Cidades


Notícias



Colunistas


Notícias

Cidade Itaquara

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

A FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, recôncavo baiano, já faz parte do calendário artístico-cultural da região e da Bahia como um todo. Sucesso absoluto, a gestão municipal, sob a égide de Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, sabiam, ao lado de toda equipe de governo, da responsabilidade de efetuar um evento que não apenas apresentasse atrações de ponta e em consonância com a saúde financeira do município, paralelamente à realização de obras e prestação de demais serviços públicos, a exemplo do ocorreu na última quinta-feira, com a entrega de 10 ruas pavimentadas e com sistema de drenagem pluvial. 

PERSONALIDADES PRESENTES 

Tal qual aconteceu no primeiro dia do evento, além  dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefeito e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, em que diversas personalidades do município e região compareceram, em especial no camarote,  Marco Aurélio (Itaquara, ao lado da esposa), Ricardo Moura (prefeito de Valença, ao lado do irmão, dentistas, e esposas), Wellington Vieira (prefeito de Muniz Ferreira), Heráclito Arandas (ex-prefeito de Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti, Lió, Negão de Cezário, Adé-presidente da Câmara- (Jaguaripe); secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração, Planejamento) e Finanças), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente); empresários Taty e Val (Info World),  além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Tal qual aconteceu na noite anterior (sábado, 26), com apresentações musicais de UNHA PINTADA, XANDY DE PILARES e MAGARY LOVE, com a praça literalmente lotada, nesse domingo, o público compareceu em massa para prestigiar as apresentações de DANIEL VIEIRA, PSIRICO e TAYRONE. Apresentações que contaram, também, com o "tempero" de DJ FERRARY (de S.A.JESUS),  de maneira que o público pudesse sempre se divertindo.

DANIEL VIEIRA, como sempre o faz, consegue aglutinar grandes plateias em suas apresentações. Não é à toa que marca presença nas grades confeccionadas pela maioria dos municípios da região, com um repertório que contagia seus fãs. Graças a essa performance é que ele alça voo em outras unidades da  Bahia, do norte e nordeste e em unidades da federação. Uma demonstração cabal de que quando o trabalho é bem desenvolvido, o sucesso não tarda.

PSIRICO foi a segunda banda a adentrar o palco na noite desse domingo, diante, repetimos, de uma multidão já acostumada com a destreza de sua apresentação. Psirico que, graças à impetuosidade de Márcio Vítor e toda equipe, consegue se manter "na estrada", em que pese aos naturais surgimentos de outros grupos, na vertente musical em que atua. Nessa sua apresentação, apresentou aos munícipes de Jaguaripe e visitantes  a música que tem tudo para arrebentar no carnaval "Rei Leão". 

TAYRONE, fechando a noitada, também mostrou porque continua célere em sua trajetória musical, contemplando a legião de fãs que apreciam o trabalho classificado como "arrocha sertanejo". Em meio a tantos estilos, o arrocha continua despertando uma fatia considerável da população, sobretudo no norte e nordeste. Trilhando nesse sentido, a banda vem efetuando apresentações bem produzidas, principalmente, quando encontra um sistema de som como o da MAGIA, de propriedade de Milton Rabelo (conhecido popularmente por Miltinho) e que serviu a esse e demais artistas que participaram da Festa de Janeiro.  

INFRAESTRUTURA

Munícipes e visitantes não têm o que reclamar da Festa de Janeiro, seja no que concerne à grade de apresentações musicais, seja no que tange à infraestrutura montada (palco, camarote, banheiros químicos, toldos, espaço para barracas de ambulantes, limpeza das ruas) e o que também é muitíssimo importante: a receptividade da população aos visitantes que propagam o nome de um município que faz parte da história da independência da Bahia e que é uma referência turística. 

SEGURANÇA

Também destacável nesse evento, a limpeza das ruas, a receptividade da população aos visitantes e a atuação da polícia militar, polícia civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual. PRE que esteve representada, nesse evento, através da guarnição da 5a. Cia (sediada em S.A.Jesus e com postos em Vera Cruz, S.A.Jesus e Valença), composta pela Sub-Ten Jocilene, Cabo PM Freitas, Sds PM Clébson e João Reis. Eles que contribuíram de forma relevante, também, para o trânsito seguro dos veículos egressos das comunidades rurais e de outros municípios. 

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR(Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (Nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB),GLOBOFEST (Chiquito),  JORNAL REGIONAL (Edy Lima),  INFOSAJ (Leo e Gildásio), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Veja mais fotos através do link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana.

Notícias | postado por: Mascarenhas

 

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tiveram início, na noite dese sábado, 26, as apresentações musicais contantes da grade confeccionada para a  tradicional FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe, num evento protagonizado pela prefeitura municipal, a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, naturalmente, envolvimento de todas as pastas da atual gestão municipal. Um evento que, sem sombra de dúvidas, não apenas propicia aos munícipes e visitantes divertimento mas, também, por extensão, geração de de renda  a segmentos da população e, mais ainda, visibilidade de um município que, irrefutavelmente, faz parte da historicidade do Estado. 

PERSONALIDADES PRESENTES

É sempre motivo de regozijo, por parte de gestores municipais, e não é diferente, no caso de Jaguaripe, a participação de gestores e representatividades de outros municípios. E, logo na abertura da Festa de Janeiro, marcaram presenças no evento e, em especial no camarote, além dos anfitriões Hunaldo Costa e Pepezinho, prefieto e vice, respectivamente, acompanhados de suas esposas, o deputado federal Antonio Brito; prefeitos  municipais Sinho (Aratuípe), Eunice Barreto (Nazaré), Marco Aurélio (Itaquara), Wilson Pedreira (Salinas da Margarida); ex-prefeitos Miltinho (Nazaré), Heráclito Arandas (Jaguaripe).

Também presentes vereadores Robson, Célia Cavalcanti (Jaguaripe), Edgar, Jota (acompanhados do ex-vereador Rogério de Humberto e do professor  e liderança Gileno); vereador Nagib (Nazaré, acompanhado da esposa), secretários municipais de Jaguaripe, Carlos Silveira (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer),  Larissa Costa (Saúde), Fernanda (Educação), Zé Vidal (Infraestrutura), Zete Barbosa (Administração e Planejamento), Rosiel Freire (Chefe de Gabinete), Renivaldo (Meio Ambiente), além de outras personalidades da administração e sociedade local e região. 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Abrindo a noitada musical, JZ FERRARY (de S.A.Jesus), em sua apresentação, procedeu execução de várias músicas de sucesso, levando, tendo, no palco, a belíssima performance dos dançarinos que suscitaram ao público, literalmente, a "entrar na dança". Público que contou com um meritório aparato de segurança, desde a entrada da cidade ao palco, protagonizada pela polícia militar e agentes do município. Dispostas, na ampla extensão da rua de acesso ao palco, barracas para venda de bebidas e iguarias da culinária local e região, propiciando, por conseguinte, a geração (repetimos) de renda a muitas pessoas. 

Coube à Banda UNHA PINTADA, a abertura  oficial da grade, diante de uma praça literalmente lotada. A Banda Unha Pintada é uma das mais requisitadas no momento, tendo, na "sofrência" o "gancho" para todo um sucesso no seio da musicalidade. Em sua apresntação o público procurou interagir, numa demonstração cabal de que a administração, deveras, acertou em sua contratação, num dispêndio módico, à luz das condições econômicas do município. 

Logo após o intervalo, mais uma vez, capitaneado por DJ FERRARI, o público foi contemplado com a bela apresentação do carioca XANDY DE PILARES que, com sua banda, tem feito sucesso em todo o país, fazendo com que a MPB seja bem representada nos diversos rincões.  No momento em que a administração diversificou o contexto da grade, trazendo no seu âmago, diversas tendências musicais, mais uma vez acertou, ao oferecer uma gama de apresentações que contempla os diversos gostos. E, fechando essa primeira noitada, logo em seguida, foi realizada a apresentação da Banda MAGARY LORD

PRESENÇA DA IMPRENSA

Representando a imprensa, a TVSAJ.COM.BR (Mascarenhas e Rita), GAZZETA DO RECÔNCAVO (nega Ju), SAJ NOTÍCIAS (Joaldo Brito - JB), JORNAL REGIONAL (Edy Lima), INFOSAJ (Gildásio e Léo), ANDAIÁ FM (Lélis Fernandes e Fernando Henrique Chagas); TV BANDEIRANTES ( Hugo, Léo Bala e Viny), SANDY e ASCOM municipal ( Émerson). Participação, também, do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, secretarias municipais e todo um aparato em torno da necessária logística à disposição dos participantes. 

ATRAÇÕES PARA ESSE DOMINGO, 27

A grade da programação desse domingo, 27, traz, nada mais nada menos que  DANIEL VIEIRA (a partir das 19h), PSIROCO (21h) e TAYRONE (23h). Nomes que, indubitavelmente, estão sempre presnetes nos diversos eventos da região, da Bahia e em outras unidades da federação. Então, para os aficcionados dos grandes eventos e da boa musicalidade, fica, aí, o convite para que, nesse domingo, participem da segunda noitada da FESTA DE JANEIRO, em Jaguaripe. Veja todas mais fotos em LEIA MAIS e, TODAS, através do Link FOTOS, no topo do site. Publicaremos vídeos e entrevistas no decorrer da semana. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Os moradores agradecem ao governo municipal pelo serviço nas ruas, pois vai melhorar a vida de todo mundo. Os que por aqui moram, já aguardavam por esta obra há muito tempo, mas ninguém fazia nada por eles.

"Há muito anos Itaquara não via tanta pavimentação em suas ruas, é um antigo sonho da população sendo realizado. Agora, acreditamos que finalmente vamos ter a solução do problema da poeira. O Jardim Europa está em obras e vai beneficiar os que moram no bairro." comentou Marco Aurélio. Foto 1, Tvsaj (arquivo). Informações e fotos, Ascom Itaquara. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

Por ANTONIO MASCARAENHAS

Quantos e quantos jovens estudantes encerram suas atividades escolares, após conclusão do segundo grau. Grande número de estudantes, em todo país, desloca-se a outros municípios, tanto para exames vestibulares como para o desenvovimento de seus estudos, após aprovações. Todavia, uma fatia considerável do alunado não tem a oportunidade, sequer, de se submeter ao exame. 

Itaquara, ao contrário, através da Secretaria Municipal de Educação, sob a égide de sua titular Márcia Maria Souza Santos, na gestão Marco Aurélio Wanderlei Cruz Souza, não mede esforços, de maneira que alunos não fiquem privados dessa oportunidade ímpar, no momento em que disponibiliza  ônibus para o exame vestibular da UESB, dias 20 e 21 do mês em curso. Banner, ASCOM Municipal. 

Notícias | postado por: Mascarenhas

A equipe técnica da Prefeitura de Itaquara arregaçou as mangas para o início de obras dentro do município, e ela tem a pretensão de trilhar um caminho rumo ao progresso e desenvolvimento.

Agindo nesse limiar, o prefeito Marco Aurélio assinou, na manhã desta terça-feira (15), a ordem de serviço para a pavimentação do Jardim Europa, logradouro que dará maior mobilidade para os moradores.

Em ato solene estiveram presentes os vereadores Binho Locutor, Geo de Ricasso e Val da Cesta, Secretários, Servidores do município e Lideranças comunitárias. O valor do recurso é de R$ 311.000,00 ( trezentos e onze mil reais ).

“Junto com todos que compõem a Prefeitura de Itaquara seguimos trabalhando sério para levar à população serviços de qualidade. Me sinto muito feliz pela realização destas obras de pavimentação, pois assumimos este compromisso com a nossa população, vamos garantir que os trabalhos sejam executados com qualidade e comprometimento é nosso dever. O Jardim Europa é um bairro em desenvolvimento e nós estamos trabalhando com seriedade para que mais e mais obras cheguem até aqui”, destacou o prefeito durante a assinatura.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Itaquara, Marco Aurélio Costa (PSB), apesar de jovem, 25 anos, demonstrou potencial de diálogo e articulação política ao emplacar, na quarta-feira (12), um vereador aliado para o Comando da Câmara Municipal a partir do Biênio 2019/2020. A avaliação, no entanto, é de que Marco entrou em campo aos 45 do 2º tempo, virando o jogo, após diálogo com integrantes da sua base e até opositores, conseguindo o apoio de um dos críticos do seu governo, o vereador Lúcio de Apolônio (PROS), que abandonou o grupo da oposição e agora integra a base governista na Casa Legislativa, eleito vice-presidente. Além disso, o prefeito ainda acalmou os ânimos do vereador Fabiano Santos (PP), conhecido como Binho Locutor, que estaria integrando a Mesa-Diretora na condição de vice do atual presidente e líder da oposição, Aguinaldo Silva (PPS), que decidiu não disputar à reeleição após articulação do chefe do Executivo e ainda votou no presidente eleito, Rogério Rodrigues (PSL), o Geo de Ricaço, que obteve 7 dos 9 votos no processo de escolha. Na rede social, Marco comentou a eleição e falou em parceria entre os poderes. ”Tenho certeza que nosso poder legislativo não fugirá da responsabilidade de trabalhar pelo bem de todos os cidadãos de Itaquara. Estou certo que a parceria da Câmara com a prefeitura será ainda maior e com isso avançaremos muito mais”, disse o gestor.Fotos 1 ( ASCOM Itaquara), 2 (arquivo tvsaj)

Notícias | postado por: Mascarenhas

Essa obra, realizada com recursos próprios, vai beneficiar as regiões da Barragem e de Araponga, melhorando a vida de toda a população, mas, principalmente, de agricultores e de estudantes dessas localidades, que terão seus transportes facilitados.O evento contou com a participação popular e de várias lideranças e autoridades, como nosso ex-prefeito Abimael, os ex-vereadores Jair Ferreira, Nilton, Ricaço, os vereadores Gilson Ribeiro e Cleuza Lima, secretários, além do superintendente de política do agronegócio da SEAGRI, do Governo do Estado, Guilherme Bonfim, representando o deputado estadual Vitor Bonfim. A nova ponte Aurino Gomes vai levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para toda aquela região. Prefeitura de Itaquara. Trabalhando para todos, em toda a cidade, com atenção especial pra quem mais precisa.Fonte, Itiruçu Online

Notícias | postado por: Mascarenhas

O prefeito de Itaquara, Marco Aurélio, foi a Salvador no último  dia 12/04, assinar um convênio no valor de 500 mil reais para o calçamento da rua das Pedrinhas.
De acordo com informações da assessoria da PMI, Esse recurso foi conseguido com a ajuda do deputado estadual Vitor Bonfim e do deputado Federal Antônio Brito, junto ao Governo do Estado da Bahia, via CONDER.

Ainda de acordo com a nota publicada na pagina oficial da Prefeitura, a cerimônia com o governador Rui Costa estiveram presentes os vereadores Gilson Ribeiro, Cleusa Lima e Geo de Ricaço. O vereador Binho Locutor não pode comparecer por motivos de outros compromissos na cidade. O vice Chico, o ex-prefeito Abimael e o secretário de infraestrutura Kiko Rodrigues também  estiveram na solenidade. " Nossa busca por recursos para Itaquara é constante, e onde esses recursos estiverem eu também estarei! Podem ter certeza! " pontuou Prefeito.Matéria, Binho Locutor

Notícias | postado por: Mascarenhas

Ex-prefeitos de Itaquara e Brejões, cidades do Vale do Jiquiriçá, sofreram um revés no direito de concorrer às eleições deste ano. Abimael de Souza Teixeira, ex-gestor de Itaquara; e Orivaldo Santana Lopes, ex-administrador de Brejões, tiveram recursos negados pela Justiça baiana. Os dois pediam anulações das decisões das câmaras de vereadores, que culminaram na reprovação de gestões pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Abimael questionava a reprovação da gestão 2011, quando era prefeito de Itaquara. Segundo ele, a Câmara itaquarense não lhe deu direito de se defender, desrespeitando o processo legal. Já Orivaldo Lopes pedia a anulação das decisões da Câmara de Brejões e do TCM que rejeitaram as gestões de 2007 e 2008, quando Lopes comandava o executivo da cidade. As decisões foram publicadas no Diário da Justiça desta quarta-feira (3).Bahia Noticias.

Notícias | postado por: Mascarenhas

O ex-prefeito de Itaquara, Vale do Jiquiriça, Astor Moura Araújo, foi condenado pela Justiça Federal por fraude de licitações e pagamentos irregulares em obras executadas com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O político terá de devolver R$1.720.692,15 ao poder público, com correção monetária. De acordo com a ação, Araújo cometeu irregularidades em 2002, quando a Funasa repassou cerca de dois milhões de reais para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.


Enquete


PodCast