraram, devem ser punidos. Sentimento que está sendo muito bem abraçado por deputados e senadores, à luz de um belíssimo trabalho da polícia federal, judiciário (em especial o juiz sérgio Moro)  e STF.

O afastamento de Cunha, a perda de mandato de Delcídio, a queda de Dilma e, (quem sabe?), a prisão de Lula e demais envolvidos, fazem parte de todo esse processo que tem por escopo passar o Brasil a limpo.Na verdade, quem desencadeou todo esse processo, foi Lula. O maior de seus erros foi supor que estaria acima da lei. O esperneio de Joé Eduardo Cardoso é natural Ele sabe que não irá lograr êxito em mais uma tentativa, todavia, como é sua função, tenta num esforço hercúleo estagnar um processo que já se encontra em estado terminal.

O que a nação quer não é punição aos políticos petistas, mas, a todos que se envolveram nessa avalanche de corrupção. No PT, como em outras legendas, existem muitas pessoas sérias e que não pactuam com esse estado de coisas. Nesse contexto, não devemos, em nenhuma hipótese, generalizar. Não é a toa que muitos políticos estão deixando a sigla.

O que importa, depois de todo esse imbróglio, de toda essa situação que culminou com a queda de credibilidade do pais junto aos organismos credores, é que a confiança seja restabelecida e que o crescimento possa vigorar. Todo esse processo faz parte do jogo politico. Não se trata de golpe, mesmo porque foi oferecido amplo espaço à defesa e contraditório. A Constituição cidadadã de 1988, sim, é que não pode ser golpeada. Temos que vislumbrar novos horizontes. Se os que entrararem errarem, pau neles, também. Fotos divulgação internet. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Acontece neste domingo, 13, mais uma manifestação contra o Partido dos Trabalhadores (PT), em todo o país, num movimento que emerge do seio da sociedade, em face dos deslizes cometidos por parte de integrantes dessa sigla partidária que surgiu com o escopo de defender os direitos dos trabalhadores, na luta incessante contra as desigualdades sociais. Em suma, exercitar a cidadania, à luz do que preconiza a Constituição Federal de 1988.

Embora esse movimento esteja sendo massificado contra o PT como um todo, convenhamos, nem todas as pessoas que integram essa e outras siglas partidárias devem ser tachadas como desonestas. Longe disso. Ë preciso que saibamos separar o "joio do trigo". Não e porque diversas pessoas tenham ferido princípios éticos que devemos estender esse pensamento a todos que integram as corporações partidárias.

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

De conformidade com o que preconiza o velho jargão "quem engorda o gado é o olho do dono". Nessa premissa, para que o empresário, produtor, prestador de serviço possa ver o florescimento de meu negócio, é preciso que acompanhe, de perto, todas as ações, de maneira que não seja prejudicado em seus intentos. E, no cotidiano, podemos verificar algumas situações que remetem a essa "assertiva". Na manhã desse sábado, 05, pela manhã, ao chegarmos à feira livre de S.A.Jesus, os locais de estacionamento, às 5:30h, já estavam quase todos ocupados. Restava um espaço em frente à Sampaio Motos.

Em lá chegando, deparamo-nos com o "guardador de espaços", um senhor que, no seu "ponto", atua em frente à Sampaio Motos, de segunda a sábado. Diante de apenas um espaço, sugeriu que estacionássemos em sentido perpendicular para que sobrasse espaço para outro veículo: o fizemos. Em seguida, conversando sobre a carência de espaços para estacionamentos na feira, em que pese às melhorias a partir do recuo de algumas barracas no setor de hortifruti, por parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ele, em tom de lamento, começou a falar sobre um caminhão que havia estacionado no local em que ele, geralmente, utiliza para controlar estacionamentos de veículos.

- O cara chegou aí...estacionou esse carro e só deve sair lá para as 10 ou 11 horas. Um absurdo. Por que não descarregou ontem à noite? Sentíamos, através de suas palavras, lamento pelo fato de que o caminhão acabava lhe ceifando uma receita considerável (de 3 em 3 reais, no final do dia, um quantia notável). No espaço ocupado pelo caminhão, em sentido longitudinal, caberiam 4 veículos menores que, no entra e sai, poderiam render uma considerável montante até o horário, por ele, acima estipulado. No local,também atrapalhando seu "negócio" restante de areia que está sendo usado na reforma do imóvel, ao lado. Ele, novamente, em tom de repúdio, vociferou:

- Esse pessoal deveria colocar o material dentro de casa, ao invés de deixar por vários dias aqui fora, bufava.

Trata-se de uma historinha do dia a dia que só é possível vivenciar se procurarmos esse contato com pessoas simples. A feira livre é, via de regra, local propicio para se possa encontrar pessoas de culturas diferentes, de segmentos diferentes. Nesses pequenos convívios podemos estar assimilando conhecimentos (por que não?!) e sedimentando experiências importantes para a historiografia oral. Por outro lado, convenhamos, é lamentável que não possamos encontrar em espaços como feiras livres, também, políticos que só aparecem em épocas de eleições.Mas, aí, é outra historia.Fotos 1 (Mascarenhas), 2 (ilustrativa).

 

 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

A verdade, para muitos, é uma suposição. E, em sendo suposição, é eivada de transitoriedade. Ora, se a verdade é transitória, nas hostes humanas, torna-se imperativa comprovação para sua materialização. Se precisa ser comprovada, ela é, a princípio, inconsistente. Partindo desse princípio, não é absoluta. E se a verdade não é absoluta, nossos conceitos são, inexoravelmente, questionáveis, mesmo porque não há consonância, de forma plena, na ótica social. Diante dessa assertiva é que o homem continua nessa incessante busca.

Por outro lado, convenhamos, os conceitos,  que nem sempre se aproximam das verdades, continuarão, aqui e acolá, dando asas à imaginação humana. Há uma tendência no seio da sociedade, à luz das convenções regionais, bem como as que se inserem num contexto mais amplo, no que tange à formação de opiniões acerca de personalidades ou temáticas que se amoldam aos costumes, às tradições.

Todos, no dia a dia, pensamos, agimos, diante da presunção que, deveras, estamos diante de verdades cristalizadas. Ledo engano.Todos estamos nessa caminhada, em busca de um aprendizado cujas lições se alicerçam paulatinamente. Obviamente, enveredamo-nos à luz de costumes, de crenças. Essa busca, esse desafio é de suma importância, na medida em que possamos compreender nossa vulnerabilidade, em que pese nossa grandiosidade como seres humanos.

Mas de uma coisa tenhamos certeza: a verdade absoluta é a que emana dos desígnios do Senhor do universo. Por outro lado, sabedores desse princípio relativista, devemos cultivar, sempre, a rainha das virtudes: a HUMILDADE. É através dela que conseguimos abrir nossa mente aos novos conhecimentos. Portanto, nesse Novo Ano, continuemos "correndo atrás" das verdades intumescidas pelo relativismo, de maneira que estejamos na direção da GRANDE VERDADE.

O importante é que cada vez mais, saibamos respeitar as individualidades, seja no campo político, religioso, cultural, trucidando, desde o nascedouro, nossa intolerânia.  Que procuremos dar asas a nossa  imaginação em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva. Precisamos ser menos egoistas, menos narcisistas. Precisamos agir de maneira construtivista. Se fazemos parte de uma sociedade heterogênea, precisamos com ela interagir. Não adianta ficarmos em casulos existenciais. Inserção de fotos divulgação Google. 

Notícias | ANTONIO MASCARENHAS - Redator TvSaj | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, na manhã desse domingo, 01, o remanejamento de barracas "fixas" instaladas no Segmento de Hortifrutigranjeiros da Feira Livre, na Praça Duque de Caxias, em Santo Antonio de Jesus, numa iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sob o comando de Marcos Có, na atual administração municipal. Num evento que contou com a participação da diretora Gilsonilda Correia, fiscais e demais prepostos da pasta. 

Também participaram da operação prepostos da Secretaria de Infraestrutura e da LMR (empresa terceirizada) que, com máquinas e caçamba, promoveu o deslocamento  desses equipamentos e remoção dos entulhos colhidos. A participação dos feirantes detentores de permissão para uso de espaços e das barracas ali instaladas, também foi importante para o sucesso da empreitada. 

Barracas que foram evacuadas justamente para abrir espaço para estacionamento de veículos (de forma rotativa). Tal procedimento fará com que haja maior participação da clientela deste e de outros municípios nesse importante espaço de negócios. Fotos Tvsaj

 

 


Enquete


PodCast